Questões de Concursos Infecção Desinfecção Higienização Esterilização

Resolva questões de Infecção Desinfecção Higienização Esterilização comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q359461 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização

No hospital concentram-se hospedeiros mais suscetíveis e microrganismos mais resistentes, tornando-o um local insalubre por excelência. Faz-se necessário reduzir os riscos e expor o paciente o mínimo possível à contaminação. Diante desse quadro, é fundamental entender os processos gerais de assepsia, de limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos hospitalares. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. Descontaminação é sinônimo de desinfecção. Nesse processo, podem ser utilizados agentes químicos como os desinfetantes à base de formaldeído, glutaraldeído ou hipoclorito de sódio.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q361482 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O profissional de enfermagem depara-se com situações que apresentam risco de infecção em todas as suas atividades. A falha na adoção dos princípios de assepsia pode comprometer a recuperação ou a manutenção do bom estado de saúde do paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Assepsia é o conjunto de medidas que visam diminuir e prevenir o crescimento de microrganismos de uma área ou objeto e que incluem obrigatoriamente a aplicação de um agente germicida.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q366469 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização

No que se refere a tipos de processos de esterilização de produtos médico-hospitalares, julgue os itens subsequentes. A esterilização de pós e pomadas deve ser feita em estufas e em vapor saturado sob pressão (autoclaves).
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q358743 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização

Com relação à esterilização, desinfecção e aos materiais utilizados em estabelecimentos de saúde, julgue os itens a seguir. Inaladores, máscaras de nebulização, ambu e cânulas de Guedel são artigos classificados como críticos do ponto de vista de contaminação, pois apresentam alto risco de infecção.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q365185 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização

No que se refere a tipos de processos de esterilização de produtos médico-hospitalares, julgue os itens subsequentes. O processo de esterilização por vapor saturado sob pressão é o mais utilizado em hospitais e o mais econômico para a esterilização de artigos termorresistentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q365623 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Os pacientes impossibilitados de alimentar-se sozinhos podem fazer uso de nutrição enteral. Assim, são assistidos pela equipe de enfermagem, que administra a dieta por meio de sondas, com cuidados específicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 59 a 63. Após a alta hospitalar de um paciente, deve-se realizar uma desinfecção concorrente do local com solução de álcool a 50%.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q360715 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização

No hospital concentram-se hospedeiros mais suscetíveis e microrganismos mais resistentes, tornando-o um local insalubre por excelência. Faz-se necessário reduzir os riscos e expor o paciente o mínimo possível à contaminação. Diante desse quadro, é fundamental entender os processos gerais de assepsia, de limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos hospitalares. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. O tempo de exposição, quando se utiliza o calor úmido, é constituído de três etapas: o tempo de penetração do vapor, tempo de esterilização e o intervalo de confiança.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q366797 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização

Os Centros de Materiais e Esterilização (CME) só podem processar produtos compatíveis com a sua capacidade técnica operacional e conforme a sua classificação. Sobre as boas práticas para o processamento de produtos para a saúde, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q365643 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O profissional de enfermagem depara-se com situações que apresentam risco de infecção em todas as suas atividades. A falha na adoção dos princípios de assepsia pode comprometer a recuperação ou a manutenção do bom estado de saúde do paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Antissepsia é o conjunto de medidas que visam reduzir o número de microrganismos de uma área ou objeto e evitar sua disseminação.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q366020 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O profissional de enfermagem depara-se com situações que apresentam risco de infecção em todas as suas atividades. A falha na adoção dos princípios de assepsia pode comprometer a recuperação ou a manutenção do bom estado de saúde do paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Na higienização simples de mãos, o enfermeiro deve lembrar-se de lavá-las e secá-las até a altura dos cotovelos.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q368686 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação às cirurgias, julgue os próximos itens. Classificam-se como contaminadas as cirurgias que se realizam em tecidos estéreis e na ausência de processo infeccioso local, sem que haja penetração nos tratos digestório, respiratório ou urinário, em sala de cirurgia que apresente condições ideais.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q360805 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O profissional de enfermagem depara-se com situações que apresentam risco de infecção em todas as suas atividades. A falha na adoção dos princípios de assepsia pode comprometer a recuperação ou a manutenção do bom estado de saúde do paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana existentes em determinado objeto, em sua superfície ou interior.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q367881 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização

Seguindo as recomendações da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), bem como da ANVISA, uma instituição de saúde resolveu adotar algumas medidas para prevenir infecções. Dentre essas medidas, está a troca de equipo de administração intermitente a cada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q367733 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização

A enfermeira Joana do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar organizou um calendário de visita, no mínimo semanal, a cada clínica e unidade de terapia intensiva, que consistia em entrevistar o enfermeiro(a) do serviço, revisar prontuários - se necessário - e registrar, o mais precocemente possível, situações de maior risco ou que causem impacto para infecção. Essa ação pode ser denominada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q360362 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O profissional de enfermagem depara-se com situações que apresentam risco de infecção em todas as suas atividades. A falha na adoção dos princípios de assepsia pode comprometer a recuperação ou a manutenção do bom estado de saúde do paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. O uso de luvas no contato com mucosas, sangue ou outros fluidos corpóreos dispensa a lavagem de mãos após esse contato.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q364561 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Assistente de Enfermagem II, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Um homem de 46 anos de idade está internado em uma clínica médica para tratamento de câncer no estômago, acompanhado de sua esposa. Seus sinais vitais são: 115 batimentos por minuto, 25 movimentos respiratórios por minuto, 36,5 ºC e pressão 154 mmHg × 88 mmHg. Está com ferida em um dos maléolos, extensa, aberta, com drenagem de secreção purulenta. Tem acesso venoso central, pela veia subclávia direita. Consegue ir ao banheiro somente com auxílio e toma banho sentado. Segundo a esposa, eles estão habituados a retirar todos os curativos dentro do chuveiro e a lavar bem as feridas. A dieta tem sido oferecida pela sonda nasogástrica, pois o paciente não consegue deglutir. Queixa-se de dor hipogástrica e ausência de micção, mesmo na presença de uma sonda de Foley, instalada há dois dias, com sistema de drenagem aberto. Sua ingesta hídrica foi normal durante todo o dia. Está prescrito um enema intestinal devido ao quadro de constipação.

Considerando os cuidados de enfermagem e aspectos relevantes relacionados ao quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.

Uma das causas de infecções hospitalares é a inserção de sonda vesical, assim, o trato urinário do paciente é um importante sítio para a infecção hospitalar.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q368148 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização

No hospital concentram-se hospedeiros mais suscetíveis e microrganismos mais resistentes, tornando-o um local insalubre por excelência. Faz-se necessário reduzir os riscos e expor o paciente o mínimo possível à contaminação. Diante desse quadro, é fundamental entender os processos gerais de assepsia, de limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos hospitalares. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. Todo material a ser encaminhado para a esterilização deve ser submetido a limpeza prévia, para a retirada da matéria orgânica.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q358779 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A infecção adquirida durante a hospitalização, que não estava presente nem em período de incubação por ocasião da admissão do paciente, é denominada infecção hospitalar. Geralmente, aparecem de 48 horas a 72 horas após a internação. Acerca da prevenção de infecção em procedimentos de risco, julgue os itens que se seguem. A qualidade da assistência nos serviços de emergência está relacionada à elaboração e divulgação de protocolos para uso de antimicrobianos e treinamento periódico da equipe acerca de medidas preventivas específicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q368264 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O profissional de enfermagem depara-se com situações que apresentam risco de infecção em todas as suas atividades. A falha na adoção dos princípios de assepsia pode comprometer a recuperação ou a manutenção do bom estado de saúde do paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Medidas simples, como higiene das mãos, limpeza hospitalar adequada, cuidados com excretas e roupas dos pacientes são consideradas importantes na quebra da cadeia de infecção hospitalar.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.