Questões de Concursos Interação Medicamentosa

Resolva questões de Interação Medicamentosa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q478752 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

A associação de fármacos que atuam no sistema nervoso central pode causar efeitos adversos potencialmente letais. Sem conhecer esses efeitos adversos, José, que já faz uso do medicamento A para tratar dor severa há um ano, porém agora sem sucesso, resolveu aceitar a ajuda de um amigo e ingeriu três comprimidos do medicamento B, que é utilizado como hipnótico e sedativo.

Acerca dessa situação hipotética e de aspectos diversos a ela relacionados, julgue os próximos itens.

Se o medicamento A for um anti-inflamatório não esteroidal, a associação dele com o medicamento B poderá levar à depressão do sistema nervoso central e ao óbito de José.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q479800 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

O uso concomitante de vários medicamentos é prática comum no ambiente hospitalar. Em tais casos, a avaliação da farmacoterapia deve ser realizada de maneira cuidadosa pelo farmacêutico, visando à observação de interações medicamentosas potenciais, de modo a evitá-las, e contribuindo para melhores resultados da farmacoterapia e para a redução de reações adversas preveníveis. Assinale a opção que contém uma interação medicamentosa potencial e a orientação que deveria constar no parecer farmacêutico, com o objetivo de evitar a interação ou de monitorar a ocorrência do seu provável resultado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q478295 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

A associação de fármacos que atuam no sistema nervoso central pode causar efeitos adversos potencialmente letais. Sem conhecer esses efeitos adversos, José, que já faz uso do medicamento A para tratar dor severa há um ano, porém agora sem sucesso, resolveu aceitar a ajuda de um amigo e ingeriu três comprimidos do medicamento B, que é utilizado como hipnótico e sedativo.

Acerca dessa situação hipotética e de aspectos diversos a ela relacionados, julgue os próximos itens.

Um exemplo de medicamento B é a quetiapina, comumente utilizada na prática clínica como hipnótico.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q479230 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

As interações medicamentosas são responsáveis por uma parcela significativa dos eventos adversos detectados nos serviços de saúde. A fluoxetina, fármaco da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), é amplamente empregado no tratamento da depressão e pode ser administrado por longos períodos, sobretudo em idosos. No Brasil, a prática da automedicação é comum e aumenta com a idade. Um idoso com prescrição de altas doses de fluoxetina e automedicação diária com ibuprofeno apresenta risco potencial de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q479890 | Farmácia, Interação Medicamentosa, CESPE CEBRASPE, 2017

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Espera-se que os estudantes, ao avaliar o prontuário do paciente, sejam capazes de apontar a interação entre a tetraciclina e a insulina, com riscos de hipoglicemia para o paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q480197 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, UFPR, NC UFPR, 2017

Entre os aspectos a serem observados no uso racional de medicamentos está o potencial de interação dos fármacos entre si em pacientes polimedicados, bem como a interação de fármacos com constituintes da dieta. Sobre as possíveis interações descritas em literatura, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q480292 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE

No tipo de antagonismo relacionado ao par adrenalina × acetilcolina,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q478576 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES

A substância X, um fármaco, age como agonista de um receptor membranar, que, ao ser ativado, provoca a redução da frequência cardíaca, com consequente diminuição da pressão arterial. A substância Y inibe irreversivelmente a enzima que degrada a substância X. Se um paciente ingerir a substância Y em excesso, apresentará intensa bradicardia e hipotensão. Para reverter esse caso, seria necessário utilizar um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q480170 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES

A associação de dois fármacos (A e B) pode alterar a curva dose-resposta. Se essa associação deslocar a curva para a direita, reduzindo a potência de A, o fármaco B é um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q479981 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Multiprofissional em Atenção Cardiopulmonar, SES DF, CESPE CEBRASPE

A respeito dos agentes anti-infecciosos e de suas interações medicamentosas, julgue os itens subsequentes.

A utilização conjunta de linezolida e antidepressivos tricíclicos ou inibidores de receptação de serotonina pode desencadear síndrome serotoninérgica.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q480513 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

O paciente M. S., 62 anos, do sexo masculino, procurou atendimento devido à dificuldade progressiva de realizar tarefas manuais, tais como abotoar as roupas, pentear-se entre outras. Negou outras queixas específicas. Na história pessoal, informou ter feito apendicectomia. Não havia outros dados relevantes. No exame físico os sinais vitais eram normais. O exame do aparelho locomotor evidenciou tremor, em repouso, de extremidades, o qual cessava ao fazer um movimento ativo; mostrava também, o movimento de enrolar pílulas com os primeiros e segundos dedos de ambas as mãos, bem como mostrou que havia uma discreta rigidez muscular. Chamava a atenção o aspecto apático e tristonho do paciente. Não se evidenciavam outras anormalidades. Frente a esse quadro, foi estabelecido o diagnóstico de doença de Parkinson, decidindo-se pelo tratamento com anticolinérgico (biperideno) e demais medidas de apoio. Cogitou-se o uso simultâneo de antidepressivo tricíclico. Passados dois anos, o paciente retornou à consulta, queixando-se de piora da doença, apesar de fazer corretamente o tratamento anteriormente prescrito. Queixou-se de dificuldades para deambular e de aumento na salivação, falava lentamente e a face mostrava rigidez de expressão. Frente à evolução do quadro parkinsoniano, decidiu-se administrar a associação de levodopa+carbidopa. Considerando o quadro descrito anteriormente, assinale a afirmativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q478487 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo alguns autores , interações medicamentosas são “ações recíprocas dos componentes ativos dos medicamentos”. Os efeitos resultantes podem ser benéficos, quando melhoram a eficácia terapêutica, por exemplo, ou prejudiciais quando aumentam acentuadamente os efeitos farmacológicos dos princípios ativos ou estes se antagonizam a ponto de anular. Assinale abaixo o exemplo de interação medicamentosa grave e seus correspondentes efeitos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q480026 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca do mecanismo de ação dos antimicrobianos, antineoplásicos e suas interações.

A rifampicina é um antimicrobiano tetracíclico que inibe a síntese da parede bacteriana dos patógenos microbianos. Ela apresenta antagonismo farmacológico com a pirazinamida e isoniazida e nunca deve ser utilizada em associação com esses medicamentos para se evitar resistência microbiana.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q479774 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A associação de Ampicilina + Sulbactam, utilizada no tratamento de infecções causadas por Enterococcus faecalis, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes entre outros microorganismos é um exemplo de associação de antimicrobianos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q478526 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Com relação às interações e incompatibilidades entre medicamentos, marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q480347 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Complicações iatrogênicas são mais frequentes em pacientes idosos, principalmente naqueles hospitalizados. Diversos fatores podem ser considerados como responsáveis, em maior ou menor grau, por essa maior sensibilidade do idoso: alterações do envelhecimento, pluripatologia, modificações da farmacocinética e farmacodinâmica das drogas. Entende-se por cinética dos fármacos os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. As alterações desses fenômenos no organismo interferem na biodisponibilidade e, consequentemente, na eficácia terapêutica do medicamento. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

I. As principais modificações hepáticas causadas pelo envelhecimento são a redução da perfusão sanguínea em até 40%, acompanhada de uma redução de 30% da massa hepática. Assim, ocorre a diminuição do metabolismo de primeira passagem, o que pode aumentar a biodisponibilidade de fármacos que requerem extenso metabolismo.

II. Várias substâncias têm a capacidade de mudar o funcionamento enzimático do organismo, especialmente sobre o CYP450. Dentre os inibidores mais comumente utilizados podemos citar a fluoxetina, sertralina e cetoconazol, em contrapartida, entre os indutores encontramos a carbamazepina, dexametasona e omeprazol.

III. Com relação aos músculos, observa-se diminuição do volume de massa magra, com aumento concomitante de tecido adiposo nos idosos. A alteração na relação músculo/tecido adiposo pode modificar a distribuição de alguns medicamentos. Fármacos lipofílicos terão maior acumulação no tecido adiposo, podendo gerar efeitos tóxicos.

IV. As interações entre medicamentos por modificação da excreção são ocasionadas pelo mecanismo de ativação da secreção glomerular.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q480611 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

Como resultado das interações medicamentosas, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.