Questões de Concurso Impactos e Soluções nos Meios Natural e Rural

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q29470 | Conhecimentos Específicos, Impactos e Soluções nos Meios Natural e Rural, Analista Ambiental, CODEMIG, FGV

Uma grande quantidade de chuva pode acarretar uma lavagem progressiva pela água gravitacional, de íons adsorvidos aos coloides do solo (como cálcio, magnésio e potássio), que são trocados pelo hidrogênio. Esse processo caracteriza:

2 Q29471 | Conhecimentos Específicos, Impactos e Soluções nos Meios Natural e Rural, Analista Ambiental, CODEMIG, FGV

A erosão hídrica apresenta grande relevância nos sistemas de uso da terra e é responsável por perdas anuais significativas de camadas mais superficiais do solo. Em muitas localidades o combate a esse processo tem levado à adoção do terraceamento, que se constitui:

3 Q29469 | Conhecimentos Específicos, Impactos e Soluções nos Meios Natural e Rural, Analista Ambiental, CODEMIG, FGV

No tratamento da água para uso público, dentre as características físicas e químicas, a dureza se refere:

4 Q29468 | Conhecimentos Específicos, Impactos e Soluções nos Meios Natural e Rural, Analista Ambiental, CODEMIG, FGV

Em ambientes lênticos, a Demanda Bioquímica de Oxigênio é um indicador importante para avaliar a integridade do sistema; ela informa sobre a quantidade de oxigênio:

5 Q837209 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, CRECI 14a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

Acerca do cenário político, econômico e social atual, tanto nacional quanto mundial, julgue o item.

Segundo o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, localizado no estado do Mato Grosso, teve cerca de 11% de sua área destruída por um incêndio florestal em 2019.

6 Q944385 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

O problema da superposição entre as Terras Indígenas (TI) e as Unidades de Conservação (UC) no país revela a inexistência de uma política articulada, da parte do Estado brasileiro, em relação aos espaços ambientais protegidos no território nacional. É o caso, por exemplo, da situação do Parque Nacional do Araguaia, que está superposto, dentre outros, à Terra Indígena Inãwebohoná, de ocupação tradicional dos povos indígenas Javaé e Karajá.
(Fonte: FANY, R. (Org) Terras Indígenas & Unidades de Conservação da natureza: o desafio das sobreposições. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2004.)
A respeito dos Parques Nacionais, é correto afirmar que se trata de uma unidade de

7 Q951283 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Vestibular, IFMT, IF MT, 2018

Quando se pensa em algum trabalho produtivo realizado no campo ou meio rural, em geral, a primeira referência que vem à mente é a prática da agricultura. Por meio dessa atividade, as sociedades cultivam as sementes e a terra visando, principalmente, à produção de alimentos. Existem diferentes modalidades agrícolas utilizadas pelas sociedades. Sobre essas modalidades, julgue as informações abaixo:

I - A agricultura convencional faz uso de sementes manipuladas geneticamente, aplica adubos e fertilizantes industriais e o controle de pragas é realizado com defensivos agrícolas.

II - A modalidade agroflorestal trata-se de uma versão mais radical da agroecologia, na qual a plantação ocorre em meio ao plantio de árvores ou sem a derrubada da mata, combinando a produção agropecuária com a silvicultura e a produção frutífera.

III - A agricultura agroecológica utiliza-se de organismos manipulados geneticamente, objetivando assim um menor uso de defensivos agrícolas e menor poluição ambiental.

IV - No Brasil, o uso de sementes transgênicas é proibido desde o ano de 2014, quando foi aprovado no novo Código Florestal.

Estão corretas as afirmações contidas na alternativa:

8 Q942803 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Primeiro Semestre, SÃO CAMILO, VUNESP, 2019

Uma pesquisadora francesa foi detida pela Polícia Federal ao tentar embarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com 39 sapos mortos na bagagem, sem autorização do Ibama. Os animais estavam acondicionados em recipientes plásticos, alguns em formol, outros em lâminas de resina para estudos de estrutura microscópica, composição e função dos tecidos vivos. Laudo concluído pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo identificou 11 espécies de anfíbios em meio ao material encontrado.
(www.ibama.gov.br, 26.09.2016. Adaptado.)
A ação praticada pela pesquisadora caracteriza a

9 Q950848 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Vestibular, UFMS, FAPEC, 2018

“Em 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana (MG), provocou a liberação de uma onda de lama de mais de dez metros de altura, contendo 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Um grande impacto ambiental que desencadeou assoreamento dos cursos d’água, soterramento de nascentes e morte de todos os organismos vivos.”

GONÇALVES, D. P. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/12/01/principais-desastres-ambientais-nobrasil-e-no-mundo. Texto adaptado.

O termo “impacto ambiental” pode ser conceituado como:

10 Q678759 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Grupo 1, PUC RJ, PUC RJ, 2019

‘Frear o aquecimento global é a única opção para salvar os recifes de corais’

O Globo, Reportagem, 15 mar. 2017.

Segundo as pesquisas mais atuais sobre o tema, a saúde dos ecossistemas marinhos será cada vez mais prejudicada – notadamente a dos recifes de corais – porque:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.