Questões de Concurso Jogos e suas Características Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Jogos e suas Características Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q57566 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasConsiderando os conhecimentos da Psicomotricidade, pode-se analisar que a capacidade dos indivíduos para experimentar, aprender e aperfeiçoar uma determinada habilidade motora afeta grandemente sua capacidade de realizar qualquer atividade física. Na área do desempenho esportivo, a aprendizagem motora é da maior importância, mas outros tipos de aprendizagem não podem ser esquecidos. Por exemplo, a aprendizagem de: um conjunto complexo de jogadas a serem desempenhadas no jogo, executadas com movimentações específicas e tomadas de decisão em déficit de tempo; ou, a capacidade de cooperação como membro da equipe em uma modalidade esportiva coletiva também são aspectos extremamente importantes de desempenho. O exemplo acima contempla conteúdos de aprendizagem de natureza: a) técnica e tática. b) cognitiva e afetiva. c) fisica e emocional. d) técnica e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q57561 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasA respeito da corporeidade e aprendizagem, observe a relação de complementariedade de sentido entre as duas declarações (PARENTE, 2000, p. 99). I- O corpo é a experiência atual; o corpo vê, o corpo sente o que se passa agora e relaciona na hora, de maneira a acomodar-se do ponto de vista psicomotor. Por outro lado, II- O corpo é a caixa de ressonância dos afetos; ou seja, ao mesmo tempo que se produz uma coordenação psicomotora, se produz também uma ressonância afetiva, de prazer, de desprazer, de medo, associada à coordenação e que irá ser produzida conjuntamente a) A primeira é uma declaração verdadeira e a segunda é falsa. b) As duas são declarações falsas, ainda que apresentem temática semelhante. c) As duas são declarações verdadeiras e a segunda amplia o sentido da primeira. d) As duas são declarações verdadeiras, mas a segunda não complementa a primeira. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q57568 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasOs jogos e as brincadeiras constituem atividades fundamentais na educação infantil, constituindo-se em atividades básicas para proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Em relação a essas atividades, avalie as afirmações a seguir. I- Na brincadeira do faz-de-conta, o jogo simbólico é uma atividade que contribui para desenvolver, nas crianças, a capacidade de representação essencial para o desenvolvimento da linguagem. II- Nas brincadeiras, as crianças transformam o conhecimento que já possuíam em conceitos científicos. III- A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o não-brincar. IV- Na educação infantil, as brincadeiras e os jogos devem se basear no princípio da espontaneidade, o que não exige planejamento por parte do professor. Das afirmações, estão corretas a) II e III. b) I e IV. c) I e III. d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q57564 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasCom base no trecho abaixo, marque a alternativa correta. “Uma atividade muito importante para a criança pequena é a brincadeira. Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e para construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.” (PARECER CNE/CEB n° 20/2009) a) A brincadeira é parte fundamental do cotidiano da criança. b) A brincadeira, na creche, deve sempre ser direcionada. c) A brincadeira, na creche, deve sempre ser uma atividade livre. d) A brincadeira, nas instituições de Educação Infantil, não é dotada de intencionalidade pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q57563 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasFormar um grande time, plenamente cooperativo, no qual todos tentam superar um desafio comum e jogar pelo prazer de jogar. Essas características estão presentes nos jogos cooperativos a) sem perdedores. b) semicooperativos c) de inversão. d) de resultado coletivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q57562 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasAponte os tipos de jogos, segundo Piaget, que completam, respectivamente, as três lacunas nas assertivas seguintes: I- Jogo________ é a primeira forma de jogo que a criança conhece e aparece antes do desenvolvimento verbal completo; tem como característica o fato da criança brincar pelo prazer do conhecimento do objeto, da exploração e do desenvolvimento motor. II- Jogo________ é uma forma de jogo em que a criança faz de conta que é outra pessoa ou se imagina em outra situação, ou atribui outra função a um objeto; é, de certa forma, uma maneira de a criança comunicar ao outro aquilo que sente. III- Jogo________ é caracterizado pelo conjunto de leis que é seguido pelo grupo; necessita de parceiros que aceitem o cumprimento das obrigações pré-definidas; é um jogo estritamente social. a) I- simbólico; II- de exercícios; III- de regras. b) I-de regras; II-simbólico; Ill-de exercícios. c) I- de exercícios; II- simbólico; lll- de regras. d) I-de regras; II-de exercícios; III-simbólico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q57569 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasDando ênfase ao desenvolvimento infantil em relação aos aspectos do desenvolvimento motor assinale a alternativa CORRETA que se refere ao equilíbrio: a) O equilíbrio é a consciência que a criança passa a ter sobre