Questões de Concursos Indicadores de desempenho

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1Q376331 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

Na avaliação de um projeto, quando medimos o quanto este alcançou com os objetivos específicos que traçou para si, estamos focalizando

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2Q377690 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista Ministerial, MPE PB, FCC

Sobre os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, é correto afirmar:
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3Q378368 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista Judiciário, TRT 14a, FCC

Os indicadores são instrumentos metodológicos que permitem identificar e mensurar aspectos relacionados a certo conceito, situação, fenômeno, problema ou mesmo resultado de uma determinada intervenção na realidade social. Sobre os componentes básicos de um indicador, é correto afirmar:
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5Q375822 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Considerando os conceitos de eficácia e efetividade aplicados à administração pública e a avaliação e mensuração do desempenho governamental, assinale a opção correta.
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6Q378398 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista de Tecnologia, SEE SP, VUNESP

Richard H. Hall (2004) define processo como uma série de atividades e tarefas lógicas e sequencialmente interrelacionadas, organizadas com a finalidade de produzir resultados específicos para realização de uma meta, caracterizando-se por entradas mensuráveis, valor agregado e saídas mensuráveis. Essa definição explicitando a necessidade de mensuração insere-se como uma importante ferramenta para monitoramento do desempenho e dos resultados dos processos e é conhecida como
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7Q120681 | Governança de TI , Indicadores de Desempenho, Analista de Sistemas Pleno Processos, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação aos indicadores de desempenho utilizados em uma empresa, assinale a afirmativa INCORRETA.

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8Q376250 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

O Programa Nacional de Gestão Pública identifica seis categorias básicas de indicadores de avaliação da gestão pública: efetividade, eficácia, eficiência, execução, excelência e economicidade.

I. Efetividade está vinculada ao grau de satisfação, ou ainda ao valor agregado, à transformação produzida no contexto em geral. Está relacionada com a missão da instituição e pode ser encontrada na dimensão estratégica do Plano Plurianual.

II. Eficácia é a quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário.

III. Eficiência está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e das quantidades exigidas pelo input, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos.

IV. Economicidade é a relação entre os produtos e serviços gerados com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade.

V. Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade, sendo um elemento transversal.

É correto o que consta APENAS em

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9Q118179 | Governança de TI , Indicadores de Desempenho, Analista de Sistemas, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Uma grande empresa utiliza, como forma de medir o seu desempenho, Balanced Scorecards (BSC). Sobre essa metodologia e suas perspectivas de apuração, tem-se que

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10Q377942 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista Administrativo, HUPES UFBA BA, IADES

Como as organizações públicas se dedicam à produção de serviços que, normalmente, são heterogêneos, os processos de mensuração e gerenciamento de seus desempenhos tornam-se processos difusos e extremamente complexos. Com base no exposto, a literatura aponta que os indicadores de desempenho devem refletir outcomes e outputs, que avaliam, respectivamente
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11Q377579 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Administrador, DPE RR, FCC

Na avaliação de um programa de transferência de renda, é considerado o número de famílias que saíram da pobreza como um indicador de impacto, que se refere a
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12Q376594 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista em Ciência, MCTI, CESPE CEBRASPE

Com referência à evolução da administração pública, controle administrativo, novas tecnologias, modelos teóricos e formação do Estado e da administração pública, julgue os itens de 63 a 65.

Além da dimensão de resultado composta por eficiência, eficácia e efetividade, o desempenho governamental é medido pela dimensão de esforço, que engloba economicidade, excelência e execução. A união de todos esses elementos ficou conhecida como os 6 és (6E) do desempenho.

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13Q378188 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Com referência à evolução do modelo racional-legal para o paradigma pós-burocrático, julgue os itens a seguir. Contrapondo-se à ideologia do formalismo e à recompensa pelo desempenho, características da boa administração burocrática, o paradigma gerencial fundamenta-se nos princípios da confiança e da capacitação permanente.
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14Q378020 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Secretário Executivo, UFSB BA, 2017

O modelo gerencial da Administração Pública objetiva o atendimento das necessidades do cliente-cidadão, ou seja, busca aferir em que medida os resultados de uma ação trazem benefício à população, de forma que a preocupação central é averiguar a real necessidade e oportunidade de determinadas ações estatais, deixando claro que setores são beneficiados em detrimento de outros atores sociais. Esse objetivo refere-se ao conceito de
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15Q377638 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp RS, FAUGRS, 2017

O GESPÚBLICA, programa nacional de gestão pública e desburocratização, editou, em 2010, um documento chamado Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manual para Construção de Indicadores. Nesse documento, indica-se a utilização pela administração pública, em seus diversos níveis, de um modelo para gestão do desempenho bastante difundido, chamado de 6Es do desempenho, vinculando seis categorias de indicadores a elementos da cadeia de valor. Os 6Es são:
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16Q376655 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

No que se refere a indicadores de desempenho, julgue os itens subsecutivos. O uso de indicadores de desempenho permite realizar mensuração direta dos resultados e gerir o desempenho, o que contribui para a melhoria contínua dos processos organizacionais.
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17Q376263 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista, IBGE, CESGRANRIO

É reconhecida por todos a necessidade do desenvolvimento de novas formas de gestão pública que busquem alcançar altos níveis de eficiência, eficácia e efetividade. O conceito de eficiência pode ser associado à(ao)

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18Q375614 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Os princípios basilares da legislação administrativa são a busca da supremacia do interesse público e a legalidade dos atos praticados na administração pública, de forma a conferir o equilíbrio e o estreitamento da relação entre o governo e o cidadão, com clareza de ações, conhecimento e respeito à lei, visando à finalidade social do direito e do Estado. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O princípio da eficiência foi acrescentado à Constituição Federal pela Emenda Constitucional n.º 19/1998.

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19Q375834 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

O conceito de que a Administração Pública deve agir de modo rápido e preciso com o fim de produzir resultados que satisfaçam as necessidades da população, diz respeito ao princípio da

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20Q378082 | Administração Pública, Indicadores de desempenho, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das funções de administração e suas ferramentas aplicadas à gestão, julgue os próximos itens. Denomina-se organização a função administrativa que envolve avaliação de desempenho e monitoramento.
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