Questões de Concursos Governança e Análise de Risco

Resolva questões de Governança e Análise de Risco comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q162663 | Auditoria, Governança e Análise de Risco, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2017

Determinado componente do gerenciamento de riscos corporativos permite que a organização considere até que ponto eventos em potencial podem impactar o atingimento de seus objetivos. O COSO denomina esse componente de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q161247 | Auditoria, Governança e Análise de Risco, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2017

A administração de uma universidade estadual identificou e avaliou os riscos associados com a gerência da residência estudantil: concluiu que a referida gerência não possuía internamente os requisitos necessários e as funcionalidades para administrar eficazmente essa grande propriedade residencial, razão pela qual optou por terceirizar a administração da residência para uma empresa especializada, que, entre outros fatores, tivesse condições de reduzir o impacto e a probabilidade de riscos.


De acordo com o COSO, a categoria de resposta a risco descrita na situação hipotética apresentada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q111160 | Auditoria, Governança e Análise de Risco, Analista de Controle Externo Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Na visão do atual governo federal, as transformações propostas na gestão pública no que se refere à redução do deficit institucional e à ampliação da governança requerem aumento da eficiência. Nesse sentido, o melhor aproveitamento dos recursos escassos deve apoiar-se em informações confiáveis sobre os custos para uma melhor avaliação dos gastos, o que possibilita efetuar cortes seletivos e diferenciados das despesas públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q265656 | Auditoria, Governança e Análise de Risco, Todos os Cargos, TCE RS, FMP RS

São princípios no gerenciamento e na análise dos riscos de acordo com a metodologia COSO, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q162439 | Auditoria, Governança e Análise de Risco, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2017

Entre as quatro categorias de objetivos organizacionais estabelecidas pelo COSO inclui-se a categoria dos objetivos operacionais, cujo propósito é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q162353 | Auditoria, Governança e Análise de Risco, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2017

Diversos tipos de alterações, como, por exemplo, nas condições demográficas, nos costumes sociais, nas estruturas das famílias, nas prioridades de trabalho, podem provocar mudanças na demanda de produtos e serviços, novos locais de compra, demandas relacionadas a recursos humanos e paralisações da produção. De acordo com o COSO, as relações entre essas alterações e seus efeitos são consideradas eventos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q967516 | Auditoria Governamental, Governança e Análise de Risco, Auditoria, CONAB, IADES

No Brasil, instruções normativas da Secretaria Federal de Controle Interno regulamentaram, para entidades de seu âmbito de atuação, a apresentação dos resultados dos trabalhos de auditoria interna por meio do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT). Essa regulamentação está alinhada com a Norma 2060, do The Institute of Internal Auditors (IIA). Segundo esse dispositivo, de forma periódica, o executivo-chefe de auditoria deve reportar o desempenho da auditoria interna, em relação ao seu planejamento, à alta administração e ao conselho. A Unidade de Auditoria Interna da Conab, guiada por tais diretrizes, apresenta seus resultados por meio do RAINT. Acerca desse assunto, é correto afirmar que a Unidade de Auditoria Interna submete o relatório anual ao (à)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q967522 | Auditoria Governamental, Governança e Análise de Risco, Auditoria, CONAB, IADES

A Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), em resoluções emitidas em 2010, determinou que as empresas estatais adotassem algumas diretrizes para aprimorar as práticas corporativas. Considerando o conteúdo de tal resolução no que diz respeito ao relacionamento entre as auditorias internas das empresas estatais e os órgãos de controle, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1037687 | Auditoria Governamental, Governança e Análise de Risco, Ciência Contábeis, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

O Modelo de Três Linhas ajuda as organizações a identificar estruturas e processos que melhor auxiliem no atingimento dos objetivos e que facilitem uma forte governança e gerenciamento de riscos. O modelo é aplicável a todas as organizações.
Quanto ao Modelo de Três Linhas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os papéis de primeira linha estão mais diretamente alinhados com a entrega de produtos e/ou serviços aos clientes da organização, incluindo funções de apoio.
( ) Os papéis de segunda linha podem se concentrar em objetivos específicos do gerenciamento de riscos, como, por exemplo, a conformidade com leis, regulamentos e comportamento ético; a segurança da informação e da tecnologia; a sustentabilidade; e a avaliação da qualidade.
( ) A auditoria interna presta avaliação e assessoria independentes e objetivas sobre a adequação e a eficácia da governança e do gerenciamento de riscos.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.