Questões de Concursos Imunofarmacologia

Resolva questões de Imunofarmacologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q478712 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmacêutico, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

“Uma das características utilizadas para a seleção de um agente antimicrobiano é fator ligado ao hospedeiro. Os fatores inatos do hospedeiro podem constituir não apenas os principais determinantes do tipo de fármaco selecionado, como também de sua posologia, via de administração, risco e natureza dos efeitos adversos e eficácia terapêutica.” Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No hospedeiro imunocompetente, a simples interrupção da multiplicação dos micro-organismos com um agente bacteriostático é frequentemente suficiente para curar uma infecção.

( ) A presença de corpo estranho em local infectado aumenta consideravelmente a possibilidade de sucesso da terapia antimicrobiana por facilitar o acesso do local infectado.

( ) A acloridria em crianças de pouca idade e no indivíduo idoso pode alterar a absorção dos agentes antimicrobianos administrados por via oral.

( ) Os antimicrobianos mais comuns (como por exemplo, as sulfonamidas) não são transferidos da mãe para a criança durante o aleitamento, portanto não é um fator a ser considerado durante a seleção de um antimicrobiano.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q476419 | Farmácia, Imunofarmacologia, Biomédico, HEMOPE PE, IPAD

Os anticorpos são freqüentemente classificados como precipitantes, aglutinantes, fixadores do complemento, hemolíticos, inibidores da hemaglutinação, etc. Esses termos indicam apenas o método empregado para demonstrar ou medir a atividade dos anticorpos. Na realidade, os anticorpos podem ser evidenciados de muitas maneiras e, dentre as reações abaixo apresentadas, apenas uma está correta. Assinale-a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q476423 | Farmácia, Imunofarmacologia, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 21 a 26

Considere a situação hipotética em que dois pacientes admitidos em um serviço de atendimento médico, apresentam os seguintes quadros clínicos:

 indivíduo A: quadro de febre, mialgia, cansaço e cefaléia há 1 semana, discreta perda de acuidade visual, hepatomegalia e esplenomegalia e linfadenopatia cervical;

indivíduo B: quadro de mal-estar, febre, cefaléia, linfadenopatia difusa, lesões cutâneas maculares rosadas, simétricas, inicialmente distribuídas próximas aos arcos costais e, a seguir, por todo o corpo.

A critério dos médicos responsáveis, foram colhidas amostras de sangue, urina e biópsias, para diversos tipos de análises laboratoriais, e foram iniciados os tratamentos.

Algumas das análises realizadas foram: dosagens séricas de alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, lactato desidrogenase, uréia, creatinina e glicose; dosagens de alguns antígenos e anticorpos específicos; urinálise de rotina e dosagem urinária de creatinina.

Considerando os aspectos imunológicos relacionados às situações descritas no texto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q475244 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

Um tipo muito comum de hiperlipidemia é a do tipo IV, ou hiperlipidemia endógena. Quanto ao comportamento eletroforético das lipoproteínas neste caso, observa-se um amento da fração:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q480428 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmacêutico, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

A capacidade de se fixar a mastócitos, atravessar a placenta e proteger a mucosa e secreções são propriedades biológicas apresentadas, respectivamente, pelas seguintes classes de imunoglobulinas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q476161 | Farmácia, Imunofarmacologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A utilização das diversas tecnologias laboratoriais é reconhecida como instrumento imprescindível para a definição diagnóstica e a prevenção de doenças hematológicas. As diferentes metodologias adotadas pela hematologia laboratorial sensibilizam os profissionais hematologistas para a necessidade de constante evolução. Considerando as análises laboratoriais aplicadas na hemoterapia, julgue os itens a seguir.

As hemolisinas anti-A e anti-B são anticorpos da classe G (IgG) e M (IgM), sendo as imunoglobulinas da classe G ativas a 37 ºC, e as da classe M, a 4 ºC ou temperatura ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q475420 | Farmácia, Imunofarmacologia, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Os ensaios imunológicos permitem avaliar vários parâmetros imunológicos relacionados com diferentes doenças e(ou) estágios de doença. Julgue os itens a seguir, com relação a esses ensaios.

A visualização da reação de precipitação e de aglutinação ocorre quando as concentrações dos anticorpos e antígenos estão equimolares.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q475226 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Caruaru PE, IPAD

Em relação à imunidade inata e adquirida, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q477048 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

São componentes principais da defesa imune mediados por linfócitos T, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q476832 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A principal função do sistema imunológico é prevenir ou limitar infecções causadas por microrganismos como bactérias, vírus, fungos e parasitas.

 Sobre esse assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q476521 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Vários métodos imunoquímicos estão disponíveis para a determinação sérica de imunoglobulinas. Incluem:

I- Radioimunoensaio de deslocamento de fase sólida.

II- Radioimunoensaio de duplo anticorpo.

III- Radioimunoensaio sanduíche de fase sólida.

IV- Enzima imunoensaio sanduíche de fase sólida.

V- Nefelometria.

Para a determinação de IgE, podem ser utilizados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q475087 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Um determinado método pode ser usado para a quantificação de antígenos ou anticorpos em amostras de pacientes e tem como base a ligação covalente de uma enzima a um antígeno ou anticorpo conhecido. O material marcado com a enzima reage com a amostra do paciente e, então, é feito o ensaio da atividade enzimática pela adição do substrato da enzima. É um método sensível e não requer marcadores radioativos e nenhum equipamento especial. Esse método é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q475528 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

Um agente químico antimicrobiano "ideal" deve possuir características que apresentam eficiências sob todas as condições. Analise as afirmativas abaixo:

1. O composto químico, em baixas concentrações, deve ter um amplo espectro de atividade antimicrobiana.

2. O composto químico, deve ser solúvel em água ou em outros solventes, como o álcool, em quantidades necessárias ao seu uso efetivo.

3. O composto químico deve apresentar estabilidade para longos períodos de armazenamento.

4. O composto químico não deve apresentar toxicidade para o homem, animais e meio ambiente.

5. O composto químico não deve corroer ou desfigurar metais nem corar ou danificar os tecidos.

São verdadeiras as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q478984 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Recentemente, foi aprovado nos Estados Unidos da América o medicamento mvasi (bevacizumabe-awwb), um biossimilar ao avastin (bevacizumabe), já registrado no Brasil para o tratamento do câncer. A respeito desses medicamentos, julgue os seguintes itens. O bevacizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado que neutraliza seletivamente a atividade biológica do fator de crescimento do endotélio vascular humano (VEGF), reduzindo a vascularização e inibindo o crescimento tumoral.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q477457 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

Este tipo de anticorpo foi desenvolvido por infusão de células somáticas, seleção do hibridoma resultante e diluição limitada para a sua obtenção. As moléculas são definidas como anticorpos homogêneos uniformes dirigidos a epítopos e não a moléculas antigênicas totais. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q476216 | Farmácia, Imunofarmacologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A utilização das diversas tecnologias laboratoriais é reconhecida como instrumento imprescindível para a definição diagnóstica e a prevenção de doenças hematológicas. As diferentes metodologias adotadas pela hematologia laboratorial sensibilizam os profissionais hematologistas para a necessidade de constante evolução. Considerando as análises laboratoriais aplicadas na hemoterapia, julgue os itens a seguir.

Os sistemas de grupos sanguíneos denominados sistema ABO demonstram a individualidade dos antígenos eritrocitários presentes na membrana do eritrócito e, apesar de terem sido descobertos em 1900, por Karl Landsteiner, ainda hoje são considerados como os sistemas de maior importância dentro da prática transfusional. As discrepâncias nos resultados da fenotipagem ABO, além das causas de natureza técnica, podem estar relacionadas a condições genéticas, imunológicas e patológicas e ao uso de medicamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q477859 | Farmácia, Imunofarmacologia, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Em relação às doenças passíveis de transmissão e aos agentes contaminantes do sangue, plasma e demais hemocomponentes, julgue os itens que se seguem.

Entre os herpes-vírus, somente o citomegalovírus (CMV) e o vírus de Epstein-Barr (EBV) possuem importância transfucional, pois o EBV permanece latente em linfócitos B e o CMV pode permanecer viável em linfócitos a 4 ºC por até 48 h.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q475910 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

Na luta contra as infecções, os anticorpos agem de variadas maneiras, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q475675 | Farmácia, Imunofarmacologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.

O primeiro marcador sorológico a ser detectado no sangue é o HBsAg, elevado na fase aguda da doença, seguido do HBeAg, que normalmente indica alto grau de replicação viral. O anti-HBs, quando presente, indica recuperação sorológica do estado de infecção e imunidade contra o HBV.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q478052 | Farmácia, Imunofarmacologia, Biomédico, HEMOPE PE, IPAD

Alguns agentes infecciosos são capazes de provocar a formação de anticorpos contra antígenos inespecíficos, podendo a pesquisa de tais anticorpos ser utilizada para fins diagnósticos, são os métodos inespecíficos para identificação de anticorpos e, sobres eles é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.