Questões de Concursos História da Arte e Educação

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1Q989457 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Nas escolas primárias e secundárias, por volta da metade do século XX, houve uma valorização do desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico. Valorizavam-se os chamados “dons artísticos”, onde o professor era o transmissor de técnicas e conceitos ligados aos padrões estéticos como a reprodução de modelos.
Nesta época a disciplina de desenho enfocava:
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2Q990257 | Educação Artística, História da Arte e Educação, DT Artes, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

O ensino de arte tem uma longa história que remonta a muitos séculos. Ao longo do tempo e em diferentes culturas, a educação artística passou por diversas transformações e abordagens. Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

I. Na Grécia e em Roma, a educação artística esteve intimamente ligada à formação dos cidadãos. Os gregos valorizavam a educação física e mental, incluindo a música e a expressão corporal por meio da dança.

II. O Renascimento marcou o ressurgimento do interesse pela arte greco-romana e pela inovação artística. Surgiram academias e escolas de arte na Itália, como a Academia de Belas Artes de Florença, onde artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo receberam formação.

III. A partir do século XX, os artistas começaram a desafiar as tradições e os métodos de ensino anteriores, buscando novas formas de expressão e liberdade criativa.

IV. Durante a Idade Média, a arte era principalmente ligada à política, sendo produzida principalmente para lojas e catedrais.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
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3Q989452 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Segundo Barbosa (2002), a Academia de Belas Artes esteve a serviço do reinado e império, além de contribuir para a estruturação de um preconceito contra o ensino da Arte. Os artistas responsáveis pelo ensino nesta instituição eram nomeados e seguiam os modelos artísticos europeus[...] valorizando categorias como harmonia, equilíbrio e o domínio de materiais”. (FERRAZ e FUSARI, 2009, p. 42)
O texto faz referência a um movimento utilizado por estes artistas no ensino da arte no Brasil conhecido como:
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4Q989450 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Com relação aos nativos, eram educados nas missões e nos sistemas de “reduções” destinadas à catequese. As reduções, assim como as residências e os colégios, tornaram-se verdadeiras “escolas-oficinas” que formavam artesãos e pessoas para trabalhar em todas as áreas fabris. Nesses locais, os “irmãos oficinas” exerciam e ensinavam vários ofícios, tais como ____________________. (FERRAZ; FUSARI, 2009, p. 41).
A asserção que preenche o texto corretamente é:
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5Q989441 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Segundo Willems (1970 [1956], 1985 [1940]), todo ser vivo manifesta uma unidade intrínseca, assim como toda obra musical manifesta unidade, não somente formal e exterior, mas, principalmente, unidade de vida interior, de espírito que anima qualquer produção humana. Tal unidade evidencia a presença de dois pólos opostos e complementares: a matéria sonora e o espírito artístico. A própria definição de música os associa organicamente, música é a arte dos sons – por um lado se tem o som, elemento material, por outro, a arte, elemento espiritual.
Para o pedagogo musical é muito importante o estudo da música se relacionar a:
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6Q1004144 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Após a exuberância ornamental do Barroco, a música do século XVIII adotou um estilo mais equilibrado e racional. Melodias claras e harmonias simples tornaram-se características marcantes dessa época, que valorizava a beleza formal e a clareza estrutural. Compositores como Haydn, Mozart e Beethoven criaram obras que se tornaram modelos de perfeição e elegância, influenciando gerações de músicos. A sinfonia, o concerto e o quarteto de cordas consolidaram-se como gêneros fundamentais, e a forma sonata se tornou a estrutura mais importante para a música instrumental. Essa fase da história da música, marcada pela busca por um ideal de beleza universal, deixou um legado duradouro e continua a encantar ouvintes de todas as épocas.
O texto acima faz referência a qual estilo?
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7Q989440 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Estabeleceu como bases essenciais para a educação musical, primeiramente, a relação íntima entre os elementos constitutivos da música e a natureza humana, a que chamou “princípios psicológicos” e, depois, um material sonoro muito rico, que concebeu e colocou a ponto. A elaboração desse material de trabalho é, com certeza, um dos maiores legados dessa metodologia, permitindo a vivência consistente dos elementos rítmicos e auditivos da música, ainda hoje, na iniciação musical desde tenra idade.
O texto faz referência a:
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8Q989446 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Compositor e professor, é reconhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolveu em escolas inglesas, propondo e defendendo um fazer musical criativo nas aulas de música. Ao longo de sua vida profissional, questionou, experimentou, sistematizou e registrou suas ideias, suas convicções e seus projetos concretos para o ensino de música na educação escolar. Seu pensamento fundamenta-se, por um lado, nas ideias educativas características do início do século XX, tendo como alicerce pedagógico os princípios de liberdade, descoberta e individualidade e, por outro, acompanha a revolução musical dos compositores de sua época.
O texto faz referência:
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9Q989447 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Para Paynter (1972), cabe ao professor de música ampliar a capacidade ___________ de seus alunos. Ademais, acrescenta que a compreensão musical efetua-se mediante a experiência ativa, tanto através da execução como da composição, não podendo limitar-se a uma experiência passiva, pois a participação e a apreciação são aspectos complementares de um mesmo processo. Para tanto, Paynter (1999 [1992]) propõe atividades de pesquisas sonoras através de técnicas e exercícios de escuta atenta.
A asserção que completa o texto corretamente é:
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10Q989455 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Segundo Barbosa(2002) o ensino da arte no Brasil no início do séc XX terá uma influência pedagógica que proporcionará as “[...] primeiras investigações sobre as características da expressão da criança através do desenho”. O desenho começa a ser utilizado como teste mental e passa a ser considerado fator interno que reflete a organização mental. Valoriza-se a livre expressão da criança, partindo da imaginação e condenando os modelos impostos pela observação.
O texto faz menção a pedagogia:
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