Questões de Concursos Leis de Mendel

Resolva questões de Leis de Mendel comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q944423 | Biologia, Leis de Mendel, Vestibular, UEMA, UEMA, 2022

Numa pessoa de visão normal, os raios de luz passam pela córnea, que é a primeira lente do olho, e quando chega à outra lente, a retina, eles se juntam, no mesmo ponto, para formar a imagem. No entanto, a pessoa míope tem o globo ocular mais “longo”, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar de longe. A miopia, bem como o albinismo, são exemplos clássicos de herança autossômica recessiva, enquadrando-se, assim, na Primeira Lei de Mendel, por se tratar de heranças com dominância completa, ou seja, o tipo de herança com que Mendel trabalhou e formulou sua primeira lei.
Ministério da saúde. https://bvsms.saude.gov.br/miopia/
Qual a probabilidade de um casal ter um filho míope e albino, sabendo que o marido é heterozigoto para miopia e albinismo e que sua esposa é albina e míope?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q935929 | Biologia, Leis de Mendel, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

Com base nos experimentos de plantas de Mendel, foram estabelecidos três princípios básicos, que são conhecidos como leis da uniformidade, segregação e distribuição independente. A lei da distribuição independente refere-se ao fato de que os membros de pares diferentes de genes segregam-se independentemente, uns dos outros, para a prole.

TURNPENNY, P. D. Genética médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 (adaptado).

Hoje, sabe-se que isso nem sempre é verdade. Por quê?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q943620 | Biologia, Leis de Mendel, Inglês, USS, ECONRIO, 2022

Admita uma anomalia genética de padrão autossômico recessivo. Admita ainda que um casal sem a anomalia teve um filho com a doença.

A probabilidade desse casal ter mais um filho, que não apresente a doença e que também não tenha possibilidade de transmitir o gene anômalo aos descendentes, é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q948293 | Biologia, Leis de Mendel, Vestibular, UCPEL, UCPEL, 2017

Um rapaz de 32 anos apresentou o seguinte quadro clínico:
- paralisia flácida aguda; - preservação do nível de consciência - visão turva; - boca seca.
Após uma investigação, verificou-se que o rapaz havia consumido produtos enlatados e contaminados durante um acampamento alguns dias antes de manifestar os sintomas.
Com base nisso, o médico pode indicar que o rapaz apresenta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q679792 | Biologia, Leis de Mendel, Prova 03, UEMG, UEMG, 2019

Uma cobaia homozigota fêmea, preta de genótipo BB é cruzada com um macho branco de genótipo bb. Um dos descendentes da F1 é retrocruzado com sua mãe.Considerando a dominância completa do alelo B, e com base nos princípios da genética mendeliana, os descendentes do retrocruzamento serão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q679966 | Biologia, Leis de Mendel, Prova 12, UEMG, UEMG, 2019

A administração de insulina aos diabéticos evitará que eles tenham filhos com esse distúrbio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q679758 | Biologia, Leis de Mendel, Biologia, UDESC, UDESC, 2019

A doença de Tay-Sachs de padrão genético autossômico recessivo se caracteriza por um defeito em uma enzima que catalisa uma das etapas da digestão celular. Indivíduos portadores dessa doença normalmente morrem antes dos três anos de vida, devido ao acúmulo de uma substância (gangliosídeos) no interior de seus neurônios.

Assinale a alternativa que indica a probabilidade de um casal, cujo primeiro filho teve esta doença, ter dois filhos sem a doença.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q939441 | Biologia, Leis de Mendel, PPL, ENEM, INEP, 2018

Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos com dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras.

A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão dos fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q681000 | Biologia, Leis de Mendel, Caderno 1, PUCMINAS, PUC MG, 2021

Mendel não sabia sobre as características moleculares do material genético, mas, com seus experimentos sobre hereditariedade em ervilhas, ele revela a segregação independente de fatores hereditários, além do estabelecimento dos conceitos de dominância e recessividade, confirmadas com a definição de genes alelos, de cromossomos homólogos e gametogênese de organismos diploides. A herança ligada ao sexo foi um aspecto não observado por Mendel em seus estudos com as ervilhas, mas hoje sabemos que pode haver diferentes conjuntos de alelos entre cromossomos parcialmente homólogos e estruturalmente diferentes, como os cromossomos X e Y de mamíferos.
Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q950742 | Biologia, Leis de Mendel, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

A mosca Drosophila melanogaster é um organismo modelo para estudos genéticos e apresenta alguns fenótipos mutantes facilmente detectáveis em laboratório. Duas mutações recessivas, observáveis nessa mosca, são a das asas vestigiais (v) e a do corpo escuro (e).

Após o cruzamento de uma fêmea com asas vestigiais com um macho de corpo escuro, foi obtido o seguinte:

F1 - todos os machos e fêmeas com fenótipo selvagem.

F2 - 9/16 selvagem; 3/16 asas vestigiais; 3/16 corpo escuro; 1/16 asas vestigiais e corpo escuro.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos resultados obtidos para o cruzamento descrito.

( ) As proporções fenotípicas obtidas em F2 indicam ausência de dominância, pois houve alteração nas proporções esperadas.

( ) Os resultados obtidos em F2 indicam um di-hibridismo envolvendo dois genes autossômicos com segregação independente.

( ) As proporções obtidas em F2 estão de acordo com a segunda Lei de Mendel ou Princípio da segregação independente dos caracteres.

( ) Os pares de alelos desses genes estão localizados em cromossomos homólogos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q943290 | Biologia, Leis de Mendel, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

Em um determinado organismo, o gene para manifestação da cor branca (B) é epistático em relação ao gene que manifesta a cor azul com o alelo dominante (A) e a cor vermelha com o alelo recessivo (a). Do cruzamento entre dois organismos com genótipos heterozigotos para os dois genes, qual a probabilidade de surgirem descendentes brancos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q679052 | Biologia, Leis de Mendel, Biologia Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2019

A probabilidade de um casal ter dois filhos do sexo masculino e a probabilidade de esse mesmo casal ter dois filhos, sendo uma menina e um menino são respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q680623 | Biologia, Leis de Mendel, Biológicas, UEA, VUNESP, 2018

Em uma espécie animal, dois genes estão posicionados no mesmo cromossomo autossomo. Um macho AB/ab foi cruzado com uma fêmea ab/ab. Sabendo-se que a frequência de recombinação (permutação) entre esses dois genes é igual a 20%, a frequência de descendentes com genótipo Ab/ab será de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q946871 | Biologia, Leis de Mendel, manhã, UDESC, UDESC, 2018

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo responsável por diferentes funções de grande importância para a manutenção da vida. Analise as proposições em relação à pele, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A camada mais externa da pele é chamada de epiderme. Esse tecido é constituído por células mortas e queratinizadas nos diferentes níveis da sua estratificação.
( ) Os melanócitos são responsáveis pela formação da melanina, a qual é capaz de absorver a radiação ultravioleta, também neutraliza radicais livres formados pela ação da radiação.
( ) Em dias quentes, os vasos sanguíneos da pele se dilatam, facilitando a irradiação de calor do corpo para o meio.
( ) O produto das glândulas sebáceas é lançado nos folículos pilosos ou diretamente na superfície da pele.
( ) O produto das glândulas sudoríparas é constituído de água, sódio, potássio, cloretos, ureia, amônia e ácido úrico.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q950279 | Biologia, Leis de Mendel, manhã, UFC, INEP, 2018

