Questões de Concursos História da Educação Brasileira

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1Q976372 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

O “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” (1932) é um marco na história da educação brasileira. Em relação às suas proposições sobre escola pública, gratuita, laica e obrigatória, indique a alternativa correta, ou seja, indique a resposta que é assertiva e reafirmada com a preconização da LDBEN 9394/96.
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2Q899899 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Fundamental, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em uma aula sobre a Revolução Industrial, a professora Maria decide utilizar diferentes fontes históricas, como textos, imagens e artefatos, para ajudar os alunos a compreenderem o impacto desse período na sociedade. Assim, avalie as proposições:


I. O uso de uma variedade de fontes históricas por parte da professora Maria visa enriquecer a experiência de aprendizagem, oferecendo múltiplas perspectivas sobre a Revolução Industrial.


II. Promover debates em sala de aula é uma prática desencorajada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois pode gerar conflitos de ideias entre os alunos.


III. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva a análise de fontes históricas para que os alunos possam compreender melhor os eventos do passado.


Assinale a alternativa correta:

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3Q906635 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Marque a alternativa correta acerca da história da Psicopedagogia enquanto ciência e profissão.
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4Q976683 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Nas últimas décadas, a Educação Infantil no Brasil passou por profundas transformações em seu reconhecimento jurídico, político e pedagógico. De uma prática historicamente vinculada à assistência social, voltada prioritariamente ao cuidado e à proteção da infância pobre, a Educação Infantil foi gradualmente incorporada ao campo da educação, culminando com seu reconhecimento como a primeira etapa da Educação Básica. Esse processo envolveu marcos legais importantes, como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que redefiniram o papel do Estado e os direitos das crianças na sociedade brasileira. Com base nesse contexto histórico, assinale a alternativa correta:
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5Q1055566 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

As explicações dadas à questão do fracasso escolar da escola pública brasileira, segundo estudos de Patto (1999), foram baseadas, em um primeiro momento, nas teorias racistas, por volta do ano de 1870, quando os colonizadores tinham os colonizados como seres inferiores intelectualmente e, como tais, incapazes de aprender. O auge destas ideias racistas foi o período de 1850 a 1930, em que os intelectuais brasileiros começaram a atentar para as questões da escola e da aprendizagem escolar sob a influência da filosofia e da ciência francesas. Considerando as informações anteriores, bem como a autora, nos anos 70 do século anterior, houve um predomínio de novas explicações sobre as causas do fracasso escolar; analise-as.

I. É tido como produto de professores mal qualificados; é um problema técnico: culpabilização do professor.

II. É considerado como culpa do aluno e de sua família, de problemas emocionais, orgânicos e neurológicos.

III. Apontam as causas das dificuldades de aprendizagem não no indivíduo mas, sim, nos métodos, que deveriam ser determinados pela observação do indivíduo.

IV. Ocorre em função das características biológicas, psicológicas e sociais dos alunos, em detrimento à explicação que considerava os aspectos estruturais e funcionais do sistema de ensino como determinante desse fracasso.

V. Passou a ser explicado pela teoria da carência cultural, por meio do qual se afirmava que as deficiências do ambiente cultural das chamadas classes baixas produziam a deficiência no desenvolvimento psicológico infantil.

Está correto o que se afirma apenas em

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6Q881043 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Durante o século XIX, houve uma mudança significativa na percepção e na abordagem da infância na sociedade ocidental. Qual das seguintes afirmações melhor descreve uma característica desse período em relação à história da infância?
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7Q981769 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a opção correta.
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8Q977028 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A trajetória da educação no Brasil acompanha as transformações sociais, políticas e econômicas do país, desde a atuação dos jesuítas na colonização até os debates contemporâneos sobre legislação, inclusão e qualidade do ensino. Cada período foi marcado por mudanças nas finalidades, métodos e estrutura da educação formal. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta sobre um dos marcos históricos da educação brasileira.
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9Q899227 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Foi a partir de um dos redatores do Manifesto dos Pioneiros (1932), que ajudou a pressionar as novas forças políticas brasileiras a assumir, como responsabilidade do Estado, a criação e regulamentação do Ensino Básico e Comum para todos, que surgiu a primeira experiência de Educação Integral no Brasil.
Marque a alternativa que representa corretamente, a característica da Educação Integral no Brasil.
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10Q1009179 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Classe A, DPERO, FGV, 2025

