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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q120849 | Governança de TI , ITIL, Analista de Suporte de Sistemas, Senado Federal, FGV

Analise as afirmativas a seguir, a respeito do ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY).

I. A ITIL define os processos a serem implementados na área de TI e demonstra as melhores práticas que podem ser utilizadas no Gerenciamento de Serviços.
II. A ITIL descreve a base para a organização dos processos de TI, visando à sua orientação para o Gerenciamento de Serviços de TI; em particular, os objetivos, atividades gerais, pré-requisitos necessários e resultados esperados dos vários processos.
III. A ITIL é composta por um conjunto de melhores práticas para a definição de processos necessários ao funcionamento de uma área de TI, visando permitir o máximo alinhamento entre ela e as demais áreas de negócio para garantir agregação de valor à organização.

Assinale:

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2Q851702 | Governança de TI, ITIL, AL AP Analista Legislativo Desenvolvedor de Sistemas, FCC, 2020

Com a finalidade de controlar o cumprimento de regras de trabalho e monitorar os resultados das atividades desempenhadas por uma central de suporte técnico ao usuário de informática, uma empresa que segue a proposta da ITIL V3 edição 2011 deve alocar, ao menos, um profissional no papel de
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3Q849767 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

Na estruturação de um Service Desk, o componente de Informação diz respeito ao conjunto de dados que podem ser utilizados para a oferta de um serviço pró-ativo, que busca o aperfeiçoamento contínuo dos serviços prestados. As categorias de dados comumente utilizadas para melhorar o processo de prestação de serviço são denominadas
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4Q264186 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 13a Região, FCC

Um técnico pretende introduzir mudanças significativas nos serviços. Seguindo as recomendações da ITIL V3, 2011, tais mudanças devem ser documentadas e autorizadas pelo gerenciamento de portfólio de serviço. Nesse documento devem ser registradas informações que servirão para a etapa de ciclo de vida do desenho de serviço em que um pacote de desenho de serviço modificado será criado. Previsto tanto no Desenho de Serviço quanto na Estratégia de Serviço da ITIL, este documento é

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5Q115208 | Governança de TI, ITIL, Analista de Processos, DATAPREV, Quadrix

Qual das seguintes sentenças melhor define o objetivo da Operação de Serviço (Service Operation) do ITIL?
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6Q120049 | Governança de TI, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

Analise as afirmativas a seguir, a respeito do ITIL:

I. ITIL procura organizar a gestão de TI, definindo os processos e produtos a serem implementados por uma organização.
II. ITIL é a abordagem mais adotada pelas organizações para o gerenciamento de produtos de TI.
III. De acordo com o ITIL V3, o ciclo de vida de serviço envolve as fases de estratégia, desenho, operação e transição de serviço, além da melhoria contínua do serviço.

Está correto somente o que se afirma em:
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7Q633680 | Informática, ITIL, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Na ITIL, a Central de Serviços (Service Desk) é a principal interface operacional entre a área de TI e os usuários dos seus serviços. Assinale a opção que representa uma tarefa da Central de Serviços.

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8Q120859 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Observe as características de uma Central de Serviços.

I - Realizar suporte de 1º nível.

II - Centralizar todas as requisições.

III - Analisar e resolver problemas.

IV - Repassar requisições para os grupos técnicos responsáveis.

V - Cobrar que as áreas técnicas responsáveis mantenham os clientes informados.

Segundo o ITIL V3, são características de uma Central de Serviço, APENAS as descritas em

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9Q628059 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, MPE RN, FCC

No âmbito do ITIL, quando um evento é registrado na Central de Serviços, a melhor sequência em que os processos são executados é:
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10Q627456 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Sobre a gestão de infraestrutura de tecnologia da informação ITIL versão 3, são itens componentes dos 7 R’s do gerenciamento de mudanças, EXCETO:

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11Q623447 | Informática, ITIL, Analista de Informática Legislativa, SF, FGV

Analise as afirmativas a seguir, a respeito do ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY).

I. A ITIL define os processos a serem implementados na área de TI e demonstra as melhores práticas que podem ser utilizadas no Gerenciamento de Serviços.

II. A ITIL descreve a base para a organização dos processos de TI, visando à sua orientação para o Gerenciamento de Serviços de TI; em particular, os objetivos, atividades gerais, pré-requisitos necessários e resultados esperados dos vários processos.

III. A ITIL é composta por um conjunto de melhores práticas para a definição de processos necessários ao funcionamento de uma área de TI, visando permitir o máximo alinhamento entre ela e as demais áreas de negócio para garantir agregação de valor à organização.

Assinale:

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12Q648371 | Informática, ITIL, Analista de TI, Conselho Regional de Farmácia TO, IADES, 2019

Um dos objetivos da implantação da central de serviço, como descrita pelo ITIL, é
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13Q118149 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

Em relação ao ITIL v.3, é INCORRETO afirmar:

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14Q849575 | Governança de TI, ITIL, Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

Analise as ações apresentadas nos itens abaixo relativas às responsabilidades da central de serviços, conforme descritas nas funções de operação do serviço da ITIL V3.

I Planejar, implantar e manter uma estrutura estável para suportar os processos de negócio.

II Prover diagnóstico e investigação no primeiro nível.

III Escalar incidentes conforme os acordos de nível de serviço.

IV Rever e analisar os resultados da realização de nível de serviço.

V Conduzir pesquisa de satisfação com clientes/usuários.

VI Suportar os processos de negócio ajudando a identificar requisitos para o software aplicativo.

São responsabilidades da central de serviços as ações que constam nos itens

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15Q627457 | Informática, ITIL, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Na ITIL, o processo de Gerenciamento do Nível de Serviço é a base para o gerenciamento dos serviços que a área de TI aprovisiona para a organização.

Assinale a opção que contém um subprocesso que pertence ao Gerenciamento do Nível de Serviço.

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16Q106752 | Governança de TI, ITIL, Analista de banco de dados, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos processos e funções da ITIL v. 3, julgue os itens
subsequentes.

Monitoração e controle, gerenciamento do mainframe, gerenciamento de redes e armazenamento de dados são atividades técnicas altamente especializadas do estágio operação de serviço.

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17Q245002 | Governança de TI, ITIL, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de conceitos básicos, estrutura e objetivos do gerenciamento
de serviços e considerando-se o ITIL, versão 3, julgue os itens
subsequentes.

Em processos de controle do tipo open-loop, os resultados de suas saídas influenciam a entrada do processo de modo a manter o valor desejado. Sistemas do tipo closed-loop realizam ações de controle com base nas entradas.

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18Q104737 | Governança de TI, ITIL, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Os relacionamentos entre diversas áreas de organizações e
processos no âmbito dos modelos de gerenciamento de TI são
apresentados na figura acima, em que se destacam as áreas
identificadas por #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os
itens seguintes, acerca dos conceitos de segurança da informação,
tendo como base as normas BS 7799, ISO 17799 e ISO 27001,
o gerenciamento de TI fundamentado no ITIL e COBIT, as redes
empresariais, com entendimento de WAN, LAN e W-LAN e
ambientes corporativos alicerçados nas TICs.

A análise rotineira e sistêmica dos eventos indesejáveis recorrentes em um ambiente de TI está mais associada à área #9 que à área #8.

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19Q642048 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRE SP, FCC

O principal objetivo do ITIL é

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20Q119810 | Governança de TI , ITIL, Analista de Suporte de Sistemas, Senado Federal, FGV

Tendo por foco o ITIL e evidenciando o aspecto de continuidade do processo, o relacionamento entre as principais atividades do Gerenciamento de Configuração é ilustrado por meio do esquema:

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