Questões de Concursos Interdisciplinaridade e Contextualização

Resolva questões de Interdisciplinaridade e Contextualização comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q57091 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização

Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q57094 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio expressam uma proposta curricular considerando dois enfoques que devem perpassar toda a organização do currículo, que são a interdisciplinaridade e a contextualização. Considerando esses dois termos, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q57093 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização

“A interdisciplinaridade tornou-se palavra de ordem nas últimas décadas em virtude dos sucessivos processos de racionalização pelos quais veio passando a produção capitalista, particularmente do predomínio do paradigma taylorista-fordista para o do toyotismo ou modelo japonês – ou, dependendo da análise, pós-fordismo (HARVEY, 1992) –, a partir do final da década de 1960”. (Fonte: MUELLER; BIANCHETTI; JANTSCH, 2008, p. 183).

Com base na concepção de interdisciplinaridade mencionada, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q57089 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização

A escola tem privilegiado um grande quantitativo de disciplinas que se justapõem sem uma tentativa de síntese. Nesse sentido, a multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, vem sendo responsável por uma fragmentação da mente humana. Na tentativa de superar essa condição, tem-se investido na conexão entre as disciplinas. A respeito desse assunto, é correto afirmar que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q57090 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização

A interdisciplinaridade constitui um grande desafio, porque envolve, fundamentalmente, os âmbitos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q57088 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização

No contexto escolar, a interdisciplinaridade pode ser vista como um instrumento de potencialização das práticas pedagógicas, já que:

I. promove a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento, para a compreensão de um tema a ser estudado;
II. mantém a relação de hierarquia entre as diferentes disciplinas, estando sempre uma a serviço das outras;
III. tem como princípio a abordagem de um mesmo tema por diferentes disciplinas, sem a necessidade de trocas ou interligação entre elas.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q57085 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização

Relacione as colunas abaixo.

1. Integração pelas competências e habilidades a serem formadas nos alunos.
2. Integração de conceitos das disciplinas mantendo a lógica dos saberes disciplinares de referência.
3. Integração via interesses dos alunos e buscando referência nas questões sociais e políticas mais amplas (via disciplinas escolares)

( ) Constitui os processos interdisciplinares. Por vezes, mesmo que seja uma proposta interessante por ensinar os princípios das disciplinas de forma mais coerente com matrizes disciplinares de referência, permanece em uma lógica acadêmica. As questões do cotidiano só aparecem como “contextualização” das disciplinas, visando a dinamizar a aula e motivar o aluno. Por exemplo, o aluno não precisa entender o cotidiano em sua complexidade para atender às avaliações.
( ) Perspectiva instrumental. O que importa é formar o aluno para “saber fazer” uma ação, sendo os saberes integrados na ação. É inegável que muitos de nossos saberes se expressam e precisam se expressar em um “saber fazer” – uma habilidade ou um comportamento –, mas reduzir os saberes ao saber fazer é uma perspectiva limitada e coercitiva da prática pedagógica. Um exemplo de aplicação dessa modalidade pode ser encontrado em princípios curriculares das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
( ) Pode-se situar nessa modalidade, sob perspectivas diversas, o currículo por projetos, mais na linha progressivista, distanciada de questões sócio-políticas mais amplas; o currículo por temas geradores, mais na linha da valorização dos saberes populares, dentre outros.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q57092 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização

A interdisciplinaridade é algo que se vive, é atitude de espírito diante das diversas instâncias da vida; assim, é mais processo que produto, é algo que precisa ser construído cotidianamente. Esse movimento interdisciplinar está alicerçado sobre pilares fundamentalmente intersubjetivos, ameaçados pela contemporaneidade. São eles:

1) coerência
2) compromisso
3) desapego e espera
4) humildade e respeito

Está(ão) correto(s), apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q57087 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização

Na perspectiva de que cada pessoa tem natureza biológica e social, sobressaem-se o papel e o valor da educação escolar, da escola e da professora/professor. Nesta ótica, não se sustenta a defesa de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q57036 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, CESPE CEBRASPE

A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

O estudo do meio pode ser reconhecido como uma metodologia participativa e interdisciplinar, pois parte de um tema central e o articula a outros temas, de modo a favorecer a construção ativa do conhecimento. 
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q57086 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização

A Educação Matemática é de natureza interdisciplinar, cuja finalidade, segundo Mendes (2009), é, entre outras, a de desenvolver, testar e divulgar metodologias inovadoras para o ensino. Além da resolução de problemas, são tendências metodológicas da Educação Matemática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q57041 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, CESPE CEBRASPE

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente.

No ambiente da sala de aula, é necessário que o professor concentre seus conhecimentos na especialização dos conteúdos disciplinares, para evitar discussões culturais e éticas inerentes a outros profissionais. 
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q57039 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, CESPE CEBRASPE

Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item. 

Apesar de suas especificidades, a transversalidade e a interdisciplinaridade são complementares.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q57035 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, CESPE CEBRASPE

A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

O conceito de interdisciplinaridade assume que toda disciplina apresenta um conhecimento que mantém diálogo permanente com outros conhecimentos. 
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q57043 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsequente, relativo à prática pedagógica.

Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática é a práxis interdisciplinar.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q57040 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, CESPE CEBRASPE

À luz da legislação que rege a educação no DF e no Brasil, julgue o item que se segue.

A contextualização por meio de situações problema e a interdisciplinaridade são formas de integrar o conhecimento matemático, lógico e abstrato com a realidade sociocultural do indivíduo, o que contribui para a formação humana, cidadã e profissional do estudante.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q57044 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, CESPE CEBRASPE

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q57037 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, CESPE CEBRASPE

A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

Uma metodologia que se afirme como participativa na construção do processo de ensino-aprendizagem reconhece a subjetividade como princípio. 
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q57038 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, CESPE CEBRASPE

Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item. 

O ensino de lógica permite a abordagem interdisciplinar.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q57042 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, CESPE CEBRASPE

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.