Questões de Concursos História e Atualidades em Audiovisual

Resolva questões de História e Atualidades em Audiovisual comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q891817 | Áudio e Vídeo, História e Atualidades em Audiovisual, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

Roland Barthes é um dos semiólogos que se dedicaram ao entendimento da essência da fotografia. Em um de seus escritos, ele, na posição de Spectator, destaca dois elementos que fundam a observação de uma imagem fotográfica. O primeiro remete a um campo que se liga ao saber e à cultura pessoal; o segundo é aquilo que o toca diretamente, ligado ao acaso, sem qualquer interferência cultural.

Sobre o segundo elemento, ele acrescenta “é também picada, pequeno buraco, pequena mancha, pequeno corte – e também lance de dados. (....) é esse acaso que, na foto, me punge (mas também me mortifica, me fere).”

(BARTHES, 2012, adaptado).


Esse segundo elemento denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1064977 | Áudio e Vídeo, História e Atualidades em Audiovisual, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Jeceaba MG, FRONTE, 2025

Em 2025, o cinema nacional obteve destaque internacional com a conquista do prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar, conferido à produção “Ainda Estou Aqui”, dirigida por Walter Salles. Considerando esse marco histórico para o audiovisual brasileiro, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q891808 | Áudio e Vídeo, História e Atualidades em Audiovisual, Fotografia, ALTO, FGV, 2024

Leia o texto a seguir, extraído da Brasiliana Fotográfica.

Não teria eu iniciado a arte mais do que maravilhosa de desenhar qualquer objeto, sem dar-me ao trabalho de o fazer com a própria mão? A indagação (...) referia-se às suas pesquisas e aos experimentos no campo da fotografia, que o haviam levado a inventar, ele também e no Brasil, um processo de criação fotográfica.
(https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=1243)

O realizador de um dos mais antigos registros fotográficos existentes no continente americano – feito na vila de São Carlos, atual Campinas, no Estado de São Paulo foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.