No processo de desenvolvimento do pensamento e das práticas educacionais no Brasil, o princípio da gratuidade do ensino básico teve partidários desde há muito tempo, mas só foi instituído universalmente em
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11Q1055786 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Técnico Pedagogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Em matéria datada de 12 de junho de 1932, quando comemorou os dois primeiros anos de sua “Página de Educação”, Cecília Meireles (2001) escreveu que o problema da educação não seria resolvido em dois ou três anos, devido à extensão das exigências que lhe eram inerentes e às dificuldades para “atender aos seus detalhes, sem prejuízo para a obra de seu conjunto”. “Os sonhos levam tempo a ganhar a sua realidade exata, principalmente quando não querem transigir em se perder uma de formação apressada.” Cecília afirmou também que aqueles dois anos foram “intensos de sinceridade, de desinteresse, de luta, de altivez e de fé. Talvez muitas vidas humanas não tenham tido dois anos assim”. Refletindo sobre estas frases, identificamos os vínculos de Cecília Meireles com o escolanovismo, tanto no Brasil quanto em outros países. Tal movimento apresentou grande dispersão de temas e abordagens, mas, ainda assim, é possível identificar algumas formulações comuns às suas várias correntes do pensamento escolanovista. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Formação da personalidade integral do educando, tendo em vista não apenas o desenvolvimento de atributos individuais, mas especialmente a reordenação da sociedade, o que caracteriza uma educação socializadora/civilizadora.
II. Aproveitamento das experiências cotidianas dos alunos sem desprezar os conteúdos das matérias escolares, o que se materializa por meio da renovação dos métodos de ensino.
III. Propunha o humanismo laico com uma visão valorizadora e digna do ser humano, para a qual uma visão racionalista e cética é fundamental, embora nela também seja importante a questão ética do ser humano, algo que os racionalistas não contemplavam.
IV. Redirecionamento da mentalidade dos professores, envolvendo novas concepções morais e sintonia com os avanços da modernidade, em que se incluem as contribuições das ciências à educação e a universalização do acesso à escola.
Está correto o que se afirma em
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12Q1045594 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Educação Especial, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Dentro da perspectiva de Capellini, analise as assertivas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

[ ] Ainda no Brasil-Colônia, foi criado em São Paulo um atendimento escolar para alunos com deficiência, na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia.
[ ] Desde a criação das primeiras escolas especiais, observa-se a evolução nas formas de se falar em deficiência e, ao mesmo tempo, a perpetuação teórica dos conceitos e da maneira de se agir e praticar a educação especial.
[ ] A partir da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), do Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990 (BRASIL, 1990) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 1996), a criança no Brasil é reconhecida como sujeito social, com direitos que devem ser garantidos a todos, enquanto dever do Estado, da família e da sociedade em geral.
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13Q1045602 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, AEE, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

O ensino no Brasil teve início com a chegada dos jesuítas no período colonial, quando estabeleceram as primeiras escolas formais. Essas escolas tinham objetivos claros relacionados à educação religiosa e eram voltadas principalmente para um público específico. Sobre o ensino jesuítico no Brasil Colonial, é correto afirmar que:
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14Q1030527 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

É verdade que os humanistas desprezavam o tipo de escola existente, seus mestres e suas varas, mas não o ensino. Será própria do humanismo e do Renascimento a procura de uma nova forma, mais humana e mais culta, de educar e instruir a criança. O humanismo surge como polêmica declarada contra a cultura dos cenóbios e das universidades e sua tradicional classificação das ciências, contra a ignorância dos clássicos e o uso servil dos manuais e dos compêndios, contra as metodologias obsessivamente repetitivas e a disciplina sadicamente severa.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2002, p. 217.

Os humanistas do Renascimento propunham uma formação baseada em uma compreensão própria acerca da relação com os saberes.

