Questões de Concursos História da Arte e Educação Resolva questões de História da Arte e Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. História da Arte e Educação Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar Limpar filtros 1Q989457 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Nas escolas primárias e secundárias, por volta da metade do século XX, houve uma valorização do desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico. Valorizavam-se os chamados “dons artísticos”, onde o professor era o transmissor de técnicas e conceitos ligados aos padrões estéticos como a reprodução de modelos. Nesta época a disciplina de desenho enfocava: ✂️ a) o desenho livre. ✂️ b) o desenho técnico. ✂️ c) a aquarela. ✂️ d) a pintura à óleo. ✂️ e) o desenho geométrico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q990257 | Educação Artística, História da Arte e Educação, DT Artes, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024O ensino de arte tem uma longa história que remonta a muitos séculos. Ao longo do tempo e em diferentes culturas, a educação artística passou por diversas transformações e abordagens. Sobre esse tema, analise os itens abaixo: I. Na Grécia e em Roma, a educação artística esteve intimamente ligada à formação dos cidadãos. Os gregos valorizavam a educação física e mental, incluindo a música e a expressão corporal por meio da dança. II. O Renascimento marcou o ressurgimento do interesse pela arte greco-romana e pela inovação artística. Surgiram academias e escolas de arte na Itália, como a Academia de Belas Artes de Florença, onde artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo receberam formação. III. A partir do século XX, os artistas começaram a desafiar as tradições e os métodos de ensino anteriores, buscando novas formas de expressão e liberdade criativa. IV. Durante a Idade Média, a arte era principalmente ligada à política, sendo produzida principalmente para lojas e catedrais. Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões): ✂️ a) I e II, apenas; ✂️ b) II, III e IV, apenas; ✂️ c) III e IV, apenas; ✂️ d) I, II e III, apenas; ✂️ e) II e IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q989452 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Segundo Barbosa (2002), a Academia de Belas Artes esteve a serviço do reinado e império, além de contribuir para a estruturação de um preconceito contra o ensino da Arte. Os artistas responsáveis pelo ensino nesta instituição eram nomeados e seguiam os modelos artísticos europeus[...] valorizando categorias como harmonia, equilíbrio e o domínio de materiais”. (FERRAZ e FUSARI, 2009, p. 42) O texto faz referência a um movimento utilizado por estes artistas no ensino da arte no Brasil conhecido como: ✂️ a) Rococó. ✂️ b) Barroco. ✂️ c) Artes Liberais. ✂️ d) Romantismo. ✂️ e) Neoclassicismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q989450 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Com relação aos nativos, eram educados nas missões e nos sistemas de “reduções” destinadas à catequese. As reduções, assim como as residências e os colégios, tornaram-se verdadeiras “escolas-oficinas” que formavam artesãos e pessoas para trabalhar em todas as áreas fabris. Nesses locais, os “irmãos oficinas” exerciam e ensinavam vários ofícios, tais como ____________________. (FERRAZ; FUSARI, 2009, p. 41). A asserção que preenche o texto corretamente é: ✂️ a) carpintaria, dança, tecelagem e artesanato indígena. ✂️ b) pintura, carpintaria, instrumentos musicais, tecelagem. ✂️ c) pintura, artes liberais, barroco e tecelagem. ✂️ d) artes liberais, teatro, música e dança. ✂️ e) artes visuais clássicas, estudo do barroco, instrumentos musicais e carpintaria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q989441 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Segundo Willems (1970 [1956], 1985 [1940]), todo ser vivo manifesta uma unidade intrínseca, assim como toda obra musical manifesta unidade, não somente formal e exterior, mas, principalmente, unidade de vida interior, de espírito que anima qualquer produção humana. Tal unidade evidencia a presença de dois pólos opostos e complementares: a matéria sonora e o espírito artístico. A própria definição de música os associa organicamente, música é a arte dos sons – por um lado se tem o som, elemento material, por outro, a arte, elemento espiritual. Para o pedagogo musical é muito importante o estudo da música se relacionar a: ✂️ a) uma educação auditiva. ✂️ b) uma educação corporal. ✂️ c) uma educação voltada ao estudo literário . ✂️ d) uma educação voltada a percepção sensorial tátil. ✂️ e) uma educação voltada ao estudo do piano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q1004144 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024Após a exuberância ornamental do Barroco, a música do século XVIII adotou um estilo mais equilibrado e racional. Melodias claras e harmonias simples tornaram-se características marcantes dessa época, que valorizava a beleza formal e a clareza estrutural. Compositores como Haydn, Mozart e Beethoven criaram obras que se tornaram modelos de perfeição e elegância, influenciando gerações de músicos. A sinfonia, o concerto e o quarteto de cordas consolidaram-se como gêneros fundamentais, e a forma sonata se tornou a estrutura mais importante para a música instrumental. Essa fase da história da música, marcada pela busca por um ideal de beleza universal, deixou um legado duradouro e continua a encantar ouvintes de todas as épocas. O texto acima faz referência a qual estilo? ✂️ a) Dodecafônico. ✂️ b) Renascentista. ✂️ c) Clássico. ✂️ d) Barroco. ✂️ e) Romântico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q989440 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Estabeleceu como bases essenciais para a educação musical, primeiramente, a relação íntima entre os elementos constitutivos da música e a natureza humana, a que chamou “princípios psicológicos” e, depois, um material sonoro muito rico, que concebeu e colocou a ponto. A elaboração desse material de trabalho é, com certeza, um dos maiores legados dessa metodologia, permitindo a vivência consistente dos elementos rítmicos e auditivos da música, ainda hoje, na iniciação musical desde tenra idade. O texto faz referência a: ✂️ a) Jaques-Dalcroze. ✂️ b) Edgar Willems. ✂️ c) Carl Orff. ✂️ d) Gertrud Meyer-Denkmann. ✂️ e) Zoltán Kodály. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q989446 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Compositor e professor, é reconhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolveu em escolas inglesas, propondo e defendendo um fazer musical criativo nas aulas de música. Ao longo de sua vida profissional, questionou, experimentou, sistematizou e registrou suas ideias, suas convicções e seus projetos concretos para o ensino de música na educação escolar. Seu pensamento fundamenta-se, por um lado, nas ideias educativas características do início do século XX, tendo como alicerce pedagógico os princípios de liberdade, descoberta e individualidade e, por outro, acompanha a revolução musical dos compositores de sua época. O texto faz referência: ✂️ a) a Maurice Martenot. ✂️ b) a Shinichi Suzuki. ✂️ c) a Gertrud Meyer-Denkmann. ✂️ d) a John Paynter. ✂️ e) a Carl Orff. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q989447 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Para Paynter (1972), cabe ao professor de música ampliar a capacidade ___________ de seus alunos. Ademais, acrescenta que a compreensão musical efetua-se mediante a experiência ativa, tanto através da execução como da composição, não podendo limitar-se a uma experiência passiva, pois a participação e a apreciação são aspectos complementares de um mesmo processo. Para tanto, Paynter (1999 [1992]) propõe atividades de pesquisas sonoras através de técnicas e exercícios de escuta atenta. A asserção que completa o texto corretamente é: ✂️ a) auditiva. ✂️ b) criativa. ✂️ c) sensorial. ✂️ d) emotiva. ✂️ e) construtiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q989455 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Segundo Barbosa(2002) o ensino da arte no Brasil no início do séc XX terá uma influência pedagógica que proporcionará as “[...] primeiras investigações sobre as características da expressão da criança através do desenho”. O desenho começa a ser utilizado como teste mental e passa a ser considerado fator interno que reflete a organização mental. Valoriza-se a livre expressão da criança, partindo da imaginação e condenando os modelos impostos pela observação. O texto faz menção a pedagogia: ✂️ a) tradicional. ✂️ b) construtivista. ✂️ c) waldorf. ✂️ d) comportamentalista. ✂️ e) experimental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1Q989457 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Nas escolas primárias e secundárias, por volta da metade do século XX, houve uma valorização do desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico. Valorizavam-se os chamados “dons artísticos”, onde o professor era o transmissor de técnicas e conceitos ligados aos padrões estéticos como a reprodução de modelos. Nesta época a disciplina de desenho enfocava: ✂️ a) o desenho livre. ✂️ b) o desenho técnico. ✂️ c) a aquarela. ✂️ d) a pintura à óleo. ✂️ e) o desenho geométrico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q990257 | Educação Artística, História da Arte e Educação, DT Artes, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024O ensino de arte tem uma longa história que remonta a muitos séculos. Ao longo do tempo e em diferentes culturas, a educação artística passou por diversas transformações e abordagens. Sobre esse tema, analise os itens abaixo: I. Na Grécia e em Roma, a educação artística esteve intimamente ligada à formação dos cidadãos. Os gregos valorizavam a educação física e mental, incluindo a música e a expressão corporal por meio da dança. II. O Renascimento marcou o ressurgimento do interesse pela arte greco-romana e pela inovação artística. Surgiram academias e escolas de arte na Itália, como a Academia de Belas Artes de Florença, onde artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo receberam formação. III. A partir do século XX, os artistas começaram a desafiar as tradições e os métodos de ensino anteriores, buscando novas formas de expressão e liberdade criativa. IV. Durante a Idade Média, a arte era principalmente ligada à política, sendo produzida principalmente para lojas e catedrais. Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões): ✂️ a) I e II, apenas; ✂️ b) II, III e IV, apenas; ✂️ c) III e IV, apenas; ✂️ d) I, II e III, apenas; ✂️ e) II e IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q989452 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Segundo Barbosa (2002), a Academia de Belas Artes esteve a serviço do reinado e império, além de contribuir para a estruturação de um preconceito contra o ensino da Arte. Os artistas responsáveis pelo ensino nesta instituição eram nomeados e seguiam os modelos artísticos europeus[...] valorizando categorias como harmonia, equilíbrio e o domínio de materiais”. (FERRAZ e FUSARI, 2009, p. 42) O texto faz referência a um movimento utilizado por estes artistas no ensino da arte no Brasil conhecido como: ✂️ a) Rococó. ✂️ b) Barroco. ✂️ c) Artes Liberais. ✂️ d) Romantismo. ✂️ e) Neoclassicismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q989450 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Com relação aos nativos, eram educados nas missões e nos sistemas de “reduções” destinadas à catequese. As reduções, assim como as residências e os colégios, tornaram-se verdadeiras “escolas-oficinas” que formavam artesãos e pessoas para trabalhar em todas as áreas fabris. Nesses locais, os “irmãos oficinas” exerciam e ensinavam vários ofícios, tais como ____________________. (FERRAZ; FUSARI, 2009, p. 41). A asserção que preenche o texto corretamente é: ✂️ a) carpintaria, dança, tecelagem e artesanato indígena. ✂️ b) pintura, carpintaria, instrumentos musicais, tecelagem. ✂️ c) pintura, artes liberais, barroco e tecelagem. ✂️ d) artes liberais, teatro, música e dança. ✂️ e) artes visuais clássicas, estudo do barroco, instrumentos musicais e carpintaria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q989441 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Segundo Willems (1970 [1956], 1985 [1940]), todo ser vivo manifesta uma unidade intrínseca, assim como toda obra musical manifesta unidade, não somente formal e exterior, mas, principalmente, unidade de vida interior, de espírito que anima qualquer produção humana. Tal unidade evidencia a presença de dois pólos opostos e complementares: a matéria sonora e o espírito artístico. A própria definição de música os associa organicamente, música é a arte dos sons – por um lado se tem o som, elemento material, por outro, a arte, elemento espiritual. Para o pedagogo musical é muito importante o estudo da música se relacionar a: ✂️ a) uma educação auditiva. ✂️ b) uma educação corporal. ✂️ c) uma educação voltada ao estudo literário . ✂️ d) uma educação voltada a percepção sensorial tátil. ✂️ e) uma educação voltada ao estudo do piano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q1004144 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024Após a exuberância ornamental do Barroco, a música do século XVIII adotou um estilo mais equilibrado e racional. Melodias claras e harmonias simples tornaram-se características marcantes dessa época, que valorizava a beleza formal e a clareza estrutural. Compositores como Haydn, Mozart e Beethoven criaram obras que se tornaram modelos de perfeição e elegância, influenciando gerações de músicos. A sinfonia, o concerto e o quarteto de cordas consolidaram-se como gêneros fundamentais, e a forma sonata se tornou a estrutura mais importante para a música instrumental. Essa fase da história da música, marcada pela busca por um ideal de beleza universal, deixou um legado duradouro e continua a encantar ouvintes de todas as épocas. O texto acima faz referência a qual estilo? ✂️ a) Dodecafônico. ✂️ b) Renascentista. ✂️ c) Clássico. ✂️ d) Barroco. ✂️ e) Romântico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q989440 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Estabeleceu como bases essenciais para a educação musical, primeiramente, a relação íntima entre os elementos constitutivos da música e a natureza humana, a que chamou “princípios psicológicos” e, depois, um material sonoro muito rico, que concebeu e colocou a ponto. A elaboração desse material de trabalho é, com certeza, um dos maiores legados dessa metodologia, permitindo a vivência consistente dos elementos rítmicos e auditivos da música, ainda hoje, na iniciação musical desde tenra idade. O texto faz referência a: ✂️ a) Jaques-Dalcroze. ✂️ b) Edgar Willems. ✂️ c) Carl Orff. ✂️ d) Gertrud Meyer-Denkmann. ✂️ e) Zoltán Kodály. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q989446 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Compositor e professor, é reconhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolveu em escolas inglesas, propondo e defendendo um fazer musical criativo nas aulas de música. Ao longo de sua vida profissional, questionou, experimentou, sistematizou e registrou suas ideias, suas convicções e seus projetos concretos para o ensino de música na educação escolar. Seu pensamento fundamenta-se, por um lado, nas ideias educativas características do início do século XX, tendo como alicerce pedagógico os princípios de liberdade, descoberta e individualidade e, por outro, acompanha a revolução musical dos compositores de sua época. O texto faz referência: ✂️ a) a Maurice Martenot. ✂️ b) a Shinichi Suzuki. ✂️ c) a Gertrud Meyer-Denkmann. ✂️ d) a John Paynter. ✂️ e) a Carl Orff. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q989447 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Para Paynter (1972), cabe ao professor de música ampliar a capacidade ___________ de seus alunos. Ademais, acrescenta que a compreensão musical efetua-se mediante a experiência ativa, tanto através da execução como da composição, não podendo limitar-se a uma experiência passiva, pois a participação e a apreciação são aspectos complementares de um mesmo processo. Para tanto, Paynter (1999 [1992]) propõe atividades de pesquisas sonoras através de técnicas e exercícios de escuta atenta. A asserção que completa o texto corretamente é: ✂️ a) auditiva. ✂️ b) criativa. ✂️ c) sensorial. ✂️ d) emotiva. ✂️ e) construtiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q989455 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Segundo Barbosa(2002) o ensino da arte no Brasil no início do séc XX terá uma influência pedagógica que proporcionará as “[...] primeiras investigações sobre as características da expressão da criança através do desenho”. O desenho começa a ser utilizado como teste mental e passa a ser considerado fator interno que reflete a organização mental. Valoriza-se a livre expressão da criança, partindo da imaginação e condenando os modelos impostos pela observação. O texto faz menção a pedagogia: ✂️ a) tradicional. ✂️ b) construtivista. ✂️ c) waldorf. ✂️ d) comportamentalista. ✂️ e) experimental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro