Questões de Concursos Lubrificação e Desgaste

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q120602 | Engenharia Mecânica, Lubrificação e Desgaste, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O reservatório de óleo lubrificante de uma máquina possui formato cilíndrico, com diâmetro interno de 30cm e altura interna de 50cm. Qual a quantidade mínima de óleo (em litros) que deve ser adquirida para preencher completamente o reservatório? (considere ? = 3,14).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2 Q969731 | Engenharia Mecânica, Lubrificação e Desgaste, Engenharia de Equipamentos – Inspeção, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o próximo item, relacionado aos mecanismos de deterioração dos materiais.

Fratura por fadiga é o fenômeno de ruptura progressiva de uma peça metálica submetida por longos períodos a uma tensão ou carga constante abaixo do limite de escoamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

3 Q969735 | Engenharia Mecânica, Lubrificação e Desgaste, Engenharia de Equipamentos – Inspeção, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Considerando a classificação da corrosão quanto aos seus mecanismos, julgue o item seguinte.

A corrosão é grande causadora de deterioração dos equipamentos das indústrias de petróleo e petroquímica; dentre os processos de corrosão, está a corrosão eletroquímica, na qual pilhas de ação local podem ser formadas em um mesmo metal, por conta de heterogeneidades relacionadas, por exemplo, à composição química, tensões internas ou acabamento superficial.
  1. ✂️
  2. ✂️

4 Q969736 | Engenharia Mecânica, Lubrificação e Desgaste, Engenharia de Equipamentos – Inspeção, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o item subsecutivo, a respeito da classificação da corrosão quanto à morfologia e suas características.

Considera-se que um dos principais fatores que dificultam lidar com o problema da corrosão puntiforme é o fato de esse tipo de corrosão ser auto catalítico, pois, uma vez que o pite é nucleado e começa a crescer, as condições locais são alteradas tal que um aumento do crescimento do pite é promovido.
  1. ✂️
  2. ✂️

5 Q969741 | Engenharia Mecânica, Lubrificação e Desgaste, Engenharia de Equipamentos – Inspeção, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Tendo em vista as características e efeitos das proteções anticorrosivas, julgue o item subsecutivo.

Na proteção catódica galvânica de uma estrutura metálica, cátodos de um “metal de sacrifício” mais corrosivo são fixados em diversos pontos, de maneira a concentrarem a corrosão que iria ocorrer em toda a superfície da estrutura.
  1. ✂️
  2. ✂️

6 Q958553 | Engenharia Mecânica, Lubrificação e Desgaste, Engenheiro Mecânico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando a malha de instrumentos esquematizada na figura acima, julgue os itens que se seguem.

O valor de corrente de saída do transmissor de fluxo local FT 101, quando a vazão for 1,25 m3 /h, será superior a 12,0 mA.

15 mA → 2,5 m3/h
∴ 1,0 m3/h = ( 15/ 2,5) x 1,25 + 5 = 12,5 mA
  1. ✂️
  2. ✂️

7 Q969734 | Engenharia Mecânica, Lubrificação e Desgaste, Engenharia de Equipamentos – Inspeção, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Considerando a classificação da corrosão quanto aos seus mecanismos, julgue o item seguinte.

Na corrosão química de um metal, a transferência de elétrons ocorre diretamente entre a superfície metálica e o agente corrosivo, sem a necessidade da atuação de um eletrólito.
  1. ✂️
  2. ✂️

8 Q962274 | Engenharia Mecânica, Lubrificação e Desgaste, Especialidade Engenharia Mecânica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

As máquinas, por frequentemente possuírem componentes que deslizam relativamente entre si, devem ser lubrificadas. Para tanto, podem-se utilizar graxas ou óleos.
De modo geral, uma das vantagens das graxas sobre os óleos é a melhor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9 Q957986 | Engenharia Mecânica, Lubrificação e Desgaste, Técnico Industrial e de Gestão Corporativa – Mecânica, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

O método de lubrificação de rolamentos é sem dúvida uma das atividades mais importantes na manutenção. Se realizada de maneira correta permitirá que trabalhem de forma confiável e com maior vida útil. A correta lubrificação evita o contato metálico direto entre corpos rolantes, pistas e gaiola do rolamento. Sendo assim, previne o degaste e protege as superfícies contra a corrosão. Portanto, é de extrema importância escolher o lubrificante correto e o método mais adequado para cada aplicação. Sendo uma etapa tão importante na vida útil dos rolamentos, a lubrificação. além de garantir o seu desempenho, exerce algumas funções. A principal função da lubrificação é reduzir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.