Início Questões de Concursos Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB Resolva questões de Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q60686 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBA educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social. De acordo com a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - a Educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade: ✂️ a) A qualificação do educando para o trabalho, seu desenvolvimento pedagógico e cultural e estímulo ao pensamento crítico. ✂️ b) O pleno desenvolvimento do educando, sua vinculação ao mercado de trabalho e sua qualificação para o desenvolvimento de pensamento crítico e propositivo. ✂️ c) O preparo do educando para o mundo do trabalho, para o desenvolvimento do pluralismo de ideias e sua qualificação para a prática social. ✂️ d) O pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ✂️ e) A qualificação do educando para o exercício da cidadania, para o seu desenvolvimento pedagógico e cultural e estímulo à prática social. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q5201 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRODe acordo com a LDB (n.º 9394/96), a educação tem como objetivo fundamental desenvolver: ✂️ a) o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o progresso no trabalho e nos estudos já realizados. ✂️ b) o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. ✂️ c) a educação, assegurando-lhe a ampliação de elementos dispensáveis à formação da cidadania. ✂️ d) o educador, assegurar-lhe a formação para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir na vida. ✂️ e) a educação, facilitando o processo ensino/aprendizagem e assegurando a formação do cidadão apto para competir no mercado. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q60685 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBO direito à educação, bem como o direito ao acesso e permanência na escola tem sido garantido reiteradamente nos aportes legais, seja na Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). De acordo com esta última, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: ✂️ a) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, exclusivamente na rede regular de ensino. ✂️ b) Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada em pré escola, ensino fundamental e ensino técnico. ✂️ c) Educação infantil gratuita às crianças de até 6 (seis) anos de idade. ✂️ d) Acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio, exceto para os que não os concluíram na idade própria. ✂️ e) Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um. Resolver questão 🗨️ Comentários 6 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q60680 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBA Constituição Federal de 1988, bem como as leis infraconstitucionais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente preconizam que o acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo. Assim sendo, trata-se de um direito: ✂️ a) substituível. ✂️ b) ilimitado. ✂️ c) prescritível. ✂️ d) irrenunciável. ✂️ e) disponível. Resolver questão 🗨️ Comentários 7 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q60682 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBUma das mais recentes políticas setoriais aprovadas no país é o Plano Nacional de Educação (PNE). Assinale a opção correta de acordo com o disposto nessa legislação. ✂️ a) O PNE institui os órgãos de assistência social para a realização de busca ativa dos estudantes ausentes da rede de ensino, com a finalidade de preservar o direito à educação a partir dos dois anos de idade. ✂️ b) Entre as diretrizes do PNE inclui-se a promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país. ✂️ c) O monitoramento e a avaliação das metas e da execução do PNE devem ser realizados semestralmente pelo Conselho Nacional de Docência e Ensino. ✂️ d) Uma das metas do PNE é alfabetizar 80% das crianças de até nove anos de idade ou até completarem o 2.º ano do ensino fundamental. ✂️ e) Uma das estratégias do PNE é a redução gradativa do financiamento aos entes federados para que as demais esferas de governo assumam a política de valorização dos profissionais do magistério. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q60683 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBA Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece a finalidade da educação superior, em seu artigo 43. Entre as finalidades da educação superior podemos apontar: ✂️ a) formar diplomados exclusivamente nas áreas de conhecimento definidas pelo poder público, ficando a cargo da educação privada a formação superior em outras áreas, estando os formados aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua. ✂️ b) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo. ✂️ c) produzir recursos humanos, técnicos e tecnológicos para o setor de produção, investindo continuamente recursos públicos de forma a atender satisfatoriamente a iniciativa privada. ✂️ d) incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando atender ao setor industrial, à criação e difusão da cultura, ao setor de comunicação pública e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive. ✂️ e) atuar em favor da setorização e da deteriorização