Questões de Concursos Gestão por competências ou gestão do desempenho

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1Q377254 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Técnico Superior, PGE RJ, FCC

A gestão por competências, alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados, constitui um processo contínuo que tem como etapa inicial

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2Q377019 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Entre as finalidades da política nacional de desenvolvimento de pessoal para os órgãos e entidades da administração pública federal direta, incluem-se a melhora da eficiência, da eficácia e da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; a promoção do desenvolvimento permanente do servidor público; e a adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições.

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4Q376624 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista de Plajenamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão de pessoas no setor público.

A gestão por competência no setor público, no que se refere ao alcance das metas institucionais, compreende a gestão da capacitação e do desempenho humano.

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5Q378369 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Especialista em Processos de Negócios, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens relativos à gestão de desempenho no setor público. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão instituiu cinco categorias básicas de indicadores de desempenho, denominadas 5Es, referentes a empowerment, eficácia, eficiência, economicidade e excelência.
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6Q377425 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Considerando que o mapeamento de competências tem sido uma iniciativa presente nas organizações públicas, julgue os itens subseqüentes.

Um dos objetivos do mapeamento de competências é
identificar o  gap, ou lacuna, de competências, ou seja,
identificar a discrepância entre as competências necessárias
para concretizar a estratégia corporativa e as competências
internas existentes na organização.
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7Q377427 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Administrador, UFFS, FEPESE

Assinale a alternativa correta sobre Recursos Humanos na administração pública.

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8Q378101 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Técnico Administrativo, CADE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à gestão de pessoas por competências, julgue os itens que se seguem. A gestão de pessoas por competências contribui para o aumento da governança no setor público à medida que ajuda os servidores a maximizarem seu desempenho na prestação de serviços.
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9Q378017 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

A respeito das funções de caráter estratégico desempenhadas por organizações públicas, julgue os próximos itens. A definição de critérios para avaliação de provas dissertativas em certames públicos confere maior precisão à correção das respostas dos candidatos à medida que permite a ordenação dos desempenhos a partir do resultado médio do grupo de candidatos.
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10Q377347 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito dos recursos humanos na administração pública, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o modelo de gestão de competências, deve-se evitar realizar o tradicional levantamento das necessidades e carências de treinamentos voltado a atender às necessidades imediatas da organização.

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11Q377133 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Jurídico, PGE DF, IADES

A gestão de competências no setor público brasileiro desperta crescente interesse dos estudiosos e dos responsáveis pelo gerenciamento de pessoas nas organizações públicas. A adoção de um modelo de competência na gestão de pessoas pressupõe requisitos, onde a organização pública

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12Q377981 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Especialista em Processos de Negócios, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens relativos à gestão de desempenho no setor público. Toda instituição pública deve seguir o Plano-Padrão de Melhoria da Gestão (PPMG) para responder às oportunidades de melhorias identificadas durante a autoavaliação, haja vista que os critérios de avaliação são prescritivos em termos de métodos, técnicas e ferramentas.
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13Q377567 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa SE, FCC, 2018

Um dos modelos de gestão, também aplicáveis à área pública, é o de gestão por competências. De acordo com tal modelo, é necessário realizar um diagnóstico ou mapeamento para
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14Q377396 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

A respeito das tendências em gestão de pessoas no setor público, julgue os itens que se seguem.

A certificação ocupacional, como requisito para ocupação de determinados cargos, contribui para a melhoria da gestão pública.

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15Q377522 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PI, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca das tendências na gestão de pessoas no setor público e da gestão de pessoas por competências, julgue os itens a seguir. As competências individuais variam conforme o contexto, podendo o trabalhador, ao fazer determinado tipo de trabalho, ser competente em uma organização e incompetente em outra, ainda que sejam similares os conhecimentos e as habilidades em exame.
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16Q375752 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Administrador, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão por competências e às tendências em gestão de pessoas no setor público, julgue os itens a seguir. A gestão por competências complementa os modelos estratégicos de gestão de pessoas à medida que confere aos recursos humanos a responsabilidade pela consecução dos planos estratégicos das organizações.
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17Q377799 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PI, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca das tendências na gestão de pessoas no setor público e da gestão de pessoas por competências, julgue os itens a seguir. Objetivos, resultados e metas organizacionais podem guiar o treinamento de competências técnicas, ao passo que os valores organizacionais servem para orientar o desenvolvimento de competências comportamentais.
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18Q375827 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Acerca dos instrumentos gerenciais e dos modelos contemporâneos de gestão de pessoas, julgue os itens de 98 a 103.

No serviço público federal, a atual sistemática de avaliação de desempenho dos servidores ativos envolve o monitoramento contínuo da atuação individual e institucional do servidor, tendo como referência as metas institucionais dos órgãos que compõem o Sistema de Pessoal Civil. A avaliação de desempenho institucional é mensurada por meio da equipe de trabalho, e as metas institucionais são fixadas anualmente, em ato do dirigente máximo do órgão ou entidade, indo de encontro às diretrizes e metas governamentais fixadas no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual.

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19Q376618 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Administrativo Prova 2, ANEEL, ESAF

Indique a frase correta.

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20Q377898 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PI, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca das tendências na gestão de pessoas no setor público e da gestão de pessoas por competências, julgue os itens a seguir. O mapeamento de competências será inviável se a organização não dispuser de diretrizes estratégicas, essenciais para que se inicie o trabalho de identificação de competências organizacionais, desdobradas em competências de grupos e equipes de trabalho e, finalmente, em competências individuais.
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