Questões de Concursos Governo Eletrônico e Transparência

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1Q977924 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Simulado 1, CNU, 2025

No que diz respeito ao Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal – Sitai, julgue os itens abaixo:

I- Estabelecer padrões para as práticas e as medidas de integridade, transparência e acesso à informação é um dos objetivos do Sitai.
II- Elaborar e revisar, periodicamente, o plano de integridade é competência do órgão central do Sitai.
III- Orientar as atividades relativas à gestão dos riscos para a integridade é competência do órgão central do Sitai.
IV- Propor ações e medidas, no âmbito do órgão ou da entidade, a partir das informações e dos dados relacionados com a gestão do programa de integridade é competência das unidades setoriais do Sitai.
V- O Sitai atuará de forma complementar e integrada aos demais sistemas estruturadores, principalmente aqueles que coordenem as atividades de instâncias que lhe prestem apoio, de forma a evitar a sobreposição de esforços, racionalizar os custos e melhorar o desempenho e a qualidade dos resultados.

Estão corretos apenas os itens:
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2Q1038859 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Auditor de Controle Externo Contas Públicas, TCE PE, FGV, 2025

Para a realização de um relatório solicitado por uma instituição particular, foram utilizados dados relativos ao Cadastro de Imóveis Rurais (CAFIR), que é administrado pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB).
O processamento foi realizado, em julho de 2025, pela equipe de Análise e Mineração de Dados, a qual verificou que a base contém informações relativas ao imóvel rural, seu titular e, se for o caso, seus condôminos e compossuidores.
Na metodologia do relatório consta que as informações foram legalmente obtidas em fonte oficial digital, sendo que: possuem formato padronizado (CSV e PDF) e a licença Creative Commons Attribution para utilização; foram catalogados em 29/12/2021; e possuem atualização trimestral, tendo sido as últimas alterações processadas nos metadados em 04/11/2024 e no arquivo em 04/10/2024.
Com relação a essa base de informações, é correto afirmar que se trata de um conjunto de dados:
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3Q1060884 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

A alternativa que apresenta corretamente as diretrizes e os princípios estabelecidos pela Lei Federal nº 14.129/2021, que dispõe sobre o Governo Digital e a eficiência pública, é a seguinte:
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4Q1060885 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

A alternativa que apresenta corretamente as possibilidades do uso das tecnologias cívicas digitais no âmbito da democracia participativa é a seguinte:
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5Q1038101 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

O Brasil possui uma trajetória de mais de duas décadas de planejamento e adoção de medidas estruturantes em diversas dimensões voltadas à implementação de uma visão de governo eletrônico.
O governo aberto oferece a oportunidade de se
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6Q1067043 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Gestor de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Prefeitura de Limoeiro do Norte CE, Fundação CETREDE, 2025

Em instituições públicas, qual alternativa apresenta a forma CORRETA e segura de compartilhar documentos oficiais pela internet?
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7Q1066788 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do uso de sistema de informação em gestão social (SIGS) como suporte no processo de tomada de decisão, julgue o item que se segue.

Considerando-se que o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO) foi lançado para fortalecer a produção de alimentos saudáveis e a conservação ambiental, é correto afirmar que a inclusão de mulheres, indígenas e quilombolas nesse plano, por meio da utilização de SIGS, constitui uma forma de promover a equidade e a justiça social no campo.

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8Q1062698 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Geral, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção correta a respeito de dados abertos.
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9Q1035818 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Administração, TCE PE, FGV, 2025

João, servidor público no âmbito da administração pública do Estado Alfa, recebeu, em seu setor, requerimento de acesso à informação formulado por Pedro, um conhecido de sua juventude em relação ao qual não tinha muito apreço. Em razão dos sentimentos negativos que possui em relação a Pedro, João deliberadamente retardou o atendimento do que lhe foi requerido, fornecendo parte das informações de forma imprecisa. Considerando os balizamentos estabelecidos pela Lei nº 12.527/2011, é correto afirmar que:
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10Q977967 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Simulado 1, CNU, 2025

São instrumentos fundamentais da transparência pública, exceto:
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11Q1030714 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Especialista em Banco de Dados, TCE RR, FGV, 2025

O governo eletrônico (e-gov) utiliza tecnologia da informação e comunicação (TICs) e mudanças organizacionais para aprimorar estruturas governamentais, melhorar a qualidade e acessibilidade dos serviços, aumentar a eficiência e reduzir custos e tempos de atendimento.
Uma medida que pode ser adotada para promover o uso dos sistemas e-gov pelos cidadãos é
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12Q1067081 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Policial Municipal, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Texto associado.

Texto 1



Alta Velocidade


Já fazia um bom tempo que aquele policial estava de olho naquele motorista apressadinho. Ele pensou: “Amanhã esse cara não vai me escapar. Vou pará-lo e lhe darei uma multa daquelas bem salgadas. O engraçadinho não perde por esperar.”


No dia seguinte o policial fez o sinal para que o motorista infrator parasse. O motorista atendeu prontamente e parou o veículo. Sem perder tempo o policial foi logo dizendo:


— hãm!…hãm! Bonito hein! Até que enfim nos encontramos. Por acaso o senhor sabia que já faz um bom tempo que eu estava a sua espera.


— Puxa vida seu policial! Sinceramente, sinto muito! Eu juro que eu não sabia, só fiquei sabendo disso há alguns minutos atrás e, como o senhor mesmo viu, eu vim o mais rápido que pude…


(Edilson Rodrigues Silva)

Analise o texto abaixo:

“A utilização do/da ................... para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo ..................... pode ser empregado com três sentidos.

Um deles é como gênero textual e, nesse sentido, o/a ..........................pode ser considerado(a) um documento oficial. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

Quando utilizado(a) pelos servidores públicos, o/a ..............................deve ser oficial, utilizando-se uma extensão específica de acordo com a Instituição. Por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.”

Manual de Redação da Presidência da República. 3a ed - adaptado.

Assinale a alternativa que completa corretamente todas as lacunas do texto.

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13Q1066842 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Assistente em Administração, FURG, FURG, 2025

Durante um curso de capacitação sobre transformação digital na gestão pública, um servidor da área de tecnologia comentou que a sua universidade está integrando os sistemas de educação com áreas externas, como de saúde e assistência social, para melhorar o nível de serviço prestado aos alunos. Com essa integração, dados, como matrícula escolar, atendimentos médicos e benefícios sociais, podem ser acessados de forma conjunta e segura pelos setores responsáveis, sem necessidade de recadastramentos manuais.

Essa integração entre diferentes sistemas exemplifica o conceito de interoperabilidade, que no contexto do governo digital refere-se:
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14Q978537 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

A transparência na gestão pública é um dos pilares da administração contemporânea, sendo a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) uma das principais ferramentas nesse sentido. Sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), marque a alternativa correta:
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15Q1030260 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Específica de Área Comum Manhã, TCE PI, FGV, 2025

O governo eletrônico (e-gov) consiste no uso de tecnologia da informação e comunicação (TICs) combinado com mudanças organizacionais para aperfeiçoar as estruturas e operações do governo.
Com relação ao e-gov, analise as afirmativas a seguir.

I. O e-gov é uma alternativa mais rápida e prática para os cidadãos no acesso a serviços governamentais.

II. A percepção de risco pelos cidadãos, como em questões de privacidade e segurança, pode desencorajá-los a utilizar os sistemas de e-gov.

III. O uso de serviços presenciais tradicionais tende a aumentar quando os cidadãos percebem o uso de e-gov como arriscado.

Está correto o que se afirma em
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16Q1065334 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Bloco Temático 5 Administração, CNU, FGV, 2025

Com o avanço da transformação digital na Administração Pública, o governo eletrônico tem se consolidado como uma importante ferramenta para o desenvolvimento de novos processos de inovação nos serviços públicos. Nesse contexto, foi editado o Decreto nº 12.069, de 28 de maio de 2024, que institui a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), com diretrizes e objetivos específicos voltados à promoção da digitalização dos serviços públicos.
À luz desse decreto, representa corretamente um dos objetivos específicos estabelecidos para o quadriênio de 2024 a 2027:
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17Q984193 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, FCJRM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Com base na legislação vigente, nos princípios da Administração Pública e nas boas práticas de governança, assinale a alternativa que corretamente descreve o papel das ouvidorias públicas e dos canais de denúncia no contexto do controle interno.
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18Q1066887 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Auxiliar de Licitação, Prefeitura de Flores de Goiás GO, IV UFG, 2025

Os sistemas administrativos informatizados são amplamente utilizados para o gerenciamento de recursos e informações dentro das organizações, incluindo o controle de estoque, gestão financeira, e acompanhamento de processos de licitação, entre outros. No contexto da gestão pública, qual a função mais relevante de um sistema administrativo informatizado para o processo licitatório?

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19Q1060760 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Administração, TCE PE, FGV, 2025

A gestão do conhecimento tem ganhado destaque na administração pública brasileira como ferramenta para promover inovação, continuidade administrativa e melhoria na prestação de serviços. Diversos modelos são adotados para estruturar essa prática no setor público.
A esse respeito, assinale a afirmativa que identifica corretamente um dos modelos de gestão do conhecimento utilizado no setor público brasileiro.
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20Q1017499 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Especialidade AdministrativoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Um dos principais desafios enfrentados pelo setor público no uso de comunicação em mídias ou redes sociais, para garantir transparência e engajamento, é a
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