Questões de Concursos História da Geografia

Resolva questões de História da Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q851566 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, AV MOREIRA, 2020

Segundo Pena (2020), Paul Vidal de La Blache (1845-1918) foi um geógrafo francês e um dos nomes mais lembrados no que se refere à história do pensamento geográfico. Sua obra é bastante reconhecida por ser fundadora da corrente de pensamento denominada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q847706 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Abelardo Luz SC Professor de Geografia, GSA CONCURSOS, 2020

O objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, compreendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q833554 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Ermo SC Professor de Geografia, PS Concursos, 2021

Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. Com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico. Em relação ao raciocínio geográfico analise as assertivas abaixo e marque V para verdadeiro ou F para falso: ( ) Uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade: a localização e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o ordenamento territorial, as conexões existentes entre componentes físico-naturais e as ações antrópicas. ( ) Extensão: espaço finito e contínuo delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico. ( ) O conceito de espaço é separável do conceito de tempo e ambos precisam ser pensados separadamente como um processo. ( ) Conexão: Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes. Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q848688 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Geografia, FURB, 2020

Do ponto de vista geográfico, associe a primeira coluna com a segunda, a partir dos conceitos e seus significados:
Primeira coluna: conceitos 1- Paisagem 2- Lugar 3- Território 4- Região
Segunda coluna: significados dos conceitos ( ) Expressão e face visível do espaço. ( ) Menor porção do espaço (espaço mensurável). ( ) Expressão espacial das relações de poder. ( ) Características comuns internas com certa unidade e homogeneização.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q851276 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Capim PB Professor B Geografia, FACET Concursos, 2020

Milton Santos foi um dos geógrafos mais brilhantes a nível mundial. Sua produção intelectual foi determinante para a mudança metodológica e epistemológica da Geografia brasileira. O principal conceito e contribuição trazidos por Milton foi o de formação de sócio-espacial, que, em linhas gerais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q832542 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Geografia, IESES, 2021

Sobre o estudo da geografia, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q851463 | Geografia, História da Geografia, Professor de Educacao Basica II Geografia, CPCON, 2020

Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede.
“O contexto parecia pedir uma ciência humana livre de ideologias, do subjetivismo e do controle das classes então dominantes (nobreza e clero), e, neste cenário, uma “matemática social” (notabilizada pelo emprego das matemáticas para estudar aspectos sociais) veio conferir ao pensamento humano os predicados da exatidão e neutralidade”. (Fonte: VITTE, A. C., 2007. Contribuições à história e à epistemologia da geografia. Rio de Janeiro, ed. Bertrand Brasil).
A citação refere-se à doutrina filosófica positivista que influenciou algumas correntes do pensamento geográfico. Que são:
I- Possibilista. II- Determinista. III- Teorética e quantitativa. IV- Crítica.
Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q847876 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Geografia, FURB, 2020

A respeito de Vidal de La Blache, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Vidal de La Blache desempenhou papel fundamental na Geografia em finais do século XIX e começo do século XX. Destacou-se auxiliando a modelar a Geografia Humana e, principalmente, a Geografia Regional. ( ) A descrição da diversidade terrestre é um dos eixos principais da Geografia proposta por Vidal de La Blache. Prevalecem em Vidal as reflexões das divisões regionais e da epistemologia da Geografia. ( ) Paul Vidal de La Blache influenciou decisivamente outro geógrafo: Friedrich Ratzel, que, por sua vez, foi discípulo direto e continuador da Geografia Humana labachiana e da Escola Francesa de Geografia.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q850637 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Estância Velha RS Professor de Geografia, FUNDATEC, 2020

Para Robert Sack, “a(o) _______________, como um componente do poder, não é apenas um meio para criar e manter a ordem, mas é uma estratégia para criar e manter grande parte do contexto geográfico através do qual nós experimentamos o mundo e o dotamos de significado.” (HAESBAERT, 2007).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q851710 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Geografia, CPCON, 2020

