Questões de Concursos Linguagens e Suporte em Artes Plásticas

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1Q952696 | Artes Plásticas, Linguagens e Suporte em Artes Plásticas, Artesão, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Uma Oficina de Arte é um espaço dedicado à expressão e à criação, podendo ser frequentada por pessoas de diferentes faixas etárias. Sobre a Oficina de Arte, é INCORRETO afirmar que:
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2Q955331 | Artes Plásticas, Linguagens e Suporte em Artes Plásticas, Visuais e Plásticas T20 I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

A cor é uma sensação luminosa transmitida através do reflexo da luz, que, por meio de um sofisticado mecanismo fisiológico, permite que nossos olhos percebam a coloração. Quanto às cores complementares, as seguintes afirmações estão corretas:

I - As cores complementares estão relacionadas ao efeito de saturação na imagem pós-processada.
II - São as cores que se completam, e, ao serem misturadas, se anulam.
III - A interação de uma cor com sua complementar produz um alto contraste.
IV - Cores complementares são aquelas opostas no círculo cromático.
V - São as cores mais próximas no círculo cromático.
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3Q919496 | Artes Plásticas, Linguagens e Suporte em Artes Plásticas, Monitor de Cultura e Turismo, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

O que caracteriza os processos intuitivos e os torna expressivos é a qualidade nova da percepção. É a maneira pela qual a intuição se interliga com os processos de percepção e, nessa interligação, reformula os dados circunstanciais, do mundo externo e interno, a um novo grau de essencialidade estrutural, que passam de dados circunstanciais para dados significativos.

(Ostrower, Fayga. Criatividade e processos de criação. Adaptado)

Pela definição, depreende-se que a percepção
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4Q1036513 | Artes Plásticas, Linguagens e Suporte em Artes Plásticas, Gravador, Casa da Moeda, CESGRANRIO, 2024

Os distintos tipos de buris utilizados na gravação de talho-doce são empregados com finalidades diferentes com relação ao traçado e ao acabamento das linhas. Cada tipo de buril produz na matriz um tipo de linha com relação à sua largura e à sua profundidade que, na hora da impressão, resulta nos variados efeitos de claro-escuro que a imagem final assume, assim como na proximidade das linhas.

Comparando-se os cortes produzidos por um buril quadrado com os produzidos por um buril losangular, verifica-se que as linhas abertas com um buril quadrado
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5Q1036515 | Artes Plásticas, Linguagens e Suporte em Artes Plásticas, Gravador, Casa da Moeda, CESGRANRIO, 2024

As técnicas de gravura em metal se originam em diferentes datas em função de avanços nos domínios da metalurgia e da química. Há uma técnica em que as linhas que formam as imagens são originadas do cavado, que é obtido quimicamente pela ação de agentes que corroem áreas desprotegidas na superfície da chapa de metal. A formação dessas linhas cavadas é resultado da corrosão por ácidos no metal desprotegido, e a remoção da proteção é realizada com o auxílio de uma ferramenta com ponta fina, porém não necessariamente afiada.

A técnica descrita é a da gravura de
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6Q1036516 | Artes Plásticas, Linguagens e Suporte em Artes Plásticas, Gravador, Casa da Moeda, CESGRANRIO, 2024

Técnicas de gravura exigem do artista diferentes conhecimentos de materiais e procedimentos, visto que cada técnica possui seus procedimentos para a obtenção do gravado desejado e as ferramentas adequadas para sua realização, pois dessa forma são obtidos os distintos efeitos visuais que formarão as imagens.

A técnica de maneira negra é descrita como
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7Q1036517 | Artes Plásticas, Linguagens e Suporte em Artes Plásticas, Gravador, Casa da Moeda, CESGRANRIO, 2024

Diferentes tipos de metais são utilizados para a gravação de matrizes metálicas, sendo cada um deles mais adequado a um diferente tipo de técnica.

A melhor opção, dentre as listadas abaixo, para se realizar a gravação de uma imagem na técnica de talho-doce é a seguinte:
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8Q1036518 | Artes Plásticas, Linguagens e Suporte em Artes Plásticas, Gravador, Casa da Moeda, CESGRANRIO, 2024

Uma técnica de gravura é descrita da seguinte forma: na madeira polida é realizado o desenho para se efetuar a gravação, que é feita a buril. Como a superfície da peça é muito unida e uniforme, não apresentando nervuras ou outras massas com maior resistência, o buril trabalha traços mais delicados, pois o corte é facilitado pela maior uniformidade do material. Os sulcos cavados pelo gravador podem ser cortados na superfície da matriz quase juntos, resultando traços impressos quase unidos.

As caraterísticas descritas acima são do seguinte tipo de gravura:
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