Questões de Concursos História da Educação Brasileira

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1Q899899 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Fundamental, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em uma aula sobre a Revolução Industrial, a professora Maria decide utilizar diferentes fontes históricas, como textos, imagens e artefatos, para ajudar os alunos a compreenderem o impacto desse período na sociedade. Assim, avalie as proposições:


I. O uso de uma variedade de fontes históricas por parte da professora Maria visa enriquecer a experiência de aprendizagem, oferecendo múltiplas perspectivas sobre a Revolução Industrial.


II. Promover debates em sala de aula é uma prática desencorajada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois pode gerar conflitos de ideias entre os alunos.


III. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva a análise de fontes históricas para que os alunos possam compreender melhor os eventos do passado.


Assinale a alternativa correta:

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2Q976372 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

O “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” (1932) é um marco na história da educação brasileira. Em relação às suas proposições sobre escola pública, gratuita, laica e obrigatória, indique a alternativa correta, ou seja, indique a resposta que é assertiva e reafirmada com a preconização da LDBEN 9394/96.
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3Q906635 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Marque a alternativa correta acerca da história da Psicopedagogia enquanto ciência e profissão.
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4Q881043 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Durante o século XIX, houve uma mudança significativa na percepção e na abordagem da infância na sociedade ocidental. Qual das seguintes afirmações melhor descreve uma característica desse período em relação à história da infância?
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5Q899227 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Foi a partir de um dos redatores do Manifesto dos Pioneiros (1932), que ajudou a pressionar as novas forças políticas brasileiras a assumir, como responsabilidade do Estado, a criação e regulamentação do Ensino Básico e Comum para todos, que surgiu a primeira experiência de Educação Integral no Brasil.
Marque a alternativa que representa corretamente, a característica da Educação Integral no Brasil.
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6Q976683 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Nas últimas décadas, a Educação Infantil no Brasil passou por profundas transformações em seu reconhecimento jurídico, político e pedagógico. De uma prática historicamente vinculada à assistência social, voltada prioritariamente ao cuidado e à proteção da infância pobre, a Educação Infantil foi gradualmente incorporada ao campo da educação, culminando com seu reconhecimento como a primeira etapa da Educação Básica. Esse processo envolveu marcos legais importantes, como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que redefiniram o papel do Estado e os direitos das crianças na sociedade brasileira. Com base nesse contexto histórico, assinale a alternativa correta:
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7Q977028 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A trajetória da educação no Brasil acompanha as transformações sociais, políticas e econômicas do país, desde a atuação dos jesuítas na colonização até os debates contemporâneos sobre legislação, inclusão e qualidade do ensino. Cada período foi marcado por mudanças nas finalidades, métodos e estrutura da educação formal. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta sobre um dos marcos históricos da educação brasileira.
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8Q981769 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a opção correta.
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9Q1009179 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Classe A, DPERO, FGV, 2025

No processo de desenvolvimento do pensamento e das práticas educacionais no Brasil, o princípio da gratuidade do ensino básico teve partidários desde há muito tempo, mas só foi instituído universalmente em
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10Q1030525 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

A educação escolar no período colonial, ou seja, a educação regular e mais ou menos institucional de tal época, teve três fases: a de predomínio dos jesuítas; a das reformas do Marquês de Pombal, principalmente a partir da expulsão dos jesuítas do Brasil e de Portugal em 1759; e a do período em que D. João VI, então rei de Portugal, trouxe a Côrte para o Brasil (1808 – 1821).

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico]. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2021, p. 27.

No que diz respeito à primeira fase da educação escolar no período colonial, é correto afirmar que
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