Questões de Concursos Impermeabilização em Engenharia Civil

Resolva questões de Impermeabilização em Engenharia Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q917189 | Engenharia Civil, Impermeabilização em Engenharia Civil, Técnico em Edificações, UFCG, UFCG, 2025

A impermeabilização é uma etapa importante na construção de um edifício. A sua ausência, ou sua má execução, pode trazer inúmeros prejuízos e problemas. Acerca dos sistemas de impermeabilização, todas as afirmações estão corretas, com EXCEÇÃO de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q962063 | Engenharia Civil, Impermeabilização em Engenharia Civil, Especialidade Engenharia Civil, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Durante uma obra, foi decidida a supressão do telhado em telhas metálicas de uma cobertura com platibanda, exposta ao sol e às chuvas, tendo-se então optado pela execução da impermeabilização de toda a respectiva laje de concreto.
Sabendo que não há previsão de trânsito de pessoas na laje além do requerido para a sua manutenção, um procedimento essencial para a correta aplicação desse tipo de impermeabilização é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q996673 | Engenharia Civil, Impermeabilização em Engenharia Civil, Especialidade Engenharia Civil, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A manta asfáltica é um dos materiais mais comumente utilizados para execução de impermeabilização em lajes. A NBR 9952 (ABNT, 2024) é a norma responsável por estabelecer os critérios e requisitos para a manta asfáltica que se reflete no seu desempenho. Em relação à instalação e aplicação da manta asfáltica, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta do passo a passo de sua execução.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1000588 | Engenharia Civil, Impermeabilização em Engenharia Civil, Especialidade Engenharia Civil, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A presença de umidade em edificações pode causar diversas patologias, muitas vezes relacionadas à falha ou ausência de impermeabilização. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q974339 | Engenharia Civil, Impermeabilização em Engenharia Civil, Área de Apoio Especializado Engenharia Civil, TJBA, FCC, 2023

Considerando as enchentes, inundações e alagamentos, devido às fortes chuvas registradas no Estado da Bahia nos últimos meses, optou-se pelo uso de argamassa impermeável para revestimento das superfícies expostas às intempéries. O tempo de cura da argamassa impermeável não deve ser inferior a X dias, e a aplicação deve ser feita em duas ou mais camadas, sucessivas de aproximadamente Y mm. A segunda camada de argamassa impermeável deve ser aplicada de tal forma que não haja coincidência de emendas, devendo defasá-las em pelo menos Z cm. Os valores de X, Y e Z são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q974342 | Engenharia Civil, Impermeabilização em Engenharia Civil, Área de Apoio Especializado Engenharia Civil, TJBA, FCC, 2023

Em um projeto de impermeabilização de uma laje em concreto armado, a camada de regularização horizontal ou contrapiso é o estrato com a(s) função(ões) de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q961217 | Engenharia Civil, Impermeabilização em Engenharia Civil, Engenharia Civil, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“São materiais de larga aplicação em impermeabilização. São ricos em algodão ou papelão absorvente, embebidos com asfalto, muito conhecidos como papelões asfálticos. Os tipos são 250/15 e 500/30, sendo o primeiro para impermeabilizações comuns e o segundo para os casos que se necessite de grande resistência. O tipo 250/15, saturado, pesa 550 g/m² e o 500/30 pesa 1.100 g/m².” Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q968636 | Engenharia Civil, Impermeabilização em Engenharia Civil, Engenharia Civil, TRERR, FCC

Os sistemas de impermeabilização devem resistir às cargas estáticas e dinâmicas atuantes sob e sobre a impermeabilização, tal como o fendilhamento, que é ocasionado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q964632 | Engenharia Civil, Impermeabilização em Engenharia Civil, Engenharia Civil, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Um conjunto habitacional será formado por 500 casas construídas inteiramente de concreto armado. Tais casas, após montada a armação, devem ter o concreto lançado dentro de fôrmas metálicas, de uma única vez. As paredes terão espessura final acabada de 10 cm, contando com uma única camada de armação no meio da parede. As instalações elétricas e hidráulicas serão concretadas juntamente com a armação. O cobrimento mínimo deve ser de 2,5 cm. A maior altura de lançamento será de 3,5 m e a menor altura será de 2,5 m. O lançamento de concreto será feito mediante o uso de bomba e mangote, diretamente pela abertura superior das fôrmas, ao longo de todas as paredes. A laje de teto será concretada juntamente com as paredes e terá espessura média de 12 cm. A edificação conta com uma área útil construída de 45 m² e o volume de concreto total de paredes e lajes é de 18 m³. A desforma precisa ser feita em, no máximo, 24 horas após o lançamento.
Analise:

I. Aplicar resina acrílica na área superficial externa das faces de paredes e lajes, garantindo que a água presente no concreto mantenha-se em reação de cura, sem que as intempéries como calor e ventos reduzam demais o fator águacimento.

II. Aspergir água diretamente sobre as paredes, preferencialmente na parte interna, pois a sombra e a temperatura mais amena que a do exterior manterão grande quantidade de umidade em contato com o concreto, garantindo a cura.

III. Apesar da pequena espessura das paredes, que poderia dissipar a água necessária à cura, a verticalidade impede que as intempéries retirem umidade em excesso, garantindo que um centro coeso de cura surja no interior do concreto.

Considerando a cura do concreto, após a desforma das paredes, é correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.