Questões de Concursos Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana

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1Q1031120 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

No trecho a seguir, o pensador quilombola, também conhecido como Nêgo Bispo, apresenta uma estratégia contracolonial para a relação com a língua.

Certa vez, fui questionado por um pesquisador de Cabo Verde: “Como podemos contracolonizar falando a língua do inimigo?”. E respondi: “Vamos pegar as palavras do inimigo que estão potentes e vamos enfraquecê-las. E vamos pegar as nossas palavras que estão enfraquecidas e vamos potencializá-las. Por exemplo, se o inimigo adora dizer desenvolvimento, nós vamos dizer que o desenvolvimento desconecta, que o desenvolvimento é uma variante da cosmofobia. Vamos dizer que a cosmofobia é um vírus pandêmico e botar para ferrar com a palavra desenvolvimento. Porque a palavra boa é envolvimento”.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023.

Assinale a opção que corresponde à estratégia apresentada.
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2Q1034046 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024

Na última década, vem aumentando a presença de indígenas em espaços antes frequentados apenas por profissionais de museus, como reservas técnicas, requalificando e, em alguns casos, estudando coleções. Este fato se enquadra em um movimento mais amplo, dentre os grupos sociais antes representados por instituições como Museus, de revisão crítica de imagens e significados associados à formação da nação. Dentre as estratégias narrativas e institucionais adotadas, a criação de museus indígenas representa
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3Q1032137 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025

No capítulo Conflitos ambientais – a atualidade do objeto, Henri Acselrad afirma o seguinte:
"O método requererá o esforço de não enfrentar em separado, por exemplo, a análise da questão da água da discussão das questões fundiárias, de articular a caracterização das dimensões físico-materiais com a explicitação das dimensões simbólicas associadas aos modos de representar o ‘meio’, ambos elementos indissociáveis na explicação das estratégias dos diferentes atores envolvidos nos processos conflitivos em causa” (Acselrad, 2004, p. 10-11).
Como outros autores dedicados à antropologia do meio ambiente, Acselrad propõe que:
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4Q1031109 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Os fluxos culturais, entre as nações, e o consumismo global criam possibilidades de “identidades partilhadas” – como “consumidores” para os mesmos bens, “clientes” para os mesmos serviços, “públicos” para as mesmas mensagens e imagens – entre pessoas que estão bastante distantes umas das outras no espaço e no tempo. À medida que as culturas nacionais tornam-se mais expostas a influências externas, é difícil conservar as identidades culturais intactas ou impedir que elas se tornem enfraquecidas através do bombardeamento e da infiltração cultural.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

O trecho acima apresenta uma leitura sobre os efeitos do processo de globalização sobre a formação de identidades.

Assinale a opção que reflete corretamente o que é exposto no trecho.
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5Q1032138 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025

Beatriz Heredia e Moacir Palmeira são dois antropólogos brasileiros dedicados a etnografias da política. São inúmeras as suas publicações sobre eventos e o tempo da política. No artigo Os comícios e a política de facções, os autores tratam os comícios como “rituais”.
"Um entendimento mais ‘completo’ de por que esse ‘jogo de força’ passa pelos comícios e não por outras formas de ajuntamento ou de comunicação política supõe uma análise tão exaustiva quanto possível desse ritual, situando-o no contexto em que ele é posto pelos que o realizam” (Palmeira e Heredia, 1995, p. 37).
Analisar os comícios como rituais implica discutir:
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6Q1031113 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Seres humanos se formam em mundos simbólicos e linguísticos variados. Os diferentes modos de conhecimento e as variadas formas de se relacionar com o mundo e com a Terra não podem ser medidos pelos avanços na ciência e na tecnologia modernas. (...) Precisaremos entender o poder transformativo da heterogeneidade em vez de regredir para um certo Volk [povo] e continuar a depender da empatia e da sensibilidade como formas de resolução de tensões no interior de agrupamentos cada vez mais isolados.

HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

O trecho acima enfatiza a diversidade de culturas humanas e chama atenção para o fato de que há modos distintos de considerá-la.

Ele aponta para os riscos de tomar a diversidade como
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7Q1034052 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024

O tema do “Patrimônio Cultural” é uma das questões importantes na gestão dos acervos etnográficos. No Brasil, antes dos marcos normativos que transformaram em processos jurídicos o tombamento de bens “materiais” e o registro dos bens “imateriais”, os museus etnográficos já eram responsáveis pela conservação e preservação destes patrimônios. Quando coleções etnográficas adentram museus
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8Q1031117 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Em uma entrevista com o crítico Paul Gilroy para sua antologia Small Acts: Thoughts on the Politics of Black Cultures [Pequenos atos: reflexões sobre a política das culturas negras] (1994), a romancista Toni Morrison (1931-2019) argumentou que os sujeitos africanos que vivenciaram a captura, o roubo, o rapto, a mutilação e a escravidão foram os primeiros modernos.

ESHUN, Kodwo. Outras considerações sobre o Afrofuturismo. In: Histórias afroatlânticas: antologia. São Paulo: MASP, 2022.

O trecho acima apresenta uma relação entre a experiência das populações negras escravizadas e a condição do indivíduo na modernidade.

Assinale a opção que apresenta o aspecto que justifica esta afirmação.
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9Q1032131 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025

A partir da década de 1970, o conceito de patrimônio cultural passou por significativas transformações. Seu escopo foi alargado para além da valorização de bens materiais de caráter monumental. Essa mudança de perspectiva refletiu-se na inclusão de novas categorias de patrimônio, como o patrimônio imaterial. No Brasil, um marco desse alargamento de sentido foi o tombamento do terreiro de candomblé Casa Branca, na Bahia, em 1984. No Brasil, o patrimônio imaterial permite:
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10Q1031124 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

Os movimentos feministas são frequentemente concebidos em ondas, cada uma marcando um momento distinto das lutas das mulheres, com reivindicações, pautas e estratégias próprias.

Assinale a opção que apresenta a característica distintiva da chamada quarta onda do feminismo.
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11Q1032135 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025

Em seu artigo Antropologia e política, Karina Kuschnir afirma:
“Questionar conceitos como 'clientelismo’ é deixar de tomar esse modelo como ponto de partida; é não considerar universais termos como, por exemplo, ‘individualismo’, ‘representação’ e ‘domínio público’; é, finalmente, perceber que o universalismo é um valor inspirado no paradigma da modernização, na crença de que a imparcialidade e a objetividade devem prevalecer sobre as emoções e a subjetividade” (Kuschnir, 2007, p. 165-166).

A contribuição da antropologia para a compreensão da política é:
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12Q1032134 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025

Para Gilberto Velho, a antropologia urbana é uma antropologia das sociedades complexas. Em seu artigo Estilo de vida urbano e modernidade, o antropólogo escreve o seguinte: “A metrópole moderna oferece a possibilidade de transitar entre vários mundos e esferas diferenciadas. A fragmentação do trabalho tem, como outro lado da moeda, o desenvolvimento de áreas e domínios especializados de sociabilidade, lazer, crença religiosa, atividade política etc.” (Velho, 1995, p. 229). A antropologia urbana de Gilberto Velho tem um dos seus fundamentos teóricos na produção de:
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13Q1034051 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024

Os processos de restituição de objetos em guarda de museus e indivíduos podem adquirir facetas nacionais, em quadros de justiça de transição e reparação. No Brasil o caso paradigmático da campanha “Liberte o meu sagrado” levou à devolução (nos termos dos religiosos, “libertação”) de 519 objetos, batizados de “coleção Nosso Sagrado”, com guarda no Museu da República do Rio de Janeiro. Este fato representou um marco na relação entre comunidades e museus porque
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14Q1032143 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025

Em Rituais ontem e hoje, Mariza Peirano analisa o carnaval como um ritual que expressa as ambiguidades e os dilemas da sociedade brasileira. A autora destaca:
"O carnaval produz uma realidade que desfaz o dia a dia em um processo violento de individualização” (Peirano, 2003, p. 26).
De acordo com essa análise, o principal efeito do carnaval na sociedade brasileira consiste em:
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15Q1034047 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024

Nos jogos de força em torno das classificações e representações sobre os povos indígenas em museus antropológicos, coleções e exposições etnográficas, podem ser consideradas
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16Q1034053 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024

Diversas formas expressivas populares e étnicas foram preteridas e silenciadas ao longo da história de formação dos símbolos nacionais. Capoeira e samba, nas primeiras décadas do século XX, Funk e Hip hop nas últimas décadas, foram incompreendidas, perseguidas e proibidas. Paulatinamente, no entanto, resultado da articulação entre artistas populares, intelectuais e promotores culturais, gêneros antes perseguidos foram consagrados, por sua força expressiva e popularidade, como ícones de regiões e da Nação. Nesse quadro, museus antropológicos podem participar contribuindo com
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