Questões de Concursos Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física

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1Q901147 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Ensino Fundamental I e II – Educação Física, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A educação física que se pretende inclusiva é aquela que contempla todos os tipos de corpos, independentemente de questões físicas ou sensoriais. Assinale a alternativa que corresponde a aula de educação física inclusiva:
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2Q899620 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Considere as assertivas acerca da Inclusão na Educação Física Escolar e identifique as corretas.

I. A inclusão nas aulas de Educação Física deve ser pautada pelo respeito a todos os alunos. O professor deve primar pela equiparação de oportunidades e respeito as diferenças, rompendo com o foco apenas na performance esportiva competitiva.
II. A Educação Física inclusiva deve favorecer positivamente o aluno, levando em consideração sua singularidade e reforçando a necessidade de manter um ambiente acolhedor para todos os alunos.
III. A promoção de uma perspectiva inclusiva visa, entre outros, o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, social e motor, oportunizando uma participação efetiva nas aulas, desconsiderando às necessidades e a diversidade inerentes a cada indivíduo.

É CORRETO o que se afirma em:
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3Q902962 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A Educação Física inclusiva exige a adaptação das práticas pedagógicas para garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades educacionais, possam participar e se beneficiar das atividades propostas. Considerando os princípios da inclusão e os aspectos metodológicos na Educação Física para alunos com necessidades educacionais, qual das afirmativas reflete uma prática pedagógica inclusiva e eficaz?
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4Q902963 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Na Educação Física inclusiva, os professores devem utilizar estratégias metodológicas que possibilitem a participação ativa de todos os alunos, respeitando suas particularidades e promovendo o desenvolvimento de suas capacidades. Marque a estratégia metodológica descrita para incluir alunos com necessidades educacionais em aulas de Educação Física.
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5Q909635 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Os jogos de lutas são uma oportunidade para que os estudantes vivenciem algumas características gerais das lutas corporais como: enfrentamento físico direto, regras, oposição entre indivíduos, objetivo centrado no corpo da outra pessoa, ações simultâneas e imprevisibilidade. A dinâmica dos Jogos de lutas, sobretudo a ludicidade, podem favorecer a sua inclusão das lutas na Educação Física escolar.

inclusão das lutas na Educação Física escolar. Numa proposta prática numa aula de Educação Física, é possível trabalhar com alguns tipos de jogos de lutas: jogos de luta para desequilibrar; jogos de luta de rapidez e atenção; jogos de luta de conquista de território; jogos de luta de conquista de objetos.

Nesse sentido, relacione a primeira coluna (jogo de luta) com a segunda (seu objetivo).

a- Jogos de luta para desequilibrar;

b- Jogos de luta de rapidez e atenção;

c- Jogos de luta de conquista de território;

d- Jogos de luta de conquista de objetos.

( ) Jogos em que o objetivo está centrado na oposição através de ações que superem o oponente através da velocidade de reação.

( ) Jogos que objetivam proporcionar a experiência do combate interposto por um determinado material.

( ) Nestes jogos o objetivo é impor-se fisicamente ao oponente, deslocando para fora de um determinado espaço ou permanecendo dentro de um espaço por meio da oposição física.

( ) Jogos que objetivam proporcionar a experiência do combate por meio de ações que visam o desequilíbrio do oponente e simultaneamente a manutenção do próprio equilíbrio.

A sequência correta de cima para baixo é:

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6Q902473 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A educação física especial é fundamental para garantir a inclusão e o desenvolvimento de alunos com diferentes tipos de deficiência. Considerando os princípios e as práticas da educação física especial para diferentes deficiências nas escolas, assinale a afirmativa correta.
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7Q901720 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Considerando o papel multifacetado da Educação Física na promoção da saúde e inclusão social, qual dasseguintes afirmações melhor descreve a interação entre práticas corporais e desenvolvimento comunitário, de acordo com as diretrizes contemporâneas de atenção primária à saúde?
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8Q904044 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“Tem a missão de promover o esporte paralímpico da iniciação ao alto rendimento, e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade” (COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO)

Analise as afirmativas abaixo sobre os esportes adaptados.


1. O atletismo só pode ser praticado por atletas com deficiência física ou intelectual. Há provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos, tanto no feminino quanto no masculino.


2. No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção.


3. No basquete em cadeiras de roda, o jogador deve quicar, arremessar ou passar a bola a cada dois toques dados na cadeira. As dimensões da quadra e a altura da cesta obedecem ao padrão do basquete olímpico.


4. No tênis de mesa somente participam atletas do sexo feminino com paralisia cerebral, amputados e cadeirantes. As competições são divididas entre mesatenistas andantes e cadeirantes, com jogos individuais, em duplas ou por equipes.


5. O futebol PC é praticado por atletas com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo cranioencefálico ou de acidentes vasculares cerebrais. As regras são da FIFA, mas com algumas adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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9Q904045 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“Sob a égide dos princípios da inclusão, alunos com deficiência devem frequentar a escola regular com alunos sem deficiência” (ALVES, FIORINI & VENDITTI JÚNIOR, 2019).

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as estratégias específicas e generalizáveis para a inclusão escolar em aulas de Educação Física.


( ) Para os alunos com deficiência auditiva, as estratégias específicas podem ser: falar de frente para o aluno, estimulando a leitura labial e combinar informação verbal e demonstração.


( ) As estratégias específicas são indicadas para todos os tipos de deficiência, exceto para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).


( ) Informar ao aluno o quê e como fazer, por meio de explicação verbal, da demonstração, da assistência física ou da combinação dessas formas, são estratégias generalizáveis para a inclusão escolar nas aulas de Educação Física.


( ) Selecionar um ou mais alunos da turma para que auxilie o aluno com deficiência ou com TEA na realização das atividades são estratégias generalizáveis que podem ser utilizadas.


( ) Enquanto componente da Tecnologia Assistiva, a estratégia deve promover a funcionalidade relacionada à atividade e participação, visando a autonomia e independência.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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10Q906869 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Tanto os esportes convencionais quanto os adaptados desempenham papéis importantes, dependendo dos objetivos que queremos alcançar com nosso público. Em algumas situações, os esportes tradicionais são fundamentais, pois oferecem estímulo adicional, competições, a capacidade de medir o progresso por meio de resultados concretos e uma presença marcante na mídia. No entanto, para aqueles menos habilidosos, podem não ser tão cativantes.

Adaptado de LARIZZATTI, M.F. O que todo recreador precisa conhecer sobre o lazer. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2010.

Sobre o esporte adaptado, analise as sentenças a seguir:

I. Os mais habilidosos jogam.

II. Os meninos devem ser separados das meninas.

III. Todos podem participar, independente de ganhar ou perder.

IV. A ênfase não está na técnica e na tática, mas no entrosamento do grupo e na socialização.

Assinale a alternativa CORRETA:

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11Q1001599 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN do curso de graduação em Educação Física estabelecem que a formação deverá habilitar o profissional a diagnosticar os interesses e as necessidades das pessoas, entre elas aquelas com deficiência, de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, esportivas e de cultura e de lazer.

Nesse sentido, relacione as deficiências possíveis de serem encontradas às recomendações para o treinamento.

1. Deficiência intelectual
2. Lesão medular
3. Deficiência auditiva

( ) Cuidados com problemas de equilíbrio, que podem afetar a marcha.
( ) necessidade de instrução simples e exemplos concretos, com cuidados para eventuais problemas motores.
( ) atenção à temperatura ambiente, em função de limitações ligadas à termorregulação.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
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12Q906880 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Durante a Primeira Guerra Mundial, os exercícios terapêuticos e as atividades recreativas desempenharam um papel crucial na recuperação dos soldados feridos. No entanto, foi a partir da Segunda Guerra Mundial que o esporte adaptado começou a ganhar força, devido à necessidade de reabilitar os inúmeros sobreviventes que retornavam dos campos de batalha e abarrotavam os hospitais locais. O reconhecimento do esporte adaptado cresceu ainda mais em 1944, na Inglaterra, com a iniciativa do Dr. Ludwig Guttmann, médico neurologista do Hospital de Stoke Mandeville. Seu objetivo inicial era motivar e combater o tédio dos pacientes com deficiência. No entanto, sua visão transcendeu esse propósito inicial, inspirando o mundo a organizar eventos esportivos para pessoas com deficiência e demonstrando que elas também podiam desfrutar da prática de atividades físicas e esportivas.

Adaptado de CHIMINAZZO, J.G.C.; BELLI, T. Esportes de raquete. Barueri: Editora Manole, 2021

O desenvolvimento do esporte adaptado para pessoas com deficiência teve um marco significativo durante a Segunda Guerra Mundial. Com base no texto, assinale a alternativa correta sobre esse período histórico:

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13Q903097 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

"A Educação que a gente quer precisa garantir a plena aprendizagem e o total acesso a todas as crianças e jovens. Independentemente da situação socioeconômica, do local de nascimento, do gênero e também de ter ou não deficiência. Um ensino de qualidade é, em suma, para todos".

[Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/

conheca-o-historico-da-legislacao-sobre-educacao-inclus

iva/. Acesso em: 06/08/2024].


Para que seja trabalhada numa perspectiva inclusiva a Educação Física Escolar deve:


I. Fazer uso de instrumentos avaliativos que permitam ao aluno com deficiência demonstrar suas habilidades e conhecimentos, objeto de avaliação, assim sendo o tratamento deve ser igualitário, sem deixar de considerar a real limitação do aluno.

II. Designar, sempre que possível, atividades separando grupos por gênero, meninos e meninas, em especial nas atividades como futebol e futsal, nesses casos o professor deve apresentar uma atividade alternativa para que as alunas possam exercer sem riscos.

III. Diligenciar para que as atividades esportivasrealizadas em aula, sejam exercidas por todos os alunos, fazendo as devidas adaptações nas regras, sempre que necessário, para garantir a participação efetiva e crítica de todos e não a mera repetição de gestos desportivos.


É correto o que se afirma em:

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14Q907977 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

A educação física inclusiva desempenha um papel significativo na integração de alunos com deficiências, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade. São vários os desafios enfrentados nessa área. Em relação à educação física inclusiva, assinale a afirmativa INCORRETA.
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15Q906189 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

De acordo com a legislação brasileira, a educação especial é assegurada por meio da busca da inclusão e da adequação do processo de ensino-aprendizagem à diversidade dos estudantes.
Sobre o tema, analise as proposições a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional definem que o público-alvo da Educação Especial é constituído pelos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

( ) No contexto escolar, o aluno com deficiência deve frequentar e receber educação de qualidade no Sistema Regular de Ensino, com o atendimento das suas necessidades educacionais.

( ) Para garantir a inclusão é suficiente a participação dos alunos com necessidades educacionais especiais na mesma sala e turma dos alunos com desenvolvimento típico, desfrutando de oportunidade de participar das mesmas atividades proporcionadas aos colegas.


As afirmativas são, respectivamente,
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16Q906190 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Adaptações nas estratégias de ensino consistem em modificações na forma de ensinar com o objetivo de que o aluno entenda as atividades propostas. Uma das variáveis a serem adaptadas nessas estratégias é a instrução.
Considerando os aspectos da educação especial da disciplina Educação Física, relacione os tipos de instrução descritos a seguir com as deficiências possíveis de serem apresentadas por alunos:

1. Aluno com transtorno do espectro autista. 2. Aluno com deficiência intelectual. 3. Aluno com deficiência visual.


( ) Empregar instrução verbal detalhada, podendo ser necessária a utilização de assistência física dependendo do nível de complexidade de movimento exigido do aluno.

( ) Utilizar cartões com desenhos, como forma de instruir a atividade.

( ) Utilizar demonstrações, podendo ser necessário a decomposição do movimento ou da habilidade motora em partes menos complexas.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
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17Q944352 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2022

O jogador brasileiro de futebol Viny Jr., atleta da seleção brasileira e do Real Madrid, time da Espanha, sofreu, há pouco tempo, racismo por parte da imprensa esportiva do país onde joga e de torcidas adversárias. Em muitas partidas, Viny, ao comemorar seus gols faz uma dança. Em um programa de TV espanhol, intitulado "Chiringuito Show", o jornalista Pedro Bravo citou: “Tem que deixar de ser macaco”. O atleta recebeu a solidariedade de ex-jogadores, como Pelé, jogadores que estão na ativa, como Neymar, e instituições, como a CBF e o próprio Real Madri. A hashtag #bailaviny alcançou enorme popularidade na internet. Considerando a narrativa e conhecimentos sobre racismo, preconceito e discriminação no esporte, assinale a alternativa correta.
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18Q943092 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Prova de Conhecimentos Gerais, UECE, UECE CEV, 2021

Durante a Copa Libertadores da América, de 2014, o volante brasileiro Tinga, ex-Cruzeiro, foi vítima de racismo em uma partida contra o Real Garcilaso-PERU. A torcida peruana hostilizou o jogador ao imitar sons de macaco quando ele tocava na bola. Considerando a visão crítica da Educação Física, é correto dizer que o racismo no esporte ocorre
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