Questões de Concursos LIBRAS Resolva questões de LIBRAS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. LIBRAS ××LIBRAS Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q804910 | Legislação Federal, LIBRAS, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018O Decreto n.º 5.626/2005 estabelece a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como disciplina curricular, a qual deve ser ✂️ a) obrigatória na educação infantil nas escolas inclusivas e nas escolas bilíngues. ✂️ b) obrigatória nos cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério e nos cursos de fonoaudiologia. ✂️ c) obrigatória em todos os cursos de bacharelado e no curso normal de nível médio. ✂️ d) optativa nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia. ✂️ e) obrigatória nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil nas escolas inclusivas e nas escolas bilíngues. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q805200 | Legislação Federal, LIBRAS, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Conforme o Decreto n.º 5.626/2005, deficiência auditiva é ✂️ a) a perda unilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. ✂️ b) a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e dois decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. ✂️ c) a perda bilateral, de quarenta decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. ✂️ d) a perda unilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 50 Hz, 100 Hz, 200 Hz e 3.000 Hz. ✂️ e) a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q805991 | Legislação Federal, LIBRAS, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018O reconhecimento legal que estabelece o português como segunda língua para os surdos, por meio do Decreto n.º 5.626/2005, implica ✂️ a) a necessidade de inclusão da LIBRAS no currículo da educação básica. ✂️ b) compreender a importância de inserir na sala de aula referenciais de culturas visuais. ✂️ c) reconhecer a língua portuguesa como língua natural para os surdos. ✂️ d) compreender que as metodologias de ensino para estudantes surdos são as mesmas dos estudantes ouvintes. ✂️ e) entender que o ensino da língua portuguesa pode ser um instrumento de inferiorização dos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q805324 | Legislação Federal, LIBRAS, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018A legislação para a educação de surdos é instrumento de concretização da garantia de direitos a educação bilíngue dos surdos. Considerando a Política Nacional de Educação Inclusiva, o Decreto n.º 5.626/2005 e a Lei n.º 12.319/2010, julgue os itens a seguir. I D evido à diferença linguística, é recomendável que o aluno surdo esteja com outros surdos em turmas comuns na escola regular. II O intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo. III São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a LIBRAS e a língua portuguesa oral são línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir
1Q804910 | Legislação Federal, LIBRAS, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018O Decreto n.º 5.626/2005 estabelece a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como disciplina curricular, a qual deve ser ✂️ a) obrigatória na educação infantil nas escolas inclusivas e nas escolas bilíngues. ✂️ b) obrigatória nos cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério e nos cursos de fonoaudiologia. ✂️ c) obrigatória em todos os cursos de bacharelado e no curso normal de nível médio. ✂️ d) optativa nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia. ✂️ e) obrigatória nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil nas escolas inclusivas e nas escolas bilíngues. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q805200 | Legislação Federal, LIBRAS, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Conforme o Decreto n.º 5.626/2005, deficiência auditiva é ✂️ a) a perda unilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. ✂️ b) a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e dois decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. ✂️ c) a perda bilateral, de quarenta decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. ✂️ d) a perda unilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 50 Hz, 100 Hz, 200 Hz e 3.000 Hz. ✂️ e) a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q805991 | Legislação Federal, LIBRAS, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018O reconhecimento legal que estabelece o português como segunda língua para os surdos, por meio do Decreto n.º 5.626/2005, implica ✂️ a) a necessidade de inclusão da LIBRAS no currículo da educação básica. ✂️ b) compreender a importância de inserir na sala de aula referenciais de culturas visuais. ✂️ c) reconhecer a língua portuguesa como língua natural para os surdos. ✂️ d) compreender que as metodologias de ensino para estudantes surdos são as mesmas dos estudantes ouvintes. ✂️ e) entender que o ensino da língua portuguesa pode ser um instrumento de inferiorização dos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q805324 | Legislação Federal, LIBRAS, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018A legislação para a educação de surdos é instrumento de concretização da garantia de direitos a educação bilíngue dos surdos. Considerando a Política Nacional de Educação Inclusiva, o Decreto n.º 5.626/2005 e a Lei n.º 12.319/2010, julgue os itens a seguir. I D evido à diferença linguística, é recomendável que o aluno surdo esteja com outros surdos em turmas comuns na escola regular. II O intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo. III São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a LIBRAS e a língua portuguesa oral são línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro