Questões de Concursos: Jogos e suas Características Pedagógicos

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1 Q914355 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Instituto Consulplan, 2023

Existe uma linha muito tênue que diferencia a brincadeira do jogo. Há autores que utilizam ambas as palavras para designar o mesmo comportamento – a atividade lúdica. Entretanto, existem algumas características que podem diferenciar o jogar do brincar. Brougère e Wajskop (1997) afirmam que a brincadeira é simbólica e o jogo funcional, ou seja, enquanto a brincadeira tem a característica de ser livre e ter um fim em si mesma, o jogo inclui a presença de um objetivo final a ser alcançado: a vitória. Este objetivo final pressupõe o aparecimento de regras preestabelecidas que, geralmente, já chegam prontas às mãos da criança. As regras dos jogos têm relação íntima com as regras sociais, morais e culturais existentes.
(CORDAZZO; VIEIRA, 2007, p. 92. Adaptado.)

A partir da diferenciação entre jogo e brincadeira e sua forma de acontecer na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. A característica social da brincadeira, de acordo com a perspectiva sociocultural, é vista como uma mola propulsora para o desenvolvimento infantil.

II. Pela brincadeira, a criança, sem intencionalidade, estimula uma série de aspectos que contribuem tanto para o desenvolvimento individual do ser quanto para o social.

III. A cognição e o desenvolvimento intelectual são exercitados em jogos em que a criança possa testar, principalmente, a relação causa-efeito.

IV. Quando a criança está jogando com o grupo é necessária uma organização realizada pelos profissionais, porque a criança é incapaz de fazê-la.

Está correto o que se afirma apenas em

2 Q915379 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Texto associado.

Texto 4 – Psicomotricidade: origens e definição


O termo psicomotricidade apareceu pela primeira vez com Dupré em 1920, significando um entrelaçamento entre o movimento e o pensamento. Desde 1909, ele já chamava a atenção de seus alunos sobre o desequilíbrio motor, denominando o quadro de “debilidade motriz”. Verificou que existia estrita relação entre as anomalias psicológicas e as anomalias motrizes, o que o levou a formular o termo psicomotricidade (OLIVEIRA, 2007, p. 28)

Complete com as palavras que estão faltando no texto de Oliveira (2007, p. 31) sobre psicomotricidade.

Piaget (1987), estudando as estruturas ____________, descreve a importância do período ______________ _ _________________ e da motricidade, principalmente antes da aquisição da ________________, no desenvolvimento da _____________. O desenvolvimento mental se constrói, paulatinamente: é uma ________________progressiva, uma passagem contínua de um estado de ____________ equilíbrio para um estado de equilíbrio ____________. O equilíbrio, para ele, significa uma compensação, uma ______________, uma resposta do ______________ frente às perturbações exteriores ou interiores. (OLIVEIRA, 2007, p. 31)

A sequência CORRETA de preenchimento do texto é

3 Q937666 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certas e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana".
Huizinga. J. Home ludents. o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Segundo o texto, o jogo comporta a possibilidade de fruição. Do ponto de vista das práticas corporais, essa fruição se estabelece por meio do(a)

4 Q954703 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Frade, Araújo e Glória (2018) afirmam que os jogos digitais de alfabetização tiveram grande relevância em seu trabalho investigativo sobre como as crianças, em processo de alfabetização, atuam em ambientes digitais com a linguagem verbal e outros recursos multimodais em eventos de uso de jogos. Mais especificamente em relação aos jogos digitais de alfabetização, essas autoras afirmam que

5 Q953349 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação ao desenvolvimento cognitivo, analise as asserções abaixo, marque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I - O termo “cognitivo” aparece ora especificamente ligado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento, ou seja, da capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos e raciocinar logicamente, ora se referindo a aprendizagens de conteúdos específicos.
II - A polêmica entre a concepção que entende que a educação deve principalmente promover a construção das estruturas cognitivas e aquela que enfatiza a construção de conhecimentos como meta da educação pouco contribui, porque o desenvolvimento das capacidades cognitivas do pensamento humano mantém uma relação estreita com o processo das aprendizagens específicas que as experiências educacionais podem proporcionar.

6 Q954804 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

Em uma turma de crianças de cinco anos, o educador propôs uma brincadeira em que os alunos deveriam montar estruturas com blocos de diferentes tamanhos e cores. Cada criança foi incentivada a colaborar com os colegas para formar uma estrutura maior e depois a descrever sua construção, explicando o motivo de sua escolha. Nesse contexto, podemos afirmar que, essa atividade promove o desenvolvimento:

I. da memorização de padrões predefinidos de montagem, priorizando a reprodução de modelos.

II. motor, ao estimular a coordenação motora fina no manuseio dos blocos.

III. social e afetivo, trabalho em equipe e a valorização de diferentes ideias.

IV. de habilidades como resolução de problemas, a classificação e a organização de elementos.

V. de conceitos matemáticos avançados como a montagem e as abstrações geométricas.

Está CORRETO o que se afirma em:

7 Q951991 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Monitora de Creche, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

O monitor de creche desempenha um papel crucial na construção de um ambienteseguro e acolhedor para as crianças. Quando uma criança se recusa a participar de atividades em grupo, apresentando sinais de frustração e choro excessivos, a atitude CORRETA do monitor é:

8 Q956357 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

As atividades lúdicas estimulam a criatividade, a socialização e a autonomia das crianças, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor. Nas instituições públicas de educação infantil, entre as crianças, a brincadeira de ______________ possibilita às crianças criarem cenários imaginários nos quais podem explorar diferentes papéis sociais e vivências do mundo real.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

9 Q953350 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação aos jogos infantis, analise as afirmativas posteriores:

I – O termo “jogo” possui inúmeras definições que têm em comum a capacidade de influenciar na construção do pensamento infantil.
II – O jogo possui também uma dimensão social que é demonstrada por meio do sentido que cada sociedade atribui a ele.
III – O que difere os jogos das brincadeiras é a faixa etária, ou seja, as brincadeiras são mais adequadas ao público infantil.
IV - No Brasil, termos como jogo, brinquedo e brincadeira ainda são empregados de forma indistinta, demonstrando um nível baixo de conceituação deste campo.
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