“O conceito de paisagem esteve quase que ausente da geografia física moderna e não suscitou estudos específicos, sendo qualquer tentativa neste sentido um motivo para uma reflexão metodológica e de desenvolvimento de uma pesquisa que, em parte, supere os limites da geografia física tradicional”. O sistema taxonômico de classificação da paisagem, criado por Bertrand (1968) possui seis níveis, os elementos climáticos e estruturais ocupam as unidades superiores e os elementos biogeográficos e antrópicos as unidades inferiores” (BERTRNAD, 1968, p.461 - 464. tradução nossa). Fonte: BERTRAND, G. (1968). Paisaje y Geografia Física Global. In: MENDOZA, J. G. et. al.(2002) El Pensamiento Geográfico. Ed. Alianza. Madrid.
Indique a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das unidades da paisagem superiores e inferiores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q851224 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de São Francisco MG Professor Geografia, COTEC, 2020

“Os estudos culturais, utilizados em pesquisas do campo das ciências humanas, entre as quais a Geografia, contribui para o entendimento e a interpretação das práticas dos pequenos grupos, das minorias e dos excluídos da sociedade globalizada, e nos apontam que existe uma série de grupos organizados, de fóruns, de ONG organizadas e articuladas internacionalmente, em uma onda transnacional. Dentro desse contexto, a tecnologia social desenvolvida por esses grupos hoje é vendida como know-how”.

Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240454>. Acesso em: 5 fev. 2020. Adaptado.

A sentença que apresenta a ideia central do texto é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q851145 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Geografia, AMEOSC, 2020

No que se refere ao ensino fundamental, é importante considerar quais são as categorias mais adequadas da Geografia para os alunos, juntamente com os objetivos de aprendizagem nesta etapa da escolaridade. Assim, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia, o objeto central de estudo deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q849886 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de Geografia, AMEOSC, 2020

Leia o trecho e responda: “Na história do pensamento geográfico, o pensador ___________, responsável por definir a concepção que seria posteriormente conhecida como Determinismo Geográfico, defendia que o homem é resultado de suas relações com o meio, ou seja, seu lugar no espaço determinaria suas relações da vida em sociedade.” A lacuna se refere à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q850071 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, AV MOREIRA, 2020

Segundo Cavalcanti (2011), as categorias de análise da geografia em sala de aula servem ao pensar. Neste sentido, a categoria de análise a ser trabalhada em uma aula que valorize o cotidiano, as relações de proximidade, ou seja, a subjetividade do aluno é a categoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q848337 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Geografia, FURB, 2020

Sobre o conceito de espaço e as correntes da Geografia, assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q944553 | Geografia, História da Geografia, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

A separação do mundo em dois espaços geográficos bem definidos e radicalmente distintos, o Ocidente e o Oriente, foi uma ação também realizada por intelectuais e cientistas europeus, especialmente, durante o processo de colonização dos povos africanos e asiáticos no século XIX. A partir de então, construiu-se, segundo Edward Said, um imperialismo que não é exclusivamente econômico e político, mas também cultural. Para a estética cultural imperialista, afirma-se que
I. intelectuais e cientistas europeus definem o Oriente a partir do olhar da cultura ocidental. II. o conhecimento científico do século XIX considera a pluralidade dos saberes e povos, incluindo as tradições não-escritas. III. o Ocidente e o Oriente são considerados como blocos antagônicos e homogêneos. IV. a neutralidade do conhecimento científico é defendida, embora esse pensamento esteja alicerçado na crença da superioridade europeia sobre os demais povos.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q914461 | Geografia, História da Geografia, Cocalzinho, MPEGO, MPE GO, 2023

Qual é o principal fator que levou à expansão territorial do Brasil para além dos limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q898927 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A compreensão dos conceitos fundamentais da Geografia, como espaço, território, paisagem, lugar e região, é essencial para a análise das dinâmicassocioespaciais. Sobre esses conceitos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q944554 | Geografia, História da Geografia, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

A cultura da juventude é um dos fenômenos mais interessantes dos últimos quarenta anos do século XX. A juventude passou a ser associada a duas ideias centrais da modernidade: primeiro, à ideia de que representava a novidade; segundo, à ideia de que a novidade era melhor do que aquilo que até então havia sido experimentado. A partir do final dos anos de 1960, é formada toda uma cultura jovem urbana, que compartilhava valores, formas de se vestir, práticas de lazer e gostos. Esse fenômeno está diretamente associado à expansão da indústria cultural de massas, com a hegemonia esmagadora do American Way of Life e o poderio econômico, político e cultural dos EUA no pós-guerra. São exemplos dessa nova cultura jovem nas sociedades urbanas Ocidentais da década de 1960:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.