Questões de Concursos Governança de TI

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1Q863781 | Informática, Governança de TI, Administrador de Redes, CRM RR, Quadrix, 2024

Governança de TI refere‑se às estruturas, aos processos e aos mecanismos que asseguram que a tecnologia da informação apoie e estenda as estratégias e os objetivos organizacionais. Com base nessas informações, julgue o item seguinte. 

Um dos principais frameworks de governança de TI é o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies), que oferece diretrizes e melhores práticas para gerenciar e governar os recursos de TI.

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2Q863782 | Informática, Governança de TI, Administrador de Redes, CRM RR, Quadrix, 2024

Governança de TI refere‑se às estruturas, aos processos e aos mecanismos que asseguram que a tecnologia da informação apoie e estenda as estratégias e os objetivos organizacionais. Com base nessas informações, julgue o item seguinte. 

Governança de TI é essencial para garantir a conformidade com leis, regulamentos e políticas internas, minimizando riscos e evitando sanções legais.

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3Q863783 | Informática, Governança de TI, Administrador de Redes, CRM RR, Quadrix, 2024

Governança de TI refere‑se às estruturas, aos processos e aos mecanismos que asseguram que a tecnologia da informação apoie e estenda as estratégias e os objetivos organizacionais. Com base nessas informações, julgue o item seguinte. 

Governança de TI não precisa estar alinhada aos objetivos estratégicos da organização, pois independe da organização.

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4Q863784 | Informática, Governança de TI, Administrador de Redes, CRM RR, Quadrix, 2024

Governança de TI refere‑se às estruturas, aos processos e aos mecanismos que asseguram que a tecnologia da informação apoie e estenda as estratégias e os objetivos organizacionais. Com base nessas informações, julgue o item seguinte. 

A governança de TI promove a transparência e a prestação de contas, permitindo que a liderança organizacional tenha uma visão clara das atividades e dos resultados da TI.

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5Q863785 | Informática, Governança de TI, Administrador de Redes, CRM RR, Quadrix, 2024

Governança de TI refere‑se às estruturas, aos processos e aos mecanismos que asseguram que a tecnologia da informação apoie e estenda as estratégias e os objetivos organizacionais. Com base nessas informações, julgue o item seguinte. 

A governança de TI promove a inovação e a agilidade, permitindo que a organização responda rapidamente às mudanças tecnológicas e de mercado.

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6Q863786 | Informática, Governança de TI, Administrador de Redes, CRM RR, Quadrix, 2024

Governança de TI refere‑se às estruturas, aos processos e aos mecanismos que asseguram que a tecnologia da informação apoie e estenda as estratégias e os objetivos organizacionais. Com base nessas informações, julgue o item seguinte. 

ITIL é uma metodologia rígida que não permite adaptações para diferentes organizações.

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7Q863787 | Informática, Governança de TI, Administrador de Redes, CRM RR, Quadrix, 2024

Governança de TI refere‑se às estruturas, aos processos e aos mecanismos que asseguram que a tecnologia da informação apoie e estenda as estratégias e os objetivos organizacionais. Com base nessas informações, julgue o item seguinte. 

ITIL enfatiza a importância de uma abordagem de processo para a gestão de serviços de TI, promovendo a padronização e a documentação dos processos. 

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8Q28179 | Informática, Governança de TI, Consultor Técnico Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

O modelo MPS.BR baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos, e também para a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços prestados. Dentro desse contexto, o modelo MPS possui quatro componentes: Modelo de Referência MPS para Software, Modelo de Referência MPS para Serviços, Método de Avaliação e Modelo de
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9Q28180 | Informática, Governança de TI, Consultor Técnico Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

Segundo a Seção II (Seleção do Fornecedor) da Instrução Normativa para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação - IN 04/2010, publicada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a fase de Seleção do Fornecedor terá início com o encaminhamento do Termo de Referência ou Projeto Básico pela Área de
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10Q28181 | Informática, Governança de TI, Consultor Técnico Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

