Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q107322 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Há muitas listas de valores-notícia que tornam uma mensagem noticiável (newsworthy attributes). Galtung e Ruge (1965) foram os primeiros autores a chamarem a atenção para a existência de critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sem a eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma mensagem passar pelos vários gates numa organização noticiosa. Entre os critérios de noticiabilidade, pode-se selecionar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q108313 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Imagem 002.jpg
Jean Manzon convenceu o deputado Barreto Pinto a posar de cueca para O Cruzeiro em 1946. Sua Excelência ficou também sem o mandato.
Fonte: ENC 2003 / MEC / INEP / DAES (2006).

Jornalista obscuro que fizera carreira política, Barreto Pinto era dono de um rendoso cartório quando se elegeu deputado federal pelo PTB do Distrito Federal em 1945 (foi de sua autoria a emenda que propôs a cassação do registro do Partido Comunista). A pretexto de escrever sua biografia, Nasser e Manzon conseguiram convencê-lo a posar para uma fotografia (publicada em página inteira), vestindo apenas casaca e cuecas. O escândalo ocasionado pela foto redundou em um processo na Câmara Federal que terminaria, pela primeira vez na história do Brasil, com a cassação de um mandato por quebra de decoro parlamentar.
(Fonte: Moraes, Fernando. Chatô, o rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, p. 473).

Os trechos grifados na citação sugerem três princípios éticos importantes no jornalismo, de acordo com os quais seriam desaprovados os métodos empregados pela dupla, assim como o enfoque dado ao tema. Identifique esses três princípios.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q110679 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Considere o diálogo abaixo.

? Olá, bom dia.
? Oi, como vai? Alguma novidade?
? Olha, acabei de ver um acidente na Avenida 23 de Maio. Um carro fechou um motoqueiro, que foi desviar e bateu em outro carro. Os bombeiros já estão lá, mas a coisa parece feia. Está um "baita" trânsito...
? OK, muito obrigado. Até a próxima...

O Diálogo acima é travado quase que diariamente entre o taxista João Carlos de Almeida, conhecido como "Bolão", e a produção da Rádio Eldorado.
(Fonte: JA, 2006).

O exemplo evidencia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q154275 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

Um telejornal nas grandes emissoras de televisão brasileiras começa, em geral, com a leitura de textos curtos com as manchetes das principais notícias que serão apresentadas. Esse processo tem o nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q236139 | Comunicação Social, Jornalismo, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A cobertura jornalística por setores da economia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q108602 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Luís Aberto Caldeira, em matéria publicada no dia 8/6/2006, no site do Observatório da Imprensa, afirma que o cadáver exposto nas bancas da cidade (e que posteriormente será também posto à vista em nossas casas ou na biblioteca próxima) é o maior exemplo da sujeira que insiste em coexistir no jornalismo. É a carne podre vendida como filé a baixos preços para quem tem fome de manchetes sangrentas. Imundice que poderia aparentar o amarelo da covardia ? ou do yellow journalism, mas que, no Brasil, é caracterizado pelos tons da imprensa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q108885 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

As fontes podem ser primárias, secundárias etc. A testemunha de um acidente, um outro documento original são fontes primárias. O livro que cita outro livro, o político que revela ao jornalista aquilo que outro político disse são fontes secundárias. O jornalista deve procurar, sempre que possível, privilegiar as fontes primárias, pois normalmente são mais fidedignas. Assim, pode-se afirmar que as qualidades de uma boa fonte são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q234323 | Comunicação Social, Jornalismo, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Basile (2004), no seu livro Elementos de Jornalismo Econômico, defende o ponto de vista de que o Brasil é mais unido pela língua e pelo sentimento de ser brasileiro do que por instituições. Nesse contexto, o autor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q268692 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos gêneros de redação e das técnicas de redação
jornalística, julgue os seguintes itens.

No que se refere aos princípios de objetividade e imparcialidade, é correto associá-los à teoria do espelho, concepção focada no papel dos meios de comunicação de retratar a realidade, sem intervenção ideológica. Nessa concepção o jornalismo é espelho da sociedade e não interfere na realidade retratada.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q111096 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Uma espécie de "nota editorial" cuja característica é não ter lugar fixo em página alguma e vir do lado (quase sempre, direito) da matéria que informa sobre determinado fato (assunto do comentário presente na nota). Recebe esse nome pelo teor "temperado" de sua linguagem. Estáse falando em nota

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q862462 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

Dentre as subculturas contestadoras do século XXI, chama a atenção aquela que se rebela contra as autoridades e abraça as tecnologias contemporâneas.

Esse fenômeno da comunicação é conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q862460 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

A comunicação organizacional integrada engloba, além da comunicação interna, a comunicação institucional (Relações Públicas) e a comunicação mercadológica (Marketing).

São exemplos de comunicação institucional a 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q862466 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

Na busca por audiência, as empresas de comunicação por vezes trabalham em prol do interesse do público e não do interesse público. Entre os dois tipos de interesses há distinções.

O conceito de interesse do público diz respeito a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q862463 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

Nos últimos meses, o campo da comunicação ganhou um concorrente que pode substituir o ser humano em uma conversa e, até mesmo, produzir respostas em tempo real.

Essa ferramenta chama-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q862464 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

A dinâmica das redes sociais estabeleceu uma nova forma de recepção de mensagens, de troca de informação. O usuário não tem o controle do que passa pelo seu feed.

Esse trânsito de informação é estabelecido por 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q862459 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

Uma empresa programou um seminário pago, com a presença de palestrantes internacionais. Mais de cinco mil pessoas se inscreveram no evento, mas, na véspera, os palestrantes informaram que não poderiam estar presentes.

O encontro foi cancelado. Para enfrentar adequadamente o problema, a equipe de comunicação teve de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q862458 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

A comunicação interna de uma organização engloba um conjunto de processos comunicativos que possibilita a relação e a interação entre os diferentes atores organizacionais, podendo ela apresentar diferentes formas. Dá-se o nome de comunicação descendente àquela que flui do topo para a base.

Esse tipo de comunicação tem como suportes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q862465 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

As atuais tecnologias e os processos de comunicação estabelecem uma mudança no comportamento tanto das plataformas que produzem informação quanto de seus consumidores.

Esse cenário promove uma inteligência coletiva, que é um dos pilares da cultura  

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q862461 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

Um planejamento estratégico da comunicação de uma marca pode ser descrito a partir da concepção de cinco instâncias. São elas: tratamento processual da comunicação, inserção na cadeia de decisões, gestão de relacionamento, processo planejado e processo monitorado.

Em qual instância a preocupação é evitar ações desarticuladas das subáreas da comunicação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.