Questões de Concursos Histologia

Resolva questões de Histologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1062951 | Odontologia, Histologia, Odontologia, TJ MS, FGV, 2024

A área de “col”, situada nas regiões entre pré-molares e molares, corresponde a uma concavidade que une as papilas vestibular e lingual dos dentes posteriores, adaptando-se ao formato do contato interproximal.

Essa região é recoberta por um epitélio delgado do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1051372 | Odontologia, Histologia, Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o seguinte item, relativo a noção de anatomia e fisiologia pertinentes à clínica odontológica.

A cavidade oral dividida pelos arcos alveolodentais está relacionada com a ingestão e a mastigação de alimentos, mas também é usada para a fonação, especialmente para a articulação das palavras.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1051373 | Odontologia, Histologia, Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o seguinte item, relativo a noção de anatomia e fisiologia pertinentes à clínica odontológica.

Na língua, os receptores sensíveis do paladar são importantes para as funções nutritivas, no que diz respeito à escolha da alimentação, e para as funções digestivas, diretamente estimuladas pelo gosto dos alimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q383772 | Biologia, Histologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Pseudomonas aeruginosa é um patógeno tipicamente oportunista, podendo causar várias doenças, principalmente em imunodeprimidos. Atualmente, é considerado um patógeno alerta em infecções nosocomiais, devido a sua característica de manutenção em locais úmidos e elevada resistência a muitos antibióticos e antissépticos. Assinale a alternativa que descreve corretamente a análise de identificação microbiológica da Pseudomonas aeruginosa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q387371 | Biologia, Histologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A coleta de uma única amostra de hemocultura não é recomendada, pois pode não ser suficiente para detectar a bacteremia ou fungemia e também pode dificultar a interpretação da significância clínica da recuperação de microorganismos que, frequentemente, são contaminantes. Assinale a alternativa que indica corretamente o número mínimo e o número máximo de amostras por episódio infeccioso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q385840 | Biologia, Histologia, Instituto Quadrix, 2017

Com relação à histologia animal, julgue os itens que se seguem. As funções das células do tecido conjuntivo humano incluem defesa do organismo, reserva de energia, produção de calor, entre outras.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q386865 | Biologia, Histologia, Instituto Quadrix, 2017

Com relação à histologia animal, julgue os itens que se seguem. As principais células que formam o tecido ósseo humano são: osteócitos; osteoblastos; e osteoclastos.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q386618 | Biologia, Histologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A sífilis é doença transmitida pela via sexual (sífilis adquirida) e verticalmente (sífilis congênita) pela placenta da mãe para o feto. O diagnóstico laboratorial da sífilis e a escolha dos exames laboratoriais mais adequados deverão considerar a fase evolutiva da doença. Dessa forma analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A imunofluorescência direta é um exame altamente específico, com sensibilidade maior que 90% e indicado na sífilis primária e em algumas lesões da fase secundária.

II. A prova do VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) pode estar negativa na sífilis primária, apresenta sensibilidade baixa na sífilis secundária e nas formas tardias a sensibilidade é alta.

III. O EIA (imunoensaio enzimático treponêmico) é um teste automatizado e tem demonstrando alta sensibilidade e especificidade em todas as fases da sífilis.

IV. O Western-blot identifica anticorpos contra imunodeterminantes IgM e IgG de massas moleculares com alta sensibilidade e especificidade em todas as fases da doença.

V. O teste imunocromatográfico promove a detecção visual e qualitativa de anticorpos (IgG, IgM e IgA) contra um antígeno recombinado de 47-kDa do Treponema pallidum podendo ser usado como critério exclusivo no diagnóstico da infecção pelo Treponema pallidum.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q384860 | Biologia, Histologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A descontaminação é o processo pelo qual um objeto tem removidos os microorganismos patológicos, tornando-se seguro para ser manuseado pelos profissionais competentes. Em relação aos processos de desinfecção e esterilização analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.

( ) Na esterilização o calor úmido destrói os microorganismos por coagulação e desnaturação irreversíveis de suas enzimas e proteínas estruturais.

( ) A radiação UV (240 a 280nm) é um processo de esterilização que pode inativar microorganismos, estando em processo de investigação quanto à sua aplicabilidade em salas de cirurgia e em infecções de feridas em período pós-operatório.

( ) Desinfecção é o processo que elimina todos os microorganismos ou objetos inanimados patológicos, com exceção dos endosporos bacterianos.

( ) A radiação ionizante é um método extremamente caro de esterilização, tendo sido usado para tecidos destinados a transplantes, drogas, etc. Para outros artigos, perde para o óxido de etileno, justamente devido a seu custo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q385372 | Biologia, Histologia, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

A coleta de cortes histológicos consiste em remover amostras de tecido de um determinado organismo (vivo ou post mortem). Para amostras provenientes de trabalhos experimentais com animais em instituições de pesquisa credenciadas, são necessárias algumas regras para a possível realização da pesquisa. Não é considerada uma regra para pesquisas com animais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q387168 | Biologia, Histologia, Instituto Quadrix, 2017

Com relação à histologia animal, julgue os itens que se seguem. No homem, as células do epitélio de transição, que revestem a bexiga urinária, o ureter e parte da uretra, podem mudar de forma de acordo com o grau de distensão da bexiga.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q386661 | Biologia, Histologia, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Na histologia vegetal, o elemento formado por células vivas, volumosas, com vacúolos grandes e parede celular pouco espessa, corresponde ao tecido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q385445 | Biologia, Histologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Antibiograma é um ensaio que mede a suscetibilidade ou resistência de uma bactéria aos antibióticos através do espectro de sensibilidade identificados na placa de cultura. Assinale a alternativa que apresenta o meio de cultura utilizado para a realização do teste de avaliação da resistência aos antimicrobianos pelos métodos de difusão em disco e E-test para enterobactérias, não fermentadores, Staphylococcus, Enterococcus sp.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q382893 | Biologia, Histologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Os métodos de diagnóstico laboratorial para doença de Chagas apresentam diferentes resultados se aplicados na fase aguda ou crônica da infecção. Para assegurar os resultados dos procedimentos diagnósticos para doença de Chagas crônica, o Consenso Brasileiro em Doença de Chagas (1995) recomenda o uso de duas metodologias diferentes de sorologia e, se houver discordância, sugere aplicação do teste confirmatório. Assinale a alternativa correta que descreve as duas metodologias e o teste confirmatório, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q382648 | Biologia, Histologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

O diagnóstico das infecções estafilocócicas é feito pelo isolamento e identificação do microorganismo. O isolamento é realizado nos meios de cultura comuns, como ágar-sangue. Vários meios seletivo-indicadores, entre os quais se inclui o ágar-manitol-salgado, podem também ser empregados para essa finalidade. A diferenciação do Staphylococcus aureus das outras espécies mais frequentes do gênero pode ser feita de forma simplificada por meio de testes fisiológicos. Assinale a alternativa correta em relação ao teste de diferenciação das espécies de Staphylococcus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q383435 | Biologia, Histologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A estreptolisina O, produzida por quase todas as cepas de Streptococus pyogenes é uma hemolisina oxigênio-lábil (inativada pelo oxigênio), com potente antigenicidade. O anticorpo formulado contra ela, o antiestreptolisina O, tem se tornado o indicador de infecções estreptocócicas e suas complicações, tais como a febre reumática e a glomerulonefrite aguda. Em relação à pesquisa de antiestreptolisina O (ASLO) em amostras de soro, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q386258 | Biologia, Histologia, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Os tecidos biológicos podem ser divididos em animais e vegetais. Estes tecidos apresentam características únicas, que os diferenciam. Os primeiros são divididos em quatro grupos principais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Sobre estes tecidos, é verdadeiro dizer-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q387313 | Biologia, Histologia, Instituto Quadrix, 2017

Com relação à histologia animal, julgue os itens que se seguem. A glândula hibernante, denominação muito contestada por ser considerada inadequada, é uma estrutura que constitui o tecido cartilaginoso de animais hibernantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q383639 | Biologia, Histologia, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

A bacterioscopia com a coloração de Gram é um método de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constituindo-se uma peça importante e fundamental. Sua técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução. Além disso, os custos com investimento e manutenção são consideravelmente baixos diante da eficácia alcançada com os resultados imediatos dos testes. Esse método baseia-se na composição da parede celular, sendo que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q382936 | Biologia, Histologia, Técnico em Laboratório, IFNMG MG

O líquor é o líquido que está presente nos espaços entre as meninges. Ele tem como principal função amortecer choques mecânicos e regular a pressão hidrostática no sistema nervoso. A coleta do líquor por punção lombar é utilizada para diagnóstico laboratorial de patologias neurológicas, como infecções do sistema nervoso.

Em um exame laboratorial desse material, proveniente de um indivíduo com meningite meningocócica, um componente que confirmaria o diagnóstico da patologia é a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.