Questões de Concursos Idade Contemporânea

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1Q54318 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(FGV-SP) “A idéia que mais me acode ao espírito é a solução do problema social, a saber: nós, os colonizadores, devemos, para salvar os 40 milhões de habitantes do Reino Unido de uma mortífera guerra civil, conquistar novas terras a fim de aí instalarmos o excedente de nossa população, de aí encontrarmos novos mercados para os produtos das nossas fábricas e das nossas minas.”

C. Rhodes, 1895

O texto acima expõe a/o:
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2Q54323 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Mackenzie-SP) No Japão moderno, o trabalho e a educação são supervalorizados. É normal que um cidadão japonês sinta-se humilhado porque está desempregado, estudou pouco ou, até mesmo, porque mudou de emprego. Os conglomerados industriais e financeiros possuem hino e bandeira e chegam a se constituir como a segunda família de seus empregados. As origens do Japão atual estão ligadas à Era Meiji que corresponde:
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3Q54281 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Univali-SC) As transformações econômicas e sociais, ocorridas na Europa no decorrer dos séculos XVIII e XIX, deram origem ao Socialismo. A Revolução Industrial também produziu uma massa proletária paupérrima, originando a chamada questão social. Os socialistas (utópicos, marxistas e “Cristãos”) tentaram apresentar uma solução para esse grave problema. Antes mesmo do século XVIII, vários pensadores já tinham imaginado sociedades em que todos vivessem de seu trabalho, em igualdade de condições. Como característica do sistema socialista, pode-se citar:
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4Q54321 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFSE) A Revolução Russa de 1917 constituiu-se em um desafio concreto à ordem burguesa e capitalista, na medida em que
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5Q54350 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFRS) Nos anos de 1942 e 1943 as batalhas de Midway, no Pacífico, El Alamein, na África, e Stalingrado, na Eurásia, significaram a
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6Q54317 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFPE) Sobre o período compreendido entre a primeira e segunda guerra mundial assinale a alternativa correta.
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7Q54320 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFSE) Pode-se afirmar que a principal razão do conflito mundial iniciado em 1914 foi
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8Q54331 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Univali-SC) O mundo evoluiu tanto na época contemporânea, que saltam aos olhos o progresso e o desenvolvimento tecnológico. Mas, por que então surgem as guerras? Por exemplo, o que levou o mundo a deflagrar a I Guerra Mundial, com tantos avanços já alcançados? Analisando a I Guerra Mundial (1914-1918), podemos considerar como correto:
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9Q54319 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Univali-SC) Desde a Guerra Franco-Prussiana até 1914, houve uma verdadeira corrida armamentista na Europa para sustentar as ambições nacionalistas e imperialistas. As indústrias bélicas aumentaram suas produções, os exércitos cresceram e as marinhas de guerra, especialmente inglesa e alemã, aumentaram suas frotas. Esta política armamentista onerava os governos, provocando reações pacifistas. Em 1899, o Czar Nicolau II organizou a 1ª Conferência de Paz em Haia, sem grandes resultados. O armamentismo não foi contido e preconizou-se a prática do arbitramento para solucionar graves questões. A Paz Armada é historicamente conhecida com a:
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10Q54284 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(FGV-SP) Leia as afirmações abaixo, sobre a Restauração na França, e assinale a alternativa correta.

I. Durante a Restauração (1789-1815), os Bourbon buscaram reinstalar o absolutismo, sofrendo, por isso, uma resistência popular de caráter republicano e ações de terror contra a nobreza.
II. O parlamento francês, na primeira fase da Restauração, foi composto por três forças políticas: a ultra-realista, a constitucional e a liberal.
III. Na tentativa de consolidar uma transição, durante a Restauração, foi instituído o voto censitário.
IV. A vitória da Revolução Liberal, nas jornadas de julho, não representou o triunfo do liberalismo sobre o absolutismo.
V. Luís XVIII e Carlos X ficaram conhecidos como os “reis da restauração”, enquanto Luís Felipe de Orléans, como o “rei dos banqueiros” nesse processo.
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11Q54332 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Dentre os fatores que geraram o imperialismo, na segunda metade do século XIX, identifica-se a
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12Q54338 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFRRJ) “Construído de surpresa e em tempo recorde, na noite de 17 para 18 de agosto de 1961, o Muro de Berlim, com 160 km de comprimento e média de 3 m de altura, conheceu ontem, na prática, um fim tão fulminante quanto seu começo. Pouco depois de o governo da Alemanha Oriental anunciar que decidira abrir todas as suas fronteiras com a Alemanha Ocidental, multidões excitadas já se aglomeravam, em Berlim, nos postos de passagem entre os dois setores da cidade e cruzavam para o outro lado – nem que fosse apenas para fazer um passeio.”

Jornal do Brasil. 10/11/1989.

A existência do chamado Muro de Berlim está vinculada a um fenômeno histórico do século XX, qual seja:
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13Q54327 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(F. M. Triângulo Mineiro-MG) “O continente africano está associado, hoje, a endemias, Aids, miséria, massacre de etnias, tribalismo, ditaduras, guerras civis...” A origem desses problemas na África está:
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14Q54349 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Fuvest-SP) “Eles mesmos [os pobres] são a causa de sua pobreza; os meios de encontrar o remédio estão em suas mãos e não nas mãos de nenhuma outra pessoa.”

R. Malthus, Ensaio sobre a população, 1798.

Nas últimas décadas do século XX, concepções muito semelhantes a esta sobre os pobres e a pobreza são propagadas
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15Q54330 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Em março de 1933, Roosevelt assume a presidência dos EUA, no apogeu da crise econômico-social, o desemprego atingia mais de um quarto da população ativa... O novo presidente, discursando em sua posse, disse: “O país pede ação, e ação imediata (...). Precisamos agir, e agir com rapidez”. A solução encontrada denominou-se
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16Q54342 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Cefet-PR) Muitos acontecimentos semelhantes aos que ocorreram à ex-URSS desorganizaram o leste-europeu causando uma onda de separatismos, de nacionalismos exacerbados e de conflitos étnicos e religiosos, há muito encobertos ou reprimidos. Estes acontecimentos resultaram:
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17Q54277 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Quanto aos movimentos liberais ocorridos na Europa no século XIX, pode-se afirmar que a Revolução de 1848
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18Q54324 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(U. Santa Úrsula-RJ) O final da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) levou a derrota à Alemanha, que se viu obrigada a assinar o Tratado de Versalhes que intensificou a humilhação e o isolamento da Alemanha. Esse tratado determinou que:
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19Q935452 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

(PUC-Rio) A política de expansionismo e domínio econômico, cultural e territorial praticada por países europeus, pelos Estados Unidos e pelo Japão, entre o fim do século XIX e o início do século XX, é chamada de imperialismo. Sobre o imperialismo, analise as afirmativas a seguir.

I – A expansão do capital financeiro produziu um sistema internacional onde regiões agrícolas ou pouco industrializadas ficaram dependentes das principais potências econômicas.

II – Os defensores do expansionismo imperialista argumentaram que a conquista seria justificável, pois regiões atrasadas ou selvagens seriam “civilizadas” pelo comércio, pela moral e pela ciência.

III – A ampliação da circulação de mercadorias, pessoas e ideias construiu, por décadas, um ambiente internacional de contínua prosperidade, abundância e paz.

IV – O ideal civilizatório que sustentou o expansionismo imperialista possibilitou o desenvolvimento de teorias racistas que afirmavam a superioridade de colonizadores frente aos colonizados.

Estão corretas as afirmativas:

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20Q54337 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(FGV-SP) Em 1955, os países do Leste Europeu instituem uma aliança militar. A essência dessa aliança está em um compromisso de ajuda mútua, em caso de agressão armada de outras nações. Estamos nos referindo ao Pacto de:
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