Questões de Concursos História da Arte e Educação

Resolva questões de História da Arte e Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1034810 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em 1795, Friedrich Schiller apresentou ideais educativos diretamente relacionados ao modo como concebia o valor da arte para formação das pessoas, como no trecho a seguir.

Pela disposição estética do espírito, a espontaneidade da razão é iniciada já no campo da sensibilidade, o poder da sensação é quebrado dentro de seus próprios domínios, o homem físico é enobrecido de tal maneira que o espiritual, de ora em diante, só precisa desenvolver-se dele segundo as leis da liberdade. O passo do estado estético para o lógico e moral (da beleza para a liberdade e o dever) é, pois, infinitamente mais fácil que o do estado físico para o estético (da vida meramente cega para a forma).

Adaptado de SCHILLER, F. A educação estética do homem. São Paulo: Iluminuras, 1990, p. 118.

Schiller, em seu projeto educacional para a arte, posiciona-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1034811 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Desde o Renascimento, a História da Arte está relacionada com a Filosofia da Educação e com os processos de ensinoaprendizagem, uma vez que as mudanças culturais e históricas do conceito de arte impactaram o modo como a arte foi inserida na educação.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente experiências históricas da relação entre arte e educação desde o século XVI, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1034813 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Renascimento protagonizou uma virada quanto ao entendimento do que é arte, com impactos até a atualidade, como a valorização da autoria.
As afirmativas a seguir identificam corretamente a definição dos contornos do campo artístico no Renascimento, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1034814 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Movimento Modernista, enquanto movimento artístico,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q979574 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Barbosa (2015), entre os anos 1870 e 1901, intensa propaganda foi realizada pelos políticos liberais visando ao campo da arte-educação. Para a autora, essa propaganda intencionava colocar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1032852 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

A música popular é essencial para a cultura brasileira, atuando como um espelho da identidade nacional, veículo de expressão artística, política e ferramenta de resistência cultural. A respeito de artistas que contribuíram para a música popular brasileira, assinale a alternativa que apresenta apenas informações corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1032859 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

Dentro desse tombamento podem ser inclusos edifícios, obras de arte, florestas, grutas, regiões, cidades, fotografias, livros, entre outros. Porém, a legislação criada para esse fim só aplica essa importância para os bens materiais que sejam importantes para uma memória coletiva.

Disponível em: https://www.sabra.org.br/site/tombamento-historico/

O objetivo do tombamento de bens culturais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q985039 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre as danças regionais brasileiras, analisar os itens.

I. O Forró é uma dança rural realizada para agradecer ao santo de devoção do povo pela colheita.

II. A Catira é uma dança folclórica brasileira, típica das regiões interioranas de Goiás, mas popular em outros estados do Centro-Oeste do Brasil.

III. A Capoeira foi criada sob influências tanto indígenas quanto europeias e africanas.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q985041 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre a escola de arte Bauhaus, analisar os itens.

I. Foi uma escola alemã de artes aplicadas, sobretudo das artes plásticas, arquitetura e design, e que influenciou a arte e a estética moderna.

II. Marianne Brandt criou também o conjunto de mesas coloridas que se encaixam. Feitas em aço tubular em 1928, esse é um projeto bastante versátil e exemplo da integração entre os conceitos de arte e indústria.

III. Considerada a primeira escola de design no mundo, a Bauhaus despontou na cidade de Weimar, Alemanha.

IV. No Brasil, é possível perceber a influência de tal movimento nas construções de Brasília e em outros prédios, como o do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), de Lina Bo Bardi.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1030392 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito de um gênero musical difundido no século XIX no Brasil, leia o trecho a seguir.
Canção de estilo peculiar, camerística, desenvolvida na segunda metade do século XVIII inicialmente em Portugal e posteriormente no Brasil. A origem deste gênero musical está relacionada à progressiva ascensão da burguesia e, consequentemente, com a mudança de hábitos da nobreza, surgiu uma prática musical doméstica ou de salão destinada a um entretenimento mais leve e menos erudito que aquele proporcionado pela ópera e pela música religiosa. Assim, a música doméstica urbana, praticada por amigos e familiares em festas ou momentos de lazer, privilegiou formas de pequeno número de intérpretes, de fácil execução técnica e, por vezes, com referências ao canto operístico.
Adaptado de Paulo C. Botelho. Violão Brasileiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018, p. 30
O trecho refere-se ao gênero musical denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1030393 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Eu tenho a força que me leva a cantar/ O Maracatu/ Papa Jerimum/ Batendo o zambê na terra potiguar/ Ouça o som do meu tambor/ Energia que me dá/ Seja negro ou de outra cor/ Proteção de Orixá/ Viva ao rei, viva à rainha, viva à corte real/ Viva o baque primeiro da cidade Natal
Loa “Zambêracatu”. Composição: Oyá Iyalê. Nação Zambêracatu.
Em 2012 foi fundada a Nação Zambêracatu, a primeira nação de maracatu do Rio Grande do Norte, voltada a difundir as sonoridades, os instrumentos, os ritmos e as danças afro-brasileiras no estado. Desde então, o grupo, que tem referência musical no Maracatu de Baque Virado, vem se firmando e crescendo na cena cultural e social potiguar.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente o MaracatuNação, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q989440 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Estabeleceu como bases essenciais para a educação musical, primeiramente, a relação íntima entre os elementos constitutivos da música e a natureza humana, a que chamou “princípios psicológicos” e, depois, um material sonoro muito rico, que concebeu e colocou a ponto. A elaboração desse material de trabalho é, com certeza, um dos maiores legados dessa metodologia, permitindo a vivência consistente dos elementos rítmicos e auditivos da música, ainda hoje, na iniciação musical desde tenra idade.
O texto faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q989441 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Segundo Willems (1970 [1956], 1985 [1940]), todo ser vivo manifesta uma unidade intrínseca, assim como toda obra musical manifesta unidade, não somente formal e exterior, mas, principalmente, unidade de vida interior, de espírito que anima qualquer produção humana. Tal unidade evidencia a presença de dois pólos opostos e complementares: a matéria sonora e o espírito artístico. A própria definição de música os associa organicamente, música é a arte dos sons – por um lado se tem o som, elemento material, por outro, a arte, elemento espiritual.
Para o pedagogo musical é muito importante o estudo da música se relacionar a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1043969 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Jocy de Oliveira é uma compositora, pianista e escritora brasileira fundamental no desenvolvimento da música contemporânea. Em relação ao trabalho da compositora e musicista, assinale a afirmativa a seguir que não está correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1043971 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

“Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz.
Tupi, or not tupi that is the question.
Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos.”
[...]
Somos concretistas. As idéias tomam conta, reagem, queimam gente nas praças públicas. Suprimamos as idéias e as outras paralisias. Pelos roteiros. Acreditar nos sinais, acreditar nos instrumentos e nas estrelas.
Os fragmentos acima, retirados do seguinte importante documento apresentado por Oswald de Andrade em 1928:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q989446 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Compositor e professor, é reconhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolveu em escolas inglesas, propondo e defendendo um fazer musical criativo nas aulas de música. Ao longo de sua vida profissional, questionou, experimentou, sistematizou e registrou suas ideias, suas convicções e seus projetos concretos para o ensino de música na educação escolar. Seu pensamento fundamenta-se, por um lado, nas ideias educativas características do início do século XX, tendo como alicerce pedagógico os princípios de liberdade, descoberta e individualidade e, por outro, acompanha a revolução musical dos compositores de sua época.
O texto faz referência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q989447 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Para Paynter (1972), cabe ao professor de música ampliar a capacidade ___________ de seus alunos. Ademais, acrescenta que a compreensão musical efetua-se mediante a experiência ativa, tanto através da execução como da composição, não podendo limitar-se a uma experiência passiva, pois a participação e a apreciação são aspectos complementares de um mesmo processo. Para tanto, Paynter (1999 [1992]) propõe atividades de pesquisas sonoras através de técnicas e exercícios de escuta atenta.
A asserção que completa o texto corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q989450 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Com relação aos nativos, eram educados nas missões e nos sistemas de “reduções” destinadas à catequese. As reduções, assim como as residências e os colégios, tornaram-se verdadeiras “escolas-oficinas” que formavam artesãos e pessoas para trabalhar em todas as áreas fabris. Nesses locais, os “irmãos oficinas” exerciam e ensinavam vários ofícios, tais como ____________________. (FERRAZ; FUSARI, 2009, p. 41).
A asserção que preenche o texto corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q989452 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Segundo Barbosa (2002), a Academia de Belas Artes esteve a serviço do reinado e império, além de contribuir para a estruturação de um preconceito contra o ensino da Arte. Os artistas responsáveis pelo ensino nesta instituição eram nomeados e seguiam os modelos artísticos europeus[...] valorizando categorias como harmonia, equilíbrio e o domínio de materiais”. (FERRAZ e FUSARI, 2009, p. 42)
O texto faz referência a um movimento utilizado por estes artistas no ensino da arte no Brasil conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q989455 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Segundo Barbosa(2002) o ensino da arte no Brasil no início do séc XX terá uma influência pedagógica que proporcionará as “[...] primeiras investigações sobre as características da expressão da criança através do desenho”. O desenho começa a ser utilizado como teste mental e passa a ser considerado fator interno que reflete a organização mental. Valoriza-se a livre expressão da criança, partindo da imaginação e condenando os modelos impostos pela observação.
O texto faz menção a pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.