Questões de Concursos Interação Medicamentosa

Resolva questões de Interação Medicamentosa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

2Q477011 | Farmácia, Interação Medicamentosa

As interações medicamentosas surgem quando o princípio ativo de um medicamento é alterado pela presença de outro medicamento, alimento, bebida, ou qualquer outra substância capaz de reagir com a molécula do fármaco. Sobre a classificação das interações medicamentosas, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q478370 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

Quanto às interações medicamentosas, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q480513 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

O paciente M. S., 62 anos, do sexo masculino, procurou atendimento devido à dificuldade progressiva de realizar tarefas manuais, tais como abotoar as roupas, pentear-se entre outras. Negou outras queixas específicas. Na história pessoal, informou ter feito apendicectomia. Não havia outros dados relevantes. No exame físico os sinais vitais eram normais. O exame do aparelho locomotor evidenciou tremor, em repouso, de extremidades, o qual cessava ao fazer um movimento ativo; mostrava também, o movimento de enrolar pílulas com os primeiros e segundos dedos de ambas as mãos, bem como mostrou que havia uma discreta rigidez muscular. Chamava a atenção o aspecto apático e tristonho do paciente. Não se evidenciavam outras anormalidades. Frente a esse quadro, foi estabelecido o diagnóstico de doença de Parkinson, decidindo-se pelo tratamento com anticolinérgico (biperideno) e demais medidas de apoio. Cogitou-se o uso simultâneo de antidepressivo tricíclico. Passados dois anos, o paciente retornou à consulta, queixando-se de piora da doença, apesar de fazer corretamente o tratamento anteriormente prescrito. Queixou-se de dificuldades para deambular e de aumento na salivação, falava lentamente e a face mostrava rigidez de expressão. Frente à evolução do quadro parkinsoniano, decidiu-se administrar a associação de levodopa+carbidopa. Considerando o quadro descrito anteriormente, assinale a afirmativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q480292 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE

No tipo de antagonismo relacionado ao par adrenalina × acetilcolina,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q480611 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

Como resultado das interações medicamentosas, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q480170 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES

A associação de dois fármacos (A e B) pode alterar a curva dose-resposta. Se essa associação deslocar a curva para a direita, reduzindo a potência de A, o fármaco B é um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q478295 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

A associação de fármacos que atuam no sistema nervoso central pode causar efeitos adversos potencialmente letais. Sem conhecer esses efeitos adversos, José, que já faz uso do medicamento A para tratar dor severa há um ano, porém agora sem sucesso, resolveu aceitar a ajuda de um amigo e ingeriu três comprimidos do medicamento B, que é utilizado como hipnótico e sedativo.

Acerca dessa situação hipotética e de aspectos diversos a ela relacionados, julgue os próximos itens.

Um exemplo de medicamento B é a quetiapina, comumente utilizada na prática clínica como hipnótico.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q475655 | Farmácia, Interação Medicamentosa

Analise as afirmativas a seguir quanto à interação medicamentosa dos fámacos e assinale a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q477466 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Suplemento de Saúde da PNAD 2008, a prevalência de hipertensão na população idosa está em torno de 54%. O idoso pode apresentar diversas doenças que afetam o sistema cardiovascular e ainda outras doenças crônicas associadas. Julgue os itens a seguir, em relação ao tratamento dessas doenças e a aspectos farmacocinéticos, farmacodinâmicos e interação medicamentosa.

A furosemida, diurético de alça, pode ter a sua efetividade diminuída quando administrada concomitantemente aos antiálgicos, inibidores seletivos ou não seletivos de cicloxigenase, podendo ocasionar aumento da pressão arterial.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q479800 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

O uso concomitante de vários medicamentos é prática comum no ambiente hospitalar. Em tais casos, a avaliação da farmacoterapia deve ser realizada de maneira cuidadosa pelo farmacêutico, visando à observação de interações medicamentosas potenciais, de modo a evitá-las, e contribuindo para melhores resultados da farmacoterapia e para a redução de reações adversas preveníveis. Assinale a opção que contém uma interação medicamentosa potencial e a orientação que deveria constar no parecer farmacêutico, com o objetivo de evitar a interação ou de monitorar a ocorrência do seu provável resultado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q478487 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo alguns autores , interações medicamentosas são “ações recíprocas dos componentes ativos dos medicamentos”. Os efeitos resultantes podem ser benéficos, quando melhoram a eficácia terapêutica, por exemplo, ou prejudiciais quando aumentam acentuadamente os efeitos farmacológicos dos princípios ativos ou estes se antagonizam a ponto de anular. Assinale abaixo o exemplo de interação medicamentosa grave e seus correspondentes efeitos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q474903 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito das interações medicamentosas, julgue os itens que se seguem.

O sulfametoxazol com trimetoprima é um exemplo de interação farmacodinâmica em que a interação resultante é de sinergia.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q475654 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Analista, DPE RS, FCC

Os tipos de interações medicamentosas são vários, podendo até causar quadros de intoxicação iatrogênica. Uma interação medicamentosa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q475668 | Farmácia, Interação Medicamentosa

A um paciente foi prescrito um medicamento anticonvulsivante barbitúrico oral (fenobarbital), devido a problemas de crises convulsivas. Após alguns meses de tratamento, o paciente estava sentindo uma queimação no estômago (azia) e em uma conversa com o seu vizinho contou a ele o que estava sentindo. O vizinho, prontamente lhe indicou um medicamento que era “tiro e queda” e que ele nem precisava consultar o médico, pois ele já tomava o medicamento há algum tempo e nunca teve problemas. O medicamento indicado pelo vizinho era um antiácido, (hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio), que o paciente prontamente comprou na farmácia e logo começou a tomar. Após alguns dias de “tratamento com o antiácido” o paciente teve uma crise convulsiva apesar de tomar regularmente o anticonvulsivante. As crises se repetiram por várias vezes nos dias seguintes, devido à associação desses medicamentos pela incompatibilidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q475660 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere à neurotransmissão colinérgica e adrenérgica, julgue os itens seguintes.

A amitriptilina, quando é administrada com a carbamazepina, provoca antagonismo de ação farmacológica e diminui a biodisponibilidade da carbamazepina por induções do metabolismo renal.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q480026 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca do mecanismo de ação dos antimicrobianos, antineoplásicos e suas interações.

A rifampicina é um antimicrobiano tetracíclico que inibe a síntese da parede bacteriana dos patógenos microbianos. Ela apresenta antagonismo farmacológico com a pirazinamida e isoniazida e nunca deve ser utilizada em associação com esses medicamentos para se evitar resistência microbiana.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q478917 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca do mecanismo de ação dos antimicrobianos, antineoplásicos e suas interações.

A associação de metronidazol e álcool é contraindicada, visto que essa interação apresenta um sinergismo de ação farmacológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q477470 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a formas farmacêuticas e vias de administração de medicamentos e a interações medicamentosas, julgue os próximos itens.

As interações farmacológicas são uma das causas de reações adversas a medicamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q477266 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de fármacos usados nos tratamentos de parasitoses, julgue os itens a seguir.

A ingestão de bebidas alcoólicas durante a terapia com metronidazol provoca, em alguns pacientes, efeitos semelhantes ao dissulfiram.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.