Questões de Concursos Indústria mundial contemporânea

Resolva questões de Indústria mundial contemporânea comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q679799 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Prova 03, UEMG, UEMG, 2019

Os tecnopolos (...) constituem os pontos de interconexão dos fluxos mundiais de conhecimento e informações, sendo interligados por uma densa rede de telecomunicações e computadores. São também os centros irradiadores das inovações tecnológicas.

Geralmente, situam-se em cidades pequenas e médias, longe dos antigos centros de industrialização, porém próximo das cidades mais importantes do mundo. Muitos localizamse na região metropolitana das cidades globais, como Tóquio, Londres, Paris, Los Angeles, São Francisco, etc. Dependem da infra-estrutura de transportes e telecomunicações dessas cidades, além de sua estrutura administrativa e financeira.

Neles encontram-se as indústrias da economia informacional, fortemente baseadas na microeletrônica: semicondutores (chips para computadores), informática (equipamentos e sistemas), robótica, telecomunicações e biotecnologia. Esses setores compõem a nova economia.

(MOREIRA, J.C. e SENE, E. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2002, p 311 e 312 . Adaptado.)

Os tecnopolos se constituem em novas regiões industriais de tecnologia de ponta e exigem reordenamentos espaciais nas áreas onde se localizam, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q680864 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

“Indústria 4.0: a profunda transformação que impacta o chão de fábrica
Patricia Knebel - O leitor é daqueles adeptos do café em cápsula? Se pudesse personalizar a sua caixa, que hoje é vendida com apenas um sabor, escolhendo a variedade da sua preferência, entre expresso, capuccino e chá verde, seria uma boa, não é mesmo? Pois isso já é possível. (...)
Bem-vindo ao maravilhoso mundo da Indústria 4.0, que traz a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias, como Inteligência Artificial, Robótica e Internet das Coisas (IoT) para promover a digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.
Fonte:https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/es- peciais/dia_da_industria/2021/05/793610-industria-4-0-a-profunda- transformacao-que-impacta-o-chao-de-fabrica.html
A transição para uma quarta revolução industrial vem sendo marcada pela integração de sistemas ciberfísicos, com tecnologias como a inteligência artificial, a realidade aumentada e a internet das coisas, criando não apenas produtos novos, mas uma nova forma de produzir.
Um possível impacto dessas transformações sobre o mundo do trabalho é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q946577 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

A expansão geográfica das multinacionais é um dos fatos mais importantes da economia capitalista depois da Segunda Guerra Mundial [...]. Com isto, criaram-se novas formas de dependência econômica nesses países mais jovens. Em função da nova divisão internacional do trabalho, o processo de mundialização da indústria expande essa atividade para vários países do chamado terceiro mundo [...] (OLIVEIRA, 2011). Em relação às multinacionais, analise as afirmativas abaixo. I. A indústria multinacional pode ser implantada nos mercados dos países através de filiais, fusões, associações e franquias. II. A instalação de filiais em outros países ocorre, muitas vezes, incentivada por benefícios concedidos pelos governos, como a isenção de impostos. III. O principal intuito das empresas multinacionais é cooperar com o crescimento dos países em desenvolvimento, levando tecnologia e gerando empregos.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q678705 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Os países industrializados capitalistas, no século XIX, dominaram territórios e populações na África e na Ásia, com o objetivo de ampliar os mercados consumidores e explorar matérias-primas. Este processo ficou conhecido como Imperialismo. Neste mesmo período, foi possível verificar o desenvolvimento de várias áreas da Ciência, uma vez que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q935888 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assimétrica quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático com o dos demais países, sobretudo os latino-americanos, no período 1980-2000.

SARTI, F.; HIRATUKA, C. Indústria mundial: mudanças e tendências recentes. Campinas: Unicamp, n. 186, dez. 2010.

A dinâmica de transformação da geografia das indústrias descrita expõe a complementaridade entre dispersão espacial e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q949772 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

O crescente emprego de máquinas e a divisão do trabalho despojam o trabalho do operário de seu caráter autônomo. O produtor passa a ser um simples apêndice da máquina e só se requer dele a operação mais simples, mais monótona, mais fácil de aprender.

MARX, K.; ENGELS, F. Burgueses e proletários. In: FERNANDES, F. (Org.). K. Marx, F. Engels: História. São Paulo: Ática, 1989.


Comparado ao artesanal, o tipo de trabalho descrito no texto caracteriza-se pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q943422 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Edital 2022, USP, FUVEST, 2021

A escassez global de semicondutores continua a ter estranhas repercussões, sobretudo do ponto de vista geopolítico. Há um ano as indústrias lutam para se abastecer com chips eletrônicos que equipam aparelhos do dia a dia, de computadores a torradeiras, passando pelas máquinas de lavar e consoles de videogames. O episódio atual, no entanto, surge em um contexto marcado por um questionamento geral a respeito dos benefícios da globalização e do declínio da atividade industrial no Ocidente.

Evgeny Morzorov. “Devemos temer um colapso eletrônico?”.

Le Monde Diplomatique Brasil, agosto/2021. Adaptado.


O texto refere-se a uma questão geopolítica contemporânea: a disputa pelos semicondutores na indústria mundial. Sobre esse assunto, indique a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q937615 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho é muitas vezes maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto.

SENNETT, R. A corro sã o do caráter: conseqüências pessoais do novo capitalismo.Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado).

Comparada a organização do trabalho característica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q679388 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Sobre a indústria e sua implantação no espaço geográfico, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q679710 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Prova 08, UEMG, UEMG, 2019

As fábricas Andorinhas

Cada vez mais, as multinacionais de marca – IBM e a General Motors – insistem que são apenas como qualquer um de nós: caçadores de pechinchas em busca do melhor negócio no shopping global. Elas são consumidores muito exigentes, com instruções específicas relacionadas com projeto sob encomenda, matéria-prima, prazos de entrega e, mais importante, a necessidade dos preços mais baixos possíveis. Mas o que não interessa a eles é a onerosa logística de como esses preços caem tanto; construir fábricas, comprar maquinaria e orçar a mão-de-obra têm sido operações rebatidas diretamente para a quadra de terceiros.

(KLEIN, Naomi. Sem Logo: A Tirania das Marcas em um Planeta Vendido. Disponível em: Acesso em: 24/05/2007)

Na atualidade, as indústrias de alta tecnologia estão imprimindo um novo ordenamento no espaço em busca em maiores lucros. Na “busca do melhor negócio no shopping global”, as indústrias de alta tecnologia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q951010 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

Em abril de 2015, os professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná mobilizaram-se contra mecanismos de um projeto muito polêmico, encampado pelo governador Carlos Alberto Richa. O auge desse confronto deu-se no dia 29, quando a Polícia Militar do Paraná tratou os professores como inimigos de uma guerra, no episódio que ficou nacionalmente conhecido por “Massacre na Praça Nossa Senhora da Salete”. Sobre esse triste episódio, analise as alternativas:

I) O projeto transferia cerca de 30 mil aposentados com mais de 73 anos do Fundo Financeiro – bancado pelo governo estadual – para o Fundo Previdenciário – formado por contribuições dos servidores e do Estado – os dois fundos formam o Paraná-Previdência. A transferência ameaçava gerar um déficit no Fundo Previdenciário.

II) Os servidores defendiam, na época, que a mudança comprometeria o Fundo Previdenciário que, com o tempo, teria mais benefícios a pagar do que recursos. Já o governo alegava que a medida geraria uma economia de cerca de R$ 125 milhões para os cofres do Estado e a não aprovação da reestruturação poderia comprometer a remuneração dos professores.

III) Todavia, diante da violência imposta aos professores, os deputados da Assembleia Legislativa do Paraná ficaram sensibilizados e não aprovaram o referido projeto de lei.

Está(ão) correta(s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q949523 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Em 1965 a China rompeu definitivamente relações com os soviéticos e ficou isolado por quase uma década até se ingressar no Conselho de Segurança da ONU. Somente a partir de 1978 que iniciou se processo de abertura econômica. As reformas foram realizadas em quatro setores: indústria, agricultura, defesa e tecnologia. O início se deu pela agricultura; o setor industrial, porém, só começou nas décadas de 1980 e 1990. Com a entrada do capital misto, as empresas estatais enfrentaram o preço da concorrência e foram criados verdadeiros “oásis capitalistas”, em que capital, experiência e tecnologia estrangeiros eram muito bem-vindos. Essas áreas receberam o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q946918 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Terceira maior economia mundial da atualidade, o Japão observou um processo de desaceleração econômica, acentuadamente na década de 1990.
A principal causa desse processo deve-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q946626 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

O avanço nos transportes, juntamente com as comunicações favoreceu a dispersão geográfica das indústrias, sem prejuízo do poder de controle das matrizes sobre suas subsidiárias. (SCARLATO, Francisco Capuano. O espaço industrial brasileiro. In: ROSS, Jurandyr. L. S. (org). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2001. Adaptado.)
É correto afirmar que esse processo explica a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q947608 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP, 2018

O Brasil é considerado um país____________ (com grande população absoluta), porém fracamente _____________(baixa densidade demográfica), com 22,4 hab/km2 (censo 2010), abaixo da média mundial estimada em aproximadamente 40,26 hab/km2 .
(Marcos A. de Moraes e Paulo Sérgio. S. Franco. Geografia humana, 2011. Adaptado.)

Assinale a alternativa cujos termos preenchem, respectivamente, as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q680683 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Processo Seletivo UEG, UEG, UEG, 2017

Texto associado.
Leia a letra da música a seguir.

REENGENHARIA
Itamar Assumpção

Meu amor eu tive uma ideia genial
Que tal inserir nosso lar na economia global
É muito simples não tem filosofia
É só fazer a tal reengenharia
No mundo todo vai que é uma beleza
Por que não fazer igualzinho lá em casa, hein princesa
É só jogar no lixo o que não precisa
A tua mãe, por exemplo, a gente terceiriza
Não se preocupe com a culinária
Agora ficou chique comer porcaria
Ter urticária o que que há de mal afinal
É só um bocadinho de mesquinharia
Meu bem não vejo a hora de fazer economia de escala
O mala do nosso vizinho pegamos botamos fora
A mulher dele a gente incorpora
Vamos acabar com todo desperdício
Afinal qual é o mal é só a beira do precipício
Os amigos a gente elimina
E traz só de brinquedinho baratinho lá da China
Vamos criar um lar bem competitivo
Um lar que seja voltado só para um objetivo
Entre o ativo e o passivo
Vamos ver qual de nós dois ainda continua vivo
Vamos cair de boca no pragmatismo
Afinal qual é o mal, é só a beira do abismo
Querida vamos acabar com todo sossego
Dar um basta nos sentimentos e nos momentos de aconchego
Pulmão otimizado coração desativado no seguro desemprego
Nosso lar vai virar uma operação enxuta
Com muito mais inveja, com muito mais disputa
Afinal qual é o mal em ser só um tiquinho filho da puta
Vamos concentrar nossa vocação meu bem
Ficar querendo o que a gente não tem
Oh! Meu amor eu quero detonar o quarteirão o mundo o bairro
Só pra comprar nosso segundo carro
Oh! Meu amor quando tudo der certo
Ficaremos só nós dois num lindo deserto
Vai ser legal ser moderno aqui no meio do inferno
Poderemos gravar tudo isso em vídeo
Afinal qual é o mal é só um pouquinho de suicídio
Teu irmão eu aniquilo teu pai jogamos no asilo
É, só vamos comer por quilo

Disponível em:<https://www.letras.mus.br/itamar-assumpcao/272498/>. Acesso em: 23 mar. 2017.


A letra da música aponta para um determinado período da sociedade moderna, o qual é denominado como regime de acumulação “flexível”, regime de acumulação “integral”, globalização, hipermodernidade, entre outros nomes. A música “Reengenharia” apresenta as seguintes características da atual fase da sociedade moderna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q680884 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Primeiro Dia, FGV, FGV, 2020

Os Tigres Asiáticos, contemplados por políticas internacionais contra o avanço sino-soviético, industrializaram-se com grande rapidez e apresentaram importantes avanços econômicos nas últimas décadas do século XX. Nesse contexto, esses países se tornaram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q990256 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, DT Geografia, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Os oligopólios industriais e o capital financeiro especulativo desempenham papéis importantes na configuração da economia atual, muitas vezes contribuindo para o aumento das desigualdades sociais e espaciais. Sobre o assunto, marque V para os itens verdadeiros e F para os itens falsos:

( ) Oligopólios industriais correspondem a um mercado dominado por um pequeno número de empresas que têm grande influência sobre a produção e o preço de determinados bens ou serviços.

( ) Oligopólios muitas vezes exercem poder significativo sobre os mercados, controlando a oferta, determinando os preços e, em alguns casos, limitando a concorrência.

( ) A existência de oligopólios pode resultar em preços mais altos para os consumidores, menos inovação e menos oportunidades para empresas menores ou novos entrantes.

( ) O poder concentrado em oligopólios industriais e no setor financeiro especulativo pode contribuir para o aumento da igualdade social.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.