Início Questões de Concursos Lei n 13146 de 2015 Resolva questões de Lei n 13146 de 2015 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Lei n 13146 de 2015 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q915746 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Gabriele é uma pessoa cega de 18 anos que deseja adotar uma criança. A despeito de quaisquer outros fatores e, ao considerar somente a deficiência, de acordo com o artigo 6° da Lei nº 13.146, de julho de 2015, Gabriele ✂️ a) pode exercer o direito à adoção, em igualdade de oportunidade com as demais pessoas. ✂️ b) pode exercer o direito à adoção, desde que tenha vínculo afetivo legalmente reconhecido com uma pessoa vidente. ✂️ c) não pode exercer o direito à adoção, já que a deficiência afeta sua capacidade civil. ✂️ d) não pode exercer o direito à adoção, já que sua deficiência põe em risco a vida da criança. ✂️ e) pode exercer o direito à adoção, desde que regularmente amparada por supervisão de serviço social público. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q915748 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma medida a que os Estados Partes se comprometem a tomar para alcançar os objetivos da Convenção de Guatemala. ✂️ a) Exclusão do ciclo de prioridades de atuação daquelas pessoas cujas deficiências não são previníveis. ✂️ b) Promoção, incentivo e apoio para integração dos alunos com deficiências prioritariamente nas escolas especiais. ✂️ c) Sensibilização, por meio de campanha de educação, para habituar o olhar da população aos estereótipos das pessoas com deficiência. ✂️ d) Detecção e intervenção precoce, tratamento, reabilitação, educação e formação ocupacional para pessoas com deficiência. ✂️ e) Reabilitação e garantia do melhor nível de independência e qualidade de vida prioritariamente para os alunos das escolas especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q915750 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Considere o disposto na Lei n° 13.146/2015 quanto aos tipos de barreiras (1; 2; 3; 4) e os relacione aos seus significados (a; b; c; d), assinalando a alternativa correta. 1. Barreiras urbanísticas; 2. Barreiras atitudinais; 3. Barreiras arquitetônicas; 4. Barreiras nas comunicações. a. As que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas; b. São as existentes nos edifícios públicos e privados; c. São as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo; d. As que dificultem ou impossibilitem a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação. ✂️ a) 1-b; 2-a; 3-c; 4-d. ✂️ b) 1-b; 2-d; 3-c; 4-a. ✂️ c) 1-c; 2-a; 3-b; 4-d. ✂️ d) 1-d; 2-b; 3-a; 4-c. ✂️ e) 1-a; 2-c; 3-d; 4-b. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q915754 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Para a questão, considere a Lei nº 13.146/2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Gilda, diretora de escola, decidiu utilizar uma determinada verba para reformar o prédio e adquirir novos equipamentos e materiais. Pensando na diversidade da comunidade escolar, optou por projeto que privilegiasse o desenho universal, que seria a ✂️ a) concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas. ✂️ b) confecção de produtos para ambientes inclusivos, materiais e serviços para todos os públicos. ✂️ c) elaboração de materiais adaptados para os alunos com deficiência e adequação dos espaços com acessibilidade. ✂️ d) tecnologia assistiva e a comunicação alternativa em todos os ambientes para acessibilidade de todos. ✂️ e) estratégias e recursos para o acesso de todos os alunos e profissionais aos ambientes da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q915749 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025A Lei n° 13.146/2015 reconhece a “concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva”, como sendo a definição de ✂️ a) dosvox. ✂️ b) desenho universal. ✂️ c) ajuda técnica. ✂️ d) acessibilidade. ✂️ e) comunicação total. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q915753 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Para a questão, considere a Lei nº 13.146/2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Quando houver necessidade de avaliação da deficiência, ela deverá ser ✂️ a) clínica e realizada por médico especialista na área da deficiência. ✂️ b) médica e com participação de fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. ✂️ c) biopsicossocial e realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. ✂️ d) pedagógica e psicológica para estruturar o atendimento educacional. ✂️ e) multidisciplinar e acompanhada por terapeutas, professores e família. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q915752 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Em 2015, foi instituída a LBI – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também denominada “Estatuto da Pessoa com Deficiência”, destinada a assegurar e a promover em condições de igualdade o que segue: ✂️ a) participação parcial na sociedade, nas escolas e em todos os ambientes de interação social. ✂️ b) matrícula e permanência com qualidade na escola comum inclusiva, por meio de impedimentos estruturais. ✂️ c) participação nos diversos tempos e espaços escolares em igualdade de oportunidades com as demais crianças com deficiência. ✂️ d) inclusão na sociedade para que sejam respeitadas todas as formas de ser e estar no mundo contemporâneo. ✂️ e) exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q915751 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Considere o texto constante da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para responder à questão. Impulsionando a inclusão educacional e social, o Decreto n° 5.296/04 regulamentou as leis n°10.048/00 e n° 10.098/00, estabelecendo normas e critérios para a promoção da acessibilidade: ✂️ a) às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. ✂️ b) aos alunos com superdotação/altas habilidades. ✂️ c) aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento. ✂️ d) às pessoas com transtorno do espectro autista. ✂️ e) aos alunos com transtornos funcionais específicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q915747 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025De acordo com Lei n° 13.146, de julho de 2015, artigo 28, capítulo IV, o poder público deve assegurar ao aluno surdo oferta de educação ✂️ a) oralista, assegurado o direito da presença de tradutor/ intérprete em sala de aula, sem a necessidade da participação no atendimento educacional especializado. ✂️ b) oralista, assegurado o direito da presença de tradutor/ intérprete em sala de aula, e a adoção da Língua Portuguesa principalmente na modalidade oral. ✂️ c) por comunicação total, acompanhado de tradutor/ intérprete em sala de aula, com o uso do Português Sinalizado para garantir a aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita. ✂️ d) bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. ✂️ e) bilíngue, em Libras como segunda língua e na modalidade oral da Língua Portuguesa como segunda língua em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q915746 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Gabriele é uma pessoa cega de 18 anos que deseja adotar uma criança. A despeito de quaisquer outros fatores e, ao considerar somente a deficiência, de acordo com o artigo 6° da Lei nº 13.146, de julho de 2015, Gabriele ✂️ a) pode exercer o direito à adoção, em igualdade de oportunidade com as demais pessoas. ✂️ b) pode exercer o direito à adoção, desde que tenha vínculo afetivo legalmente reconhecido com uma pessoa vidente. ✂️ c) não pode exercer o direito à adoção, já que a deficiência afeta sua capacidade civil. ✂️ d) não pode exercer o direito à adoção, já que sua deficiência põe em risco a vida da criança. ✂️ e) pode exercer o direito à adoção, desde que regularmente amparada por supervisão de serviço social público. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q915748 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma medida a que os Estados Partes se comprometem a tomar para alcançar os objetivos da Convenção de Guatemala. ✂️ a) Exclusão do ciclo de prioridades de atuação daquelas pessoas cujas deficiências não são previníveis. ✂️ b) Promoção, incentivo e apoio para integração dos alunos com deficiências prioritariamente nas escolas especiais. ✂️ c) Sensibilização, por meio de campanha de educação, para habituar o olhar da população aos estereótipos das pessoas com deficiência. ✂️ d) Detecção e intervenção precoce, tratamento, reabilitação, educação e formação ocupacional para pessoas com deficiência. ✂️ e) Reabilitação e garantia do melhor nível de independência e qualidade de vida prioritariamente para os alunos das escolas especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q915750 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Considere o disposto na Lei n° 13.146/2015 quanto aos tipos de barreiras (1; 2; 3; 4) e os relacione aos seus significados (a; b; c; d), assinalando a alternativa correta. 1. Barreiras urbanísticas; 2. Barreiras atitudinais; 3. Barreiras arquitetônicas; 4. Barreiras nas comunicações. a. As que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas; b. São as existentes nos edifícios públicos e privados; c. São as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo; d. As que dificultem ou impossibilitem a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação. ✂️ a) 1-b; 2-a; 3-c; 4-d. ✂️ b) 1-b; 2-d; 3-c; 4-a. ✂️ c) 1-c; 2-a; 3-b; 4-d. ✂️ d) 1-d; 2-b; 3-a; 4-c. ✂️ e) 1-a; 2-c; 3-d; 4-b. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q915754 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Para a questão, considere a Lei nº 13.146/2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Gilda, diretora de escola, decidiu utilizar uma determinada verba para reformar o prédio e adquirir novos equipamentos e materiais. Pensando na diversidade da comunidade escolar, optou por projeto que privilegiasse o desenho universal, que seria a ✂️ a) concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas. ✂️ b) confecção de produtos para ambientes inclusivos, materiais e serviços para todos os públicos. ✂️ c) elaboração de materiais adaptados para os alunos com deficiência e adequação dos espaços com acessibilidade. ✂️ d) tecnologia assistiva e a comunicação alternativa em todos os ambientes para acessibilidade de todos. ✂️ e) estratégias e recursos para o acesso de todos os alunos e profissionais aos ambientes da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q915749 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025A Lei n° 13.146/2015 reconhece a “concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva”, como sendo a definição de ✂️ a) dosvox. ✂️ b) desenho universal. ✂️ c) ajuda técnica. ✂️ d) acessibilidade. ✂️ e) comunicação total. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q915753 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Para a questão, considere a Lei nº 13.146/2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Quando houver necessidade de avaliação da deficiência, ela deverá ser ✂️ a) clínica e realizada por médico especialista na área da deficiência. ✂️ b) médica e com participação de fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. ✂️ c) biopsicossocial e realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. ✂️ d) pedagógica e psicológica para estruturar o atendimento educacional. ✂️ e) multidisciplinar e acompanhada por terapeutas, professores e família. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q915752 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Em 2015, foi instituída a LBI – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também denominada “Estatuto da Pessoa com Deficiência”, destinada a assegurar e a promover em condições de igualdade o que segue: ✂️ a) participação parcial na sociedade, nas escolas e em todos os ambientes de interação social. ✂️ b) matrícula e permanência com qualidade na escola comum inclusiva, por meio de impedimentos estruturais. ✂️ c) participação nos diversos tempos e espaços escolares em igualdade de oportunidades com as demais crianças com deficiência. ✂️ d) inclusão na sociedade para que sejam respeitadas todas as formas de ser e estar no mundo contemporâneo. ✂️ e) exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q915751 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025Considere o texto constante da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para responder à questão. Impulsionando a inclusão educacional e social, o Decreto n° 5.296/04 regulamentou as leis n°10.048/00 e n° 10.098/00, estabelecendo normas e critérios para a promoção da acessibilidade: ✂️ a) às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. ✂️ b) aos alunos com superdotação/altas habilidades. ✂️ c) aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento. ✂️ d) às pessoas com transtorno do espectro autista. ✂️ e) aos alunos com transtornos funcionais específicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q915747 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025De acordo com Lei n° 13.146, de julho de 2015, artigo 28, capítulo IV, o poder público deve assegurar ao aluno surdo oferta de educação ✂️ a) oralista, assegurado o direito da presença de tradutor/ intérprete em sala de aula, sem a necessidade da participação no atendimento educacional especializado. ✂️ b) oralista, assegurado o direito da presença de tradutor/ intérprete em sala de aula, e a adoção da Língua Portuguesa principalmente na modalidade oral. ✂️ c) por comunicação total, acompanhado de tradutor/ intérprete em sala de aula, com o uso do Português Sinalizado para garantir a aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita. ✂️ d) bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. ✂️ e) bilíngue, em Libras como segunda língua e na modalidade oral da Língua Portuguesa como segunda língua em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro