Questões de Concursos ITIL 4

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1Q897329 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Sistemas, SAAE de São Carlos SP, MS CONCURSOS, 2024

No ITIL 4, o que é descrito como o processo de identificar e gerenciar a causa raiz de incidentes recorrentes?
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2Q897072 | Governança de TI, ITIL 4, Gestão de Serviços de TIC, DATAPREV, FGV, 2024

Uma empresa de TI, aplicando ITIL 4 para gerência de serviços, está trabalhando com princípios de valor relativo à colaboração e promoção de visibilidade.
Diante do exposto, é correto afirmar que
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3Q900127 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Tecnologia da Informação, IF TO, IF TO, 2024

O ITIL 4 é um framework amplamente utilizado para a gestão de serviços de TI, oferecendo diretrizes para alinhar os serviços de TI com as necessidades do negócio. Com relação aos conceitos básicos, estrutura e objetivos do ITIL 4, é correto afirmar que:
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4Q902212 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Tecnologia da Informação/Área Sistemas, UFRPE, FADURPE, 2024

O framework do ITIL fornece um conjunto de descrições detalhadas de várias práticas importantes sobre gestão em TI. Dado o escopo do ITIL v4, assinale a alternativa incorreta.
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5Q910039 | Governança de TI, ITIL 4, Oficial de Informática, SIMAE SC, FUNDATEC, 2024

No ITIL v4, o _______________________ representa como os vários componentes e atividades da organização trabalham em conjunto para facilitar a criação de valor.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
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6Q897328 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Sistemas, SAAE de São Carlos SP, MS CONCURSOS, 2024

No contexto do ITIL 4, qual é o principal objetivo da gestão de incidentes?
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7Q899762 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Sistemas, TJ GO, IV UFG, 2024

Tendo em vista os aspectos da biblioteca ITIL4, o Gerenciamento de Liberação encontra-se inserido em qual conjunto de práticas?
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8Q910038 | Governança de TI, ITIL 4, Oficial de Informática, SIMAE SC, FUNDATEC, 2024

Para garantir uma abordagem holística ao gerenciamento de serviços, o ITIL v4 descreve quatro dimensões do gerenciamento de serviços. São dimensões do gerenciamento de serviços do ITIL v4, EXCETO:
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9Q910469 | Governança de TI, ITIL 4, Tecnologia da Informação Infraestrutura e Segurança, EPE, FGV, 2024

O ITIL V4 introduziu um conjunto de práticas de gerenciamento de serviços que substituiu os processos do ITIL V3, proporcionando uma abordagem mais holística e flexível para a gestão de serviços.
Tais práticas estão divididas em três categorias principais: Práticas de Gerenciamento Geral, Práticas de Gerenciamento de Serviço e Práticas de Gerenciamento Técnico.
Assinale a opção que apresenta uma prática de gerenciamento de serviços.
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10Q897091 | Governança de TI, ITIL 4, Segurança Cibernética e Proteção de Dados, DATAPREV, FGV, 2024

No ITIL v4, várias práticas estão relacionadas à avaliação e mitigação de riscos. No entanto, uma delas está diretamente focada em garantir que as mudanças nos serviços de TI sejam avaliadas e implementadas de maneira controlada, com um foco claro na mitigação de riscos associados a modificações. A prática que tem como um de seus objetivos principais a mitigação de riscos ao realizar mudanças nos serviços é
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11Q904758 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Suporte em Tecnologia da Informação, TRF 1a, FGV, 2024

De acordo com a ITIL 4, para criar valor, uma organização deve fazer mais do que simplesmente fornecer um serviço. Deve também cooperar com os consumidores nas relações de serviço. Assim, existem interações entre prestador de serviços e consumidores para criação de valor.

O gerenciamento de relacionamento de serviços:
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12Q911639 | Governança de TI, ITIL 4, Auditor de Controle Externo – Área: Informática, TCEPR, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da ITIL 4, julgue os próximos itens.

I A ITIL 4 propõe o SVS (sistema de valor de serviço), um conjunto de componentes e atividades de uma empresa que possibilita a criação de valor, oferecendo maior flexibilidade na execução dos processos.
II Os sete princípios da ITIL 4 devem orientar os profissionais de tecnologia da informação na adoção do SVS, no sentido de adaptar a ITIL à realidade de suas empresas.
III A ITIL tem uma única dimensão, que é necessária para a entrega de valor aos parceiros, além de facilitar a visão segmentada da gestão de serviços.
IV As práticas da ITIL 4 fazem parte de um único grande grupo (práticas gerais de gestão) e ajudam a dar interpretações diversas ao termo processos, que é usado no dia a dia das empresas em todos os departamentos.


Assinale a opção correta.
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13Q881313 | Governança de TI, ITIL 4, Técnico em Informática, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Segundo o que preconiza o ITIL v4, assinale a opção que define a cooperação entre um prestador de serviços e um consumidor de serviços.
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14Q903908 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Suporte Técnico, TRF 1a, FGV, 2024

Após a implantação de um novo sistema de gerenciamento de projetos no TRF1, problemas de integração surgiram, afetando a capacidade dos usuários de acessar dados essenciais para os projetos. João, técnico que atua no suporte de TI no Tribunal, trabalhou incansavelmente junto a sua equipe para resolver esses problemas, garantindo que os serviços de TI fossem entregues em conformidade com as expectativas dos usuários e alinhados com as especificações acordadas.
A atividade na cadeia de valor ITIL 4 que tem como objetivo garantir que os serviços sejam entregues e apoiados de acordo com as especificações acordadas e as expectativas das partes interessadas é a de:
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15Q900128 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Tecnologia da Informação, IF TO, IF TO, 2024

No contexto do ITIL 4, qual das alternativas abaixo descreve corretamente um dos componentes principais do modelo, essencial para garantir a entrega de valor contínuo aos clientes e outras partes interessadas?
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16Q897122 | Governança de TI, ITIL 4, Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, TJ RR, FGV, 2024

Considerando aspectos da entrega de serviços segundo a metodologia ITIL v4, avalie as seguintes afirmativas:

I. Um serviço é o ato de entregar alguma coisa de valor para o consumidor.
II. Os serviços são sempre físicos e possuem valor material.
III. O serviço não precisa ser inerentemente tecnológico.

Está correto o que se afirma em
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17Q897330 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Sistemas, SAAE de São Carlos SP, MS CONCURSOS, 2024

No ITIL 4, qual é o objetivo principal do processo de gestão de mudanças?
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18Q894486 | Governança de TI, ITIL 4, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de práticas recomendadas para a gestão de serviços de Tecnologia da Informação (TI). Esse modelo define um conjunto de processos, funções e papéis que deve ser adotado pelas organizações para garantir que os serviços de TI atendam às necessidades de negócio e dos usuários finais.
Segundo o ITIL v4, o processo de gerenciamento de problemas tem como parte do seu escopo a(o)
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19Q893837 | Governança de TI, ITIL 4, Simulado, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]Levando-se em conta o ITIL v4, assinale a alternativa que apresenta a prática de garantir que a organização tenha a combinação certa de programas, projetos, produtos e serviços para executar a estratégia da organização dentro de suas restrições de financiamento e recursos.
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20Q953568 | Governança de TI, ITIL 4, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

O Service Value System – SVS (Sistema de Valor do Serviço) é um conceito novo, não apresentado na penúltima versão da ITIL (V3). Tudo o que a ITIL 4 faz, desde as práticas de gestão até a governança, é parte do SVS. Sobre esse tema, os principais componentes da SVS são:
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