Questões de Concursos Gestão Escolar

Resolva questões de Gestão Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q56951 | Pedagogia, Gestão Escolar

Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010, p. 411), “a organização e a gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição escolar (...)”. A organização e a gestão escolar, assim, são meios para garantir as finalidades da escola.

Tendo isso em vista, assinale a alternativa que apresenta corretamente o que os autores consideram uma boa gestão escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q56946 | Pedagogia, Gestão Escolar

Lück (2006) destaca os princípios, atitudes e estratégias como também o monitoramento e a avaliação que envolve a prática e a construção da autonomia de gestão escolar.

Com base nas reflexões da autora, analise as seguintes afirmativas sobre essa prática e construção, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Uma das atitudes que favorecem as práticas autônomas corresponde à delimitação e transferência de responsabilidade no trabalho e na educação.
( ) Entre os seus principais princípios orientadores estão a criatividade, o comprometimento e a visão proativa.
( ) Por ocorrer de modo espontâneo e a partir da própria escola, o desenvolvimento da autonomia é um processo transitório que envolve o coletivo da escola e requer uma mudança de atitude e prática de novas compreensões, transformando a cultura escolar.
( ) Para que a ação autônoma seja organizada, incentivada, orientada, monitorada e avaliada em seus processos e resultados, faz-se necessários a criação e o funcionamento de mecanismos de gestão colegiada.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q56953 | Pedagogia, Gestão Escolar

As concepções de gestão escolar refletem diferentes posições políticas e concepções do papel da escola e da formação humana na sociedade. A organização escolar a partir de uma concepção democrática possibilita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q56948 | Pedagogia, Gestão Escolar

Analisando as relações entre gestão escolar e a educação inclusiva, relacione as colunas abaixo.

1. Declaração Universal dos Direitos Humanos
2. Declaração Mundial sobre Educação para Todos
3. Declaração de Salamanca
4. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

( ) Estabelece que a educação especial deve ser oferecida no ensino regular para os alunos com necessidades educacionais especiais, sendo necessária a reorganização social para atendimento das pessoas com igualdade, quanto às mais complexas e diversas diferenças, físicas ou cognitivas.
( ) A proposta de universalização do ensino com qualidade e redução da desigualdade, tornam-se fatores seminais à educação: o combate da discriminação, o comprometimento com os excluídos, a satisfação das necessidades básicas de aprendizagem das pessoas com deficiência e a garantia do acesso ao sistema educativo regular.
( ) A educação é um direito de todos; deve ser gratuita; o ensino fundamental (elementar) obrigatório; o ensino técnico e profissional generalizado e o ensino superior aberto a todos em plena igualdade.
( ) Reafirma o compromisso com a educação para todos e reconhece a necessidade de alterações nos sistemas de ensino e nas escolas para que a educação inclusiva se efetive.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q56952 | Pedagogia, Gestão Escolar

Segundo Isaneide Domingues (2014, p. 145), “a coordenação pedagógica de uma escola pública precisa estar atenta”, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q56947 | Pedagogia, Gestão Escolar

O profissional que é o grande responsável para que a inclusão ocorra na escola, abrindo espaços e promovendo trocas de experiências importantes, desenvolvendo uma gestão democrática e participativa dentro, é claro, de suas possibilidades e de acordo com o contexto em que atua na comunidade, favorecendo a formação e a consolidação de equipes de trabalho é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q56945 | Pedagogia, Gestão Escolar

Brito, Castro e Varela (2015), ao teorizarem sobre o Planejamento Estratégico como ferramenta para a gestão escolar, afirmam que, em tempo de desafios no cenário mundial para as organizações, as mudanças acontecem em meio à sociedade da informação, do conhecimento e da aplicação tecnológica. Trata-se de um ambiente de contínuas transformações nas relações sociais e econômicas. Essa compreensão elevou a importância da dimensão “estratégia”, evidenciada no meio das organizações pelo Planejamento Estratégico. Sobre a ideia de Planejamento Estratégico, numa perspectiva participativa, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q56950 | Pedagogia, Gestão Escolar

