Questões de Concursos Linguagem e Encenação Teatral

Resolva questões de Linguagem e Encenação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q992633 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Procura imitar o homem ou em sua própria medida ou, o que é mais comum, de maneira inferior a esta, ressaltando seus traços mais baixos e ridículos. Propõe uma reprodução mais realista, na qual os enredos são inventados pelos próprios autores e não retirados de mitologias ancestrais.
O texto se relaciona:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q992632 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Gênero híbrido que misturava aspectos trágicos e cômicos. De acordo com Luiz Paulo Vasconcelos (2009, p. 100), “ neste gênero um personagem central, geralmente um dos heróis trágicos visto na trilogia precedente, era caricaturado numa situação ridícula qualquer”
O texto está falando sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1009356 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

“A Sequência Didática é uma forma de planejamento pedagógico que possui inúmeras vantagens para a promoção da aprendizagem ativa. No que diz respeito às escolhas metodológicas realizadas pelo professor, é possível incluir diferentes abordagens para o trabalho pedagógico.”

Adaptado de Cadernos Pedagógicos: Ensino Fundamental Anos Iniciais. SEDUC MT-2018.p.8.

Ao iniciar uma proposta teatral para a Mostra Cultural, cabe ao professor desenvolver uma sequência didática com a finalidade de encorajar os estudantes a sentir prazer, adquirir conhecimento e se desenvolver gradativamente no processo.
Ordene as propostas que o professor deve seguir.

1.Fazer uma montagem teatral a partir de textos literários.
2.Trabalhar o aquecimento, desinibição, interação entre os estudantes.
3.Sugerir jogos teatrais com improvisação.

A sequência didática correta é.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q979061 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para Reverbel (1996), a definição de jogo dramático é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1032846 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

Existem muitos tipos de teatro: tradicional, musical, interativo, monólogo, ao ar livre, de fantoches ou marionetes, de sombras, e lambe-lambe. Além disso, o teatro pode ser classificado por gênero, como tragédia, comédia, drama, e por estilo, como grego, japonês, medieval ou renascentista.
Considerando o gênero teatral, estabeleça a relação entre os termos listados abaixo e seu correspondente.

1. Tragédia
2. Comédia
3. Drama

( ) Édipo Rei
( ) Hamlet
( ) Sonho de uma noite de verão

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1048184 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a linguagem da Arte, leia o trecho a seguir.

Chinolope vendia jornais e engraxava sapatos em Havana. Para deixar de ser pobre, foi-se embora para Nova Iorque. Lá, alguém deu de presente a ele uma máquina de fotografia. Chinolope nunca tinha segurado uma câmara nas mãos, mas disseram a ele que era fácil: — Você olha por aqui e aperta ah. E ele começou a andar pelas ruas. Tinha andado pouco quando escutou tiros e se meteu num barbeiro e levantou a câmara e olhou por aqui e apertou ali. Na barbearia tinham baleado o gângster Joe Anastasia, que estava fazendo a barba, e aquela foi a primeira foto da vida profissional de Chinolope. Pagaram uma fortuna por ela. A foto era uma façanha. Chinolope tinha conseguido fotografar a morte. A morte estava ali: não no morto, nem no matador. A morte estava na cara do barbeiro que a viu.

Adaptado de Eduardo Galeano. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002, p. 16- 17.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a relação entre tecnologia e produção de sentidos na arte para o autor citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.