Questões de Concursos Linguagem e Fala

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1Q841469 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Bagé RS Fonoaudiólogo, FUNDATEC, 2020

Analise as assertivas abaixo sobre afasias:
I. A Afasia Transcortical Motora é um tipo de afasia fluente, cuja principal característica é o aumento de fala. A compreensão geralmente está alterada. II. As afasias infantis não são classificadas como as dos adultos, sendo apenas divididas em afasias emissivas e receptivas. III. Uma das manifestações das afasias é a parafasia semântica, que é a troca de um vocábulo por outro, estando os dois relacionados semanticamente.
Quais estão corretas?
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2Q845839 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

Qual é o processo fonológico que a criança realiza ao falar “save” para “chave” e “zelo” para “gelo”?
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3Q859449 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Passira PE Fonoaudiólogo, CONTEMAX, 2020

O conjunto de testes verbais e não verbais que avaliam as habilidades auditivas envolvidas no processamento da informação auditiva. Sobre esses testes, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

( ) Testes Monoaurais de Baixa Redundância: Fala Filtrada, Fala no Ruído, PSI/SSI.

( ) Testes de Interação Binaural: PPS, DPS, RGDT, GIN.

( ) Testes de Processamento Temporal: SSW, Dígitos Dicóticos, Consoante Vogal.

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4Q840483 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

A afasia é um distúrbio de linguagem adquirido após lesão cerebral, que afeta algumas ou todas as modalidades de linguagem: expressão e compreensão da fala, leitura e escrita. Aproximadamente, um terço das pessoas que sofrem acidente vascular cerebral apresenta afasia. A classificação clínica das afasias baseia-se nos desempenhos do paciente quanto às habilidades linguísticas. Assinale qual é a afasia que descreve a afasia de Broca:
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5Q844828 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

Acerca da avaliação fonoaudiológica, analise as proposições abaixo e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) O fonoaudiólogo deve avaliar as habilidades comunicativas, especialmente no que se refere aos aspectos pragmáticos da linguagem, à compreensão verbal em contexto discursivo e à evolução da ação simbólica, a fim de descartar alterações linguísticas e comunicativas. ( ) O Protocolo de Observação Comportamental investiga o desenvolvimento comunicativo e cognitivo infantil, visando identificar os níveis evolutivos e funcionamento cognitivo e comunicativo. ( ) O Protocolo de Observação Comportamental é recomendado utilizar apenas nos casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). ( ) Enquanto na avaliação fonológica a unidade mínima de análise é o fonema, na avaliação pragmática, é o ato comunicativo.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
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6Q842520 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente 7 anos de idade foi encaminhado à avaliação fonoaudiológica com queixa de “trocas na fala”. Após a anamnese, realizou-se uma avaliação de linguagem, e foram solicitados exames de audiometria e impedanciometria. Na avaliação de linguagem, constataram-se ausência de alterações orgânicas, bem como desvio fonológico com os seguintes processos fonológicos: dessonorização e redução do encontro consonantal.

 A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
O desvio fonológico é uma das alterações pouco frequentes na população infantil.
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7Q845804 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

A consciência fonológica é uma competência metalinguística que possibilita o acesso consciente ao patamar fonológico da fala e a manipulação cognitiva das representações neste nível. Portanto, envolve reflexão, análise e manipulação intencional de unidades que compõem a linguagem (palavras, sílabas, fonemas). Relacione os quatro níveis de desenvolvimento da consciência fonológica e assinale a alternativa CORRETA:
I. Sensibilidade à rima e à aliteração. II. Conhecimento silábico. III. Conhecimento intrassilábico. IV. Conhecimento segmental.
( ) Corresponde a uma etapa inicial, caracterizada pela descoberta, por parte da criança, de que determinadas palavras apresentam um mesmo conjunto de sons em seu princípio ou fim. Implica uma capacidade para detectar estruturas sonoras semelhantes em diferentes palavras. ( ) Envolve a compreensão de que as sílabas podem ser subdivididas em elementos menores do que elas mesmas e maiores do que um fonema. ( ) Corresponde a uma capacidade para segmentar e operar com as estruturas silábicas das palavras, que implica um processo de divisão da palavra em seus constituintes silábicos. ( ) As palavras são compostas por um conjunto de segmentos sequenciados denominados fonemas.

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8Q846425 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente 7 anos de idade foi encaminhado à avaliação fonoaudiológica com queixa de “trocas na fala”. Após a anamnese, realizou-se uma avaliação de linguagem, e foram solicitados exames de audiometria e impedanciometria. Na avaliação de linguagem, constataram-se ausência de alterações orgânicas, bem como desvio fonológico com os seguintes processos fonológicos: dessonorização e redução do encontro consonantal.

 A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
A otite média é uma das infecções que mais acometem as crianças nos primeiros anos de vida. A inflamação na orelha média pode alterar o sistema auditivo periférico e central.
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9Q841010 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente 7 anos de idade foi encaminhado à avaliação fonoaudiológica com queixa de “trocas na fala”. Após a anamnese, realizou-se uma avaliação de linguagem, e foram solicitados exames de audiometria e impedanciometria. Na avaliação de linguagem, constataram-se ausência de alterações orgânicas, bem como desvio fonológico com os seguintes processos fonológicos: dessonorização e redução do encontro consonantal.

 A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
A redução do encontro consonantal é caracterizada pelo apagamento de uma consoante líquida - lateral ou não lateral - que ocorre entre duas vogais.
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10Q845576 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente 7 anos de idade foi encaminhado à avaliação fonoaudiológica com queixa de “trocas na fala”. Após a anamnese, realizou-se uma avaliação de linguagem, e foram solicitados exames de audiometria e impedanciometria. Na avaliação de linguagem, constataram-se ausência de alterações orgânicas, bem como desvio fonológico com os seguintes processos fonológicos: dessonorização e redução do encontro consonantal.

 A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
O processo de aquisição da linguagem oral ocorre até o momento em que todos os sons da fala são produzidos corretamente. No português brasileiro, o domínio fonológico típico ocorre por volta dos 5 anos de idade.
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11Q842786 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
O quadro é compatível com uma hipotonia dos músculos cricoaritenóideo, genioglosso, além das paredes posterior e laterais da faringe.
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12Q841754 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A orelha capta as ondas sonoras, que se propagam pelo ar, e as encaminha ao canal auditivo. Ao contrário da maioria dos mamíferos, os seres humanos precisam mexer as orelhas na direção do som. Após entrarem pelo orifício da orelha, as ondas sonoras percorrem os 2,5 centímetros do canal auditivo, também conhecido como meato. II. Os distúrbios da comunicação em geral são percebidos pelos pais. Eles afirmam que algumas crianças não falam, outras têm dificuldade para falar e algumas apresentam uma fala de difícil compreensão, quando são incapazes de dizer alguns sons corretamente ou que gaguejam. Sabe-se, por exemplo, que crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem irão apresentar, na idade escolar, importantes e persistentes anormalidades alimentares, como a intolerância à lactose. Marque a alternativa CORRETA:
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13Q845137 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Fonoaudiólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

O desenvolvimento da fala de uma criança está relacionado a uma série de estágios do desenvolvimento que são essenciais para o aprendizado da fala. Para que essa aprendizagem aconteça, é necessário que certas condições básicas estejam íntegras e que as oportunidades adequadas sejam oferecidas à criança. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que
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14Q845446 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

O Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) atinge cerca de 3 a 10% da população e acomete um maior número de meninos do que meninas. Com relação ao Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), analise as asserções e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso, em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
( ) Crianças com DEL apresentam dificuldades persistentes na aquisição e no uso da linguagem em suas diversas modalidades devido a déficits na compreensão ou na produção, incluindo: vocabulário reduzido, estrutura limitada de frases e prejuízo no discurso. ( ) As crianças com DEL apresentam maturação de linguagem atrasada em pelo menos 12 meses em relação à idade cronológica, no entanto, não têm déficits intelectuais ou sensoriais, distúrbios invasivos do desenvolvimento, dano cerebral evidente, e, além disso, apresentam condições sociais e emocionais adequadas. ( ) Apesar do desempenho de linguagem das crianças com DEL não ser compatível com sua capacidade intelectual não-verbal, estas crianças não apresentam dificuldade no processo de aprendizagem da escrita e leitura, pois conseguem se alfabetizar na idade prevista e sem dificuldades para acompanhar as atividades em sala de aula. ( ) É um atraso, anormal no início da capacidade e desenvolvimento da fala, causada por alguns fatores, tais como: deficiência mental, distúrbios psicossomáticos, lesões cerebrais, déficit em qualquer um dos sentidos ou do motor, entre outros.
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15Q859323 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Cuitegi PB Fonoaudiólogo, CPCON, 2020

Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, a respeito das Afasias.
( ) A afasia transcortical motora tem como principais características: a redução da fala, sendo a linguagem espontânea extremamente reduzida; expressão lenta e breve; repetição boa sendo melhor que a fala espontânea. ( ) São consideradas afasias “Emissivas/Expressivas”: afasia de Broca; afasia transcortical motora; afasia de Wernick. ( ) Na afasia de Broca a compreensão oral está gravemente comprometida; a expressão é marcada por discurso fluente e abundante fala logorréica e jargonofásica.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
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16Q840748 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente 7 anos de idade foi encaminhado à avaliação fonoaudiológica com queixa de “trocas na fala”. Após a anamnese, realizou-se uma avaliação de linguagem, e foram solicitados exames de audiometria e impedanciometria. Na avaliação de linguagem, constataram-se ausência de alterações orgânicas, bem como desvio fonológico com os seguintes processos fonológicos: dessonorização e redução do encontro consonantal.

 A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
A dessonorização é caracterizada pela produção das plosivas, fricativas ou africadas sonoras como surdas. Exemplo: [b] > [p] / [g] > [k] / [z] > [s].
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17Q845051 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

O Desvio Fonológico (DF) é definido como uma dificuldade de fala, caracterizada pelo uso inadequado dos sons de acordo com a idade, que podem envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons. Analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A gravidade do DF não influencia na inteligibilidade da fala da criança. ( ) A avaliação da fonologia é composta de três provas: nomeação de figuras, imitação de palavras e fala espontânea. ( ) O melhor método de avaliação é através da coleta de amostras de fala espontânea, uma vez que é possível analisar a fala encadeada e controlar o material de fala. ( ) A prova de imitação de palavras torna possível verificar a capacidade da criança de perceber a produção-alvo do som e produzi-lo, corretamente, diante do modelo do avaliador.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
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18Q835578 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Piratuba SC Fonoaudiólogo, OMNI, 2021

A respeito da compreensão oral , a compreensão de fala é prejudicada e não melhora com frases sintaticamente simples. A informação acima refere-se a:
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19Q845751 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

Com relação à gagueira, analise as asserções e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
( ) A gagueira é um distúrbio da comunicação que se caracteriza por uma ruptura involuntária no fluxo da fala. As disfluências mais comuns na gagueira são as repetições de sílabas e de sons, os prolongamentos e os bloqueios. São também comuns na gagueira os comportamentos motores associados como piscar de olhos, projeção da língua e alterações na velocidade e na intensidade da fala. ( ) A gagueira apresenta diferentes estágios de evolução, do leve ao severo, pode ser intermitente e progressiva, com níveis variados de tensão. Os comportamentos associados ao quadro variam de indivíduo para indivíduo. ( ) Muitos gagos aprendem desde cedo que o desejável é não gaguejar. A sociedade os recompensa pela fluência. Disto decorre que quando não se fala fluentemente, está se fazendo algo errado. E do erro, origina-se a culpa, por não conseguir falar como desejado e de acordo com o que os outros esperam que se fale. Entretanto, a gagueira não sofre interferência de variáveis situacionais e emocionais. ( ) O planejamento terapêutico da atuação Fonoaudiológica com pacientes gagos incluem redução da tensão por meio de exercícios cervicais e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios, treino da velocidade de fala, melodia e entonação, treino de suavidade da emissão, treinamento auditivo enfatizando as habilidades de detecção, discriminação, reconhecimento e memória auditiva.
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20Q844988 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Bagé RS Fonoaudiólogo, FUNDATEC, 2020

Analise as assertivas abaixo com base no que afirma Ribas (2015) sobre fonoterapia da fala com enfoque fonológico:
I. O trabalho com dificuldades de linguagem oral necessita de ênfase na informação auditiva escrita e, por isso, sugere-se o uso de palavras escritas associadas a figuras trabalhadas em terapia. II. O modelo de terapia que tem como objetivos a conscientização do alvo a ser trabalhado (sons ou combinação de sons) e a articulação adequada destes, viabilizando a estimulação e a produção é chamado, Modelo de Ciclos. III. O modelo de Oposições Múltiplas é fundamentado na abordagem contrastiva e é utilizado com pacientes cuja fala é abundante em homônimos; os alvos tratados são aqueles em que o sistema fonológico da criança não mostra a contrastividade necessária.
Quais estão corretas?
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