da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão, que aproximem os dois níveis escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q60679 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBSobre a educação especial prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) é correto afirmar que: ✂️ a) é um serviço de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela de educação especial, sendo necessário laudo médico e teste de conhecimento para a inclusão do aluno na turma regular. ✂️ b) o atendimento educacional será feito na residência do aluno sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. ✂️ c) a oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a quatro anos, durante a educação infantil. ✂️ d) a educação especial é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede especializada de ensino, para educandos com necessidades especiais. ✂️ e) entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q808994 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo Brasil, a questão do preparo de professores emerge, de forma explícita, após a independência, quando se cogita da organização da instrução popular. A partir daí, examinando-se a questão pedagógica em articulação com as transformações que se processaram na sociedade brasileira ao longo dos últimos dois séculos, pode-se distinguir os seguintes períodos na história da formação de professores no Brasil: a) Ensaios intermitentes de formação de professores (1827-1890); b) Estabelecimento e expansão do padrão das escolas normais (1890-1932); c) Organização dos Institutos de Educação (1932- 1939); d) Organização e implantação dos Cursos de Pedagogia e de Licenciatura e consolidação do modelo das escolas normais (1939-1971); e) Substituição da Escola Normal pela Habilitação Específica de Magistério (1971-1996); f) Advento dos Institutos Superiores de Educação, Escolas Normais Superiores e o novo perfil do Curso de Pedagogia (1996-2006). Com o fim do regime militar, a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), e a homologação das novas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, a formação dos professores tem como característica ✂️ a) o desaparecimento das Escolas Normais, substituídas pela Habilitação Específica de 2º grau para o exercício do magistério de 1º grau (HEM). A Habilitação Específica do Magistério está, então, organizada em duas modalidades básicas: uma com a duração de três anos (2.200 horas), que habilitaria a lecionar até a 4ª série; e outra com a duração de quatro anos (2.900 horas), habilitando ao magistério até a 6ª série do 1º grau. ✂️ b) a reimplantação do Curso Normal, com a duração de três anos, correspondendo ao ciclo colegial do curso secundário. Seu objetivo é formar os professores do ensino primário, e funciona em Escolas Normais e nos Institutos de Educação que necessariamente passam a contar com Jardim de Infância e Escola Primária anexos. ✂️ c) a expansão por todo o País do padrão da Escola Normal. A determinação legal está marcada por dois vetores: enriquecimento dos conteúdos curriculares anteriores; e ênfase nos exercícios práticos de ensino, cuja marca característica é a criação da Escola-Modelo anexa à Escola Normal As determinações legais assumem o entendimento de que sem assegurar – de forma deliberada e sistemática por meio da organização curricular – a preparação pedagógico-didática, não se está, em sentido próprio, formando professores. ✂️ d) a compreensão da docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q60684 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBDe acordo com os níveis e as modalidades de educação e ensino, com a composição dos níveis escolares e em concordância com o que versa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional podemos afirmar que a educação escolar é composta por: ✂️ a) Ensino fundamental, ensino médio e educação superior. ✂️ b) Educação infantil, ensino fundamental e educação superior. ✂️ c) Educação básica e educação superior. ✂️ d) Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. ✂️ e) Educação básica, ensino fundamental e ensino médio. Resolver questão 🗨️ Comentários 13 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q60678 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBSegundo a Lei n.° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes Básicas de Educação-LDB, a educação básica, nos níveis fundamental e médio, deve ter um período mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver, que corresponde a: ✂️ a) 180 dias. ✂️ b) 190 dias. ✂️ c) 200 dias. ✂️ d) 210 dias. ✂️ e) 220 dias. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q60681 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBDe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), regulamentada pela Lei n. 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, o ensino será ministrado nos seguintes princípios: I- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II- pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. III- gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino. IV- consideração com a diversidade étnico-racial. V- zelar pela aprendizagem dos alunos. Está(ão) correta(s), ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) IV e V, apenas. ✂️ c) I, II, III e IV, apenas. ✂️ d) II, III, IV e V, apenas. ✂️ e) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 9 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q60687 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBO princípio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) que é observado com o desenvolvimento da educação especial pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) da Universidade Federal do Piauí é o que estabelece: ✂️ a) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. ✂️ b) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ✂️ c) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. ✂️ d) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. ✂️ e) Respeito à liberdade e apreço à tolerância. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q5203 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROSegundo o ECA, em seu artigo 54, é dever do poder público assegurar: ✂️ a) Ensino gratuito e obrigatório para o ensino fundamental, médio e superior. ✂️ b) Creche para as crianças a partir dos quatro anos de idade. ✂️ c) A abertura de escolas especiais para crianças emigradas de países latino-americanos. ✂️ d) O recenseamento dos educandos no ensino fundamental, a feitura da chamada e zelar junto aos pais ou responsáveis pela freqüência. ✂️ e) A extinção do trabalho adolescente para evitar a abertura das escolas no período noturno. Resolver questão 🗨️ Comentários 8 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q823399 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPENo que se refere à inclusão e à acessibilidade das pessoas com deficiência, julgue os seguintes itens. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) regulamenta os dispositivos da CF relacionados ao atendimento educacional especializado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q5204 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROA inclusão escolar dos portadores de necessidades especiais é proposta na LDB, garantindo a matrícula destas crianças preferencialmente nas classes comuns do ensino regular e determina a existência, quando necessário, de serviços de apoio especializado. O artigo 58 da LDB – Lei n.° 9394/96, apresenta o entendimento da Educação Especial como ✂️ a) uma classe especial. ✂️ b) uma escola especial, exclusiva. ✂️ c) um nível de ensino da Educação Básica. ✂️ d) uma modalidade da educação escolar, ou seja, um modo diferente de organização do trabalho pedagógico, objetivando a inclusão com sucesso. ✂️ e) uma etapa de acolhimento sem a preocupação com o desenvolvimento cognitivo, sobretudo para os portadores de necessidades mentais. Resolver questão 🗨️ Comentários 10 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q816915 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIADe acordo com a LDB, os recursos financeiros para a educação devem observar arrecadações oriundas de diversas fontes. Para tanto, é possível identificar recursos provenientes de ✂️ a) impostos pagos à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, provenientes de transferências diversas, de alguns incentivos fiscais e do salário-educação. ✂️ b) financiamentos diversos efetuados por órgãos interessados em dispensa permanente de arrecadações oficiais. ✂️ c) envolvimento com diferentes países do mundo para realizar investimentos a serem pagos de forma imediata. ✂️ d) dispensas de impostos efetivados de maneira voluntária e a pedido dos empresários interessados para contribuir com o avanço social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q60670 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, CESPE CEBRASPECom referência a dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue os itens subsequentes. A educação infantil deve ter a proposta pedagógica baseada em avaliação sistemática com finalidade de ascensão e acesso ao ensino fundamental. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q60668 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, CESPE CEBRASPEDe acordo com os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), julgue o próximo item. O ensino militar é regulado pela LDB, portanto deve obedecer às mesmas normas fixadas para os demais sistemas de ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q823207 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESDe acordo com o artigo 3º da LDB nº 9.394/96, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO: ✂️ a) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ✂️ b) supremacia das instituições públicas de ensino sobre as privadas. ✂️ c) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. ✂️ d) valorização da experiência extra-escolar. ✂️ e) consideração com a diversidade étnico-racial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q5202 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROA lei nº 8.069 – Estatuto da Criança e do Adolescente, considera em seu Art. 2º respectivamente, criança e adolescente, a pessoa: ✂️ a) até os 7 anos de idade incompletos, e entre 7 e 15 anos; ✂️ b) até os 10 anos de idade incompletos, e entre 10 e 18 anos; ✂️ c) até os 4 anos de idade incompletos, e entre 4 e 12 anos; ✂️ d) até 15 anos de idade incompletos, e entre 15 e 21 anos; ✂️ e) até 12 anos de idade incompletos, e entre 12 e 18 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q60686 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBA educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social. De acordo com a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - a Educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade: ✂️ a) A qualificação do educando para o trabalho, seu desenvolvimento pedagógico e cultural e estímulo ao pensamento crítico. ✂️ b) O pleno desenvolvimento do educando, sua vinculação ao mercado de trabalho e sua qualificação para o desenvolvimento de pensamento crítico e propositivo. ✂️ c) O preparo do educando para o mundo do trabalho, para o desenvolvimento do pluralismo de ideias e sua qualificação para a prática social. ✂️ d) O pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ✂️ e) A qualificação do educando para o exercício da cidadania, para o seu desenvolvimento pedagógico e cultural e estímulo à prática social. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q5201 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRODe acordo com a LDB (n.º 9394/96), a educação tem como objetivo fundamental desenvolver: ✂️ a) o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o progresso no trabalho e nos estudos já realizados. ✂️ b) o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. ✂️ c) a educação, assegurando-lhe a ampliação de elementos dispensáveis à formação da cidadania. ✂️ d) o educador, assegurar-lhe a formação para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir na vida. ✂️ e) a educação, facilitando o processo ensino/aprendizagem e assegurando a formação do cidadão apto para competir no mercado. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q60685 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBO direito à educação, bem como o direito ao acesso e permanência na escola tem sido garantido reiteradamente nos aportes legais, seja na Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). De acordo com esta última, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: ✂️ a) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, exclusivamente na rede regular de ensino. ✂️ b) Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada em pré escola, ensino fundamental e ensino técnico. ✂️ c) Educação infantil gratuita às crianças de até 6 (seis) anos de idade. ✂️ d) Acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio, exceto para os que não os concluíram na idade própria. ✂️ e) Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um. Resolver questão 🗨️ Comentários 6 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q60680 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBA Constituição Federal de 1988, bem como as leis infraconstitucionais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente preconizam que o acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo. Assim sendo, trata-se de um direito: ✂️ a) substituível. ✂️ b) ilimitado. ✂️ c) prescritível. ✂️ d) irrenunciável. ✂️ e) disponível. Resolver questão 🗨️ Comentários 7 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q60682 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBUma das mais recentes políticas setoriais aprovadas no país é o Plano Nacional de Educação (PNE). Assinale a opção correta de acordo com o disposto nessa legislação. ✂️ a) O PNE institui os órgãos de assistência social para a realização de busca ativa dos estudantes ausentes da rede de ensino, com a finalidade de preservar o direito à educação a partir dos dois anos de idade. ✂️ b) Entre as diretrizes do PNE inclui-se a promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país. ✂️ c) O monitoramento e a avaliação das metas e da execução do PNE devem ser realizados semestralmente pelo Conselho Nacional de Docência e Ensino. ✂️ d) Uma das metas do PNE é alfabetizar 80% das crianças de até nove anos de idade ou até completarem o 2.º ano do ensino fundamental. ✂️ e) Uma das estratégias do PNE é a redução gradativa do financiamento aos entes federados para que as demais esferas de governo assumam a política de valorização dos profissionais do magistério. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q60683 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBA Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece a finalidade da educação superior, em seu artigo 43. Entre as finalidades da educação superior podemos apontar: ✂️ a) formar diplomados exclusivamente nas áreas de conhecimento definidas pelo poder público, ficando a cargo da educação privada a formação superior em outras áreas, estando os formados aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua. ✂️ b) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo. ✂️ c) produzir recursos humanos, técnicos e tecnológicos para o setor de produção, investindo continuamente recursos públicos de forma a atender satisfatoriamente a iniciativa privada. ✂️ d) incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando atender ao setor industrial, à criação e difusão da cultura, ao setor de comunicação pública e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive. ✂️ e) atuar em favor da setorização e da deteriorização da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão, que aproximem os dois níveis escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q60679 