o próprio corpo, das partes que o compõem e das possibilidades desse corpo, tanto em movimento como em posição estática. b) É pelo equilíbrio que a criança começa a se movimentar, e a partir desse momento passa a explorar os objetos e a interagir com tudo ao seu redor, propiciando a sua verticalidade. c) Para a elaboração do equilíbrio é relevante que a criança vivencie estímulos sensoriais que as possibilite discriminar as partes do próprio corpo e as funções que elas desempenham. d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q57565 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasAs primeiras ações de professores apoiados em teorias construtivistas para a utilização do jogo pelo professor, na educação matemática (Moura, In: Kishimoto, 2009), foram no sentido de tornar os ambientes de ensino bastante ricos em quantidade e variedade de jogos, para que os alunos, por meio de manipulação dos materiais, pudessem descobrir os conceitos inerentes às estruturas dos jogos. Esta concepção tem levado, de acordo com Moura (2009), a: a) práticas espontaneístas da utilização dos jogos nas escolas. b) aquisição de muitos materiais impróprios para uso escolar. c) um progresso natural da aprendizagem da matemática. d) maior motivação dos alunos para aprender matemática Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q57567 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasA Primeira Infância representa um período em que as crianças pequenas estão ativamente envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos através da execução das habilidades motoras fundamentais. São exemplos de padrões de movimento fundamentais: a) jogar, brincar e se exercitar. b) correr, pular e arremessar. c) nadar, correr e pedalar. d) dançar, lutar e ginástica olímpica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q57570 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasSobre a concepção de jogo simbólico na teoria piagetiana, é INCORRETO afirmar que: a) na conduta de imitação sensoriomotora, a criança começa imitando em presença do modelo, depois pode continuar a fazê-lo na ausência do modelo sem que isso implique nenhuma representação em pensamento. b) o jogo simbólico, que se manifesta no período pré-operatório, assinala o apogeu do jogo infantil e traduz-se em uma adaptação ao real, ou seja, transforma o real por assimilação como uma linguagem simbólica construída pelo “eu” e modificável à medida das necessidades. c) o desenho é uma forma de função semiótica que se inscreve a meio caminho entre o jogo simbólico e a imagem mental, passando por diferentes fases de construção. d) o surgimento da função semiótica depende de cinco condutas que aparcem em ordem de complexidade crescente: imitação diferida, jogo simbólico, imagem gráfica, evocação e imagem mental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q57566 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasConsiderando os conhecimentos da Psicomotricidade, pode-se analisar que a capacidade dos indivíduos para experimentar, aprender e aperfeiçoar uma determinada habilidade motora afeta grandemente sua capacidade de realizar qualquer atividade física. Na área do desempenho esportivo, a aprendizagem motora é da maior importância, mas outros tipos de aprendizagem não podem ser esquecidos. Por exemplo, a aprendizagem de: um conjunto complexo de jogadas a serem desempenhadas no jogo, executadas com movimentações específicas e tomadas de decisão em déficit de tempo; ou, a capacidade de cooperação como membro da equipe em uma modalidade esportiva coletiva também são aspectos extremamente importantes de desempenho. O exemplo acima contempla conteúdos de aprendizagem de natureza: a) técnica e tática. b) cognitiva e afetiva. c) fisica e emocional. d) técnica e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q57561 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasA respeito da corporeidade e aprendizagem, observe a relação de complementariedade de sentido entre as duas declarações (PARENTE, 2000, p. 99). I- O corpo é a experiência atual; o corpo vê, o corpo sente o que se passa agora e relaciona na hora, de maneira a acomodar-se do ponto de vista psicomotor. Por outro lado, II- O corpo é a caixa de ressonância dos afetos; ou seja, ao mesmo tempo que se produz uma coordenação psicomotora, se produz também uma ressonância afetiva, de prazer, de desprazer, de medo, associada à coordenação e que irá ser produzida conjuntamente a) A primeira é uma declaração verdadeira e a segunda é falsa. b) As duas são declarações falsas, ainda que apresentem temática semelhante. c) As duas são declarações verdadeiras e a segunda amplia o sentido da primeira. d) As duas são declarações verdadeiras, mas a segunda não complementa a primeira. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q57568 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasOs jogos e as brincadeiras constituem atividades fundamentais na educação infantil, constituindo-se em atividades básicas para proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Em relação a essas atividades, avalie as afirmações a seguir. I- Na brincadeira do faz-de-conta, o jogo simbólico é uma atividade que contribui para desenvolver, nas crianças, a capacidade de representação essencial para o desenvolvimento da linguagem. II- Nas brincadeiras, as crianças transformam o conhecimento que já possuíam em conceitos científicos. III- A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o não-brincar. IV- Na educação infantil, as brincadeiras e os jogos devem se basear no princípio da espontaneidade, o que não exige planejamento por parte do professor. Das afirmações, estão corretas a) II e III. b) I e IV. c) I e III. d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q57564 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasCom base no trecho abaixo, marque a alternativa correta. “Uma atividade muito importante para a criança pequena é a brincadeira. Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e para construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.” (PARECER CNE/CEB n° 20/2009) a) A brincadeira é parte fundamental do cotidiano da criança. b) A brincadeira, na creche, deve sempre ser direcionada. c) A brincadeira, na creche, deve sempre ser uma atividade livre. d) A brincadeira, nas instituições de Educação Infantil, não é dotada de intencionalidade pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q57563 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasFormar um grande time, plenamente cooperativo, no qual todos tentam superar um desafio comum e jogar pelo prazer de jogar. Essas características estão presentes nos jogos cooperativos a) sem perdedores. b) semicooperativos c) de inversão. d) de resultado coletivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q57562 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasAponte os tipos de jogos, segundo Piaget, que completam, respectivamente, as três lacunas nas assertivas seguintes: I- Jogo________ é a primeira forma de jogo que a criança conhece e aparece antes do desenvolvimento verbal completo; tem como característica o fato da criança brincar pelo prazer do conhecimento do objeto, da exploração e do desenvolvimento motor. II- Jogo________ é uma forma de jogo em que a criança faz de conta que é outra pessoa ou se imagina em outra situação, ou atribui outra função a um objeto; é, de certa forma, uma maneira de a criança comunicar ao outro aquilo que sente. III- Jogo________ é caracterizado pelo conjunto de leis que é seguido pelo grupo; necessita de parceiros que aceitem o cumprimento das obrigações pré-definidas; é um jogo estritamente social. a) I- simbólico; II- de exercícios; III- de regras. b) I-de regras; II-simbólico; Ill-de exercícios. c) I- de exercícios; II- simbólico; lll- de regras. d) I-de regras; II-de exercícios; III-simbólico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q57569 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasDando ênfase ao desenvolvimento infantil em relação aos aspectos do desenvolvimento motor assinale a alternativa CORRETA que se refere ao equilíbrio: a) O equilíbrio é a consciência que a criança passa a ter sobre o próprio corpo, das partes que o compõem e das possibilidades desse corpo, tanto em movimento como em posição estática. b) É pelo equilíbrio que a criança começa a se movimentar, e a partir desse momento passa a explorar os objetos e a interagir com tudo ao seu redor, propiciando a sua verticalidade. c) Para a elaboração do equilíbrio é relevante que a criança vivencie estímulos sensoriais que as possibilite discriminar as partes do próprio corpo e as funções que elas desempenham. d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q57565 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasAs primeiras ações de professores apoiados em teorias construtivistas para a utilização do jogo pelo professor, na educação matemática (Moura, In: Kishimoto, 2009), foram no sentido de tornar os ambientes de ensino bastante ricos em quantidade e variedade de jogos, para que os alunos, por meio de manipulação dos materiais, pudessem descobrir os conceitos inerentes às estruturas dos jogos. Esta concepção tem levado, de acordo com Moura (2009), a: a) práticas espontaneístas da utilização dos jogos nas escolas. b) aquisição de muitos materiais impróprios para uso escolar. c) um progresso natural da aprendizagem da matemática. d) maior motivação dos alunos para aprender matemática Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q57567 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasA Primeira Infância representa um período em que as crianças pequenas estão ativamente envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos através da execução das habilidades motoras fundamentais. São exemplos de padrões de movimento fundamentais: a) jogar, brincar e se exercitar. b) correr, pular e arremessar. c) nadar, correr e pedalar. d) dançar, lutar e ginástica olímpica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q57570 | Pedagogia, Jogos e suas CaracterísticasSobre a concepção de jogo simbólico na teoria piagetiana, é INCORRETO afirmar que: a) na conduta de imitação sensoriomotora, a criança começa imitando em presença do modelo, depois pode continuar a fazê-lo na ausência do modelo sem que isso implique nenhuma representação em pensamento. b) o jogo simbólico, que se manifesta no período pré-operatório, assinala o apogeu do jogo infantil e traduz-se em uma adaptação ao real, ou seja, transforma o real por assimilação como uma linguagem simbólica construída pelo “eu” e modificável à medida das necessidades. c) o desenho é uma forma de função semiótica que se inscreve a meio caminho entre o jogo simbólico e a imagem mental, passando por diferentes fases de construção. d) o surgimento da função semiótica depende de cinco condutas que aparcem em ordem de complexidade crescente: imitação diferida, jogo simbólico, imagem gráfica, evocação e imagem mental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro