Questões de Concursos ITIL v 3

Resolva questões de ITIL v 3 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q261203 | Governança de TI, ITIL v 3, Técnico Judiciário Informática, TRF 2a, FCC

Segundo o ITIL, quando uma resolução potencial for identificada, deve ser aplicada e testada. As ações específicas a serem realizadas e as pessoas que estarão envolvidas em tomar as ações de recuperação podem variar. Dentre tais ações, encontra-se a ação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q113531 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Os processos do livro Operação de Serviço (Service Operation) do ITIL v3 devem estar integrados de forma a prover uma estrutura de suporte de TI global efetiva. Um desses processos é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q252221 | Governança de TI, ITIL v 3, Técnico Judiciário Informática, TRF 2a, FCC

Sobre gerenciamento de incidentes em ITIL, considere:

I. Pode ser definido como um interrupção não planejada de um serviço de TI ou a redução da qualidade de um serviço de TI.

II. A falha de um item de configuração que ainda não tenha causado um impacto no serviço é considerado um incidente.

III. O escalonamento hierárquico de incidentes graves, como por exemplo de prioridade 1, devem ser iniciados somente pelo analista da central de serviços (Service Desk Analyst).

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q114190 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Planejamento Infraestrutura em TI, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da transição e da melhoria contínua de serviços do ITIL versão 3, julgue os itens subsequentes.

A métrica denominada Principal Indicador de Desempenho (PID), do ITIL versão 3, é usada para auxiliar no gerenciamento de processo, serviço de TI ou atividade, lidando com conceitos de eficiência, eficácia e efetividade em custo.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q150175 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 6a Região, FCC

De acordo com o ITIL v3, uma das características de um processo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q115231 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista de Planejamento Infraestrutura em TI, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da operação e do desenho de serviços do ITIL versão 3, julgue os itens a seguir.

O cumprimento de requisições é um processo que gerencia entregas de solicitações ou pedidos de usuários que não sejam incidentes, como, por exemplo, o pedido para mudança de uma permissão de acesso. Apesar de incidentes e requisições de serviços serem gerenciados de maneiras distintas, ambos possuem o mesmo canal de comunicação — a central de serviços — e são gerenciados pelas mesmas tabelas na base de dados de serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q114830 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Processos, DATAPREV, Quadrix

Com relação aos padrões do ITIL, qual dos métodos a seguir é melhor utilizado para avaliar a eficiência do processo de Gerenciamento de Nível de Serviços (Service Levei Management)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q119014 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Considerando o ITILV3, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q153904 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TST, FCC

No ITIL, versão 3, são descritos 5 estágios (cada um representado por uma publicação). Em um desses estágios, existem os processos Medida de Serviços (Service Measurement) e Relatórios de Serviços (Service Reporting). O estágio em que esses dois processos estão presentes é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q148764 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base no disposto nas normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002 e

na ITIL (versão 3), julgue os itens seguintes.

O inventário de ativos refere–se a um controle incluído na interação com as partes externas à organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q118160 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Considerando o uso do ITILV3, especificamente o gerenciamento da disponibilidade, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q115922 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCP

O ITILV3 sofreu uma considerável evolução em relacação ao ITILV2. Como algumas melhorias foram implementadas, a estrutura de Suporte a Serviços (Service Support) e Entrega de Serviços (Service Delivery) foram substituídas por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q117542 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Sistemas, MPE PB, FCC

Uma equipe de TI está trabalhando na mudança de serviços implantados, seguindo a proposta do estágio de Transição de Serviços da ITIL v3 atualizada em 2011. Nesse processo de preparação, o banco de dados que deverá ser atualizado é o de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q264313 | Governança de TI, ITIL v 3, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 6a Região, FCC

A definição ponto único de contato entre o provedor de serviço e os usuários. Tipicamente gerencia incidentes, requisições de serviço e também a comunicação com os usuários, considerando a ITIL, se refere à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q100054 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista Administrativo Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em conformidade com a ITIL 2011, julgue os itens a seguir, acerca
do gerenciamento de serviços de TI.

No estágio operação do serviço, a execução de um serviço é monitorada e controlada pelo processo de gerenciamento de nível de serviço, com vistas a se detectar os eventos e a se resolver os incidentes ou problemas.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q231762 | Governança de TI, ITIL v 3, Profissional de Nível Superior, Chesf, CESGRANRIO

Segundo o ITIL v3, como estão organizadas as cinco etapas do ciclo de vida dos serviços de TI?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q118875 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista de Sistemas Suporte, BRDE, AOCP

Segundo o ITILV3, são necessárias três tipos de métricas para uma organização, pois com base nessas métricas, é possível avaliar a sua performance. Assinale a alternativa que apresente o conjunto de tais métricas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q262639 | Governança de TI, ITIL v 3, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

O principal objetivo da ITIL V3 é prover um conjunto de práticas de gerenciamento de serviços de TI testadas e comprovadas no mercado, contando com 5 publicações que possuem diversos processos cada. A publicação que aborda tópicos relacionados aos ativos de serviço, catálogo de serviços, gerenciamento financeiro, gerenciamento de portfólio de serviços, desenvolvimento organizacional e riscos relacionados ao negócio é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q102836 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista Administrativo Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em conformidade com a ITIL 2011, julgue os itens a seguir, acerca
do gerenciamento de serviços de TI.

Seguindo-se os processos da estratégia do serviço, tem-se a garantia de que os requisitos da estratégia de serviço são efetivamente realizados, com a utilização do controle dos riscos de falhas e de rupturas do serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.