Início

Questões de Concursos História e Atualidades das Artes Cênicas

Resolva questões de História e Atualidades das Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1071388 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

O Teatro de Cultura Popular (TCP) foi um grupo de teatro criado pelo Movimento de Cultura Popular (MCP), em Recife, no contexto do projeto cultural e educacional do governo Miguel Arraes (1962-64), em sintonia com os ideais de Paulo Freire, de uma educação conscientizadora. Em um artigo para o jornal Última Hora – Nordeste, o ator José Wilker, então membro do MCP, esclareceu: Cultura popular expressa a necessidade de transformar em cidadãos brasileiros a imensa massa de camponeses de nosso Nordeste, quase que imensamente analfabeta; a necessidade de transformar nossa cultura num instrumento acessível a todo o povo, e não um privilégio das elites; a necessidade de transformação radical do estado de coisas que ainda permanece no Brasil.
APEJE. Hemeroteca. Jornal Última Hora-Nordeste, 10/11/1963.
A respeito do sentido atribuído à ação artística por grupos de educação e cultura popular organizados por intelectuais e artistas no início da década de 1960, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A arte é um instrumentos de mobilização política e social, que permite a inclusão das camadas populares por intermédio da alfabetização de adultos, por exemplo.
( ) Aproximar o teatro das camadas operárias e camponesas, pressupõe conceber a cultura popular não apenas como a cultura que vem do povo, mas sim a que se faz pelo povo.
( ) A cultura popular é considerada um meio para educar as classes economicamente e culturalmente desfavorecidas, desenvolvendo a sua consciência política e social.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1071968 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025

Sobre o teatro, afirma Brecht: “O espectador no teatro épico não deve ser conduzido a uma identificação emocional completa com os personagens ou a história que se desenrola diante dele. Deve, ao contrário, ser encorajado a manter uma distância crítica, a observar o que acontece e a refletir sobre o seu significado. Não se trata de fazer o público esquecer sua realidade para viver, por algumas horas, em um mundo fictício, mas sim de lembrá-lo constantemente de que está assistindo a uma peça teatral e que esta peça está intimamente ligada às contradições da sua realidade. Queremos que o público veja o mundo não como algo imutável, mas como algo que pode ser transformado."

Assinale a alternativa que melhor reflete os objetivos do teatro épico de Brecht:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1073674 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Augusto Boal (1931-2009) foi um dos dramaturgos que mais contribuiu para a criação de um teatro genuinamente brasileiro e latino-americano. Sua preocupação foi a de criar uma linguagem que pudesse traduzir a realidade do seu país, uma maneira brasileira de falar, sentir e pensar.
Fonte: Site Augusto Boal <http://augustoboal.com.br/vida-e-obra/>.

Sobre esse importante dramaturgo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1070877 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2018

O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam à catequização dos indígenas, bem como, a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1043350 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre uma forma teatral desenvolvida no século XX, leia o trecho a seguir.

Nessa linguagem teatral, prevalece a exposição dos acontecimentos ao invés da tentativa de reconstituí-los pela verossimilhança, como no teatro dramático. É um teatro que utiliza instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, como a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta e como um agente da história. Nesse teatro, o espectador é o destinatário ativo da representação de questões políticas ou sociais, que dizem respeito ao coletivo da sociedade.

O trecho caracteriza a linguagem cênica desenvolvida pelo(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1071116 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEAD AP, FGV, 2022

Em 2022 morreu Jean-Luc Godard, um dos cineastas mais influentes do século XX e ícone da Nouvelle Vague, movimento de vanguarda francês que ganhou o mundo nos anos 1960.

Assinale a afirmativa que descreve corretamente o caráter inovador da Nouvelle Vague.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1074965 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

“Nos últimos anos do século XIX ocorreram dois fenômenos, ambos resultantes da revolução tecnológica, de uma importância decisiva para a evolução do espetáculo teatral, na medida em que contribuíram para aquilo que designamos como o surgimento do encenador.”

Esta afirmação é de Jean-Jacques Roubine e os dois fenômenos aos quais ele se refere são respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1073748 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Lajeado RS, FUNDATEC, 2025

O teatro no período Bizantino foi marcado por dois estilos recitativos com temas bíblicos, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1073753 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

É no bojo do movimento revolucionário do final do século XIX e início do XX que surge a matriz desse tipo de teatro, com objetivo de propagar as ideias do comunismo. Trata-se de um teatro que não propõe apenas a experiência estética, mas que funciona também como ação cultural. Outra definição o concebe como uma modalidade de teatro de partido, um teatro de partido comunista, elaborado por artistas envolvidos naquele movimento revolucionário. (Koudela, 2015. Adaptado)
O excerto trata da definição de teatro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1074455 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Educador Físico, Prefeitura de Porto Real do Colégio AL, ISBA, 2023

Para Garandy 1980, em sua origem, a dança era, antes de tudo, uma relação ativa entre o homem e a natureza, num movimento sincrônico ao cosmos. Analise as proposições em Verdadeiro e Falso.

(___) A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo, essa forma de expressão vem sempre acompanhada por música.
(___) Na Idade Média as danças não tinham tanta relevância devido a influência da Igreja Católica, porém era muito utilizadapelos camponeses em rituais e celebrações relacionados à colheita.
(___) Todas essas expressões de dança carregam elementos de cada cultura que se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, que não permitem identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas.
(___) A dança surgiu na Grécia, onde as pessoas dançavam para celebrar e cultuar seus deuses. Utilizavam de expressões como bater os pés no chão e bater palmas com movimentos ritmados, chamadas de danças primarias.
(___) Danças explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias.

Após analisar as proposições acima, assinale a alternativa verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1034284 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito da história do teatro brasileiro, assinale a opção que descreve corretamente a obra assinalada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1073752 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Entendendo uma nova concepção de cenografia, ao final do século XIX e início do XX, Edward Gordon Craig propõe que a expressividade da cenografia deve estar ligada ao todo da encenação, que envolve não só o ator, mas tudo que se relaciona com ele no palco. Tal concepção propunha o que seriam as bases da cenografia do futuro, empregando recursos tecnológicos de ponta. Para Koudela (2015), as concepções de Craig acompanham a de outro encenador. Ambos empregaram a luz elétrica, utilizando a luz como instrumento de revelação de estados emocionais e dando início à fusão e integração das artes e ciências.
O descritivo aponta, além de Craig, para as elaborações de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1072165 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Técnico Artístico, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2025

Durante uma aula sobre danças tradicionais brasileiras, a professora propôs que os alunos identificassem uma manifestação performática que combina elementos do cortejo real africano com a religiosidade do catolicismo popular, envolvendo a presença de figuras simbólicas como o rei, a rainha, os vassalos, as baianas e o porta-estandarte. Tal manifestação tem percussão marcante com tambores alfaia e é tradicionalmente ligada às festividades do ciclo carnavalesco de Pernambuco, especialmente no Recife. Além disso, sua origem remonta à resistência dos povos negros escravizados, constituindo uma forma de expressão sincrética, ritual e política. Diante dessas características, qual das danças abaixo corresponde à descrição?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1074253 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Koudela (2015), o ato de improvisar perpassa diferentes períodos da história do teatro no Ocidente, das representações dionisíacas e manifestações do teatro romano – como os mimos ou as atelanas – às formas populares medievais protagonizadas por saltimbancos e bufões. No entanto, uma prática a enaltecia, na qual uma preparação cuidadosa em termos de voz, música, acrobacia fazia do ator um verdadeiro autor teatral, que atuava de improviso, sobrepujando assim a primazia do texto.
Essa prática é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1073550 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Dança Flamenca, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Analise as afirmações sobre a Dança Flamenca e marque V para verdadeiro ou F para falso:

( ) A dança Flamenca é reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2010.
( ) O estilo musical Flamenco tem origens que englobam não mais que a cultura cigana.
( ) A guitarra flamenca é tradicionalmente mais leve e menor que a guitarra clássica.
( ) O Flamenco nasceu no século XIX como uma forma de arte tão somente da região de Andaluzia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1074177 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Cunha Porã SC, FEPESE, 2023

O Teatro Nacional do Negro (TEN) foi criado em 1944, como um grupo cultural, social e político, e tinha como uma das principais propostas dar protagonismo – no palco e no público – a pessoas pretas, que até então exerciam papéis secundários e/ou de personagens caricatos e até com conotação pejorativa.
A primeira turma contou com cerca de 600 alunos, grande parte deles nunca havia tido contato com as artes cênicas e mal tinham completado os primeiros anos de estudo formal.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre o TEN.

( ) Foi criado pelo dramaturgo, artista e intelectual Abdias do Nascimento.
( ) Manteve atores brancos, que pintavam o rosto de preto durante as atuações.
( ) Revelou nomes importantes, como Ruth de Souza e Léa Garcia.
( ) Tratava de temas como racismo, marginalidade e exclusão social.
( ) Teve como montagem mais famosa a peça “ORei da Vela”.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1074968 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Grotowski encena Kordian, na Polônia na década de sessenta. O espaço teatral é um hospício, dividido em compartimentos, por estrados de camas de metal, por onde circulam os intérpretes e onde o público está sentado. Eles se veem, uns aos outros, como figuras componentes do universo do hospíio. A colocação do público “dentro da cena” e a “recusa da visão frontal” tão difundida pelo palco italiano têm alguns objetivos no teatro de Grotowski, um deles é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1074970 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

O crítico e pesquisador Sábato Magaldi organiza a obra de Nélson Rodrigues em três grandes grupos: peças psicológicas, peças míticas e as tragédias cariocas. A sequência de peças que correspondem a esta classificação é, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1072162 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Monitor Artístico, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2025

A dança contemporânea é uma manifestação artística que surgiu entre as décadas de 1950 e 1970, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. São características da dança contemporânea, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.