Questões de Concursos História da Arte e Arquitetura

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1Q720420 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

A respeito da história da arquitetura e de seus marcos periodológicos, assinale a opção correta.
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2Q718389 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV, 2017

Com o desenvolvimento da economia colonial, a arquitetura religiosa passou, no século XVII, a apresentar melhor qualidade técnica e formal. Nesse período, uma das principais características arquitetônicas dos templos consistia no emprego de:
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3Q716461 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Relacione os cinco preceitos da arquitetura moderna:

1. Planta Livre;

 2. Terraço Jardim;

3. Pilotis;

 4. Estrutura Independente;

5. Fachada Livre, com as definições correspondentes abaixo discriminadas:

( ) separação entre as funções portantes e as partes portadas;

( ) membrana que separa o interior do exterior, sem função portante obrigatória;

( ) ossatura autônoma, que tem contato com o solo somente em alguns pontos;

( ) cobertura de concreto armado, com superfícies horizontais,

( ) separações verticais, que não precisam ser superpostas a cada andar.

A sequência correta é:

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4Q719237 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Técnico Municipal Nível Superior Nível IX, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação aos estilos históricos de arquitetura brasileira, assinale a opção correta.
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5Q720160 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

O momento de crise da modernidade ocorreu na virada para os anos 1980, no Brasil e no mundo. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A crise da modernidade não foi acompanhada por sua dissolução e transformação radical, mas pela admissão de sua inerente pluralidade.

II. A condição pós-moderna se caracteriza mais pelo encerramento de um período e menos pelo momento de profunda reorientação.

III. A noção de modernidade reflexiva parece melhor caracterizar o processo interno da crise da modernidade arquitetônica.

Está correto o que se afirma em:

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6Q720229 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto, IFAP AP, FUNIVERSA

Há trinta e dois mil anos, o homem produz representações artísticas do mundo em que vive, onde a palavra perspectiva deriva do latim perspicere que significa ver através. Considerando esse tema, é correto afirmar que na perspectiva
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7Q716556 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista, DPE MT, FGV

A identificação dos diversos estilos de jardins é fundamental para evitar que se cometam erros por ocasião da implantação de um projeto paisagístico. Sobre o estilo dos jardins, analise as afirmativas a seguir.

I. No jardim tropical procura-se recriar a exuberância da flora tropical; para promover a integração entre os diversos ?verdes? um gramado é quase essencial.

II. No jardim desértico procura-se reproduzir uma paisagem árida em que pedras e areia servem de pano de fundo para espécies suculentas e arbustos de troncos retorcidos.

III. No jardim contemporâneo brasileiro são privilegiados os espaços sinuosos, criando recantos e caminhos por meio de espécies de vegetação nativa.

Assinale:

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8Q716799 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

O arquiteto, professor e teórico argentino Ramón Gutierrez, ao criticar a produção arquitetônica nos países latino-americanos que busca, através de representações ?historicistas?, identidade com o passado, com um momento histórico ou com uma expressão formal, prescindindo do lugar e do contexto onde se deu originalmente, refere-se ao estilo:
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9Q716046 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Uma das tendências formais que, a partir da década de 1990, se inicia para o paisagismo brasileiro é o Neomodernismo, que tem com uma de suas características:
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10Q715764 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Segundo Leonardo Benévolo, destaca-se como fundamento da cidade moderna:
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11Q717312 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação à evolução histórica da política nacional de habitação, é correto afirmar:

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12Q715523 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Dentre os arquitetos cujo método de projeto alia preceitos universais da arquitetura moderna e valores da tradição local, o que os insere no contexto definido por Kenneth Frampton como Regionalismo Crítico, encontram-se:
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13Q716521 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Aproximadamente em 1990 surgiu um movimento chamado desconstrutivismo, baseado em teorias literárias de filósofos franceses, como Jacques Derrida. Sobre este movimento, é correto afirmar

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14Q720608 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV, 2017

O edifício do Palácio Tiradentes que, atualmente, abriga a ALERJ foi projetado pelos arquitetos Archimedes Memória e Francisque Couchet em 1921/22.

A simetria atingida por meio de nichos e painéis, a colunata autônoma ladeada por corpos maciços e a sala do plenário coberta com a cúpula de vidro, caracterizam o edifício como exemplar de estilo:

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15Q719352 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista, DPE MT, FGV

A Revolução Industrial, associada aos métodos aplicados pela escola de arquitetura francesa - École des Beaux-Arts, fez surgir polaridades baseadas na aceitação da natureza e das novas concepções de edificações promovidas pelas tecnologias voltadas para a construção.

Essa polaridade, juntamente com o conhecimento que se tinha sobre a arquitetura do passado, promoveu um movimento que fazia uso indiscriminado de formas e motivos, denominado

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16Q717336 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Belém do Pará possui um grande acervo de prédios representativos do Movimento Eclético fruto, em grande parte, da época do apogeu da borracha, situados no centro histórico da cidade. Um desses prédios, em maio de 2004, sofreu um abalo estrutural fazendo com que entorno de 30% do seu espaço físico desmoronasse. Considerando a concepção do projeto de restauração e que a intervenção deve seguir a linha do Restauro Estilístico, é correto afirmar que a área afetada deve ser:

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17Q717824 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Considerando a linguagem diferenciada da arquitetura e as várias idades do espaço durante a história, julgue os itens que se seguem.

A arquitetura romana adotou as colunas que rodeavam o templo grego e as transportaram para o espaço interior. O espaço interior passou a estar presente de maneira grandiosa, e se os romanos não tinham o sensível requinte dos escultores-arquitetos gregos, tinham o gênio dos construtores-arquitetos.

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18Q716230 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

O Congresso Internacional de Arquitetura Moderna - CIAM em que foi elaborada a Carta do Urbanismo, que dispôs que ?as chaves do urbanismo estão nas quatro funções: habitar, trabalhar, recrear-se (...) e circular? foi o:
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19Q720453 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Considerando que a Carta de Restauro de Atenas, e a Carta de Veneza abordam o conceito de monumento histórico, e que existe uma evolução deste conceito em relação ao patrimônio histórico, é correto afirmar:

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20Q719372 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.

O edifício, que constitui marco na história da arquitetura brasileira, foi projetado em 1936 e concluído em 1940.

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