Questões de Concursos Gimnospermas e Angiospermas Resolva questões de Gimnospermas e Angiospermas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Gimnospermas e Angiospermas Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q946825 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Biologia, UECE, UECE CEV, 2019No que concerne às gimnospermas, escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações: ( ) As principais divisões das gimnospermas são cícadas, ginkgos, gnetófitas e coníferas. ( ) Os ginkgos representam a divisão ( ) As gnetófitas compartilham algumas características com as angiospermas. ( ) As coníferas são representadas atualmente por um único gênero. A sequência correta, de cima para baixo, é: ✂️ a) V, V, V, V. ✂️ b) F, V, F, V. ✂️ c) V, F, V, F. ✂️ d) F, F, F, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q946204 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018Um aluno do primeiro ano do ensino médio, após estudar em uma aula de biologia sobre os tipos de transporte passivo que podem ocorrer através de uma membrana, decidiu realizar um experimento a fim de verificar de forma prática a osmose. Abaixo estão descritos todos os passos realizados pelo aluno, na ordem em que ocorreram, para concluir o experimento: 1ºPasso: Um ovo de galinha foi exposto a vinagre por 48 horas para a completa retirada da casca de carbonato de cálcio que o recobre; 2ºPasso: O ovo, sem casca e cru, foi mergulhado rapidamente em água mineral para a retirada de qualquer vestígio da casca; 3ºPasso: O ovo, sem casca e cru, foi totalmente encoberto por uma solução supersaturada de açúcar por um período de 24 horas; 4ºPasso: O aluno verificou o resultado do experimento. Com base nos seus conhecimentos sobre transporte através de membrana, assinale a alternativa que indica o resultado do experimento e a conclusão do aluno. ✂️ a) O ovo de galinha ficou túrgido devido ao ganho de água, resultado que permitiu que o aluno concluísse que, no transporte denominado de osmose, a água se movimenta de uma solução muito concentrada para uma solução pouco concentrada. ✂️ b) O ovo de galinha ficou plasmolisado devido ao ganho de água, resultado que permitiu que o aluno concluísse que, no transporte denominado de osmose, a água se movimenta de uma solução pouco concentrada para uma solução muito concentrada. ✂️ c) O ovo de galinha ficou túrgido devido à perda de água, resultado que permitiu que o aluno concluísse que, no transporte denominado de osmose, a água se movimenta de uma solução muito concentrada para uma solução pouco concentrada. ✂️ d) O ovo de galinha ficou plasmolisado devido à perda de água, resultado que permitiu que o aluno concluísse que, no transporte denominado de osmose, a água se movimenta de uma solução pouco concentrada para uma solução muito concentrada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q678642 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Vestibular, IF Farroupilha RS, INEP, 2019As angiospermas são os vegetais mais abundantes que existem ocupando vários habitats. A presença de uma grande variedade de flores permite o embelezamento de jardins, praças, avenidas e mesmo ambientes caseiros. Por meio do seu ciclo reprodutivo, a semente se forma e, com isso, é possível a continuidade das espécies. No processo reprodutivo, distinguem-se várias etapas, as quais vão desde a chegada do pólen até a formação da semente. A sequência correta das etapas é ✂️ a) fecundação – polinização – formação do fruto. ✂️ b) polinização – formação do tubo polínico – fecundação. ✂️ c) germinação – fecundação – formação da semente. ✂️ d) formação do tubo polínico – germinação – fecundação. ✂️ e) zigoto – semente – germinação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q936487 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Prova Amarela, ENEM, INEPCaso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das ✂️ a) algas. ✂️ b) briófitas como os musgos. ✂️ c) pteridófitas como as samambaias. ✂️ d) gimnospermas como os pinheiros. ✂️ e) angiospermas como as árvores frutíferas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q945973 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Segundo Semestre Manhã, UDESC, UDESC, 2018Texto associado. Texto base para as questão“Charles Robert Darwin (1809-1882) chamou de “Abominável Mistério” o surgimento, rápida diversificação e dominância das Angiospermas no registro fóssil. A explicação encontrada por Darwin foi de que a origem das angiospermas teria sido restrita geograficamente com uma rápida expansão. Contudo, ele próprio considerou tal hipótese conjecturalmente pobre. Uma hipótese alternativa foi proposta por Louis Charles Joseph Gaston de Saporta (1823– 1895): um conjunto de eventos evolutivos de interações entre angiospermas e insetos teria um papel central na rápida diversificação das angiospermas no Jurássico. A hipótese de Gaston de Saporta foi confirmada, posteriormente, pela ampliação do conhecimento sobre o registro fóssil e por estudos moleculares. A fantástica diversificação dos insetos e angiospermas atuais devese, em grande parte, a um padrão de etapas evolutivas graduais. A evidência geral sugere que, em parte, a evolução conduziu os insetos e as plantas a cobrirem o globo atual”.Texto adaptado deHistória da Ciência e Ensino– Construindo Interfaces;Valdir Lamim-Guedes; Volume 10, 2014 – pp. 60-69; ISSN: 2178-2911. Analise as proposições sobre as angiospermas. I. São exemplares vegetais que possuem flores com cálice e corola. II. Possuem ovário e óvulos que originam, respectivamente, o fruto e a semente. III. Possuem vasos condutores, xilema e floema, que se encontram na região do súber. IV. Possuem uma epiderme foliar na qual há grande concentração de cloroplastos. ✂️ a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. ✂️ b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. ✂️ c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. ✂️ d) Somente as alternativas III e IV são verdadeiras. ✂️ e) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q943588 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Biologia, UECE, UECE CEV, 2021Em termos evolutivos, as angiospermas apresentam duas estruturas que permitiram a sua adaptação e diversificação. Essas estruturas, que não estão presentes nos outros grupos de plantas, são ✂️ a) raiz e folha. ✂️ b) folha e caule. ✂️ c) flor e fruto. ✂️ d) vaso condutor e semente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q678727 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ, 2019As angiospermas são um grupo de plantas que se caracterizam por sua capacidade de produzir flores e frutos. As partes da flor que originam, respectivamente, os frutos e as sementes são: ✂️ a) estigma e estilete ✂️ b) antera e filete ✂️ c) ovário e óvulos ✂️ d) pétala e sépala ✂️ e) pétala e estame Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q948479 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Primeiro Semestre, FAG, FAG, 2018Vendo crianças brincando, correndo, pulando e gritando, costuma-se dizer: "Quanta energia!" A que se deve tanta energia? Deve-se, entre outras coisas, à liberação de energia, resultado da oxidação da glicose (C6H12O6), que pode ser representada pela seguinte equação: C6H12O6 + ....... O2 → ....... CO2 + ...... H2O Uma equação química deve representar a conservação dos átomos, portanto, essa equação estará correta se os coeficientes que estão faltando nas lacunas forem preenchidos, respectivamente, por: ✂️ a) 1, 1, 1. ✂️ b) 2, 6, 6. ✂️ c) 3, 3, 3. ✂️ d) 3, 2, 6. ✂️ e) 6, 6, 6. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q945972 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Segundo Semestre Manhã, UDESC, UDESC, 2018Texto associado. Texto base para as questão“Charles Robert Darwin (1809-1882) chamou de “Abominável Mistério” o surgimento, rápida diversificação e dominância das Angiospermas no registro fóssil. A explicação encontrada por Darwin foi de que a origem das angiospermas teria sido restrita geograficamente com uma rápida expansão. Contudo, ele próprio considerou tal hipótese conjecturalmente pobre. Uma hipótese alternativa foi proposta por Louis Charles Joseph Gaston de Saporta (1823– 1895): um conjunto de eventos evolutivos de interações entre angiospermas e insetos teria um papel central na rápida diversificação das angiospermas no Jurássico. A hipótese de Gaston de Saporta foi confirmada, posteriormente, pela ampliação do conhecimento sobre o registro fóssil e por estudos moleculares. A fantástica diversificação dos insetos e angiospermas atuais devese, em grande parte, a um padrão de etapas evolutivas graduais. A evidência geral sugere que, em parte, a evolução conduziu os insetos e as plantas a cobrirem o globo atual”.Texto adaptado deHistória da Ciência e Ensino– Construindo Interfaces;Valdir Lamim-Guedes; Volume 10, 2014 – pp. 60-69; ISSN: 2178-2911. O “Abominável Mistério” de Darwin teve uma hipótese alternativa proposta por Gaston de Saporta, a qual foi confirmada pela ampliação do conhecimento dos registros fósseis e estudos moleculares. Sabe-se, hoje, que muitas angiospermas e muitos insetos tiveram um processo evolutivo conjunto. Esse tipo de evolução em que duas espécies evoluem em conjunto é denominado: ✂️ a) Coevolução ✂️ b) Evolução Simpátrica ✂️ c) Evolução Alopátrica ✂️ d) Evolução Divergente ✂️ e) Evolução Convergente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q948136 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Vestibular, IFRS, IF RS, 2018“A natureza podia exercer um papel de agente seletivo análogo ao dos agricultores e criadores de animais. Nas espécies selvagens, são selecionados os indivíduos que apresentam características vantajosas nas condições ambientais reinantes. Eles tendem a deixar proporcionalmente mais descendentes, que contribuem significativamente para a formação da geração seguinte”. AMABIS, J., Martho, G. Biologia Moderna, v. 3. São Paulo: Moderna, 2016. p.109. O fragmento de texto acima representa o conceito de ________________________, elaborado pelo evolucionista ______________________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima. ✂️ a) Uso e desuso – Lamarck ✂️ b) Transmissão dos caracteres adquiridos – Lamarck ✂️ c) Transmissão dos caracteres adquiridos – Wallace ✂️ d) Uso e desuso – Charles Darwin ✂️ e) Seleção Natural – Charles Darwin Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q906259 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Ciências, SEEDPR, Consulplan, 2024Os tipos de flores comuns em eudicotiledôneas apresentam diferenças na posição dos ovários. Analise as afirmativas a seguir que descrevem sobre cada um desses tipos. I. Flores com as sépalas, pétalas e os estames inseridos abaixo do ovário e sem qualquer fusão. II. Flores com ovário ínfero, ou seja, as sépalas, as pétalas e os estames se inserem acima do ovário. III. Flores com ovário súpero, com as sépalas, as pétalas e os estames fusionados, compondo uma extensão do receptáculo, em forma de taça. As afirmativas descrevem, respectivamente, as flores: ✂️ a) I. Hipóginas II. Períginas III. Epíginas. ✂️ b) I. Períginas II. Epíginas III. Hipóginas. ✂️ c) I. Hipóginas II. Epíginas III. períginas. ✂️ d) I. Epíginas II. Hipóginas III. Períginas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q680728 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019Como no reino Animalia, a conquista do ambiente terrestre requereu dos representantes do reino Plantae a independência da água para fecundação. É correto afirmar que ✂️ a) as pteridófitas conquistaram a independência da água para fecundação devido ao desenvolvimento de um sistema vascular eficiente. ✂️ b) as angiospermas são o único grupo vegetal com total independência da água para fecundação, graças à polinização promovida por animais. ✂️ c) as pteridófitas são o primeiro grupo a conquistar definitivamente o ambiente terrestre, pois possuem a fase esporofítica predominante, e o gametófito obtém a água para fecundação a partir do esporófito. ✂️ d) as gimnospermas são as primeiras plantas sifonógamas, ou seja, possuem grãos de pólen que formam o tubo polínico, que dispensa a necessidade de água para o encontro dos gametas. ✂️ e) as angiospermas conquistaram a independência da água para fecundação graças ao desenvolvimento da dupla fecundação e do fruto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q943122 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021No que diz respeito às angiospermas, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo. ( ) Sua fase duradoura é denominada gametófito e sua fase temporária é denominada esporófito. ( ) Apresentam flores e frutos. ( ) Podem existir no solo, no mar e em água doce. ( ) Suas sementes têm uma estrutura chamada cotilédone. Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: ✂️ a) F, V, V, V. ✂️ b) V, F, V, F. ✂️ c) F, V, F, V. ✂️ d) V, F, F, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q906254 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Ciências, SEEDPR, Consulplan, 2024Os trílios (Trillium grandiflorum), com suas grandes flores, são uma das primeiras plantas a florescer na primavera, em bosques decíduos do leste e meio-oeste da América do Norte; são vistos crescendo na base de bétulas. Como a maioria das plantas vasculares, o trílio e as bétulas estão enraizados ao solo e a fotossíntese ocorre principalmente nas folhas. Os trílios produzem flores em condições de boa iluminação antes das folhas aparecerem nas árvores circundantes. As porções subterrâneas (rizomas) da planta vivem por muitos anos e produzem novas plantas vegetativamente sob a grossa camada de material em decomposição no chão do bosque. Os trílios também se reproduzem produzindo sementes que são dispersas por formigas. (Raven/Biologia vegetal. 8. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.) De acordo com as características descritas no texto, é correto afirmar que o trílio pertence ao grupo das: ✂️ a) Briófitas. ✂️ b) Pteridófitas. ✂️ c) Angiospermas. ✂️ d) Gimnospermas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q936315 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021 A ampla diversidade genética é uma característica presente nas plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas reprodutivas que lhes garantiram o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse grupo vegetal. Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao incremento do referido processo nesse grupo vegetal? ✂️ a) Arquegônio, que protege o embrião multicelular ✂️ b) Broto, que propaga vegetativamente as plantas ✂️ c) Fruto, que garante uma maior eficiência na dispersão ✂️ d) Grão de pólen, que favorece a fecundação cruzada ✂️ e) Semente alada, que favorece a dispersão aérea Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q947461 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA, 2019Quando falamos de uma planta que em termos evolutivos, apresentou como novidade o surgimento da semente e a independência da água em estado líquido para a fecundação, estamos nos referindo as plantas: ✂️ a) avasculares ✂️ b) vasculares sem sementes ✂️ c) vasculares com sementes nuas ✂️ d) vasculares com flores e frutos ✂️ e) avasculares sem vasos condutores de seiva Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q679212 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019Texto associado. No período de cheia dos rios da Bacia Amazônica ocorre a frutificação de grande número de espécies de árvores da área alagada. Com a ajuda da água, essas plantas podem ter suas sementes dispersas para outros locais. CLARO JR, L. et al. O efeito da floresta alagada na alimentação de três espécies de peixes onívoros em lagos de várzea da Amazônia Central, Brasil. Acta Amaz., n. 1, 2004. A estratégia de dispersão dessas sementes está relacionada à condição de estarem em frutos ✂️ a) secos. ✂️ b) pequenos. ✂️ c) de alto valor energético. ✂️ d) menos densos que a água. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q943130 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021Existem cerca de 1.500 espécies de cactos no mundo e, no Brasil, existem cerca de 100 espécies nativas. Atente ao que se diz sobre os cactos — família Cactaceae — e assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) Folhas transformadas em espinhos, caule suculento e aréolas de onde partem pelos, espinhos, flores e frutos são características morfológicas dos cactos. ✂️ b) Os cactos são plantas gimnospérmicas e por isso não possuem flores. ✂️ c) Os cactos, como as demais angiospermas, são avasculares e fanerógamas. ✂️ d) O mandacaru é um tipo de cacto resistente à seca, mas não apresenta floração nem frutificação durante seu ciclo de vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q900934 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Biólogo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024Para a realização de uma aula sobre gimnospermas, o professor solicitou ao técnico que coletasse material para a aula prática. Considerando os materiais coletados, a aula foi montada pelo técnico com; ✂️ a) Pinhão cozido, para os alunos apreciarem o fruto das araucárias; ✂️ b) Flores de Hibiscus e geleias de morango e amora; ✂️ c) Galhos de samambaias, para os alunos analisarem os soros com esporos; ✂️ d) Flores de ipê, para os alunos analisarem os grãos de pólen. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q901987 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Biólogo, SEMAE de São Leopoldo RS, FUNDATEC, 2024Em geral, as flores são compostas de quatro tipos de órgãos florais: carpelos, estames, pétalas e sépalas. Em relação aos órgãos florais das angiospermas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os órgãos florais às suas respectivas características. Coluna 1 1. Carpelos. 2. Estames. 3. Pétalas. 4. Sépalas. Coluna 2 ( ) São geralmente as partes coloridas da flor que ajudam a atrair os insetos e outros polinizadores. ( ) Sustentam as anteras, nas quais os micrósporos haploides transformam-se em grãos de pólen contendo um gametófito masculino. ( ) Contêm óvulos (sementes imaturas) em suas bases salientes. ( ) Envolvem e protegem a gema floral antes de ela desabrochar. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) 4 – 1 – 2 – 3. ✂️ b) 2 – 4 – 3 – 1. ✂️ c) 3 – 2 – 1 – 4. ✂️ d) 4 – 2 – 1 – 3. ✂️ e) 3 – 1 – 2 – 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q946825 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Biologia, UECE, UECE CEV, 2019No que concerne às gimnospermas, escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações: ( ) As principais divisões das gimnospermas são cícadas, ginkgos, gnetófitas e coníferas. ( ) Os ginkgos representam a divisão ( ) As gnetófitas compartilham algumas características com as angiospermas. ( ) As coníferas são representadas atualmente por um único gênero. A sequência correta, de cima para baixo, é: ✂️ a) V, V, V, V. ✂️ b) F, V, F, V. ✂️ c) V, F, V, F. ✂️ d) F, F, F, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q946204 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018Um aluno do primeiro ano do ensino médio, após estudar em uma aula de biologia sobre os tipos de transporte passivo que podem ocorrer através de uma membrana, decidiu realizar um experimento a fim de verificar de forma prática a osmose. Abaixo estão descritos todos os passos realizados pelo aluno, na ordem em que ocorreram, para concluir o experimento: 1ºPasso: Um ovo de galinha foi exposto a vinagre por 48 horas para a completa retirada da casca de carbonato de cálcio que o recobre; 2ºPasso: O ovo, sem casca e cru, foi mergulhado rapidamente em água mineral para a retirada de qualquer vestígio da casca; 3ºPasso: O ovo, sem casca e cru, foi totalmente encoberto por uma solução supersaturada de açúcar por um período de 24 horas; 4ºPasso: O aluno verificou o resultado do experimento. Com base nos seus conhecimentos sobre transporte através de membrana, assinale a alternativa que indica o resultado do experimento e a conclusão do aluno. ✂️ a) O ovo de galinha ficou túrgido devido ao ganho de água, resultado que permitiu que o aluno concluísse que, no transporte denominado de osmose, a água se movimenta de uma solução muito concentrada para uma solução pouco concentrada. ✂️ b) O ovo de galinha ficou plasmolisado devido ao ganho de água, resultado que permitiu que o aluno concluísse que, no transporte denominado de osmose, a água se movimenta de uma solução pouco concentrada para uma solução muito concentrada. ✂️ c) O ovo de galinha ficou túrgido devido à perda de água, resultado que permitiu que o aluno concluísse que, no transporte denominado de osmose, a água se movimenta de uma solução muito concentrada para uma solução pouco concentrada. ✂️ d) O ovo de galinha ficou plasmolisado devido à perda de água, resultado que permitiu que o aluno concluísse que, no transporte denominado de osmose, a água se movimenta de uma solução pouco concentrada para uma solução muito concentrada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q678642 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Vestibular, IF Farroupilha RS, INEP, 2019As angiospermas são os vegetais mais abundantes que existem ocupando vários habitats. A presença de uma grande variedade de flores permite o embelezamento de jardins, praças, avenidas e mesmo ambientes caseiros. Por meio do seu ciclo reprodutivo, a semente se forma e, com isso, é possível a continuidade das espécies. No processo reprodutivo, distinguem-se várias etapas, as quais vão desde a chegada do pólen até a formação da semente. A sequência correta das etapas é ✂️ a) fecundação – polinização – formação do fruto. ✂️ b) polinização – formação do tubo polínico – fecundação. ✂️ c) germinação – fecundação – formação da semente. ✂️ d) formação do tubo polínico – germinação – fecundação. ✂️ e) zigoto – semente – germinação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q936487 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Prova Amarela, ENEM, INEPCaso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das ✂️ a) algas. ✂️ b) briófitas como os musgos. ✂️ c) pteridófitas como as samambaias. ✂️ d) gimnospermas como os pinheiros. ✂️ e) angiospermas como as árvores frutíferas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q945973 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Segundo Semestre Manhã, UDESC, UDESC, 2018Texto associado. Texto base para as questão“Charles Robert Darwin (1809-1882) chamou de “Abominável Mistério” o surgimento, rápida diversificação e dominância das Angiospermas no registro fóssil. A explicação encontrada por Darwin foi de que a origem das angiospermas teria sido restrita geograficamente com uma rápida expansão. Contudo, ele próprio considerou tal hipótese conjecturalmente pobre. Uma hipótese alternativa foi proposta por Louis Charles Joseph Gaston de Saporta (1823– 1895): um conjunto de eventos evolutivos de interações entre angiospermas e insetos teria um papel central na rápida diversificação das angiospermas no Jurássico. A hipótese de Gaston de Saporta foi confirmada, posteriormente, pela ampliação do conhecimento sobre o registro fóssil e por estudos moleculares. A fantástica diversificação dos insetos e angiospermas atuais devese, em grande parte, a um padrão de etapas evolutivas graduais. A evidência geral sugere que, em parte, a evolução conduziu os insetos e as plantas a cobrirem o globo atual”.Texto adaptado deHistória da Ciência e Ensino– Construindo Interfaces;Valdir Lamim-Guedes; Volume 10, 2014 – pp. 60-69; ISSN: 2178-2911. Analise as proposições sobre as angiospermas. I. São exemplares vegetais que possuem flores com cálice e corola. II. Possuem ovário e óvulos que originam, respectivamente, o fruto e a semente. III. Possuem vasos condutores, xilema e floema, que se encontram na região do súber. IV. Possuem uma epiderme foliar na qual há grande concentração de cloroplastos. ✂️ a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. ✂️ b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. ✂️ c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. ✂️ d) Somente as alternativas III e IV são verdadeiras. ✂️ e) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q943588 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Biologia, UECE, UECE CEV, 2021Em termos evolutivos, as angiospermas apresentam duas estruturas que permitiram a sua adaptação e diversificação. Essas estruturas, que não estão presentes nos outros grupos de plantas, são ✂️ a) raiz e folha. ✂️ b) folha e caule. ✂️ c) flor e fruto. ✂️ d) vaso condutor e semente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q678727 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ, 2019As angiospermas são um grupo de plantas que se caracterizam por sua capacidade de produzir flores e frutos. As partes da flor que originam, respectivamente, os frutos e as sementes são: ✂️ a) estigma e estilete ✂️ b) antera e filete ✂️ c) ovário e óvulos ✂️ d) pétala e sépala ✂️ e) pétala e estame Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q948479 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Primeiro Semestre, FAG, FAG, 2018Vendo crianças brincando, correndo, pulando e gritando, costuma-se dizer: "Quanta energia!" A que se deve tanta energia? Deve-se, entre outras coisas, à liberação de energia, resultado da oxidação da glicose (C6H12O6), que pode ser representada pela seguinte equação: C6H12O6 + ....... O2 → ....... CO2 + ...... H2O Uma equação química deve representar a conservação dos átomos, portanto, essa equação estará correta se os coeficientes que estão faltando nas lacunas forem preenchidos, respectivamente, por: ✂️ a) 1, 1, 1. ✂️ b) 2, 6, 6. ✂️ c) 3, 3, 3. ✂️ d) 3, 2, 6. ✂️ e) 6, 6, 6. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q945972 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Segundo Semestre Manhã, UDESC, UDESC, 2018Texto associado. Texto base para as questão“Charles Robert Darwin (1809-1882) chamou de “Abominável Mistério” o surgimento, rápida diversificação e dominância das Angiospermas no registro fóssil. A explicação encontrada por Darwin foi de que a origem das angiospermas teria sido restrita geograficamente com uma rápida expansão. Contudo, ele próprio considerou tal hipótese conjecturalmente pobre. Uma hipótese alternativa foi proposta por Louis Charles Joseph Gaston de Saporta (1823– 1895): um conjunto de eventos evolutivos de interações entre angiospermas e insetos teria um papel central na rápida diversificação das angiospermas no Jurássico. A hipótese de Gaston de Saporta foi confirmada, posteriormente, pela ampliação do conhecimento sobre o registro fóssil e por estudos moleculares. A fantástica diversificação dos insetos e angiospermas atuais devese, em grande parte, a um padrão de etapas evolutivas graduais. A evidência geral sugere que, em parte, a evolução conduziu os insetos e as plantas a cobrirem o globo atual”.Texto adaptado deHistória da Ciência e Ensino– Construindo Interfaces;Valdir Lamim-Guedes; Volume 10, 2014 – pp. 60-69; ISSN: 2178-2911. O “Abominável Mistério” de Darwin teve uma hipótese alternativa proposta por Gaston de Saporta, a qual foi confirmada pela ampliação do conhecimento dos registros fósseis e estudos moleculares. Sabe-se, hoje, que muitas angiospermas e muitos insetos tiveram um processo evolutivo conjunto. Esse tipo de evolução em que duas espécies evoluem em conjunto é denominado: ✂️ a) Coevolução ✂️ b) Evolução Simpátrica ✂️ c) Evolução Alopátrica ✂️ d) Evolução Divergente ✂️ e) Evolução Convergente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q948136 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Vestibular, IFRS, IF RS, 2018“A natureza podia exercer um papel de agente seletivo análogo ao dos agricultores e criadores de animais. Nas espécies selvagens, são selecionados os indivíduos que apresentam características vantajosas nas condições ambientais reinantes. Eles tendem a deixar proporcionalmente mais descendentes, que contribuem significativamente para a formação da geração seguinte”. AMABIS, J., Martho, G. Biologia Moderna, v. 3. São Paulo: Moderna, 2016. p.109. O fragmento de texto acima representa o conceito de ________________________, elaborado pelo evolucionista ______________________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima. ✂️ a) Uso e desuso – Lamarck ✂️ b) Transmissão dos caracteres adquiridos – Lamarck ✂️ c) Transmissão dos caracteres adquiridos – Wallace ✂️ d) Uso e desuso – Charles Darwin ✂️ e) Seleção Natural – Charles Darwin Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q906259 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Ciências, SEEDPR, Consulplan, 2024Os tipos de flores comuns em eudicotiledôneas apresentam diferenças na posição dos ovários. Analise as afirmativas a seguir que descrevem sobre cada um desses tipos. I. Flores com as sépalas, pétalas e os estames inseridos abaixo do ovário e sem qualquer fusão. II. Flores com ovário ínfero, ou seja, as sépalas, as pétalas e os estames se inserem acima do ovário. III. Flores com ovário súpero, com as sépalas, as pétalas e os estames fusionados, compondo uma extensão do receptáculo, em forma de taça. As afirmativas descrevem, respectivamente, as flores: ✂️ a) I. Hipóginas II. Períginas III. Epíginas. ✂️ b) I. Períginas II. Epíginas III. Hipóginas. ✂️ c) I. Hipóginas II. Epíginas III. períginas. ✂️ d) I. Epíginas II. Hipóginas III. Períginas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q680728 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019Como no reino Animalia, a conquista do ambiente terrestre requereu dos representantes do reino Plantae a independência da água para fecundação. É correto afirmar que ✂️ a) as pteridófitas conquistaram a independência da água para fecundação devido ao desenvolvimento de um sistema vascular eficiente. ✂️ b) as angiospermas são o único grupo vegetal com total independência da água para fecundação, graças à polinização promovida por animais. ✂️ c) as pteridófitas são o primeiro grupo a conquistar definitivamente o ambiente terrestre, pois possuem a fase esporofítica predominante, e o gametófito obtém a água para fecundação a partir do esporófito. ✂️ d) as gimnospermas são as primeiras plantas sifonógamas, ou seja, possuem grãos de pólen que formam o tubo polínico, que dispensa a necessidade de água para o encontro dos gametas. ✂️ e) as angiospermas conquistaram a independência da água para fecundação graças ao desenvolvimento da dupla fecundação e do fruto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q943122 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021No que diz respeito às angiospermas, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo. ( ) Sua fase duradoura é denominada gametófito e sua fase temporária é denominada esporófito. ( ) Apresentam flores e frutos. ( ) Podem existir no solo, no mar e em água doce. ( ) Suas sementes têm uma estrutura chamada cotilédone. Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: ✂️ a) F, V, V, V. ✂️ b) V, F, V, F. ✂️ c) F, V, F, V. ✂️ d) V, F, F, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q906254 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Ciências, SEEDPR, Consulplan, 2024Os trílios (Trillium grandiflorum), com suas grandes flores, são uma das primeiras plantas a florescer na primavera, em bosques decíduos do leste e meio-oeste da América do Norte; são vistos crescendo na base de bétulas. Como a maioria das plantas vasculares, o trílio e as bétulas estão enraizados ao solo e a fotossíntese ocorre principalmente nas folhas. Os trílios produzem flores em condições de boa iluminação antes das folhas aparecerem nas árvores circundantes. As porções subterrâneas (rizomas) da planta vivem por muitos anos e produzem novas plantas vegetativamente sob a grossa camada de material em decomposição no chão do bosque. Os trílios também se reproduzem produzindo sementes que são dispersas por formigas. (Raven/Biologia vegetal. 8. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.) De acordo com as características descritas no texto, é correto afirmar que o trílio pertence ao grupo das: ✂️ a) Briófitas. ✂️ b) Pteridófitas. ✂️ c) Angiospermas. ✂️ d) Gimnospermas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q936315 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021 A ampla diversidade genética é uma característica presente nas plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas reprodutivas que lhes garantiram o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse grupo vegetal. Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao incremento do referido processo nesse grupo vegetal? ✂️ a) Arquegônio, que protege o embrião multicelular ✂️ b) Broto, que propaga vegetativamente as plantas ✂️ c) Fruto, que garante uma maior eficiência na dispersão ✂️ d) Grão de pólen, que favorece a fecundação cruzada ✂️ e) Semente alada, que favorece a dispersão aérea Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q947461 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA, 2019Quando falamos de uma planta que em termos evolutivos, apresentou como novidade o surgimento da semente e a independência da água em estado líquido para a fecundação, estamos nos referindo as plantas: ✂️ a) avasculares ✂️ b) vasculares sem sementes ✂️ c) vasculares com sementes nuas ✂️ d) vasculares com flores e frutos ✂️ e) avasculares sem vasos condutores de seiva Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q679212 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019Texto associado. No período de cheia dos rios da Bacia Amazônica ocorre a frutificação de grande número de espécies de árvores da área alagada. Com a ajuda da água, essas plantas podem ter suas sementes dispersas para outros locais. CLARO JR, L. et al. O efeito da floresta alagada na alimentação de três espécies de peixes onívoros em lagos de várzea da Amazônia Central, Brasil. Acta Amaz., n. 1, 2004. A estratégia de dispersão dessas sementes está relacionada à condição de estarem em frutos ✂️ a) secos. ✂️ b) pequenos. ✂️ c) de alto valor energético. ✂️ d) menos densos que a água. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q943130 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021Existem cerca de 1.500 espécies de cactos no mundo e, no Brasil, existem cerca de 100 espécies nativas. Atente ao que se diz sobre os cactos — família Cactaceae — e assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) Folhas transformadas em espinhos, caule suculento e aréolas de onde partem pelos, espinhos, flores e frutos são características morfológicas dos cactos. ✂️ b) Os cactos são plantas gimnospérmicas e por isso não possuem flores. ✂️ c) Os cactos, como as demais angiospermas, são avasculares e fanerógamas. ✂️ d) O mandacaru é um tipo de cacto resistente à seca, mas não apresenta floração nem frutificação durante seu ciclo de vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q900934 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Biólogo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024Para a realização de uma aula sobre gimnospermas, o professor solicitou ao técnico que coletasse material para a aula prática. Considerando os materiais coletados, a aula foi montada pelo técnico com; ✂️ a) Pinhão cozido, para os alunos apreciarem o fruto das araucárias; ✂️ b) Flores de Hibiscus e geleias de morango e amora; ✂️ c) Galhos de samambaias, para os alunos analisarem os soros com esporos; ✂️ d) Flores de ipê, para os alunos analisarem os grãos de pólen. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q901987 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Biólogo, SEMAE de São Leopoldo RS, FUNDATEC, 2024Em geral, as flores são compostas de quatro tipos de órgãos florais: carpelos, estames, pétalas e sépalas. Em relação aos órgãos florais das angiospermas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os órgãos florais às suas respectivas características. Coluna 1 1. Carpelos. 2. Estames. 3. Pétalas. 4. Sépalas. Coluna 2 ( ) São geralmente as partes coloridas da flor que ajudam a atrair os insetos e outros polinizadores. ( ) Sustentam as anteras, nas quais os micrósporos haploides transformam-se em grãos de pólen contendo um gametófito masculino. ( ) Contêm óvulos (sementes imaturas) em suas bases salientes. ( ) Envolvem e protegem a gema floral antes de ela desabrochar. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) 4 – 1 – 2 – 3. ✂️ b) 2 – 4 – 3 – 1. ✂️ c) 3 – 2 – 1 – 4. ✂️ d) 4 – 2 – 1 – 3. ✂️ e) 3 – 1 – 2 – 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro