Questões de Concursos: Gimnospermas e Angiospermas

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Gimnospermas e Angiospermas. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q678642 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Vestibular, IF Farroupilha RS, INEP, 2019

As angiospermas são os vegetais mais abundantes que existem ocupando vários habitats. A presença de uma grande variedade de flores permite o embelezamento de jardins, praças, avenidas e mesmo ambientes caseiros. Por meio do seu ciclo reprodutivo, a semente se forma e, com isso, é possível a continuidade das espécies.
No processo reprodutivo, distinguem-se várias etapas, as quais vão desde a chegada do pólen até a formação da semente.

A sequência correta das etapas é

2 Q946825 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Biologia, UECE, UECE CEV, 2019

No que concerne às gimnospermas, escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:
( ) As principais divisões das gimnospermas são cícadas, ginkgos, gnetófitas e coníferas.
( ) Os ginkgos representam a divisão
( ) As gnetófitas compartilham algumas características com as angiospermas.
( ) As coníferas são representadas atualmente por um único gênero.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

3 Q948479 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Primeiro Semestre, FAG, FAG, 2018

Vendo crianças brincando, correndo, pulando e gritando, costuma-se dizer: "Quanta energia!" A que se deve tanta energia? Deve-se, entre outras coisas, à liberação de energia, resultado da oxidação da glicose (C6H12O6), que pode ser representada pela seguinte equação:

C6H12O6 + ....... O2 ....... CO2 + ...... H2O

Uma equação química deve representar a conservação dos átomos, portanto, essa equação estará correta se os coeficientes que estão faltando nas lacunas forem preenchidos, respectivamente, por:

4 Q946204 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Um aluno do primeiro ano do ensino médio, após estudar em uma aula de biologia sobre os tipos de transporte passivo que podem ocorrer através de uma membrana, decidiu realizar um experimento a fim de verificar de forma prática a osmose. Abaixo estão descritos todos os passos realizados pelo aluno, na ordem em que ocorreram, para concluir o experimento:
1ºPasso: Um ovo de galinha foi exposto a vinagre por 48 horas para a completa retirada da casca de carbonato de cálcio que o recobre; 2ºPasso: O ovo, sem casca e cru, foi mergulhado rapidamente em água mineral para a retirada de qualquer vestígio da casca; 3ºPasso: O ovo, sem casca e cru, foi totalmente encoberto por uma solução supersaturada de açúcar por um período de 24 horas; 4ºPasso: O aluno verificou o resultado do experimento.
Com base nos seus conhecimentos sobre transporte através de membrana, assinale a alternativa que indica o resultado do experimento e a conclusão do aluno.

5 Q936487 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Prova Amarela, ENEM, INEP

Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das

6 Q945973 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Segundo Semestre Manhã, UDESC, UDESC, 2018

Texto associado.
Texto base para as questão

“Charles Robert Darwin (1809-1882) chamou de “Abominável Mistério” o surgimento, rápida diversificação e dominância das Angiospermas no registro fóssil. A explicação encontrada por Darwin foi de que a origem das angiospermas teria sido restrita geograficamente com uma rápida expansão. Contudo, ele próprio considerou tal hipótese conjecturalmente pobre. Uma hipótese alternativa foi proposta por Louis Charles Joseph Gaston de Saporta (1823– 1895): um conjunto de eventos evolutivos de interações entre angiospermas e insetos teria um papel central na rápida diversificação das angiospermas no Jurássico. A hipótese de Gaston de Saporta foi confirmada, posteriormente, pela ampliação do conhecimento sobre o registro fóssil e por estudos moleculares. A fantástica diversificação dos insetos e angiospermas atuais devese, em grande parte, a um padrão de etapas evolutivas graduais. A evidência geral sugere que, em parte, a evolução conduziu os insetos e as plantas a cobrirem o globo atual”.

Texto adaptado deHistória da Ciência e Ensino– Construindo Interfaces;Valdir Lamim-Guedes; Volume 10, 2014 – pp. 60-69; ISSN: 2178-2911.
Analise as proposições sobre as angiospermas.
I. São exemplares vegetais que possuem flores com cálice e corola. II. Possuem ovário e óvulos que originam, respectivamente, o fruto e a semente. III. Possuem vasos condutores, xilema e floema, que se encontram na região do súber. IV. Possuem uma epiderme foliar na qual há grande concentração de cloroplastos.

7 Q906259 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Ciências, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Os tipos de flores comuns em eudicotiledôneas apresentam diferenças na posição dos ovários. Analise as afirmativas a seguir que descrevem sobre cada um desses tipos.

I. Flores com as sépalas, pétalas e os estames inseridos abaixo do ovário e sem qualquer fusão.
II. Flores com ovário ínfero, ou seja, as sépalas, as pétalas e os estames se inserem acima do ovário.
III. Flores com ovário súpero, com as sépalas, as pétalas e os estames fusionados, compondo uma extensão do receptáculo, em forma de taça.

As afirmativas descrevem, respectivamente, as flores:

8 Q945972 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Segundo Semestre Manhã, UDESC, UDESC, 2018

Texto associado.
Texto base para as questão

“Charles Robert Darwin (1809-1882) chamou de “Abominável Mistério” o surgimento, rápida diversificação e dominância das Angiospermas no registro fóssil. A explicação encontrada por Darwin foi de que a origem das angiospermas teria sido restrita geograficamente com uma rápida expansão. Contudo, ele próprio considerou tal hipótese conjecturalmente pobre. Uma hipótese alternativa foi proposta por Louis Charles Joseph Gaston de Saporta (1823– 1895): um conjunto de eventos evolutivos de interações entre angiospermas e insetos teria um papel central na rápida diversificação das angiospermas no Jurássico. A hipótese de Gaston de Saporta foi confirmada, posteriormente, pela ampliação do conhecimento sobre o registro fóssil e por estudos moleculares. A fantástica diversificação dos insetos e angiospermas atuais devese, em grande parte, a um padrão de etapas evolutivas graduais. A evidência geral sugere que, em parte, a evolução conduziu os insetos e as plantas a cobrirem o globo atual”.

Texto adaptado deHistória da Ciência e Ensino– Construindo Interfaces;Valdir Lamim-Guedes; Volume 10, 2014 – pp. 60-69; ISSN: 2178-2911.
O “Abominável Mistério” de Darwin teve uma hipótese alternativa proposta por Gaston de Saporta, a qual foi confirmada pela ampliação do conhecimento dos registros fósseis e estudos moleculares. Sabe-se, hoje, que muitas angiospermas e muitos insetos tiveram um processo evolutivo conjunto.
Esse tipo de evolução em que duas espécies evoluem em conjunto é denominado:

9 Q678727 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ, 2019

As angiospermas são um grupo de plantas que se caracterizam por sua capacidade de produzir flores e frutos. As partes da flor que originam, respectivamente, os frutos e as sementes são:

10 Q948136 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Vestibular, IFRS, IF RS, 2018

“A natureza podia exercer um papel de agente seletivo análogo ao dos agricultores e criadores de animais. Nas espécies selvagens, são selecionados os indivíduos que apresentam características vantajosas nas condições ambientais reinantes. Eles tendem a deixar proporcionalmente mais descendentes, que contribuem significativamente para a formação da geração seguinte”. AMABIS, J., Martho, G. Biologia Moderna, v. 3. São Paulo: Moderna, 2016. p.109.

O fragmento de texto acima representa o conceito de ________________________, elaborado pelo evolucionista ______________________________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.