Questões de Concursos Gestão de Pessoas na Educação

Resolva questões de Gestão de Pessoas na Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q890374 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Sobre o mediador escolar e suas atribuições, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q906784 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

O ambiente da escola é considerado como um fator decisivo para vivenciar o prazer de ensinar e aprender. Nesse sentido, conforme Bacich e Moran (2018), as metodologias ativas contribuem sistematicamente para a construção de uma educação inovadora que contribui para a construção de novas experiências que podem melhorar a vivência educacional. Aprendizagem baseada em projetos é uma dessas metodologias de aprendizagem, em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com a sua vida fora da sala de aula. A seguir, foram destacados alguns atributos pertinentes aos projetos que se apresentam como efetivos. No entanto, um das alternativas não condiz com os ponderamentos dos referidos autores, destaque-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q886363 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a resolução de conflitos de alunos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Por conhecerem tão bem os alunos, os monitores podem resolver mais rapidamente os conflitos e desentendimentos do dia a dia. ( ) Em situações de emergência de conflitos, não é necessário o monitor estar atento e dar suporte, visto que seu único trabalho é garantir a integridade física dos alunos. ( ) O monitor é o canal ideal para entender as necessidades do aluno, já que se relaciona com ele em ambientes mais informais, fora da sala de aula, e que transmitem confiança.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q899140 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

Leia a situação hipotética a seguir.
Na sala de aula da professora Rebeca, a turma do 5º ano estava entusiasmada com a aula de ciências sobre o sistema solar. Enquanto explicava sobre os planetas, Rebeca notou que Bia estava se inclinando sobre a mesa, distraída com seus materiais. Calmamente, ela cruzou as mãos na frente do corpo, um sinal que ela ensinara aos alunos para lembrá-los de manter uma postura correta. Bia rapidamente se ajustou, sentando-se direito na cadeira. Continuando a explicação, Rebeca viu que João estava olhando para fora da janela, perdido em pensamentos. Sem interromper a fala, Rebeca apontou para seus próprios olhos com dois dedos. João, reconhecendo o sinal, direcionou imediatamente seu olhar para a professora. Rebeca também percebeu que alguns alunos estavam se levantando desnecessariamente para pegar materiais extras. Ela então fez o gesto de “sentado”, pressionando levemente a palma da mão para baixo. Os alunos entenderam a mensagem e voltaram a se sentar em seus lugares. Rebeca frequentemente fazia pausas e olhava ao redor da sala, certificando-se de fazer contato visual com cada aluno. Ela também dava pequenos acenos de cabeça para aqueles que estavam prestando atenção, incentivando-os a continuar. No meio da explicação sobre Júpiter, Rebeca lançou uma pergunta para a classe: “Alguém sabe quantas luas Júpiter tem?”. Ela fez questão de esperar alguns segundos, dando tempo para que todos pudessem pensar na resposta. Carla levantou a mão e, antes de responder, Rebeca usou um leve aceno para incentivá-la a falar. Carla respondeu corretamente e recebeu um sorriso aprovador da professora.

Ao analisar a descrição da aula da professora Rebeca, percebe-se que ela aplicou a técnica Lemov conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q895058 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

__________ incide em uma habilidade de comunicação que está fortemente relacionada à formação de vínculos afetivos e a uma adequada qualidade dos relacionamentos interpessoais. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q901964 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em um esforço para criar um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, a equipe pedagógica da escola Harmonia implementou o programa “Escola sem Violência”. O programa, em vigor há seis meses, apresenta resultados positivos, com uma redução significativa de casos de violência física e verbal entre os alunos. Com base no exposto sobre quais ações contribuíram para o sucesso do programa, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Criação de um canal de comunicação anônimo para denúncias de casos de violência.
( ) Realização de palestras e workshops sobre temas como empatia, resolução de conflitos e respeitoà diversidade.
( ) Implementação de medidas punitivas rigorosas para os alunos envolvidos em atos de violência.
( ) Capacitação dos professores para lidar com situações de conflito de forma pacífica e construtiva.
( ) Promoção de atividades extracurriculares que incentivam a competição entre os alunos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q901966 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em uma reunião individual, um gestor deseja abordar com um professor a questão de seus frequentes atrasos para as aulas. Qual é a melhor maneira de proceder, utilizando os princípios da comunicação não violenta (CNV)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q911249 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Em relação à mediação e à gestão de conflitos na prática educativa e social, em uma perspectiva democrática, qual das seguintes opções a define CORRETAMENTE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q918230 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Monitor Escolar, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre as técnicas de comunicação eficaz no transporte escolar, analise as assertivas abaixo:

I. O monitor deve utilizar um tom de voz firme, mas respeitoso, ao se dirigir às crianças.
II. A comunicação com os pais deve ser clara e objetiva, fornecendo informações precisas sobre qualquer ocorrência durante o trajeto.
III. É proibido qualquer contato direto com o motorista para não atrapalhar sua concentração.
IV. Ao lidar com conflitos entre alunos, a abordagem deve ser neutra, ouvindo todas as partes envolvidas antes de tomar decisões.

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q898065 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Auxiliar de Ensino, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

O trabalho em equipe no ambiente escolar é fundamental para garantir a comunicação eficaz entre os profissionais, contribuindo diretamente para o bom desenvolvimento das atividades educacionais. Assim, avalie as proposições:

I.A comunicação eficaz entre os membros da equipe escolar garante uma melhor organização das atividades e promove um ambiente colaborativo e produtivo.
II.O Auxiliar de Ensino deve comunicar-se apenas com os professores, sem a necessidade de diálogo frequente com outros membros da equipe escolar.
III.A comunicação entre a equipe escolar deve ocorrer apenas em situações de conflito ou problemas que afetam diretamente o trabalho com os alunos.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q910661 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Professor, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Libâneo et al (2005) define a gestão como atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente dois aspectos. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1007397 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2023

A gestão do conhecimento pode ser definida em seu sentido mais amplo como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1007398 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2023

A educação corporativa objetiva a ______ entre as pessoas, as ferramentas, as práticas e os processos. A disponibilidade de boas ferramentas, processos bem estruturados e pessoas capacitadas é muito importante, não se pode negar. Entretanto, se não houver preparação para conectar esses recursos, o desempenho tende a ser ______.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q969074 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Pedagogo, TJPE, IBFC, 2017

A gestão pública atravessa mudanças sistemáticas, dentre elas o foco gerencial nos resultados culminando na gestão de pessoas com ênfase nos fins. São muitos os fatores que manifestam uma gestão de pessoas eficaz (SALES Jr./BRASIL ESCOLA). A respeito dos princípios que a iniciativa pública deverá valorizar reconhecendo seus funcionários e tê-los como colaboradores na produção e oferta de seus serviços aos usuários-clientes, considere as proposições a seguir:

I. Competência, conhecimento, habilidades, atenção na seleção, contratação e treinamento.

II. Capacitação, cooperação, motivação, definição de uma política de cargos e salários.

III. Distribuição funcional bem organizada, uma liderança participativa e flexível por meio de uma administração conjunta e eficaz.

Estão corretas as proposições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q953272 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Monitor de Transporte e Pátio, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A prevenção de acidentes no transporte escolar envolve uma série de medidas proativas, incluindo o correto treinamento dos motoristas e monitores, a instalação de dispositivos de segurança adequados e a vigilância constante. Em caso de emergência, os protocolos de ação rápida e eficiente são fundamentais para minimizar os danos e garantir a segurança dos alunos. Esses protocolos devem ser claros e conhecidos por todos os envolvidos no transporte.

Assinale a alternativa CORRETA sobre os protocolos em caso de emergência no transporte escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q920010 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Auxiliar de Educação Básica, Prefeitura de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2025

A relação professor e auxiliar muitas vezes acontece com muita proximidade, sendo de importância para os pequenos. Neste contexto são recursos extremamente úteis no dia a dia escola, avalia as alternativas marcando como verdadeira (V) ou falsa (F):
1.(__)Equilibrar as ações de cuidar e educar entre a professora e a auxiliar.
2.(__)Planejar e apresentar os conteúdos é função do auxiliar de educação.
3.(__)Compartilhar o planejamento das atividades.
4.(__)Ministrar reuniões com as famílias é especifico do auxiliar de educação.
5.(__)Incentivar a ajudante a contribuir com ideias, realçar suas qualidades.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta asequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q890528 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Não há como negar que em todos os ambientes há conflitos; afinal de contas, as pessoas são diferentes umas das outras, e as trocas de opiniões podem ser ou não agradáveis. Isso é algo normal, e acontece em todos os ambientes. A escola é um espaço de socialização e de aprendizagem, onde se reúnem pessoas das mais variadas personalidades, culturas, valores, estilos e vivências. Conflitos entre pais, professores, alunos, e demais funcionários que compõem o ambiente escolar é algo cotidiano e inevitável. Sobre a administração de conflitos, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q990166 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre equilíbrio emocional no ambiente de trabalho, analise os itens abaixo:
I. A inteligência emocional é uma qualidade inata e fixa. II. O conhecimento acadêmico dos professores é mais importante do que a inteligência emocional para o ambiente de aprendizagem. III. O equilíbrio emocional envolve reconhecer e lidar eficazmente com uma variedade de emoções, inclusive negativas. IV. A inteligência emocional é importante para resolver conflitos de maneira construtiva e criar relacionamentos positivos com os alunos.
Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q888215 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Assistente em Administração, UFAL, FUNDEPES, 2024

Sobre autoridade, responsabilidade e delegação, assunto de fundamentos da organização, analise o caso hipotético de Maria Madalena, Pró-reitora de Graduação de uma Universidade Federal.

I. Por ser supostamente a maior pró-reitoria dessa universidade, ela possui mais autoridade que as demais pró-reitorias.
II. A teoria da aceitação da autoridade argumenta que essa Pró-reitora somente possuirá autoridade se o seu comando for aceito pelos subordinados.
III. Ela pode distribuir entre outras pessoas ou órgãos da universidade a sua autoridade e a sua responsabilidade. Na organização, isso se chama atribuição.
IV. Para atingir eficácia, quando a Pró-reitora fizer delegação de tarefas aos seus subordinados, tal ação deve ser fracionada entre várias pessoas.

Das afirmativas, verifica-se que estão corretas apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q996725 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

A coordenação das atividades de ensino, planejamento e orientação para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo deve investir na formação e capacitação de servidores. O mote da argumentação desta questão é o planejamento que versa pela decisão de propostas educativas em que o profissional técnico educativo estimule a construção de atitudes competentes resultado da formação que avança e reduz a problematização do processo à “melhoria da qualidade do trabalho docente” (RIOS, 2001, p. 19) que implica em algumas perspectivas, descritas abaixo. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.