Garcia e Abreu (Ostetto, 2018) afirmam que: “(...) são fontes de diálogos com as diferentes pessoas que circulam (...). É um veículo de comunicação, sobretudo com as famílias”. Nesse trecho, as autoras se referem ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q56949 | Pedagogia, Gestão Escolar

A herança do trabalho fragmentado, já naturalizada em nossas escolas, compõe-se com uma falsa noção de autonomia, manifesta no cotidiano por frases como "fecho a porta de minha sala de aula e faço o que eu achar melhor". A possibilidade de se realizar o trabalho isolada e independentemente, sem nenhuma vinculação com outros sujeitos, não expressa, de modo algum, o que entendemos por autonomia. Expressa, isto sim, a solidão no local de trabalho e a angústia diante de relações marcadas pela subalternidade.

GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha; CORREA, Bianca Cristina. Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação dos professores na escola pública. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 225­ 237, jan./jun. 2009.

No excerto apresentado, as autoras destacam características do trabalho docente, apontando para alguns elementos necessários para a implementação de uma gestão democrática, prevista na legislação como um dos princípios da educação nacional. Baseados na legislação nacional e nos textos produzidos sobre a Gestão Democrática da Educação por pesquisadores da área, afirma-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q56939 | Pedagogia, Gestão Escolar, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão escolar, julgue o item.

Na gestão democrática, todos participam das decisões, portanto não existem responsabilidades individuais.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q56954 | Pedagogia, Gestão Escolar

Leia o trecho que segue e marque a opção CORRETA. 

“A gestão exige cuidados e mobiliza afetos. O desafio é continuar a tomar providência em relação aos pequenos problemas e não descuidar do clima geral, do sentimento de confiança e da responsabilidade de posição de liderança na instituição ou nas políticas, seja na supervisão, na direção ou na coordenação, seja na atuação direta com as crianças. É preciso observar a si mesmo, observar o grupo de trabalho de formação, pensando na diversidade que marca todos os grupos humanos, mas pensando também em quanto eles têm em comum. A reflexão coletiva, a rememoração e a reconciliação são componentes necessários nesse trabalho que, por ser humano envolve tantos matizes do saber e do sentir.” (KRAMER, NUNES, 2007, p. 452)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q56937 | Pedagogia, Gestão Escolar, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão escolar, julgue o item.

Os professores em exercício na escola fazem parte do corpo docente, e os alunos e as associações que os representam fazem parte do corpo discente.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q56938 | Pedagogia, Gestão Escolar, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão escolar, julgue o item.

A presença de tecnologias e a prática de avaliação rigorosa asseguram a qualidade da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q56936 | Pedagogia, Gestão Escolar, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão escolar, julgue o item.

A Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil são instituições auxiliares da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q56935 | Pedagogia, Gestão Escolar, CESPE CEBRASPE

A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue o item a seguir.

Na participação comunitária, os órgãos representativos da sociedade civil se integram aos órgãos deliberativos do Estado, caracterizando uma forma institucionalizada de participação.
 
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q56940 | Pedagogia, Gestão Escolar, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão escolar, julgue o item.

De acordo com a concepção sociocrítica, devem-se privilegiar as interações sociais na construção do espaço escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q56944 | Pedagogia, Gestão Escolar, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, relativo à atuação do supervisor no contexto educacional atual. 

A ação supervisora é uma atividade de natureza psicossocial, com foco exclusivo ou específico nas relações intrapessoais.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q56941 | Pedagogia, Gestão Escolar, CESPE CEBRASPE

No que se refere a planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

O processo participativo é suficiente para garantir a eficácia da ação coletiva, dadas sua dimensão política e ideológica e sua relação com a realidade global da instituição.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q56942 | Pedagogia, Gestão Escolar, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, relativo à atuação do supervisor no contexto educacional atual. 

O supervisor desenvolve atividades exclusivamente destinadas à monitoração da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q56943 | Pedagogia, Gestão Escolar, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, relativo à atuação do supervisor no contexto educacional atual. 

O supervisor pode ajudar a construir o conhecimento pedagógico, contribuindo para a compreensão dos fenômenos educativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.