Assinale a opção que indique corretamente um de seus traços característicos.
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15Q1045329 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Professor Polivalente, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Na história da educação é comum observar-se as diversas fases da pedagogia, que foram cunhadas de pedagogia tradicional (da essência), pedagogia da existência (experiência) e pedagogia política (crítica). No atual contexto educacional necessita-se de uma pedagogia:
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16Q1045595 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Educação Especial, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

A história da educação especial é marcada por diferentes momentos que caracterizam os paradigmas observados na relação construída entre a sociedade e as pessoas com deficiência. Nesse sentido, sobre o paradigma da normalização, analise as assertivas abaixo:

I - Na ideologia da normalização, observa-se a necessidade de introduzir a pessoa com deficiência na sociedade, ajudando-a a adquirir as condições e os padrões da vida cotidiana o mais próximo do normal, quanto possível.
II - O princípio da normalização, portanto, deu o apoio filosófico ao movimento da desinstitucionalização, favorecendo tanto o afastamento da pessoa das instituições, como a provisão de programas comunitários planejados para oferecer serviços que se mostrassem necessários para atender a suas necessidades.
III - Como principais resultantes do movimento da normalização começaram a surgir novas alternativas institucionais, então denominadas organizações ou entidades de transição – mais protegidas do que a sociedade externa, conquanto menos protegida e menos determinante de dependência que uma instituição total típica.

É verdadeiro o que se afirma em:
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17Q1046381 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando o artigo de Pletsch (2014), o movimento da integração, na década de 1970,
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18Q1043341 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os jesuítas implantaram os primeiros colégios no Brasil colonial no século XVI, com o apoio de receitas da Coroa portuguesa para a manutenção de colégios jesuítas. Essas condições contribuíram para o predomínio de uma pedagogia católica jesuítica na América Portuguesa, no período colonial.

A respeito da pedagogia cristã no ensino brasileiro do século XVI ao XVIII, analise as afirmativas a seguir.

I. Tendo em vista o objetivo de atrair os gentios, a principal estratégia para a organização do ensino utilizada por Nóbrega foi evangelizar os adultos das elites coloniais, de modo a dar o exemplo da perfectibilidade moral dos colonos.,

II. Anchieta preocupou-se em dominar a “língua geral”, tendo organizado a sua gramática para dela se servir no trabalho pedagógico realizado na América Portuguesa.

III. Para a modernidade, as ideias educativas expressas na Ratio Studiorum correspondem a uma pedagogia tradicional, caracterizada por uma visão essencialista do homem.

Está correto o que se afirma em
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19Q1030525 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

A educação escolar no período colonial, ou seja, a educação regular e mais ou menos institucional de tal época, teve três fases: a de predomínio dos jesuítas; a das reformas do Marquês de Pombal, principalmente a partir da expulsão dos jesuítas do Brasil e de Portugal em 1759; e a do período em que D. João VI, então rei de Portugal, trouxe a Côrte para o Brasil (1808 – 1821).

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico]. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2021, p. 27.

No que diz respeito à primeira fase da educação escolar no período colonial, é correto afirmar que
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20Q1047197 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

As reformas educacionais foram um marco na história da educação nacional durante a Primeira República, sobretudo no que diz respeito aos objetivos do curso secundário no país (1890-1931), constituindo-se em um momento de intensas transformações político-econômicas, socioculturais e educacionais.
Tendo como referência as reformas do curso secundário no período da Primeira República, preencha os parênteses na ordem sequencial em que ocorreram as reformas a seguir.
( ) A reforma de João Luiz Alves entendia o curso secundário como essencial para o ingresso no ensino superior e para o preparo geral para a vida.
( ) A reforma de Benjamin Constant buscava oferecer instrução secundária e fundamental necessária para o ingresso no ensino superior e para o exercício da cidadania.
( ) A reforma de Rivadávia Correia propunha uma cultura geral prática, com ensino de ciências e letras, desvinculada de ser apenas preparatória.
( ) Carlos Maximiliano defendia uma sólida instrução fundamental no curso secundário, preparando os alunos para exames vestibulares rigorosos.
( ) A reforma educacional de Epitácio Pessoa visava preparar estudantes para o ensino superior e conceder o título de bacharel em ciências e letras.
A sequência correta em que ocorreram as reformas educacionais do curso secundário, de cima para baixo, é:
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