Questões de Concursos Itil

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1Q1044813 | Governança de TI, Itil, Auditor de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE PE, FGV, 2025

O ITIL 4 é um conjunto de boas práticas para gestão de serviços de TI, focado em entregar valor ao negócio.
No ITIL 4, a prática de 'Gestão de Incidentes' no Service Desk tem como objetivo principal:
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2Q1047145 | Governança de TI, Itil, Análise de Sistemas, CIAAR, Aeronáutica, 2025

De acordo com a ITIL (Information Technology Infrastructure Library), um serviço é um meio de entregar valor aos clientes, facilitando o atingimento dos resultados que os clientes desejam, tirando deles a propriedade dos custos e riscos específicos.
Em relação às afirmações abaixo sobre a ITIL, é correto afirmar que:
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3Q1018259 | Governança de TI, Itil, Especialidade Suporte em Tecnologia da Informação, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Acerca de governança de TIC, julgue o próximo item.
O ITIL 4 propõe que o gerenciamento de serviços de TIC seja baseado em um modelo de valor de serviço, que conecta os componentes de governança, práticas e melhoria contínua para atender às necessidades dos stakeholders.
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4Q1030301 | Governança de TI, Itil, Infraestrutura e Segurança Manhã, TCE PI, FGV, 2025

Sobre as práticas ITIL, analise as afirmativas a seguir.

I. As práticas ITIL são aplicáveis em organizações de todos os portes, pequenas, médias ou grandes, públicas ou privadas.

II. As práticas ITIL são flexíveis no sentido de que, de acordo com as necessidades e com o nível de maturidade da organização, podem ser customizadas e implantadas.

III. Para implantar o ITIL é necessário ter sistemas e plataformas tecnológicas específicas.

Está correto o que se afirma em
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5Q1030302 | Governança de TI, Itil, Infraestrutura e Segurança Manhã, TCE PI, FGV, 2025

Sobre as práticas ITIL, analise as afirmativas a seguir.

I. O Sistema de Valor de Serviço (SVS) representa como os vários componentes e atividades da organização trabalham juntos para facilitar a criação de valor por meio de serviços de TI.
II. A cadeia de valor do serviço e a melhoria contínua não fazem parte do Sistema de Valor do Serviço (SVS).
III. A cadeia de valor do serviço inclui seis atividades que levam à criação de produtos e serviços e, por sua vez, valor.


Está correto o que se afirma em
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6Q1034437 | Governança de TI, Itil, Desenvolvedor de Sistemas, TCE RR, FGV, 2025

No contexto da gestão de serviços de TI, analise as afirmativas a seguir.

I. Em ambientes que seguem frameworks como ITIL, práticas de compliance devem ser tratadas separadamente dos processos de gerenciamento de serviços, para evitar atrasos nas auditorias internas e externas.

II. Auditorias de TI devem ser realizadas exclusivamente para verificar a conformidade com normas e regulamentações, sem impacto direto na melhoria dos processos de gerenciamento de incidentes e mudanças.

III. A realização de auditorias sistemáticas pode reduzir falhas de conformidade ao identificar e monitorar indicadores críticos em tempo real, permitindo ações corretivas alinhadas a padrões regulatórios.

Está correto o que se afirma em
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7Q1034438 | Governança de TI, Itil, Desenvolvedor de Sistemas, TCE RR, FGV, 2025

Os princípios de governança de TI envolvem a definição de processos e estruturas para garantir que a tecnologia da informação seja usada de forma eficiente, alinhada aos objetivos de negócios e à gestão adequada de riscos.
Com relação ao assunto analise as afirmativas a seguir:

I. O COBIT é um framework de governança de TI que foca no alinhamento de TI com os objetivos de negócios, garantindo a entrega de valor e a mitigação de riscos.

II. O ITIL é uma metodologia que descreve práticas de gerenciamento de serviços de TI, com ênfase na entrega eficiente e eficaz de serviços ao cliente, sem considerar a gestão de riscos.

III. O COBIT e o ITIL são frameworks complementares, ambos focados na governança de TI, sendo o COBIT mais voltado para o controle e o ITIL, para a gestão de serviços.


Está correto o que se afirma em
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8Q1018584 | Governança de TI, Itil, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

As cadências Kanban consistem em uma sequência de reuniões que facilitam a coordenação bidirecional adequada em todos os níveis da organização ou equipe. A cadência em que a periodicidade é mensal, com duração de 1 hora a 2 horas, com participação do gestor da prestação de serviços, da equipe e de outros gestores, é denominada
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9Q1017058 | Governança de TI, Itil, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, a respeito de escritório de projetos, ITIL 4 e gestão de processos.

Em que pese ser voltado para gerenciamento de serviços, o ITIL 4 possui a prática de desenvolvimento e gerenciamento de software, que visa garantir que os aplicativos atendam às necessidades das partes interessadas relativas a funcionalidade e auditabilidade.

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10Q1018594 | Governança de TI, Itil, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Em contratos de TI, cláusulas fundamentais de nível de serviço (SLA) devem incluir
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11Q1030370 | Governança de TI, Itil, Sistemas Engenharia de Dados e Ciência de Dados Manhã, TCE PI, FGV, 2025

Sobre as práticas ITIL, analise as afirmativas a seguir.

I. O Sistema de Valor de Serviço (SVS) representa como os vários componentes e atividades da organização trabalham juntos para facilitar a criação de valor por meio de serviços de TI.

II. A cadeia de valor do serviço e a melhoria contínua não fazem parte do Sistema de Valor do Serviço (SVS).

III. A Cadeia de valor do serviço inclui seis atividades de cadeia de valor que levam à criação de produtos e serviços e, por sua vez, valor.


Está correto o que se afirma em
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12Q1034491 | Governança de TI, Itil, Tecnologia com Especialidade em Análise de Dados, TCE RR, FGV, 2025

Considere uma instituição de grande porte que recentemente implementou uma plataforma de atendimento ao cliente para suportar operações em múltiplos canais (e-mail, telefone, chat e redes sociais).
Durante a implantação, foram observadas inconsistências nos processos de suporte entre as diferentes equipes, resultando em respostas lentas e falta de padronização no atendimento ao cliente. Agora, a instituição quer padronizar esses processos e melhorar o tempo de resposta.
Nesse cenário, a prática do ITIL 4 mais adequada para identificar os gargalos e alinhar as práticas entre as equipes para melhorar a eficiência é o
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13Q1050121 | Governança de TI, Itil, manhã, MF, FGV, 2024

Entre as dimensões do gerenciamento de serviços introduzidas pelo ITIL 4 listadas a seguir, assinale a que abrange funções, responsabilidades, sistemas de autoridade e comunicação de modo a apoiar a estratégia global e modelo operacional.
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14Q899851 | Governança de TI, ITIL, Tecnologia da Informação, Banco da Amazônia, CESGRANRIO, 2024

Uma empresa do sistema financeiro moldou sua estrutura procurando seguir as orientações do modelo ITIL 4, garantindo que os seus processos organizacionais estejam em conformidade com suas políticas, estratégias e objetivos, permitindo integração com o framework do COBIT 2019.
Nesse caso, qual é o componente-chave do ITIL 4, segundo o qual essa empresa está agindo?
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15Q1059629 | Governança de TI, Itil, Tarde, CVM, FGV, 2024

A Comissão de Valores Mobiliários iniciou um processo licitatório para a implantação de um sistema de callcenter. A empresa X foi a vencedora e, conforme edital publicado, deverá seguir o modelo ITIL v4 na implementação do serviço. De forma a seguir a cadeia de valor preconizada no ITIL, a empresa elaborou um conjunto de atividades interconectadas para a entrega do serviço. Durante uma reunião de acompanhamento, a empresa identificou problemas em seu conjunto de atividades e, com isso, concluiu que não poderia entregar o serviço em funcionamento na data prevista. Tal fato poderia acarretar perda de timing de mercado.

Com o objetivo de adequar o conjunto de atividades e manter a entrega no prazo, a empresa X deverá atuar na atividade de:
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16Q1059630 | Governança de TI, Itil, Tarde, CVM, FGV, 2024

Amanda é funcionária da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e está criando um novo produto por ordem da chefia. A CVM preconiza a utilização do ITIL V4 em seus projetos. Amanda notou que, dentro da prática de gerenciamento de serviços, precisava efetuar o gerenciamento do catálogo de serviços.

Dentre as atividades das práticas existentes, Amanda deverá:
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17Q1059631 | Governança de TI, Itil, Tarde, CVM, FGV, 2024

Na empresa T, Davi está implementando o gerenciamento de serviços com base no ITIL versão 4. O Sistema de Valor de Serviços (SVS) representa o modo como os vários componentes e atividades da organização trabalham juntos para facilitar a criação de valor através dos serviços de TI implementados. Davi está executando práticas gerais de gestão adotadas e adaptadas para atendimento à gestão de domínios gerais. Ele busca garantir que a organização tenha a combinação certa de programas, projetos, produtos e serviços para executar a estratégia da organização dentro de suas restrições de recursos.

Davi está implementando a prática de gerenciamento de:
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18Q1048624 | Governança de TI, Itil, Tecnologia da Informação Tarde, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a cadeia de valor de serviços na estrutura de governança ITIL 4:

I. É composta por atividades principais que colaboram para a criação, entrega e suporte contínuo de serviços de TI.

II. Permite que atividades sejam configuradas de maneira flexível, adaptando-se às necessidades e demandas específicas da organização.

III. É uma estrutura fixa de processos pré-definidos para garantir a conformidade com padrões regulamentares.


Está correto o que se afirma em
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19Q1059889 | Governança de TI, Itil, Tecnologia da Informação, TCE GO, FGV, 2024

Considere as práticas de atribuição de funções de TI na gestão de responsabilidades sob as perspectivas do COBIT, ITIL e PMBOK.
Na aplicação dessas práticas é correto que se deve
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20Q1059891 | Governança de TI, Itil, Tecnologia da Informação, TCE GO, FGV, 2024

Assinale a opção que descreve corretamente um ponto principal característico de COBIT 2019, ITIL v4 e PMBOK.
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