Questões de Concursos Jogos e suas Características Pedagógicos

Resolva questões de Jogos e suas Características Pedagógicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q880721 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Como o ato lúdico e os jogos influenciam as práticas e rotinas da Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q914355 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Existe uma linha muito tênue que diferencia a brincadeira do jogo. Há autores que utilizam ambas as palavras para designar o mesmo comportamento – a atividade lúdica. Entretanto, existem algumas características que podem diferenciar o jogar do brincar. Brougère e Wajskop (1997) afirmam que a brincadeira é simbólica e o jogo funcional, ou seja, enquanto a brincadeira tem a característica de ser livre e ter um fim em si mesma, o jogo inclui a presença de um objetivo final a ser alcançado: a vitória. Este objetivo final pressupõe o aparecimento de regras preestabelecidas que, geralmente, já chegam prontas às mãos da criança. As regras dos jogos têm relação íntima com as regras sociais, morais e culturais existentes.
(CORDAZZO; VIEIRA, 2007, p. 92. Adaptado.)

A partir da diferenciação entre jogo e brincadeira e sua forma de acontecer na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. A característica social da brincadeira, de acordo com a perspectiva sociocultural, é vista como uma mola propulsora para o desenvolvimento infantil.

II. Pela brincadeira, a criança, sem intencionalidade, estimula uma série de aspectos que contribuem tanto para o desenvolvimento individual do ser quanto para o social.

III. A cognição e o desenvolvimento intelectual são exercitados em jogos em que a criança possa testar, principalmente, a relação causa-efeito.

IV. Quando a criança está jogando com o grupo é necessária uma organização realizada pelos profissionais, porque a criança é incapaz de fazê-la.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q911477 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor da Educação Infantil, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Os jogos e brincadeiras são atividades essenciais no dia a dia da Educação Infantil. Entretanto, alguns estudos mostram que as brincadeiras infantis são mais do que meros passatempos da infância; são, sobretudo, meios de a criança se desenvolver e construir significações culturais e sociais importantes.

A respeito da utilização da ludicidade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, analise os itens a seguir:

I. A dimensão lúdica é própria da humanidade; acontece voluntariamente dialogando com a cultura, que impulsiona e contribui para a evolução social, como aponta Huizinga (1993) quando diz que a sociedade humana sempre contou com o jogo em seu processo de evolução.

II. A utilização do termo ludicidade na Educação Infantil tem origem da palavra latina “ludus”, que significa jogo. Nessa perspectiva, hipoteticamente, considera-se que na educação, “ludicidade” tem um sentido mais amplo e está associado ao modo de aprender e se desenvolver na infância.

III. Para Vygotsky (1998), compreender os meandros que perpassam as brincadeiras infantis é fundamental para compreender o próprio desenvolvimento da criança. Portanto, faz-se necessário elucidar a importância de contemplar as atividades lúdicas nas escolas, visando estabelecer um vínculo entre o brincar, o desenvolvimento infantil e a aprendizagem.

IV. Kishimoto (1993), baseada em ideias de Claparéde (1873-1940), aponta que todos os jogos são essencialmente educativos, na medida em que, através de atividades lúdicas, é possível promover aprendizagens - não só relacionadas a fins cognitivos, mas também relativos a aspectos motores, sociais, emocionais, proporcionando desenvolvimento sadio e integral.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q903782 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Infantil 36h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Na Educação Infantil, o processo de aprendizagem é essencialmente lúdico, pois a criança aprende e se desenvolve através do brinquedo. Na brincadeira, o movimento do corpo é uma das formas na qual a criança se expressa. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q887591 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Jogar é algo muito especial. No jogo vivemos situações de “faz de conta”, dando livre curso à nossa imaginação. É este o verdadeiro valor e interesse do jogo. Os jogos de movimento podem ser utilizados como meio de desenvolvimento das capacidades:

I. Pessoais.
II. Sociais.
III. Criativas.


Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q880722 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q915379 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Texto associado.

Texto 4 – Psicomotricidade: origens e definição


O termo psicomotricidade apareceu pela primeira vez com Dupré em 1920, significando um entrelaçamento entre o movimento e o pensamento. Desde 1909, ele já chamava a atenção de seus alunos sobre o desequilíbrio motor, denominando o quadro de “debilidade motriz”. Verificou que existia estrita relação entre as anomalias psicológicas e as anomalias motrizes, o que o levou a formular o termo psicomotricidade (OLIVEIRA, 2007, p. 28)

Complete com as palavras que estão faltando no texto de Oliveira (2007, p. 31) sobre psicomotricidade.

Piaget (1987), estudando as estruturas ____________, descreve a importância do período ______________ _ _________________ e da motricidade, principalmente antes da aquisição da ________________, no desenvolvimento da _____________. O desenvolvimento mental se constrói, paulatinamente: é uma ________________progressiva, uma passagem contínua de um estado de ____________ equilíbrio para um estado de equilíbrio ____________. O equilíbrio, para ele, significa uma compensação, uma ______________, uma resposta do ______________ frente às perturbações exteriores ou interiores. (OLIVEIRA, 2007, p. 31)

A sequência CORRETA de preenchimento do texto é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q903783 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Infantil 36h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

“Miguel (15 meses), segurando uma latinha pequena em altura, apanhou uma bola de pingue-pongue, colocou-a na lata e fez com ela um movimento circular que produzia um zunido, observando com atenção a maneira como a bola girava. Aumentou a velocidade do movimento circular e a bola saltou da lata. Ele recuperou a bola e repetiu o processo” (Goldschmied e Jackson, 2006). Essa descrição ilustra como a criança tem tempo e espaço para brincar. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


I. Além do prazer que a criança tem com os materiais para brincar, o brincar heurístico pode ter um papel muito importante no desenvolvimento da habilidade de concentração.


II. O docente deve criar espaço e tempo para fomentar o brincar heurístico, oportunizando que a criança, com os diferentes objetos disponíveis, selecione, compare, discrimine, arrume em série, faça diferentes movimentos com habilidade de manipulação crescente e satisfação.


III. É importante que o docente entenda o objetivo que ampara esse tipo de brincar, que propõe enriquecer e desenvolver habilidades na criança, bem como oportuniza substituir o seu trabalho por alguns momentos.


IV. O papel do docente é muito importante no momento em que o brincar heurístico está acontecendo, pois, mesmo que surja algum conflito entre as crianças, a sua inatividade nesse momento precisa ser preservada.


Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q898070 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Ensino, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A criação de materiais pedagógicos auxilia no desenvolvimento de atividades que estimulam as capacidades cognitivas e motoras das crianças, integrando diferentes formas de aprendizado. Assinale a alternativa que expressa corretamente a maneira como os materiais pedagógicos devem ser elaborados para promover o desenvolvimento infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q892785 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

A presença dos jogos e das brincadeiras nas instituições de Educação Infantil se justifica, principalmente, pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q954703 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Frade, Araújo e Glória (2018) afirmam que os jogos digitais de alfabetização tiveram grande relevância em seu trabalho investigativo sobre como as crianças, em processo de alfabetização, atuam em ambientes digitais com a linguagem verbal e outros recursos multimodais em eventos de uso de jogos. Mais especificamente em relação aos jogos digitais de alfabetização, essas autoras afirmam que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q937666 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certas e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana".
Huizinga. J. Home ludents. o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Segundo o texto, o jogo comporta a possibilidade de fruição. Do ponto de vista das práticas corporais, essa fruição se estabelece por meio do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q889598 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024

Algumas atividades corroboram para estimular o desenvolvimento motor da criança. Nesse sentido, quando se trabalha a competência voltada para a construção simbólica da noção corporal e espacial, é possível implementar que tipo de atividades?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q953349 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação ao desenvolvimento cognitivo, analise as asserções abaixo, marque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I - O termo “cognitivo” aparece ora especificamente ligado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento, ou seja, da capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos e raciocinar logicamente, ora se referindo a aprendizagens de conteúdos específicos.
II - A polêmica entre a concepção que entende que a educação deve principalmente promover a construção das estruturas cognitivas e aquela que enfatiza a construção de conhecimentos como meta da educação pouco contribui, porque o desenvolvimento das capacidades cognitivas do pensamento humano mantém uma relação estreita com o processo das aprendizagens específicas que as experiências educacionais podem proporcionar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q898919 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° ano, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Para o próprio percurso de maturação da criança a psicomotricidade deve ser entendida como um processo que ajuda e acompanha. Assim, qual estratégia pode ser utilizada pelos educadores para estimular o desenvolvimento psicomotor nas crianças durante as atividades em sala de aula?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q901508 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

João, um aluno do 2º ano do ensino fundamental,apresenta dificuldades em atividades que envolvem coordenação motora fina. Qual intervenção é mais adequada para auxiliar João?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q894125 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Estimulador Materno Infantil III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Considerando as disposições do RCNEI quanto aos jogos e brincadeiras na educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q892127 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Mello (2022), os jogos pedagógicos são um tipo de metodologia ativa que tem por objetivo desenvolver a(s):

I. Criatividade.
II. Sociabilidade.
III. Inteligências múltiplas.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q953350 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação aos jogos infantis, analise as afirmativas posteriores:

I – O termo “jogo” possui inúmeras definições que têm em comum a capacidade de influenciar na construção do pensamento infantil.
II – O jogo possui também uma dimensão social que é demonstrada por meio do sentido que cada sociedade atribui a ele.
III – O que difere os jogos das brincadeiras é a faixa etária, ou seja, as brincadeiras são mais adequadas ao público infantil.
IV - No Brasil, termos como jogo, brinquedo e brincadeira ainda são empregados de forma indistinta, demonstrando um nível baixo de conceituação deste campo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q891537 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

As experiências expressivas, entre as ______ que levam o bebê a se expressar, por exemplo de se “esconder e achar”, com a fralda, dizendo “cucu”, “achou”, “escondeu” é muito conhecida. Essa brincadeira ajuda a criança a aprender os significados dos ______, regras e a expressão da linguagem oral e dos gestos. Mas somente quando o bebê inicia a brincadeira e a conduz, escolhendo se vai esconder a si mesmo, ou seu bichinho de estimação, há ______ e desenvolvimento cognitivo.
Analise o trecho acima e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.