Questões de Concursos ITIL 4

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1Q1008220 | Governança de TI, ITIL 4, Suporte e Infraestrutura, MPU, FGV, 2025

O analista Mário está utilizando a Biblioteca ITIL para melhorar a prestação de serviços de tecnologia da informação do MPU, começando pelo atendimento ao usuário.
De acordo com a Biblioteca ITIL versão 4, para que haja um ponto de comunicação entre o provedor de serviço e todos os seus usuários, deve-se implementar um service:
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2Q953568 | Governança de TI, ITIL 4, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

O Service Value System – SVS (Sistema de Valor do Serviço) é um conceito novo, não apresentado na penúltima versão da ITIL (V3). Tudo o que a ITIL 4 faz, desde as práticas de gestão até a governança, é parte do SVS. Sobre esse tema, os principais componentes da SVS são:
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3Q894486 | Governança de TI, ITIL 4, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de práticas recomendadas para a gestão de serviços de Tecnologia da Informação (TI). Esse modelo define um conjunto de processos, funções e papéis que deve ser adotado pelas organizações para garantir que os serviços de TI atendam às necessidades de negócio e dos usuários finais.
Segundo o ITIL v4, o processo de gerenciamento de problemas tem como parte do seu escopo a(o)
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4Q911639 | Governança de TI, ITIL 4, Auditor de Controle Externo – Área: Informática, TCEPR, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da ITIL 4, julgue os próximos itens.

I A ITIL 4 propõe o SVS (sistema de valor de serviço), um conjunto de componentes e atividades de uma empresa que possibilita a criação de valor, oferecendo maior flexibilidade na execução dos processos.
II Os sete princípios da ITIL 4 devem orientar os profissionais de tecnologia da informação na adoção do SVS, no sentido de adaptar a ITIL à realidade de suas empresas.
III A ITIL tem uma única dimensão, que é necessária para a entrega de valor aos parceiros, além de facilitar a visão segmentada da gestão de serviços.
IV As práticas da ITIL 4 fazem parte de um único grande grupo (práticas gerais de gestão) e ajudam a dar interpretações diversas ao termo processos, que é usado no dia a dia das empresas em todos os departamentos.


Assinale a opção correta.
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5Q900127 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Tecnologia da Informação, IF TO, IF TO, 2024

O ITIL 4 é um framework amplamente utilizado para a gestão de serviços de TI, oferecendo diretrizes para alinhar os serviços de TI com as necessidades do negócio. Com relação aos conceitos básicos, estrutura e objetivos do ITIL 4, é correto afirmar que:
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6Q900128 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Tecnologia da Informação, IF TO, IF TO, 2024

No contexto do ITIL 4, qual das alternativas abaixo descreve corretamente um dos componentes principais do modelo, essencial para garantir a entrega de valor contínuo aos clientes e outras partes interessadas?
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7Q897072 | Governança de TI, ITIL 4, Gestão de Serviços de TIC, DATAPREV, FGV, 2024

Uma empresa de TI, aplicando ITIL 4 para gerência de serviços, está trabalhando com princípios de valor relativo à colaboração e promoção de visibilidade.
Diante do exposto, é correto afirmar que
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8Q897328 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Sistemas, SAAE de São Carlos SP, MS CONCURSOS, 2024

No contexto do ITIL 4, qual é o principal objetivo da gestão de incidentes?
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9Q897329 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Sistemas, SAAE de São Carlos SP, MS CONCURSOS, 2024

No ITIL 4, o que é descrito como o processo de identificar e gerenciar a causa raiz de incidentes recorrentes?
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10Q897330 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Sistemas, SAAE de São Carlos SP, MS CONCURSOS, 2024

No ITIL 4, qual é o objetivo principal do processo de gestão de mudanças?
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11Q904758 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Suporte em Tecnologia da Informação, TRF 1a, FGV, 2024

De acordo com a ITIL 4, para criar valor, uma organização deve fazer mais do que simplesmente fornecer um serviço. Deve também cooperar com os consumidores nas relações de serviço. Assim, existem interações entre prestador de serviços e consumidores para criação de valor.

O gerenciamento de relacionamento de serviços:
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12Q897091 | Governança de TI, ITIL 4, Segurança Cibernética e Proteção de Dados, DATAPREV, FGV, 2024

No ITIL v4, várias práticas estão relacionadas à avaliação e mitigação de riscos. No entanto, uma delas está diretamente focada em garantir que as mudanças nos serviços de TI sejam avaliadas e implementadas de maneira controlada, com um foco claro na mitigação de riscos associados a modificações. A prática que tem como um de seus objetivos principais a mitigação de riscos ao realizar mudanças nos serviços é
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13Q902212 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Tecnologia da Informação/Área Sistemas, UFRPE, FADURPE, 2024

O framework do ITIL fornece um conjunto de descrições detalhadas de várias práticas importantes sobre gestão em TI. Dado o escopo do ITIL v4, assinale a alternativa incorreta.
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14Q904014 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, TRF 1a, FGV, 2024

A analista Cristina, responsável pelo departamento de TI do TRF1, trabalha para garantir que todos os sistemas operacionais suportem eficientemente as operações diárias. Durante um projeto de migração de dados para a nuvem, um dos servidores principais enfrentou um risco significativo de falha devido a problemas de conectividade. Cristina, preocupada com o impacto potencial nas operações da instituição, precisou tomar medidas rápidas para mitigar esse risco.
De acordo com a ITIL 4, o papel do prestador de serviços em relação aos riscos impostos ao consumidor é:
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15Q904015 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, TRF 1a, FGV, 2024

Como parte de um projeto estratégico, o analista Diego foi designado para desenvolver a oferta de serviços de TI do TRF1.
Diego elaborou uma apresentação para mostrar à sua equipe, na qual incluiu a definição de oferta de serviços de acordo com a ITIL 4, que é:
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16Q897122 | Governança de TI, ITIL 4, Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, TJ RR, FGV, 2024

Considerando aspectos da entrega de serviços segundo a metodologia ITIL v4, avalie as seguintes afirmativas:

I. Um serviço é o ato de entregar alguma coisa de valor para o consumidor.
II. Os serviços são sempre físicos e possuem valor material.
III. O serviço não precisa ser inerentemente tecnológico.

Está correto o que se afirma em
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17Q903803 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Desenvolvimento de Sistemas de Informação, TRF 1a, FGV, 2024

Durante uma negociação para prestação de serviços de hospedagem na nuvem, o cliente demonstrou dúvidas sobre a garantia do serviço apresentada pelo prestador.
De acordo com a ITIL 4, a garantia:
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18Q910469 | Governança de TI, ITIL 4, Tecnologia da Informação Infraestrutura e Segurança, EPE, FGV, 2024

O ITIL V4 introduziu um conjunto de práticas de gerenciamento de serviços que substituiu os processos do ITIL V3, proporcionando uma abordagem mais holística e flexível para a gestão de serviços.
Tais práticas estão divididas em três categorias principais: Práticas de Gerenciamento Geral, Práticas de Gerenciamento de Serviço e Práticas de Gerenciamento Técnico.
Assinale a opção que apresenta uma prática de gerenciamento de serviços.
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19Q893837 | Governança de TI, ITIL 4, Simulado, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]Levando-se em conta o ITIL v4, assinale a alternativa que apresenta a prática de garantir que a organização tenha a combinação certa de programas, projetos, produtos e serviços para executar a estratégia da organização dentro de suas restrições de financiamento e recursos.
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20Q881313 | Governança de TI, ITIL 4, Técnico em Informática, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Segundo o que preconiza o ITIL v4, assinale a opção que define a cooperação entre um prestador de serviços e um consumidor de serviços.
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