O domínio Entrega e Suporte do CobiT 4.1 cobre a entrega propriamente dita de serviços requeridos. São processos deste domínio:
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11Q28182 | Informática, Governança de TI, Consultor Técnico Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

Considere:

I. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização. Ele dá apoio à entrega, pelo provedor de serviço de TI, de serviços de TI a clientes e define os produtos ou serviços a serem fornecidos e as responsabilidades de ambas as partes. Por exemplo, pode haver um acordo entre a central de serviço e um grupo de suporte para fornecer resolução de incidente dentro de um prazo acordado.
II. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e um cliente. Ele descreve o serviço de TI e especifica as responsabilidades do provedor de serviço de TI e do cliente, dentre outros aspectos. Um único acordo pode cobrir múltiplos serviços de TI ou múltiplos clientes.

De acordo com a ITIL v3, a definição I refere-se a Acordo de Nível
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12Q28183 | Informática, Governança de TI, Consultor Técnico Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

De acordo com a ITIL v3, o Gerenciamento de Disponibilidade define, analisa, planeja, mede e melhora todos os aspectos da disponibilidade de serviços de TI, dentre os quais estão os abaixo definidos:

I. uma medida de quão rápido e eficaz um serviço de TI ou outro item de configuração pode ser restaurado à operação normal após uma falha.
II. refere-se à habilidade de um serviço de TI ou outro item de configuração de desempenhar a sua função acordada quando requerido.
III. uma medida do tempo em que um serviço de TI ou outro item de configuração pode executar a sua função acordada sem interrupção.

A associação correta entre as definições I, II e III e os aspectos gerenciados está apresentada, respectivamente, em:
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13Q23411 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

Todas as alternativas remetem a livros que fazem parte da versão 3 da biblioteca ITIL, exceto:
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14Q23412 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

De acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 19 DE MAIO DE 2008 - DOU DE 20/05/2008, CAPÍTULO II, DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO. SEÇÃO I PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO. Segundo o Art. 9º A fase de Planejamento da Contratação consiste das seguintes etapas, exceto:
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15Q23413 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

De acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 19 DE MAIO DE 2008 - DOU DE   20/05/2008, CAPÍTULO II, DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO. SEÇÃO I PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO. Segundo o Art 13. O Plano de Sustentação, a cargo da Área de Tecnologia da Informação, com o apoio do Requisitante do Serviço, abrange os seguintes itens, exceto:
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16Q23414 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

De acordo com a versão 4.1 do guia de boas práticas COBIT (Control Objectives for Information and related Technology), a seguinte alternativa não corresponde a um dos domínios cobertos: 
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17Q19450 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre os estágios do ciclo de vida do serviço, de acordo com a biblioteca ITIL V3:

I. O Desenho do Serviço orienta sobre como as políticas e os processos de gerenciamento de serviço podem ser desenhados, desenvolvidos e implementados como ativos estratégicos para uma organização.
II. A Transição do Serviço orienta sobre como efetivar a transição de serviços novos e modificados para operações implementadas.
III. A Operação do Serviço orienta sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz no dia a dia de uma organização.

Estão CORRETAS as afirmativas:
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18Q19451 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

De acordo com a biblioteca ITIL V3, correlacione os processos a seguir com o seu respectivo estágio do ciclo de vida do serviço:

Processo                                                                    Estágio

I. Gerenciamento da Continuidade do Serviço                 ( ) Desenho do Serviço
II. Gerenciamento do Acesso                                        ( ) Transição do Serviço
III. Relatório do Serviço                                                ( ) Operação do Serviço
IV. Gerenciamento da Configuração e de Ativos             ( ) Melhoria Contínua do Serviço

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
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19Q19452 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

De acordo com a biblioteca ITIL V3, o gerenciamento e a aprovação de modificações na base de dados de Erros Conhecidos são de responsabilidade do processo:
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20Q19453 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

Um acordo interno realizado entre a área de TI e a área de compras de uma organização para aquisição de um software, que visa garantir um determinado nível de serviço para fornecimento de licenças de software dentro da organização é denominado na biblioteca ITIL V3:
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