Questões de Concursos Linguagem e Fala

Resolva questões de Linguagem e Fala comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1046680 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
As autoras da publicação ressaltam a dificuldade de comunicação, em sala de aula, de um aluno com paralisia cerebral do tipo espástica com uma disartria moderada.

Nesse caso, significa que o aluno apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1065129 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Uma criança de 3 anos é levada à unidade de saúde pelos pais, que relatam que ela ainda não forma frases completas, fala poucas palavras e prefere gesticular. A audição foi avaliada e considerada normal, assim como seu desenvolvimento motor. A criança frequenta a creche e apresenta boa interação com os colegas e educadores.
O provável diagnóstico para esse caso é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1065130 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante uma aula de fisiologia da fonação, a professora propõe aos alunos que relacionem os aspectos musculares e neurológicos envolvidos na produção dos sons da fala. Um dos alunos menciona que a correta articulação dos sons depende da coordenação entre os sistemas respiratório, fonatório, ressonantal e articulatório.
Com base nos conhecimentos sobre o processo de produção da fala, uma estrutura anatômica essencial para a produção de consoantes linguodentais, como /t/ e /d/, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1065132 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante a reabilitação de um paciente com afasia (PCA) de expressão decorrente de AVC isquêmico em hemisfério esquerdo, o fonoaudiólogo observa grande esforço articulatório, uso de estereótipos verbais e emissão predominantemente automática. O paciente apresenta compreensão preservada e forte motivação para a comunicação.
Diante desse caso, fica indicada a seguinte abordagem/estratégia terapêutica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1065138 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante os primeiros anos de vida, ocorrem significativas mudanças no desenvolvimento linguístico, com aquisições iniciais rápidas e minuciosas. Com relação ao desenvolvimento de fala e linguagem no primeiro ano de vida, avalie as afirmativas a seguir.

I. A criança avança rapidamente no módulo de compreensão, mas ainda não se comunica por meio da fala.
II. O primeiro ano é marcado por uma aprendizagem distribucional, uma descoberta inconsciente das sequências fonotáticas e sintáticas e de categorias fonéticas.
III. A criança experimenta vocalizações mais organizadas por volta dos 9 meses, um estágio conhecido como balbucio canônico.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1043215 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Quando todos os níveis linguísticos estão se desenvolvendo de forma organizada, a criança pode contar histórias ou narrativas. O nível linguístico que pode ser entendido como a estruturação, reconhecimento e acesso ao vocabulário denomina-se nível
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1043216 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

No exame intraoral das estruturas miofuncionais orofaciais, o aspecto da mucosa interna, a fixação do frênulo labial superior no rebordo alveolar e a espessura deste são considerados, recebendo zero na condição de mucosa normal, se o frênulo não estiver baixo e apresentar estrutura adequada.
Trata-se da avaliação da seguinte estrutura:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1043218 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Taquifemia é um distúrbio de fluência caracterizado por uma velocidade que é percebida como sendo rápida, irregular ou ambas para o falante.
Em relação ao tratamento da taquifemia, analise as afirmativas a seguir.
I. Os objetivos terapêuticos são direcionados de acordo com as manifestações clínicas apresentadas.
II. O trabalho com a consciência, a atenção e o controle da fala foram descritos como aspectos irrelevantes no processo terapêutico.
III. A motivação é fundamental para o sucesso terapêutico.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1050930 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A terapia fonoaudiológica de bebês e crianças pequenas, incluindo aquelas com perda auditiva, que pode ser abordada a partir de diferentes referenciais teóricos.
O estágio do desenvolvimento sensório motor, primeiro dos quatros estágios da sua teoria, vai do nascimento até os dois anos de idade.

O autor que, em sua teoria, considera a linguagem como parte de uma função mais ampla, a que chamou de semiótica é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1050931 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os músculos mastigatórios exercem uma força e transferem para a mandíbula que se articula realizando um movimento complexo que é a soma dos movimentos de elevação, abaixamento, projeção, retroprojeção e lateralidade.
O músculo da mastigação que se origina no arco zigomático, se insere no ramo da mandíbula e tem como função elevar e protrair a mandíbula é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1050932 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em relação a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa.
( ) O surgimento da linguagem verbal, natural e espontânea, é certamente índice relevante do desenvolvimento normal, bem como pode ser tomado como preditivo do desenvolvimento cognitivo e social da criança.
( ) Cada indivíduo faz seu desenvolvimento na combinação única de suas características biológicas, psíquicas e sociais, que interagem entre si ao longo do próprio desenvolvimento.
( ) Na etapa de desenvolvimento, ocorre a transformação da experiência em linguagem verbal e vice-versa, é o período em que a criança expande suas possibilidades motoras, psíquicas, e se apropria do código linguístico, tanto em seu aspecto receptivo, quanto expressivo.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1047860 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Uma criança de 4 anos de idade apresenta uma fala espontânea com desvios, audição normal para a fala, nenhuma anormalidade nos órgãos fonoarticulatórios, nenhuma disfunção neurológica ou déficit intelectual, compreensão apropriada da linguagem oral e linguagem expressiva adequada nos demais aspectos linguísticos.

Essa criança tem diagnóstico de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1050934 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O transtorno de linguagem oral, que provoca grande dificuldade manifestada por crianças em desenvolver as habilidades linguísticas, na ausência de comprometimentos em outras áreas do desenvolvimento e que se apresenta de maneira muito heterogênea, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1050935 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os esforços da reabilitação em bases neurobiológicas se apoiam em duas direções: como limitar a gravidade inicial da lesão e os déficits funcionais e como reorganizar o cérebro e compensar funções que já estão comprometidas ou perdidas.
A proposta de terapia, na linha neurobiológica, que se baseia na indução à produção da linguagem, a partir de gestos rítmicos e entonação, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1047863 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O teste da linguinha é um exame padronizado que tem como objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.

O teste da linguinha é realizado por meio da aplicação de um protocolo de avaliação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1033275 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Segundo uma escala para acompanhamento do desenvolvimento da audição e da linguagem elaborada pela OMS, em 2006, a descrição do comportamento auditivo esperado, de acordo com cada faixa etária (considerando a idade corrigida no caso de recém-nascidos prematuros), é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1033282 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

De acordo com o Sistema de Classificação de Boston, há 8 síndromes da afasia clinicamente reconhecidas. A opção que descreve corretamente os locais de lesão sugeridos, de acordo com o modelo de Wernick-Lichtheim é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1033283 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Sobre as síndromes da Afasia, o que descreve corretamente o tipo e a sintomatologia correspondente é?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1033285 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Darley, Aronson e Brown (1975) definiram Disartrias como “um nome coletivo para um grupo de distúrbios relacionados com a fala decorrentes de alterações no controle muscular do mecanismo de fala resultante do dano de quaisquer processos motores básicos, envolvidos na execução da fala.” A fala é um comportamento complexo que requer contração coordenada de um grande número de músculos para sua produção. Essa contração é controlada por impulsos nervosos que se originam de áreas motoras do córtex cerebral e, então, passam aos músculos pelos trajetos motores. Em geral, o controle da atividade muscular pode ser considerado como se o sistema nervoso envolvesse uma série de níveis mais elevados que dominam os níveis inferiores.
MURDOCH, Bruce E. Desenvolvimento da Fala e Distúrbios da Linguagem. Rio de Janeiro: Revinter, 2012. [Adaptado].

Qual o tipo de disartria de acordo com o local da lesão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1048403 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Aproximadamente ao final dos 5 ou 6 anos, a criança já tem o sistema fonológico praticamente completo. Muitos são os fatores que interferem nesse processo do desenvolvimento da fonoarticulação.
A esse respeito, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A precisão dos pontos articulatórios não sofre influência das características estruturais e funcionais dos articuladores da fala.
( ) A fonoarticulação é uma função estomatognática adaptativa e compreendida como função desse sistema.
( ) Distúrbios na fala causados por problemas nas estruturas ósseas, nas cartilagens ou nos músculos envolvidos na produção da fala, denominam-se de origem musculoesquelética.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.