Início Questões de Concursos História das vacinas e dos antibióticos Resolva questões de História das vacinas e dos antibióticos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. História das vacinas e dos antibióticos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q226665 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEQuando o médico inglês Edward Jenner, em 1796, pôs em contato a secreção de feridas da varíola de bovinos com arranhões no braço do filho de seu jardineiro, inoculando uma forma mais branda da doença, tinha como objetivo: ✂️ a) Fazer com que a varíola bovina tornasse-se mais agressiva em bovinos e em humanos. ✂️ b) Facilitar a proliferação da doença, na esperança de um dia ele tornar-se imune. ✂️ c) Causar o enfraquecimento da doença ao longo do tempo. ✂️ d) Proporcionar imunidade ao garoto à forma mais agressiva da doença, presente em humanos. ✂️ e) Facilitar a permanência da doença no corpo humano e levar o garoto a tolerar por mais tempo os sintomas, apesar dos inconvenientes, como febre, feridas na pele e cicatrizes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q221498 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEAo observar que bactérias não cresciam no mesmo meio de cultura onde estavam os fungos do gênero Penicillium, o escocês Alexander Fleming deduziu que: ✂️ a) O fungo produzia uma substância capaz de matar as bactérias. ✂️ b) Estava ocorrendo competição entre diferentes bactérias, causando a queda da população de todas elas. ✂️ c) Havia poucos nutrientes no meio de cultura. Com isso o crescimento das bactérias reduziu-se. ✂️ d) O fungo se alimentava das bactérias, causando sua morte. ✂️ e) O fungo ocupava muito espaço físico no meio de cultura, causando a redução do número de bactérias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q220739 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEA descoberta do primeiro antibiótico da história foi feita por Alexander Fleming, em Londres, no ano de 1928 . Foi um acontecimento muito curioso que envolveu os seguintes organismos: ✂️ a) Uma bactéria que produzia uma substância (penicilin capaz de destruir fungos que estivessem próximos a ela. ✂️ b) Um fungo que produzia uma substância (penicilin capaz de destruir bactérias que estivessem próximas a ele. ✂️ c) Um vírus que produzia uma substância (vacin capaz de destruir bactérias. ✂️ d) Um fungo e uma bactéria que se atacavam mutuamente no meio de cultura. Disso, obteve-se uma mistura de toxinas capaz de agir como remédio. ✂️ e) Uma bactéria e um fungo que viviam em cooperação e produziam substâncias capazes de agir como remédios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q226848 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEAo receber uma certa vacina, o organismo reage da seguinte forma: ✂️ a) Desenvolve a doença correspondente, que pode ou não levar o organismo a desenvolver imunidade. ✂️ b) Recebe a imunidade pronta, rápida e duradoura. ✂️ c) É sensibilizado a desenvolver anticorpos específicos contra aquele tipo de componente presente na vacina. ✂️ d) Desenvolve defesa contra uma gama de doenças semelhantes aos componentes da referida vacina. ✂️ e) É fortalecido em relação aos nutrientes necessários para resistir contra diferentes doenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q223353 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ comum haver confusão entre os conceitos de vacina e soro. Certamente são duas categorias muito diferentes de substâncias, assim como suas formas de atuação. Assinale a alternativa com informações incorretas sobre vacinas ou soros. ✂️ a) Os soros contêm anticorpos prontos, não produzidos pelo organismo que vai utilizá-los. ✂️ b) As vacinas proporcionam defesa mais duradoura que os soros. ✂️ c) Ambos apresentam anticorpos prontos para serem fornecidos ao organismo. ✂️ d) O efeito do soro é temporário. Por exemplo: se uma pessoa for picada duas vezes por uma serpente, precisará receber soro antiofídico duas vezes. ✂️ e) Os soros são produzidos em escala industrial para alguns tipos de doenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q222576 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ comum haver confusão entre os conceitos de vacina e soro. Certamente são duas categorias muito diferentes de substâncias, assim como suas formas de atuação. Assinale a alternativa com informações incorretas sobre vacinas ou soros. ✂️ a) As vacinas proporcionam defesa mais duradoura que os soros. ✂️ b) Os soros são produzidos em escala industrial para alguns tipos de doenças. ✂️ c) Os soros contêm anticorpos prontos, não produzidos pelo organismo que vai utilizá-los. ✂️ d) O efeito do soro é temporário. Por exemplo: se uma pessoa for picada duas vezes por uma serpente, precisará receber soro antiofídico duas vezes. ✂️ e) Ambos apresentam anticorpos prontos para serem fornecidos ao organismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q225359 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEAo receber uma certa vacina, o organismo reage da seguinte forma: ✂️ a) Recebe a imunidade pronta, rápida e duradoura. ✂️ b) Desenvolve a doença correspondente, que pode ou não levar o organismo a desenvolver imunidade. ✂️ c) É fortalecido em relação aos nutrientes necessários para resistir contra diferentes doenças. ✂️ d) Desenvolve defesa contra uma gama de doenças semelhantes aos componentes da referida vacina. ✂️ e) É sensibilizado a desenvolver anticorpos específicos contra aquele tipo de componente presente na vacina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q227050 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ muito importante conhecer as diferenças entre vacinas e antibióticos, considerando-se seus mecanismos de ação. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta. I. As vacinas têm o propósito de estimular o corpo a produzir substâncias de defesa (anticorpos). II. Os antibióticos são substâncias que agem diretamente contra os agentes causadores de doenças, com o objetivo de destruí-los. III . Pode-se dizer que as vacinas têm efeito mais duradouro que os antibióticos. ✂️ a) I e III ✂️ b) I e II ✂️ c) II e III ✂️ d) I, II e III ✂️ e) Nenhuma Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q228325 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEA descoberta do primeiro antibiótico da história foi feita por Alexander Fleming, em Londres, no ano de 1928 . Foi um acontecimento muito curioso que envolveu os seguintes organismos: ✂️ a) Um fungo que produzia uma substância (penicilin capaz de destruir bactérias que estivessem próximas a ele. ✂️ b) Uma bactéria que produzia uma substância (penicilin capaz de destruir fungos que estivessem próximos a ela. ✂️ c) Um fungo e uma bactéria que se atacavam mutuamente no meio de cultura. Disso, obteve-se uma mistura de toxinas capaz de agir como remédio. ✂️ d) Um vírus que produzia uma substância (vacin capaz de destruir bactérias. ✂️ e) Uma bactéria e um fungo que viviam em cooperação e produziam substâncias capazes de agir como remédios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q221763 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ muito importante conhecer as diferenças entre vacinas e antibióticos, considerando-se seus mecanismos de ação. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta. I. As vacinas têm o propósito de estimular o corpo a produzir substâncias de defesa (anticorpos). II. Os antibióticos são substâncias que agem diretamente contra os agentes causadores de doenças, com o objetivo de destruí-los. III. Pode-se dizer que as vacinas têm efeito mais duradouro que os antibióticos. ✂️ a) I e II ✂️ b) I, II e III ✂️ c) II e III ✂️ d) I e III ✂️ e) Nenhuma Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q223701 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ muito importante conhecer as diferenças entre vacinas e antibióticos, considerando-se seus mecanismos de ação. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta. I. As vacinas têm o propósito de estimular o corpo a produzir substâncias de defesa (anticorpos). II. Os antibióticos são substâncias que agem diretamente contra os agentes causadores de doenças, com o objetivo de destruí-los. III. Pode-se dizer que as vacinas têm efeito mais duradouro que os antibióticos. ✂️ a) I e II ✂️ b) I e III ✂️ c) I, II e III ✂️ d) Nenhuma ✂️ e) II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q224866 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEA história do desenvolvimento de vacinas está intimamente ligada à compreensão do seu mecanismo de funcionamento. Ao longo dos séculos, essa compreensão evoluiu com a ciência. Com base nessa evolução histórica e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que melhor se enquadra com o conceito moderno de vacina: ✂️ a) São misturas que contêm anticorpos prontos e purificados, que servem como remédio para uma dada doença. ✂️ b) São substâncias que contêm componentes dos agentes causadores das doenças. Essas substâncias têm como objetivo causar doenças nas pessoas e, assim, imunizá-las. ✂️ c) São substâncias que, quando inoculadas no