Início Questões de Concursos Lei n 10639 de 2003 Resolva questões de Lei n 10639 de 2003 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Lei n 10639 de 2003 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q994899 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, foi alterada pela Lei 10.639/03. A partir desta Legislação se tornou obrigatório no currículo da educação básica: ✂️ a) o ensino exclusivo da história indígena. ✂️ b) a inclusão de cursos sobre racismo em todas as disciplinas. ✂️ c) a criação de turmas separadas para alunos afrodescendentes. ✂️ d) o ensino da cultura e história africana e afro-brasileira. ✂️ e) a contratação obrigatória de professores negros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q994871 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Professor de Geografia, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras, promoveu uma importante mudança na educação brasileira. Considerando o impacto dessa lei na área da Geografia, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. ✂️ a) O ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na geografia restringe-se à abordagem de temas relacionados à escravidão e à colonização. ✂️ b) A lei 10.639/2003 contribui para a valorização da diversidade cultural brasileira e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. ✂️ c) A geografia, ao abordar a formação do território brasileiro, deve desconsiderar as contribuições das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas para a construção do espaço nacional. ✂️ d) O ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na geografia deve ser realizado de forma isolada, sem relação com outras áreas do conhecimento. ✂️ e) A lei 10.639/2003 não possui relação direta com a área da geografia, sendo relevante apenas para as disciplinas de história e sociologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1004189 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Assistente de Direção, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024Considerando a importância da história e da cultura afro-brasileira e indígena, assinale a alternativa que está de acordo com a Lei nº 11.645/08. ✂️ a) A ausência de inclusão dos referidos temas no currículo poderá ensejar a responsabilização criminal do professor responsável. ✂️ b) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. ✂️ c) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de filosofia e sociologia. ✂️ d) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se facultativo o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q988500 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei Federal 10.639/2003 altera a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (1996) e torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Orienta a referida Lei que serão ministrados à História e Cultura Afro-Brasileira em todo currículo escolar e especial em quais áreas? ✂️ a) Educação artística e de Literatura e História Brasileiras. ✂️ b) Educação artística, Geografia e História Brasileira. ✂️ c) Educação artística, Filosofia e História Brasileiras. ✂️ d) Sociologia, Literatura Brasileira e Educação Artística. ✂️ e) Sociologia, História e Filosofia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q988569 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2018) e a Lei 10.639 de 09/01/203 marque a alternativa que apresenta corretamente um objeto do conhecimento que responde às duas regulamentações citadas. ✂️ a) Para o 6º ano, um dos objetos do conhecimento a ser abordado consiste no papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval. ✂️ b) Para o 9º ano, um dos objetos do conhecimento a ser abordado consiste nas políticas de extermínio dos povos indígenas durante o Império. ✂️ c) Para o 7º ano, um dos objetos do conhecimento a ser abordado consiste na formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa. ✂️ d) Para o 8º ano, um dos objetos do conhecimento a ser abordado consiste na conquista da América e nas formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação. ✂️ e) Para o 6º ano, um dos objetos do conhecimento a ser abordado consiste nas diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q994899 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, foi alterada pela Lei 10.639/03. A partir desta Legislação se tornou obrigatório no currículo da educação básica: ✂️ a) o ensino exclusivo da história indígena. ✂️ b) a inclusão de cursos sobre racismo em todas as disciplinas. ✂️ c) a criação de turmas separadas para alunos afrodescendentes. ✂️ d) o ensino da cultura e história africana e afro-brasileira. ✂️ e) a contratação obrigatória de professores negros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q994871 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Professor de Geografia, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras, promoveu uma importante mudança na educação brasileira. Considerando o impacto dessa lei na área da Geografia, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. ✂️ a) O ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na geografia restringe-se à abordagem de temas relacionados à escravidão e à colonização. ✂️ b) A lei 10.639/2003 contribui para a valorização da diversidade cultural brasileira e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. ✂️ c) A geografia, ao abordar a formação do território brasileiro, deve desconsiderar as contribuições das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas para a construção do espaço nacional. ✂️ d) O ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na geografia deve ser realizado de forma isolada, sem relação com outras áreas do conhecimento. ✂️ e) A lei 10.639/2003 não possui relação direta com a área da geografia, sendo relevante apenas para as disciplinas de história e sociologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1004189 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Assistente de Direção, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024Considerando a importância da história e da cultura afro-brasileira e indígena, assinale a alternativa que está de acordo com a Lei nº 11.645/08. ✂️ a) A ausência de inclusão dos referidos temas no currículo poderá ensejar a responsabilização criminal do professor responsável. ✂️ b) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. ✂️ c) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de filosofia e sociologia. ✂️ d) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se facultativo o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q988500 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei Federal 10.639/2003 altera a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (1996) e torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Orienta a referida Lei que serão ministrados à História e Cultura Afro-Brasileira em todo currículo escolar e especial em quais áreas? ✂️ a) Educação artística e de Literatura e História Brasileiras. ✂️ b) Educação artística, Geografia e História Brasileira. ✂️ c) Educação artística, Filosofia e História Brasileiras. ✂️ d) Sociologia, Literatura Brasileira e Educação Artística. ✂️ e) Sociologia, História e Filosofia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q988569 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2018) e a Lei 10.639 de 09/01/203 marque a alternativa que apresenta corretamente um objeto do conhecimento que responde às duas regulamentações citadas. ✂️ a) Para o 6º ano, um dos objetos do conhecimento a ser abordado consiste no papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval. ✂️ b) Para o 9º ano, um dos objetos do conhecimento a ser abordado consiste nas políticas de extermínio dos povos indígenas durante o Império. ✂️ c) Para o 7º ano, um dos objetos do conhecimento a ser abordado consiste na formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa. ✂️ d) Para o 8º ano, um dos objetos do conhecimento a ser abordado consiste na conquista da América e nas formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação. ✂️ e) Para o 6º ano, um dos objetos do conhecimento a ser abordado consiste nas diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro