Questões de Concursos Gestão Democrática

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1Q133532 | Pedagogia, Gestão Democrática, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

São termos que compõem o léxico da gestão democrática:

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2Q152367 | Pedagogia, Gestão Democrática, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

No âmbito das empresas e corporações, o pedagogo tem como uma de suas funções desenvolver a gestão do conhecimento. Para isso, ele desenvolve diversas técnicas, como por exemplo, o workshop, em que se enfatiza o exercício de alguma capacidade, tal como negociar as vendas, a condução de reuniões, dirigir rodas de debates, etc. Essa técnica tem como objetivo focar nos(as)

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3Q151439 | Pedagogia, Gestão Democrática, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

No capítulo III da seção I (Da Educação), no artigo 206 da Constituição Federal de 1988, são enumerados os princípios a partir dos quais o ensino deverá ser ministrado no Brasil.

Analise os seguintes princípios

I. igualdade de condições para o acesso, mas não para a permanência na escola.

II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

III. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

IV. gratuidade do ensino público em estabelecimentos privados.

V. gestão democrática do ensino público, na forma da lei.

VI. garantia de padrão de qualidade.

Em conformidade com o artigo 206 da Constituição Federal de 1988, estão corretos apenas os princípios

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4Q220267 | Pedagogia, Gestão Democrática, Pedagogo, TCE PI, FCC

Em relação à gestão democrática do ensino público na educação básica, a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) preveem:

I. participação dos docentes na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II. definição do material didático da escola pelos especialistas das secretarias de educação.
III. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
IV. ciência do processo pedagógico, bem como participação da definição das propostas educacionais, como direito dos pais ou responsáveis.
Está correto o que se afirma APENAS em

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5Q897650 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Em uma escola onde há a Gestão Democrática, a equipe pedagógica desenvolve ações como o Conselho de Classe. São objetivos do Conselho de Classe, EXCETO:
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6Q909313 | Pedagogia, Gestão Democrática, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na década de 1990 um progresso significativo na proteção integral das crianças e dos adolescentes trouxe novas perspectivas em torno da democracia e valorização dos seus direitos. O que implicou na criação do Conselho Tutelar como um órgão público responsável para proteger e garantir de forma efetiva os direitos das crianças e adolescentes brasileiras.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 24 jan. 2024.

Considerando o Art. 56 que versa sobre os casos que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental deverão incumbir de comunicar ao Conselho Tutelar, avalie as afirmações a seguir.

I. Uso de armas, munições e explosivos.

II. Maus-tratos envolvendo seus alunos.

III. Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.

IV. Consumo de bebidas alcoólicas.

V. Elevados níveis de repetência.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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7Q898307 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

"A gestão democrática é aqui compreendida, então, como um processo político no qual as pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução daqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento às especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola."
Fonte: SOUZA, Ângelo Ricardo. EXPLORANDO E CONSTRUINDO UM CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.25, n.03, dez. 2009, p. 125.

A gestão democrática é um princípio fundamental da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sob essa perspectiva, qual é o papel da participação da comunidade no processo de tomada de decisão escolar?
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8Q864483 | Pedagogia, Gestão Democrática, Inspetor Educacional, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Na reunião pedagógica de uma escola municipal, alguns professores manifestaram sua discordância quanto à participação do segmento “família” no Colegiado Escolar. Eles argumentaram que o Colegiado é um órgão eminentemente pedagógico e que as famílias não possuem conhecimentos dessa natureza para exercer, com clareza, sua função. O diretor da escola e a equipe pedagógica, por sua vez, defenderam a perspectiva de que os órgãos colegiados da escola são mecanismos de construção da autonomia e da vivência democrática no interior da instituição e que, nesse contexto, a participação da família é fundamental.

A posição defendida pelo diretor e pela equipe de gestão corrobora a perspectiva expressa por Lück, na obra “Concepções e processos democráticos de gestão educacional” (2006), uma vez que, para essa autora, os órgãos colegiados
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9Q864488 | Pedagogia, Gestão Democrática, Inspetor Educacional, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Ao realizar a visita de inspeção educacional regular em uma escola, uma inspetora leu o Termo de Visita anterior para relembrar as ações e orientações que desenvolveu na escola no último encontro. Em seguida, reuniu‑se com a diretora da escola para obter informações gerais da gestão escolar e a orientou quanto à aplicação das normas referentes ao quadro de pessoal. Na sequência, reuniu‑se com a supervisão pedagógica para acompanhar o monitoramento da aprendizagem dos estudantes, e com a secretária escolar para assegurar‑se da autenticidade e fidedignidade da escrituração escolar. Além disso, reservou horário para atendimento a professores que desejassem com ela conversar. Ao término, lavrou o Termo de Visita, que foi lido e assinado pela diretora e por ela, inspetora educacional.
Ao abordar a importância do inspetor escolar para a educação contemporânea, Figueiredo (2020) defende que esse profissional, a exemplo da atuação da inspetora educacional do caso apresentado, deve
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10Q864484 | Pedagogia, Gestão Democrática, Inspetor Educacional, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Uma das atividades do inspetor educacional junto às escolas municipais de Montes Claros é assessorar e orientar a direção escolar na elaboração e implementação do Projeto Político‑Pedagógico e do Plano de Desenvolvimento da Escola.
O Projeto Político‑Pedagógico é um instrumento de gestão democrática que se caracteriza por
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11Q864489 | Pedagogia, Gestão Democrática, Inspetor Educacional, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Ao analisar a trajetória da inspeção no cenário educacional brasileiro, Abreu (2012) constata que houve mudanças significativas nas funções desenvolvidas pelo inspetor escolar, mudanças essas que ocorreram entre tensões e conflitos devido às especificidades e complexidades do cargo.
No contexto da gestão democrática da escola pública, o inspetor escolar deve trabalhar na perspectiva de
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12Q882648 | Pedagogia, Gestão Democrática, Auxiliar de CMEI, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A estruturação de um processo de planejamento participativo, envolvendo todos os atores escolares, promove um ambiente educacional mais democrático e colaborativo. No contexto do planejamento participativo no ambiente escolar, assinale a alternativa que apresenta o principal benefício desse tipo de abordagem.
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13Q895556 | Pedagogia, Gestão Democrática, Ensino Religioso, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Com relação à implementação de uma gestão democrática na escola, é correto afirmar que a participação efetiva da comunidade escolar nas decisões administrativas e pedagógicas promove:
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14Q898067 | Pedagogia, Gestão Democrática, Auxiliar de Ensino, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A relação entre os profissionais de ensino e a comunidade escolar desempenha um papel crucial no desenvolvimento educacional das crianças, exigindo uma comunicação eficiente e uma cooperação mútua. Dadas as alternativas abaixo, qual a forma mais adequada de promover essa interação?
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15Q898162 | Pedagogia, Gestão Democrática, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Leia as asserções posteriores, assinale a alternativa correspondente.


I – A relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar implica os processos de gestão, os modos de fazer, a coordenação e a cobrança dos trabalhos e, decididamente, o cumprimento de responsabilidades compartilhadas, conforme uma mínima divisão de tarefas e alto grau de profissionalismo de todos.


II - Portanto, a organização escolar democrática implica não só a participação na gestão, mas a gestão da participação.

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16Q889346 | Pedagogia, Gestão Democrática, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado]. A gestão democrática da escola "> Leia o texto a seguir.
A gestão democrática da escola é fundamental para garantir a participação de todos os envolvidos no processo educacional, desde alunos, pais, professores, funcionários e comunidade em geral. Ela permite que todos tenham voz e sejam ouvidos, contribuindo para a tomada de decisões de forma coletiva e transparente. O Plano Nacional de Educação (PNE), por sua vez, estabelece como uma de suas metas a promoção da gestão democrática da educação, visando garantir a participação da comunidade escolar na elaboração e execução das políticas educacionais. Portanto, a realização das eleições para diretores nas escolas municipais de Rio Branco representa um passo importante na consolidação da gestão democrática e da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e comprometida com a educação de qualidade.
Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2014. Disponível em: <https://pne.mec.gov.br/>. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado].

A gestão democrática da escola
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17Q909057 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Conselho Escolar, órgão deliberativo, será composto do Diretor da Escola, membro nato, e de representantes das comunidades escolar e local, eleitos por seus pares nas seguintes categorias:

I. Professores, orientadores educacionais, supervisores e administradores escolares.

II. Servidores públicos que exerçam atividades no Conselho Municipal de Educação.

III. Estudantes do ensino médio e superior.

IV. Pais ou responsáveis.

Quais estão corretas?

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18Q955484 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor Mediador, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A gestão escolar democrática deve promover a participação ativa da comunidade escolar. Considerando essa perspectiva, podemos afirmar:
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19Q882649 | Pedagogia, Gestão Democrática, Auxiliar de CMEI, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

O planejamento e a organização do trabalho pedagógico são fundamentais para garantir um ensino eficaz e produtivo. Envolver toda a comunidade escolar no planejamento pode tornar o ambiente educacional mais colaborativo e democrático. No que se refere ao papel do Conselho Escolar no planejamento participativo, assinale a alternativa correta.
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20Q893650 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Na gestão democrática das Instituições de Educação Infantil, ampliam-se as possibilidades de garantir práticas comprometidas com as crianças e suas famílias. Essa tarefa institucional caracteriza-se pela ética do cuidado e da educação, exigindo que haja articulação entre o gestor da secretaria municipal de educação e o gestor da instituição de educação infantil, para:
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