organismo humano, protegem o corpo contra todas as doenças. ✂️ d) São substâncias que contêm componentes dos agentes causadores das doenças, de forma atenuada ou diluída, que são inoculadas no organismo com o objetivo de estimular a produção de substâncias de defesa (anticorpos) contra o agente infectante. ✂️ e) São substâncias que auxiliam na defesa contra certas doenças, mas por apenas um curto período de tempo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q227646 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEQuando o médico inglês Edward Jenner, em 1796, pôs em contato a secreção de feridas da varíola de bovinos com arranhões no braço do filho de seu jardineiro, inoculando uma forma mais branda da doença, tinha como objetivo: ✂️ a) Facilitar a permanência da doença no corpo humano e levar o garoto a tolerar por mais tempo os sintomas, apesar dos inconvenientes, como a febre, feridas na pele e cicatrizes. ✂️ b) Facilitar a proliferação da doença, na esperança de um dia ele tornar-se imune. ✂️ c) Fazer com que a varíola bovina tornasse-se mais agressiva em bovinos e em humanos. ✂️ d) Causar o enfraquecimento da doença ao longo do tempo. ✂️ e) Proporcionar imunidade ao garoto à forma mais agressiva da doença, presente em humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q224063 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEAo observar que bactérias não cresciam no mesmo meio de cultura onde estavam os fungos do gênero Penicillium, o escocês Alexander Fleming deduziu que: ✂️ a) Estava ocorrendo competição entre diferentes bactérias, causando a queda da população de todas elas. ✂️ b) Havia poucos nutrientes no meio de cultura. Com isso o crescimento das bactérias reduziu-se. ✂️ c) O fungo produzia uma substância capaz de matar as bactérias. ✂️ d) O fungo ocupava muito espaço físico no meio de cultura, causando a redução do número de bactérias. ✂️ e) O fungo se alimentava das bactérias, causando sua morte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q226001 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEA história do desenvolvimento de vacinas está intimamente ligada à compreensão do seu mecanismo de funcionamento. Ao longo historiados séculos, essa compreensão evoluiu com a ciência. Com base nessa evolução histórica e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que melhor se enquadra com o conceito moderno de vacina: ✂️ a) São substâncias que contêm componentes dos agentes causadores das doenças. Essas substâncias têm como objetivo causar doenças nas pessoas e, assim, imunizá-las. ✂️ b) São misturas que contêm anticorpos prontos e purificados, que servem como remédio para uma dada doença. ✂️ c) São substâncias que, quando inoculadas no organismo humano, protegem o corpo contra todas as doenças. ✂️ d) São substâncias que auxiliam na defesa contra certas doenças, mas por apenas um curto período de tempo. ✂️ e) São substâncias que contêm componentes dos agentes causadores das doenças, de forma atenuada ou diluída, que são inoculadas no organismo com o objetivo de estimular a produção de substâncias de defesa (anticorpos) contra o agente infectante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q225073 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEAo observar que bactérias não cresciam no mesmo meio de cultura onde estavam os fungos do gênero Penicillium, o escocês Alexander Fleming deduziu que: ✂️ a) Havia poucos nutrientes no meio de cultura. Com isso o crescimento das bactérias reduziu-se. ✂️ b) Estava ocorrendo competição entre diferentes bactérias, causando a queda da população de todas elas. ✂️ c) O fungo se alimentava das bactérias, causando sua morte. ✂️ d) O fungo produzia uma substância capaz de matar as bactérias. ✂️ e) O fungo ocupava muito espaço físico no meio de cultura, causando a redução do número de bactérias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q224961 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEQuando o médico inglês Edward Jenner, em 1796, pôs em contato a secreção de feridas da varíola de bovinos com arranhões no braço do filho de seu jardineiro, inoculando uma forma mais branda da doença, tinha como objetivo: ✂️ a) Facilitar a proliferação da doença, na esperança de um dia ele tornar-se imune. ✂️ b) Proporcionar imunidade ao garoto à forma mais agressiva da doença, presente em humanos. ✂️ c) Facilitar a permanência da doença no corpo humano e levar o garoto a tolerar por mais tempo os sintomas, apesar dos inconvenientes, como febre, feridas na pele e cicatrizes. ✂️ d) Causar o enfraquecimento da doença ao longo do tempo. ✂️ e) Fazer com que a varíola bovina tornasse-se mais agressiva em bovinos e em humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q221693 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ comum haver confusão entre os conceitos de vacina e soro. Certamente são duas categorias muito diferentes de substâncias, assim como suas formas de atuação. Assinale a alternativa com informações incorretas sobre vacinas ou soros. ✂️ a) Ambos apresentam anticorpos prontos para serem fornecidos ao organismo. ✂️ b) Os soros contêm anticorpos prontos, não produzidos pelo organismo que vai utilizá-los. ✂️ c) As vacinas proporcionam defesa mais duradoura que os soros. ✂️ d) Os soros são produzidos em escala industrial para alguns tipos de doenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q224406 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ comum haver confusão entre os conceitos de vacina e soro. Certamente são duas categorias muito diferentes de substâncias, assim como suas formas de atuação. Assinale a alternativa com informações incorretas sobre vacinas ou soros. ✂️ a) Os soros contêm anticorpos prontos, não produzidos pelo organismo que vai utilizá-los. ✂️ b) Ambos apresentam anticorpos prontos para serem fornecidos ao organismo. ✂️ c) O efeito do soro é temporário. Por exemplo: se uma pessoa for picada duas vezes por uma serpente, precisará receber soro antiofídico duas vezes. ✂️ d) As vacinas proporcionam defesa mais duradoura que os soros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q220772 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEA descoberta do primeiro antibiótico da história foi feita por Alexander Fleming, em Londres, no ano de 1928 . Foi um acontecimento muito curioso que envolveu os seguintes organismos: ✂️ a) Um fungo e uma bactéria que se atacavam mutuamente no meio de cultura. Disso, obteve-se uma mistura de toxinas capaz de agir como remédio. ✂️ b) Uma bactéria que produzia uma substância (penicilin capaz de destruir fungos que estivessem próximos a ela. ✂️ c) Uma bactéria e um fungo que viviam em cooperação e produziam substâncias capazes de agir como remédios. ✂️ d) Um vírus que produzia uma substância (vacin capaz de destruir bactérias. ✂️ e) Um fungo que produzia uma substância (penicilin capaz de destruir bactérias que estivessem próximas a ele. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q226665 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEQuando o médico inglês Edward Jenner, em 1796, pôs em contato a secreção de feridas da varíola de bovinos com arranhões no braço do filho de seu jardineiro, inoculando uma forma mais branda da doença, tinha como objetivo: ✂️ a) Fazer com que a varíola bovina tornasse-se mais agressiva em bovinos e em humanos. ✂️ b) Facilitar a proliferação da doença, na esperança de um dia ele tornar-se imune. ✂️ c) Causar o enfraquecimento da doença ao longo do tempo. ✂️ d) Proporcionar imunidade ao garoto à forma mais agressiva da doença, presente em humanos. ✂️ e) Facilitar a permanência da doença no corpo humano e levar o garoto a tolerar por mais tempo os sintomas, apesar dos inconvenientes, como febre, feridas na pele e cicatrizes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q221498 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEAo observar que bactérias não cresciam no mesmo meio de cultura onde estavam os fungos do gênero Penicillium, o escocês Alexander Fleming deduziu que: ✂️ a) O fungo produzia uma substância capaz de matar as bactérias. ✂️ b) Estava ocorrendo competição entre diferentes bactérias, causando a queda da população de todas elas. ✂️ c) Havia poucos nutrientes no meio de cultura. Com isso o crescimento das bactérias reduziu-se. ✂️ d) O fungo se alimentava das bactérias, causando sua morte. ✂️ e) O fungo ocupava muito espaço físico no meio de cultura, causando a redução do número de bactérias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q220739 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEA descoberta do primeiro antibiótico da história foi feita por Alexander Fleming, em Londres, no ano de 1928 . Foi um acontecimento muito curioso que envolveu os seguintes organismos: ✂️ a) Uma bactéria que produzia uma substância (penicilin capaz de destruir fungos que estivessem próximos a ela. ✂️ b) Um fungo que produzia uma substância (penicilin capaz de destruir bactérias que estivessem próximas a ele. ✂️ c) Um vírus que produzia uma substância (vacin capaz de destruir bactérias. ✂️ d) Um fungo e uma bactéria que se atacavam mutuamente no meio de cultura. Disso, obteve-se uma mistura de toxinas capaz de agir como remédio. ✂️ e) Uma bactéria e um fungo que viviam em cooperação e produziam substâncias capazes de agir como remédios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q226848 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEAo receber uma certa vacina, o organismo reage da seguinte forma: ✂️ a) Desenvolve a doença correspondente, que pode ou não levar o organismo a desenvolver imunidade. ✂️ b) Recebe a imunidade pronta, rápida e duradoura. ✂️ c) É sensibilizado a desenvolver anticorpos específicos contra aquele tipo de componente presente na vacina. ✂️ d) Desenvolve defesa contra uma gama de doenças semelhantes aos componentes da referida vacina. ✂️ e) É fortalecido em relação aos nutrientes necessários para resistir contra diferentes doenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q223353 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ comum haver confusão entre os conceitos de vacina e soro. Certamente são duas categorias muito diferentes de substâncias, assim como suas formas de atuação. Assinale a alternativa com informações incorretas sobre vacinas ou soros. ✂️ a) Os soros contêm anticorpos prontos, não produzidos pelo organismo que vai utilizá-los. ✂️ b) As vacinas proporcionam defesa mais duradoura que os soros. ✂️ c) Ambos apresentam anticorpos prontos para serem fornecidos ao organismo. ✂️ d) O efeito do soro é temporário. Por exemplo: se uma pessoa for picada duas vezes por uma serpente, precisará receber soro antiofídico duas vezes. ✂️ e) Os soros são produzidos em escala industrial para alguns tipos de doenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q222576 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ comum haver confusão entre os conceitos de vacina e soro. Certamente são duas categorias muito diferentes de substâncias, assim como suas formas de atuação. Assinale a alternativa com informações incorretas sobre vacinas ou soros. ✂️ a) As vacinas proporcionam defesa mais duradoura que os soros. ✂️ b) Os soros são produzidos em escala industrial para alguns tipos de doenças. ✂️ c) Os soros contêm anticorpos prontos, não produzidos pelo organismo que vai utilizá-los. ✂️ d) O efeito do soro é temporário. Por exemplo: se uma pessoa for picada duas vezes por uma serpente, precisará receber soro antiofídico duas vezes. ✂️ e) Ambos apresentam anticorpos prontos para serem fornecidos ao organismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q225359 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEAo receber uma certa vacina, o organismo reage da seguinte forma: ✂️ a) Recebe a imunidade pronta, rápida e duradoura. ✂️ b) Desenvolve a doença correspondente, que pode ou não levar o organismo a desenvolver imunidade. ✂️ c) É fortalecido em relação aos nutrientes necessários para resistir contra diferentes doenças. ✂️ d) Desenvolve defesa contra uma gama de doenças semelhantes aos componentes da referida vacina. ✂️ e) É sensibilizado a desenvolver anticorpos específicos contra aquele tipo de componente presente na vacina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q227050 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ muito importante conhecer as diferenças entre vacinas e antibióticos, considerando-se seus mecanismos de ação. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta. I. As vacinas têm o propósito de estimular o corpo a produzir substâncias de defesa (anticorpos). II. Os antibióticos são substâncias que agem diretamente contra os agentes causadores de doenças, com o objetivo de destruí-los. III . Pode-se dizer que as vacinas têm efeito mais duradouro que os antibióticos. ✂️ a) I e III ✂️ b) I e II ✂️ c) II e III ✂️ d) I, II e III ✂️ e) Nenhuma Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q228325 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEA descoberta do primeiro antibiótico da história foi feita por Alexander Fleming, em Londres, no ano de 1928 . Foi um acontecimento muito curioso que envolveu os seguintes organismos: ✂️ a) Um fungo que produzia uma substância (penicilin capaz de destruir bactérias que estivessem próximas a ele. ✂️ b) Uma bactéria que produzia uma substância (penicilin capaz de destruir fungos que estivessem próximos a ela. ✂️ c) Um fungo e uma bactéria que se atacavam mutuamente no meio de cultura. Disso, obteve-se uma mistura de toxinas capaz de agir como remédio. ✂️ d) Um vírus que produzia uma substância (vacin capaz de destruir bactérias. ✂️ e) Uma bactéria e um fungo que viviam em cooperação e produziam substâncias capazes de agir como remédios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q221763 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ muito importante conhecer as diferenças entre vacinas e antibióticos, considerando-se seus mecanismos de ação. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta. I. As vacinas têm o propósito de estimular o corpo a produzir substâncias de defesa (anticorpos). II. Os antibióticos são substâncias que agem diretamente contra os agentes causadores de doenças, com o objetivo de destruí-los. III. Pode-se dizer que as vacinas têm efeito mais duradouro que os antibióticos. ✂️ a) I e II ✂️ b) I, II e III ✂️ c) II e III ✂️ d) I e III ✂️ e) Nenhuma Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q223701 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ muito importante conhecer as diferenças entre vacinas e antibióticos, considerando-se seus mecanismos de ação. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta. I. As vacinas têm o propósito de estimular o corpo a produzir substâncias de defesa (anticorpos). II. Os antibióticos são substâncias que agem diretamente contra os agentes causadores de doenças, com o objetivo de destruí-los. III. Pode-se dizer que as vacinas têm efeito mais duradouro que os antibióticos. ✂️ a) I e II ✂️ b) I e III ✂️ c) I, II e III ✂️ d) Nenhuma ✂️ e) II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q224866 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEA história do desenvolvimento de vacinas está intimamente ligada à compreensão do seu mecanismo de funcionamento. Ao longo dos séculos, essa compreensão evoluiu com a ciência. Com base nessa evolução histórica e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que melhor se enquadra com o conceito moderno de vacina: ✂️ a) São misturas que contêm anticorpos prontos e purificados, que servem como remédio para uma dada doença. ✂️ b) São substâncias que contêm componentes dos agentes causadores das doenças. Essas substâncias têm como objetivo causar doenças nas pessoas e, assim, imunizá-las. ✂️ c) São substâncias que, quando inoculadas no organismo humano, protegem o corpo contra todas as doenças. ✂️ d) São substâncias que contêm componentes dos agentes causadores das doenças, de forma atenuada ou diluída, que são inoculadas no organismo com o objetivo de estimular a produção de substâncias de defesa (anticorpos) contra o agente infectante. ✂️ e) São substâncias que auxiliam na defesa contra certas doenças, mas por apenas um curto período de tempo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q227646 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEQuando o médico inglês Edward Jenner, em 1796, pôs em contato a secreção de feridas da varíola de bovinos com arranhões no braço do filho de seu jardineiro, inoculando uma forma mais branda da doença, tinha como objetivo: ✂️ a) Facilitar a permanência da doença no corpo humano e levar o garoto a tolerar por mais tempo os sintomas, apesar dos inconvenientes, como a febre, feridas na pele e cicatrizes. ✂️ b) Facilitar a proliferação da doença, na esperança de um dia ele tornar-se imune. ✂️ c) Fazer com que a varíola bovina tornasse-se mais agressiva em bovinos e em humanos. ✂️ d) Causar o enfraquecimento da doença ao longo do tempo. ✂️ e) Proporcionar imunidade ao garoto à forma mais agressiva da doença, presente em humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q224063 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEAo observar que bactérias não cresciam no mesmo meio de cultura onde estavam os fungos do gênero Penicillium, o escocês Alexander Fleming deduziu que: ✂️ a) Estava ocorrendo competição entre diferentes bactérias, causando a queda da população de todas elas. ✂️ b) Havia poucos nutrientes no meio de cultura. Com isso o crescimento das bactérias reduziu-se. ✂️ c) O fungo produzia uma substância capaz de matar as bactérias. ✂️ d) O fungo ocupava muito espaço físico no meio de cultura, causando a redução do número de bactérias. ✂️ e) O fungo se alimentava das bactérias, causando sua morte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q226001 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEA história do desenvolvimento de vacinas está intimamente ligada à compreensão do seu mecanismo de funcionamento. Ao longo historiados séculos, essa compreensão evoluiu com a ciência. Com base nessa evolução histórica e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que melhor se enquadra com o conceito moderno de vacina: ✂️ a) São substâncias que contêm componentes dos agentes causadores das doenças. Essas substâncias têm como objetivo causar doenças nas pessoas e, assim, imunizá-las. ✂️ b) São misturas que contêm anticorpos prontos e purificados, que servem como remédio para uma dada doença. ✂️ c) São substâncias que, quando inoculadas no organismo humano, protegem o corpo contra todas as doenças. ✂️ d) São substâncias que auxiliam na defesa contra certas doenças, mas por apenas um curto período de tempo. ✂️ e) São substâncias que contêm componentes dos agentes causadores das doenças, de forma atenuada ou diluída, que são inoculadas no organismo com o objetivo de estimular a produção de substâncias de defesa (anticorpos) contra o agente infectante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q225073 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEAo observar que bactérias não cresciam no mesmo meio de cultura onde estavam os fungos do gênero Penicillium, o escocês Alexander Fleming deduziu que: ✂️ a) Havia poucos nutrientes no meio de cultura. Com isso o crescimento das bactérias reduziu-se. ✂️ b) Estava ocorrendo competição entre diferentes bactérias, causando a queda da população de todas elas. ✂️ c) O fungo se alimentava das bactérias, causando sua morte. ✂️ d) O fungo produzia uma substância capaz de matar as bactérias. ✂️ e) O fungo ocupava muito espaço físico no meio de cultura, causando a redução do número de bactérias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q224961 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEQuando o médico inglês Edward Jenner, em 1796, pôs em contato a secreção de feridas da varíola de bovinos com arranhões no braço do filho de seu jardineiro, inoculando uma forma mais branda da doença, tinha como objetivo: ✂️ a) Facilitar a proliferação da doença, na esperança de um dia ele tornar-se imune. ✂️ b) Proporcionar imunidade ao garoto à forma mais agressiva da doença, presente em humanos. ✂️ c) Facilitar a permanência da doença no corpo humano e levar o garoto a tolerar por mais tempo os sintomas, apesar dos inconvenientes, como febre, feridas na pele e cicatrizes. ✂️ d) Causar o enfraquecimento da doença ao longo do tempo. ✂️ e) Fazer com que a varíola bovina tornasse-se mais agressiva em bovinos e em humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q221693 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ comum haver confusão entre os conceitos de vacina e soro. Certamente são duas categorias muito diferentes de substâncias, assim como suas formas de atuação. Assinale a alternativa com informações incorretas sobre vacinas ou soros. ✂️ a) Ambos apresentam anticorpos prontos para serem fornecidos ao organismo. ✂️ b) Os soros contêm anticorpos prontos, não produzidos pelo organismo que vai utilizá-los. ✂️ c) As vacinas proporcionam defesa mais duradoura que os soros. ✂️ d) Os soros são produzidos em escala industrial para alguns tipos de doenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q224406 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEÉ comum haver confusão entre os conceitos de vacina e soro. Certamente são duas categorias muito diferentes de substâncias, assim como suas formas de atuação. Assinale a alternativa com informações incorretas sobre vacinas ou soros. ✂️ a) Os soros contêm anticorpos prontos, não produzidos pelo organismo que vai utilizá-los. ✂️ b) Ambos apresentam anticorpos prontos para serem fornecidos ao organismo. ✂️ c) O efeito do soro é temporário. Por exemplo: se uma pessoa for picada duas vezes por uma serpente, precisará receber soro antiofídico duas vezes. ✂️ d) As vacinas proporcionam defesa mais duradoura que os soros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q220772 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDEA descoberta do primeiro antibiótico da história foi feita por Alexander Fleming, em Londres, no ano de 1928 . Foi um acontecimento muito curioso que envolveu os seguintes organismos: ✂️ a) Um fungo e uma bactéria que se atacavam mutuamente no meio de cultura. Disso, obteve-se uma mistura de toxinas capaz de agir como remédio. ✂️ b) Uma bactéria que produzia uma substância (penicilin capaz de destruir fungos que estivessem próximos a ela. ✂️ c) Uma bactéria e um fungo que viviam em cooperação e produziam substâncias capazes de agir como remédios. ✂️ d) Um vírus que produzia uma substância (vacin capaz de destruir bactérias. ✂️ e) Um fungo que produzia uma substância (penicilin capaz de destruir bactérias que estivessem próximas a ele. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro