Questões de Concursos Hipóteses Diagnósticas

Resolva questões de Hipóteses Diagnósticas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1046027 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Doença que provoca degeneração da retina, inicialmente na periferia, comprometendo a visão central, e acarreta dificuldade para visão noturna, tem início, geralmente, na adolescência, apresentando baixa visão e podendo levar à cegueira na quinta ou sexta década de vida.

Essa descrição de Lima (2018) refere-se à seguinte doença ocular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1072234 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Biomédico, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

João apresenta quadro de febre, suores noturnos e linfadenopatia. Os exames laboratoriais indicam uma contagem elevada de linfócitos, e a biópsia de linfonodo revela células malignas. O diagnóstico é linfoma. Considerando que João é um idoso de 70 anos, qual é a característica histológica que distingue um linfoma de uma leucemia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1072239 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Biomédico, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Paciente de 50 anos com histórico de dor abdominal, perda de peso e febre. O exame de imagem mostra um aumento do fígado e baço. O médico solicita uma biópsia hepática e a análise revela células gigantes multinucleadas, caracterizando um linfoma extranodal. Qual é o tipo mais comum de linfoma extranodal que afeta o fígado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1072245 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Biomédico, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Pamela é uma paciente de 55 anos com histórico de dor muscular generalizada, cansaço excessivo e aumento de enzimas musculares no sangue. Após biópsia muscular, a análise histológica mostra infiltração inflamatória nos músculos esqueléticos. Qual é a condição mais comum associada a aumento das enzimas musculares e infiltração inflamatória nos músculos esqueléticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1068710 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Especialidade Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Considere a avaliação anatomopatológica de necropsia em óbito fetal intrauterino: feto do sexo feminino em gestação de 36 semanas, peso 2.300 g, comprimento corono-calcâneo de 45 cm, maceração fetal grau 2, ausência de malformações congênitas, pulmões com peso levemente reduzido em relação à idade gestacional, docimasia hidrostática de galeno negativa, coração pálido, fígado aumentado em volume, com evidência de hematopoese extramedular à microscopia, rins reduzidos em volume e peso, pálidos, com escassez e imaturidade glomerular. Placenta pesando 320 g, com diâmetro e espessura reduzidas, áreas pálidas ou esbranquiçadas ao corte, com redução difusa da arborização vilosa, presença de vilosidades terminais com sinais de maturação acelerada, espessamento da membrana basal e aumento da deposição de fibrina perivilositária e necrose fibrinoide em vasos deciduais à microscopia.


Qual é o diagnóstico para o caso, dentre as alternativas a seguir?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1068716 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Especialidade Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Com relação aos tumores epiteliais ovarianos, assinale a alternativa correta quanto às suas características morfológicas, moleculares e diferenciais diagnósticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1035063 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Cirurgia Crânio Maxilo Facial, EBSERH, FGV, 2024

Paciente masculino, 45 anos, apresenta grande massa nasal à esquerda com abaulamento da parede nasal e maxilar ipsilateral. A biópsia mostrou carcinoma sinonasal indiferenciado (SNUC). O patologista deve considerar as seguintes hipóteses como diagnóstico diferencial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1033843 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente do sexo masculino, com 48 anos de idade, não tabagista, realizou biópsia transbrônquica em lesão pulmonar detectada durante exame de telerradiografia de tórax para investigação etiológica de tosse, sem outros sintomas.

O exame microscópico da lesão mostrou granulomas não necrosantes bem formados, compostos de macrófagos epitelioides fortemente agrupados, sendo frequente a presença de células gigantes. Os granulomas estavam envoltos em bordas de cicatrizes fibrosas hialinas. Concreções laminadas compostas de cálcio e proteínas conhecidas como corpos de Schaumann e inclusões estreladas conhecidas como corpos de asteroides estavam presentes dentro de muitas células gigantes. Foi prescrito corticoide como tratamento, e, seis meses após, as lesões desapareceram.

Os achados acima são compatíveis com a seguinte doença:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1033845 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 45 anos de idade apresenta lesões esbranquiçadas em placas, localizadas nas bordas da língua. As lesões não são removidas com uso de espátulas.


Essa condição patológica está ligada à(ao):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1064874 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2024

No âmbito de sua atividade diária como Agente Comunitário de Saúde, você se depara com uma paciente, Letícia que relata estar sentido dor de cabeça, febre alta, prostração, dor atrás dos olhos. Considerando esses sintomas, qual das seguintes opções representa a doença mais provável a ser investigada e abordada no contexto da atuação do Agente Comunitário de Saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1065192 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Varre Sai RJ, IDESG, 2024

Reconhecer e entender alguns sinais que podem sugerir a ocorrência de violência é fundamental para proteger portadores de necessidades especiais e garantir que elas recebam o apoio e cuidado adequados. Nesse sentido, alguns indicativos que podem ser uma suspeita de violência contra estas pessoas e que o Agente Comunitário de Saúde deve ficar atento, incluem:

I. Não permitir que a pessoa saia de casa;
II. Marcas de cordas, fio de luz ou outro material nos braços, pulsos, pés, tornozelos que sugiram que a pessoa estava amarrada;
III. Higiene bucal e corporal precárias;
IV. Magreza excessiva.

Quantos dos itens acima está(ão) CORRETO(S)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1049596 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Patologia, EBSERH, IBFC, 2022

Carcinoma mucinoso do tipo intestinal com expressão imuno-histoquímica positiva para CDX2 e imunonegatividade para PAX8. Com esse perfil imunofenotípico, Assinale a alternativa que apresenta qual é o sítio primário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q215444 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Médico do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma mulher de cinquenta anos de idade relatou durante
consulta médica que, há três semanas, após a separação conjugal,
vem apresentando, ao longo de quase todo o dia, humor deprimido,
perda de energia, capacidade de pensar reduzida, vontade de dormir
por várias horas (inclusive no período diurno) e sensação de culpa
excessiva pelo processo de separação. Negou ter outras doenças. O
exame clínico realizado não revelou alterações fisiológicas
relevantes.

Considerando essa situação clínica, julgue os itens que se seguem.

As manifestações clínicas apresentadas por essa paciente indicam que a principal hipótese diagnóstica é distimia.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.