Didaticamente, os autores André e Gisele Lorenzetti e Eduardo
Ribeiro propõem que a elaboração de um planejamento
estratégico de relacionamento com a mídia seja dividida em seis
fases. Na primeira fase, o planejamento começa com a pesquisa,
o mapeamento e o diagnóstico e, na última, termina com a
mensuração de resultados. A quarta fase, que prevê o detalhamento do plano, contempla o(a):
✂️ a) definição de táticas e ações que serão implementadas e sua
frequência no dia a dia de relacionamento com a mídia; ✂️ b) estabelecimento da missão, visão e valores da organização e
levantamentos sobre o seu setor de atuação; ✂️ c) acontece por canais, eventos e ações via liderança, acrescidos
de redes sociais, que dão pequeno espaço para comunicação
horizontal; ✂️ d) segue os canais oficiais de comunicação descendente nos
quais apenas a empresa tem voz, e a comunicação interna
está focada na elaboração de manuais de conduta; ✂️ e) acontece por meio de canais analógicos e digitais e tem ações
sistematizadas de comunicação via líder, às quais os
funcionários são convidados a assistir.