Analise as afirmativas a seguir em relação aos impactos provocados pelas atividades humanas:
I. a queima de combustíveis fósseis e o aumento da produção de lixo e esgotos contribuem para provocar o fenômeno denominado efeito estufa. II. o CO2 é produzido durante a queima incompleta de moléculas orgânicas pelos motores de automóveis e sua combinação com a hemoglobina impede o transporte de oxigênio. III. a poluição da atmosfera por óxidos de enxofre e de nitrogênio liberados pela queima de carvão mineral e óleo diesel pode resultar em chuvas ácidas. IV. o lançamento de esgotos no mar sem tratamento prévio pode ocasionar a “maré vermelha”, fenômeno causado por bactérias que liberam substâncias tóxicas na água. V. a utilização de agrotóxicos nas lavouras pode poluir o solo e as águas dos rios, onde intoxicam e matam diversos seres vivos.
Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q951066 | Biologia, Leis de Mendel, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2018

A prestigiada revista Science elegeu como um dos principais avanços científicos de 2017 um caso de terapia gênica em crianças portadoras de atrofia muscular espinhal do tipo 1, uma doença genética caracterizada pela atrofia progressiva dos músculos esqueléticos e morte precoce antes dos 2 anos de idade. A doença é causada por um gene defeituoso, que deixa de codificar uma proteína essencial para o funcionamento dos neurônios. No estudo, vírus não patogênicos que continham uma cópia normal do gene em questão foram injetados em quinze crianças doentes. As crianças tratadas sobreviveram além dos 2 anos e apresentaram melhoras na capacidade de movimento. (Disponível em https://vis.sciencemag.org/.)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir.
Os vírus injetados nas crianças foram capazes de (i) ________, restaurando a produção (ii) _________, que passaram, então, a controlar adequadamente (iii) _________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q948069 | Biologia, Leis de Mendel, Prova 1, EINSTEIN, VUNESP, 2018

Duas espécies de raposas do Brasil, separadas há milhares de anos pela mata atlântica, estão cruzando entre si e produzindo filhotes híbridos, talvez porque a derrubada da maior parte da floresta tenha eliminado a principal barreira que existia entre elas. As raposas são a raposinha-do- -campo (Lycalopex vetulus), típica do cerrado, e o graxaim- -do-campo (Lycalopex gymnocercus), natural dos pampas gaúchos. Pesquisadores fizeram a primeira confirmação desse cruzamento ao analisarem dois animais classificados morfologicamente como L. vetulus, mas que apresentavam DNA mitocondrial de L. gymnocercus. A pesquisa prosseguiu analisando-se também o DNA nuclear das células de outros animais coletados. Seis raposinhas-do-campo tinham características de híbridos, inclusive a segunda geração (ou seja, netos do cruzamento original entre as duas espécies). Cinco delas tinham o DNA mitocondrial de graxaim e uma delas apresentou sinais de hibridização apenas no DNA nuclear.

(Folha de S.Paulo, 05.04.2017. Adaptado.)



Com base em conhecimentos sobre os mecanismos evolutivos e especiação, conclui-se que as duas espécies de raposas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q901888 | Biologia, Leis de Mendel, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Em uma espécie animal, a cor preta do corpo é determinada por um alelo dominante A e a cor amarela pelo alelo a, enquanto o padrão liso é determinado pelo alelo C e corpo peludo pelo alelo c. Considerando-se que os genes que controlam os caracteres segregam-se independentemente e que foram gerados 240 descendentes a partir do cruzamento de uma fêmea de genótipo aaCc e um macho AaCc, qual é o número esperado na descendência de filhotes machos amarelos e lisos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q902946 | Biologia, Leis de Mendel, Ciências, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A genética de populações estuda a distribuição e as mudanças na frequência dos alelos sob a influência de forças evolutivas. Considerando o conceito de deriva genética, qual das afrimativas a seguir descreve corretamente como a deriva genética pode influenciar a variabilidade genética em uma população?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q949999 | Biologia, Leis de Mendel, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A fibrose cística, conhecida mundialmente como a “grande simuladora” graças à capacidade de desenvolver sintomas que podem levar a outros diagnósticos, é uma anomalia genética e incurável. Quem tem a doença fica incapacitado de fazer a digestão, por falta de três enzimas, entre as quais, a lipase, que passam a ser produzidas através da medicação de alto custo.

A falta da lipase compromete a ação digestiva das secreções

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.