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBSobre a educação especial prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) é correto afirmar que: ✂️ a) é um serviço de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela de educação especial, sendo necessário laudo médico e teste de conhecimento para a inclusão do aluno na turma regular. ✂️ b) o atendimento educacional será feito na residência do aluno sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. ✂️ c) a oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a quatro anos, durante a educação infantil. ✂️ d) a educação especial é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede especializada de ensino, para educandos com necessidades especiais. ✂️ e) entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q808994 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Educacional, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo Brasil, a questão do preparo de professores emerge, de forma explícita, após a independência, quando se cogita da organização da instrução popular. A partir daí, examinando-se a questão pedagógica em articulação com as transformações que se processaram na sociedade brasileira ao longo dos últimos dois séculos, pode-se distinguir os seguintes períodos na história da formação de professores no Brasil: a) Ensaios intermitentes de formação de professores (1827-1890); b) Estabelecimento e expansão do padrão das escolas normais (1890-1932); c) Organização dos Institutos de Educação (1932- 1939); d) Organização e implantação dos Cursos de Pedagogia e de Licenciatura e consolidação do modelo das escolas normais (1939-1971); e) Substituição da Escola Normal pela Habilitação Específica de Magistério (1971-1996); f) Advento dos Institutos Superiores de Educação, Escolas Normais Superiores e o novo perfil do Curso de Pedagogia (1996-2006). Com o fim do regime militar, a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), e a homologação das novas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, a formação dos professores tem como característica ✂️ a) o desaparecimento das Escolas Normais, substituídas pela Habilitação Específica de 2º grau para o exercício do magistério de 1º grau (HEM). A Habilitação Específica do Magistério está, então, organizada em duas modalidades básicas: uma com a duração de três anos (2.200 horas), que habilitaria a lecionar até a 4ª série; e outra com a duração de quatro anos (2.900 horas), habilitando ao magistério até a 6ª série do 1º grau. ✂️ b) a reimplantação do Curso Normal, com a duração de três anos, correspondendo ao ciclo colegial do curso secundário. Seu objetivo é formar os professores do ensino primário, e funciona em Escolas Normais e nos Institutos de Educação que necessariamente passam a contar com Jardim de Infância e Escola Primária anexos. ✂️ c) a expansão por todo o País do padrão da Escola Normal. A determinação legal está marcada por dois vetores: enriquecimento dos conteúdos curriculares anteriores; e ênfase nos exercícios práticos de ensino, cuja marca característica é a criação da Escola-Modelo anexa à Escola Normal As determinações legais assumem o entendimento de que sem assegurar – de forma deliberada e sistemática por meio da organização curricular – a preparação pedagógico-didática, não se está, em sentido próprio, formando professores. ✂️ d) a compreensão da docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q60684 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBDe acordo com os níveis e as modalidades de educação e ensino, com a composição dos níveis escolares e em concordância com o que versa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional podemos afirmar que a educação escolar é composta por: ✂️ a) Ensino fundamental, ensino médio e educação superior. ✂️ b) Educação infantil, ensino fundamental e educação superior. ✂️ c) Educação básica e educação superior. ✂️ d) Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. ✂️ e) Educação básica, ensino fundamental e ensino médio. Resolver questão 🗨️ Comentários 13 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q60678 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBSegundo a Lei n.° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes Básicas de Educação-LDB, a educação básica, nos níveis fundamental e médio, deve ter um período mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver, que corresponde a: ✂️ a) 180 dias. ✂️ b) 190 dias. ✂️ c) 200 dias. ✂️ d) 210 dias. ✂️ e) 220 dias. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q60681 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBDe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), regulamentada pela Lei n. 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, o ensino será ministrado nos seguintes princípios: I- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II- pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. III- gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino. IV- consideração com a diversidade étnico-racial. V- zelar pela aprendizagem dos alunos. Está(ão) correta(s), ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) IV e V, apenas. ✂️ c) I, II, III e IV, apenas. ✂️ d) II, III, IV e V, apenas. ✂️ e) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 9 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q60687 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBO princípio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) que é observado com o desenvolvimento da educação especial pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) da Universidade Federal do Piauí é o que estabelece: ✂️ a) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. ✂️ b) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ✂️ c) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. ✂️ d) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. ✂️ e) Respeito à liberdade e apreço à tolerância. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q5203 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROSegundo o ECA, em seu artigo 54, é dever do poder público assegurar: ✂️ a) Ensino gratuito e obrigatório para o ensino fundamental, médio e superior. ✂️ b) Creche para as crianças a partir dos quatro anos de idade. ✂️ c) A abertura de escolas especiais para crianças emigradas de países latino-americanos. ✂️ d) O recenseamento dos educandos no ensino fundamental, a feitura da chamada e zelar junto aos pais ou responsáveis pela freqüência. ✂️ e) A extinção do trabalho adolescente para evitar a abertura das escolas no período noturno. Resolver questão 🗨️ Comentários 8 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q823399 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, FUB, CESPE CEBRASPENo que se refere à inclusão e à acessibilidade das pessoas com deficiência, julgue os seguintes itens. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) regulamenta os dispositivos da CF relacionados ao atendimento educacional especializado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q5204 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROA inclusão escolar dos portadores de necessidades especiais é proposta na LDB, garantindo a matrícula destas crianças preferencialmente nas classes comuns do ensino regular e determina a existência, quando necessário, de serviços de apoio especializado. O artigo 58 da LDB – Lei n.° 9394/96, apresenta o entendimento da Educação Especial como ✂️ a) uma classe especial. ✂️ b) uma escola especial, exclusiva. ✂️ c) um nível de ensino da Educação Básica. ✂️ d) uma modalidade da educação escolar, ou seja, um modo diferente de organização do trabalho pedagógico, objetivando a inclusão com sucesso. ✂️ e) uma etapa de acolhimento sem a preocupação com o desenvolvimento cognitivo, sobretudo para os portadores de necessidades mentais. Resolver questão 🗨️ Comentários 10 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q816915 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIADe acordo com a LDB, os recursos financeiros para a educação devem observar arrecadações oriundas de diversas fontes. Para tanto, é possível identificar recursos provenientes de ✂️ a) impostos pagos à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, provenientes de transferências diversas, de alguns incentivos fiscais e do salário-educação. ✂️ b) financiamentos diversos efetuados por órgãos interessados em dispensa permanente de arrecadações oficiais. ✂️ c) envolvimento com diferentes países do mundo para realizar investimentos a serem pagos de forma imediata. ✂️ d) dispensas de impostos efetivados de maneira voluntária e a pedido dos empresários interessados para contribuir com o avanço social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q60670 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, CESPE CEBRASPECom referência a dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue os itens subsequentes. A educação infantil deve ter a proposta pedagógica baseada em avaliação sistemática com finalidade de ascensão e acesso ao ensino fundamental. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q60668 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, CESPE CEBRASPEDe acordo com os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), julgue o próximo item. O ensino militar é regulado pela LDB, portanto deve obedecer às mesmas normas fixadas para os demais sistemas de ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q823207 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESDe acordo com o artigo 3º da LDB nº 9.394/96, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO: ✂️ a) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ✂️ b) supremacia das instituições públicas de ensino sobre as privadas. ✂️ c) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. ✂️ d) valorização da experiência extra-escolar. ✂️ e) consideração com a diversidade étnico-racial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q5202 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROA lei nº 8.069 – Estatuto da Criança e do Adolescente, considera em seu Art. 2º respectivamente, criança e adolescente, a pessoa: ✂️ a) até os 7 anos de idade incompletos, e entre 7 e 15 anos; ✂️ b) até os 10 anos de idade incompletos, e entre 10 e 18 anos; ✂️ c) até os 4 anos de idade incompletos, e entre 4 e 12 anos; ✂️ d) até 15 anos de idade incompletos, e entre 15 e 21 anos; ✂️ e) até 12 anos de idade incompletos, e entre 12 e 18 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro