Questões de Concursos Jogos e suas Características Pedagógicos

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1Q953349 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação ao desenvolvimento cognitivo, analise as asserções abaixo, marque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I - O termo “cognitivo” aparece ora especificamente ligado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento, ou seja, da capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos e raciocinar logicamente, ora se referindo a aprendizagens de conteúdos específicos.
II - A polêmica entre a concepção que entende que a educação deve principalmente promover a construção das estruturas cognitivas e aquela que enfatiza a construção de conhecimentos como meta da educação pouco contribui, porque o desenvolvimento das capacidades cognitivas do pensamento humano mantém uma relação estreita com o processo das aprendizagens específicas que as experiências educacionais podem proporcionar.
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2Q953350 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação aos jogos infantis, analise as afirmativas posteriores:

I – O termo “jogo” possui inúmeras definições que têm em comum a capacidade de influenciar na construção do pensamento infantil.
II – O jogo possui também uma dimensão social que é demonstrada por meio do sentido que cada sociedade atribui a ele.
III – O que difere os jogos das brincadeiras é a faixa etária, ou seja, as brincadeiras são mais adequadas ao público infantil.
IV - No Brasil, termos como jogo, brinquedo e brincadeira ainda são empregados de forma indistinta, demonstrando um nível baixo de conceituação deste campo.
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3Q954703 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Frade, Araújo e Glória (2018) afirmam que os jogos digitais de alfabetização tiveram grande relevância em seu trabalho investigativo sobre como as crianças, em processo de alfabetização, atuam em ambientes digitais com a linguagem verbal e outros recursos multimodais em eventos de uso de jogos. Mais especificamente em relação aos jogos digitais de alfabetização, essas autoras afirmam que
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4Q954804 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

Em uma turma de crianças de cinco anos, o educador propôs uma brincadeira em que os alunos deveriam montar estruturas com blocos de diferentes tamanhos e cores. Cada criança foi incentivada a colaborar com os colegas para formar uma estrutura maior e depois a descrever sua construção, explicando o motivo de sua escolha. Nesse contexto, podemos afirmar que, essa atividade promove o desenvolvimento:

I. da memorização de padrões predefinidos de montagem, priorizando a reprodução de modelos.

II. motor, ao estimular a coordenação motora fina no manuseio dos blocos.

III. social e afetivo, trabalho em equipe e a valorização de diferentes ideias.

IV. de habilidades como resolução de problemas, a classificação e a organização de elementos.

V. de conceitos matemáticos avançados como a montagem e as abstrações geométricas.

Está CORRETO o que se afirma em:

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5Q951991 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Monitora de Creche, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

O monitor de creche desempenha um papel crucial na construção de um ambienteseguro e acolhedor para as crianças. Quando uma criança se recusa a participar de atividades em grupo, apresentando sinais de frustração e choro excessivos, a atitude CORRETA do monitor é:
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6Q1010363 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à gamificação.

A aplicação de jogos em contextos educativos e formativos contribui para o aumento do engajamento, da motivação e da participação ativa dos aprendizes, favorecendo a construção do conhecimento por meio de experiências mais interativas e significativas.

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7Q1010364 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à gamificação.

Uma das características da gamificação é o oferecimento de feedback contínuo, que, no entanto, gera uma pressão excessiva nos aprendizes, causando-lhes estresse e ansiedade e comprometendo a motivação e o aprendizado.

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8Q956357 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

As atividades lúdicas estimulam a criatividade, a socialização e a autonomia das crianças, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor. Nas instituições públicas de educação infantil, entre as crianças, a brincadeira de ______________ possibilita às crianças criarem cenários imaginários nos quais podem explorar diferentes papéis sociais e vivências do mundo real.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

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9Q898070 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Ensino, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A criação de materiais pedagógicos auxilia no desenvolvimento de atividades que estimulam as capacidades cognitivas e motoras das crianças, integrando diferentes formas de aprendizado. Assinale a alternativa que expressa corretamente a maneira como os materiais pedagógicos devem ser elaborados para promover o desenvolvimento infantil:
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10Q887591 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Jogar é algo muito especial. No jogo vivemos situações de “faz de conta”, dando livre curso à nossa imaginação. É este o verdadeiro valor e interesse do jogo. Os jogos de movimento podem ser utilizados como meio de desenvolvimento das capacidades:

I. Pessoais.
II. Sociais.
III. Criativas.


Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
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11Q880721 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Como o ato lúdico e os jogos influenciam as práticas e rotinas da Educação Infantil?
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12Q880722 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, marque a alternativa CORRETA.
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13Q903782 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Infantil 36h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Na Educação Infantil, o processo de aprendizagem é essencialmente lúdico, pois a criança aprende e se desenvolve através do brinquedo. Na brincadeira, o movimento do corpo é uma das formas na qual a criança se expressa. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:
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14Q898919 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° ano, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Para o próprio percurso de maturação da criança a psicomotricidade deve ser entendida como um processo que ajuda e acompanha. Assim, qual estratégia pode ser utilizada pelos educadores para estimular o desenvolvimento psicomotor nas crianças durante as atividades em sala de aula?
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15Q903783 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Infantil 36h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

“Miguel (15 meses), segurando uma latinha pequena em altura, apanhou uma bola de pingue-pongue, colocou-a na lata e fez com ela um movimento circular que produzia um zunido, observando com atenção a maneira como a bola girava. Aumentou a velocidade do movimento circular e a bola saltou da lata. Ele recuperou a bola e repetiu o processo” (Goldschmied e Jackson, 2006). Essa descrição ilustra como a criança tem tempo e espaço para brincar. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


I. Além do prazer que a criança tem com os materiais para brincar, o brincar heurístico pode ter um papel muito importante no desenvolvimento da habilidade de concentração.


II. O docente deve criar espaço e tempo para fomentar o brincar heurístico, oportunizando que a criança, com os diferentes objetos disponíveis, selecione, compare, discrimine, arrume em série, faça diferentes movimentos com habilidade de manipulação crescente e satisfação.


III. É importante que o docente entenda o objetivo que ampara esse tipo de brincar, que propõe enriquecer e desenvolver habilidades na criança, bem como oportuniza substituir o seu trabalho por alguns momentos.


IV. O papel do docente é muito importante no momento em que o brincar heurístico está acontecendo, pois, mesmo que surja algum conflito entre as crianças, a sua inatividade nesse momento precisa ser preservada.


Quais estão corretas?

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16Q900204 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A gamificação vem sendo utilizada em várias escolas brasileiras como uma forma de engajar os estudantes no processo de aprendizagem. Como a gamificação pode influenciar positivamente o desempenho dos alunos e o seu envolvimento com as atividades escolares?
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17Q892785 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

A presença dos jogos e das brincadeiras nas instituições de Educação Infantil se justifica, principalmente, pela:
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18Q898421 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Licenciatura em Computação, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Jogos educacionais são jogos elaborados especificamente para ensinar as pessoas sobre um determinado assunto, expandir conceitos, reforçar desenvolvimento e entendimento sobre um evento histórico ou cultural”. (Wikipédia)
Aponte a alternativa abaixo que apresenta um tipo de jogo que NÃO é utilizado normalmente nas instituições de ensino do Brasil.
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19Q911477 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor da Educação Infantil, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Os jogos e brincadeiras são atividades essenciais no dia a dia da Educação Infantil. Entretanto, alguns estudos mostram que as brincadeiras infantis são mais do que meros passatempos da infância; são, sobretudo, meios de a criança se desenvolver e construir significações culturais e sociais importantes.

A respeito da utilização da ludicidade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, analise os itens a seguir:

I. A dimensão lúdica é própria da humanidade; acontece voluntariamente dialogando com a cultura, que impulsiona e contribui para a evolução social, como aponta Huizinga (1993) quando diz que a sociedade humana sempre contou com o jogo em seu processo de evolução.

II. A utilização do termo ludicidade na Educação Infantil tem origem da palavra latina “ludus”, que significa jogo. Nessa perspectiva, hipoteticamente, considera-se que na educação, “ludicidade” tem um sentido mais amplo e está associado ao modo de aprender e se desenvolver na infância.

III. Para Vygotsky (1998), compreender os meandros que perpassam as brincadeiras infantis é fundamental para compreender o próprio desenvolvimento da criança. Portanto, faz-se necessário elucidar a importância de contemplar as atividades lúdicas nas escolas, visando estabelecer um vínculo entre o brincar, o desenvolvimento infantil e a aprendizagem.

IV. Kishimoto (1993), baseada em ideias de Claparéde (1873-1940), aponta que todos os jogos são essencialmente educativos, na medida em que, através de atividades lúdicas, é possível promover aprendizagens - não só relacionadas a fins cognitivos, mas também relativos a aspectos motores, sociais, emocionais, proporcionando desenvolvimento sadio e integral.

Estão CORRETOS:
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20Q901499 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Maria, uma Agente Educacional, observa que Pedro, de 4 anos, tem dificuldade em se comunicar e realizar atividades que envolvem coordenação motora fina. Ela decide aplicar estratégias de intervenção precoce. Julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)Intervenções precoces são recomendadas apenas para crianças com diagnóstico confirmado de transtornos do desenvolvimento.
(__)A intervenção precoce pode incluir atividades lúdicas para estimular o desenvolvimento da criança.
(__)A detecção precoce e oportuna de sinais sugestivos de desenvolvimento atípico não costumam ser importantes para a intervenção precoce.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
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