Questões de Concursos Gestão Democrática

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1Q955480 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor Mediador, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A gestão democrática da escola pública pressupõe a participação ativa de toda a comunidade escolar. Considerando essa perspectiva, a equipe gestora deve:
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2Q955484 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor Mediador, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A gestão escolar democrática deve promover a participação ativa da comunidade escolar. Considerando essa perspectiva, podemos afirmar:
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3Q1010344 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos e às características do planejamento participativo.

O planejamento participativo não se resume a um plano de desenvolvimento das ações, mas a um processo de pensar e repensar as ações e as responsabilidades coletivas da escola em articulação com a comunidade.

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4Q1010347 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo, sua concepção, construção, acompanhamento e avaliação, julgue o item que se segue.

A participação dos membros de uma organização no planejamento organizacional contribui para a hierarquização e centralização do poder decisório.

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5Q1010348 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo, sua concepção, construção, acompanhamento e avaliação, julgue o item que se segue.

Em uma organização, o planejamento é realizado por profissionais especializados, evitando-se, com isso, o amadorismo que pode advir quando todos os agentes organizacionais são convidados.

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6Q1010349 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo, sua concepção, construção, acompanhamento e avaliação, julgue o item que se segue.

O planejamento participativo requer que os membros de uma organização tenham clareza de que as ações individuais e coletivas atendem à missão, à visão e aos valores organizacionais.

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7Q1010350 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo, sua concepção, construção, acompanhamento e avaliação, julgue o item que se segue.

O planejamento participativo no âmbito de uma organização pressupõe modos de colegialidade marcados pelo fortalecimento da tomada de decisões por órgãos centrais.

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8Q955108 | Pedagogia, Gestão Democrática, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Por Gestão escolar democrática, compreendemos de maneira CORRETA:
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9Q909057 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Conselho Escolar, órgão deliberativo, será composto do Diretor da Escola, membro nato, e de representantes das comunidades escolar e local, eleitos por seus pares nas seguintes categorias:

I. Professores, orientadores educacionais, supervisores e administradores escolares.

II. Servidores públicos que exerçam atividades no Conselho Municipal de Educação.

III. Estudantes do ensino médio e superior.

IV. Pais ou responsáveis.

Quais estão corretas?

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10Q909313 | Pedagogia, Gestão Democrática, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na década de 1990 um progresso significativo na proteção integral das crianças e dos adolescentes trouxe novas perspectivas em torno da democracia e valorização dos seus direitos. O que implicou na criação do Conselho Tutelar como um órgão público responsável para proteger e garantir de forma efetiva os direitos das crianças e adolescentes brasileiras.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 24 jan. 2024.

Considerando o Art. 56 que versa sobre os casos que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental deverão incumbir de comunicar ao Conselho Tutelar, avalie as afirmações a seguir.

I. Uso de armas, munições e explosivos.

II. Maus-tratos envolvendo seus alunos.

III. Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.

IV. Consumo de bebidas alcoólicas.

V. Elevados níveis de repetência.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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11Q889346 | Pedagogia, Gestão Democrática, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado]. A gestão democrática da escola "> Leia o texto a seguir.
A gestão democrática da escola é fundamental para garantir a participação de todos os envolvidos no processo educacional, desde alunos, pais, professores, funcionários e comunidade em geral. Ela permite que todos tenham voz e sejam ouvidos, contribuindo para a tomada de decisões de forma coletiva e transparente. O Plano Nacional de Educação (PNE), por sua vez, estabelece como uma de suas metas a promoção da gestão democrática da educação, visando garantir a participação da comunidade escolar na elaboração e execução das políticas educacionais. Portanto, a realização das eleições para diretores nas escolas municipais de Rio Branco representa um passo importante na consolidação da gestão democrática e da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e comprometida com a educação de qualidade.
Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2014. Disponível em: <https://pne.mec.gov.br/>. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado].

A gestão democrática da escola
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12Q898307 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

"A gestão democrática é aqui compreendida, então, como um processo político no qual as pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução daqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento às especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola."
Fonte: SOUZA, Ângelo Ricardo. EXPLORANDO E CONSTRUINDO UM CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.25, n.03, dez. 2009, p. 125.

A gestão democrática é um princípio fundamental da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sob essa perspectiva, qual é o papel da participação da comunidade no processo de tomada de decisão escolar?
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13Q894222 | Pedagogia, Gestão Democrática, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

“Uma gestão democrática pressupõe a escuta e a participação de toda a comunidade escolar para realização dos projetos coletivos, elaboração ou reelaboração do Projeto Político-Pedagógico e avaliação dos processos vivenciados na instituição escolar” (Contagem. Secretaria Municipal de Educação. A Política da Educação Infantil em Contagem, 2020).

Nesse sentido, é correto afirmar que a mencionada participação se dará mediante caixa de sugestões,
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14Q902929 | Pedagogia, Gestão Democrática, Ciências, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A gestão democrática nas escolas públicas é um princípio previsto na legislação educacional brasileira, que busca garantir a participação de todos os segmentos da comunidade escolar na tomada de decisões sobre melhorias educativas. As instâncias colegiadas de gestão, como conselhos escolares e grêmios estudantis, são fundamentais para assegurar essa participação. Contudo, a implementação efetiva dessa gestão democrática enfrenta diversos desafios, como a mobilização da comunidade, a capacitação dos gestores e a compreensão clara dos papéis e responsabilidades de cada instância. Analise as afirmativas a seguir sobre a gestão democrática e as instâncias colegiadas de gestão na escola pública de ensino.

I. A gestão democrática na escola pública é facultativa, podendo ser implementada conforme a vontade do diretor, e não é prevista em legislação específica.


II. As instâncias colegiadas de gestão, como os conselhos escolares, têm como uma de suas funções fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros da escola, garantindo transparência na gestão.


III. A participação dos estudantes nas instâncias colegiadas de gestão é importante, mas sua presença não é obrigatória, podendo ser dispensada a critério dos membros adultos do Conselho Escolar.


IV. A eleição direta para diretor de escola, com participação da comunidade escolar, é uma prática alinhada ao princípio da gestão democrática, mas sua aplicação depende das políticas educacionais de cada estado e município.


V. A gestão democrática pressupõe que todas as decisões importantes da escola sejam tomadas por meio de votação majoritária nas instâncias colegiadas, sem necessidade de diálogo ou consenso prévio.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
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15Q898067 | Pedagogia, Gestão Democrática, Auxiliar de Ensino, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A relação entre os profissionais de ensino e a comunidade escolar desempenha um papel crucial no desenvolvimento educacional das crianças, exigindo uma comunicação eficiente e uma cooperação mútua. Dadas as alternativas abaixo, qual a forma mais adequada de promover essa interação?
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16Q897046 | Pedagogia, Gestão Democrática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A participação ativa da comunidade escolar é essencial para a efetivação da gestão democrática. Diversas entidades dentro da escola desempenham papéis cruciais na tomada de decisões e no fortalecimento da participação. Nesse sentido, qual é o papel dos Conselhos Escolares, Associações de Pais e Mestres e Grêmios Estudantis na gestão democrática?
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17Q987415 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando a promoção da humanização e democratização no contexto educacional, assinale a alternativa que indica qual abordagem é mais eficaz para fomentar a participação ativa dos diversos segmentos da comunidade escolar e fortalecer uma cultura democrática:
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18Q908312 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

As instâncias colegiadas são organizações compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade com o objetivo de auxiliar o Diretor na função de Gestor Escolar, no que se refere a tomada de decisões e encaminhamentos para solucionar os problemas do cotidiano escolar. Um desses colegiados representa o canal de comunicação entre estudantes e educadores, vivenciando o exercício de cidadania, convívio, representatividade, comprometimento e responsabilidade, por meio de efetiva participação e contribuindo para a criação de um espaço escolar no qual possam desenvolver atividades que auxiliem no enriquecimento educacional e social na construção da autonomia e espírito de liderança, organizando-se de forma sistemática sendo instigados a pensar sobre as questões educacionais, desempenhando um importante papel na sua formação. É uma entidade sem fins lucrativos que representa os interesses dos estudantes na escola, com fins educacionais, culturais, desportivos, sociais e cívicos. Essa instituição é:

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19Q987417 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Diante do desafio de promover a democratização das relações na escola, assinale a alternativa que indica qual prática contribui efetivamente para a construção de um ambiente participativo e inclusivo:
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20Q908313 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

O conselho escolar é uma instância colegiada cujas especificidades são de planejamento, consulta, deliberação, fiscalização e avaliação, referentes às questões escolares, como, assuntos administrativos, pedagógicos e financeiros (VEIGA, 2007). É nesse órgão colegiado que acontecem as discussões, bem como, todos têm a oportunidade de expressar suas ideias e sugestões, evidenciando assim seus interesses em prol da escola. Dessa forma, a participação no conselho escolar deve acontecer:

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