Questões de Concursos Manejo de Pragas e Patógenos

Resolva questões de Manejo de Pragas e Patógenos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q870967 | Agricultura e Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Jardineiro, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A classificação dos fungicidas é geralmente baseada na natureza química e no modo de ação do produto contra o fitopatógeno (são protetores ou de contato, erradicantes e sistêmicos). Em relação a esse enunciado, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q917140 | Agricultura e Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

As pragas de grãos armazenados podem causar grandes prejuízos, tanto quantitativos como qualitativos. Um dos insetos causadores de grandes perdas possui coloração castanho-escuro, medindo de 1,8 a 2,5 mm de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos e possuem manchas brancas no pronoto, contrastando com a cor escura brilhante. Para efetuarem a postura, elas espelem uma gota de líquido claro e pegajoso onde é depositado o ovo, que rapidamente endurece, promovendo uma forma aderente à superfície do grão, causando grandes prejuízos, pois atacam os cotilédones abrindo galerias, podendo destruir totalmente o grão. A presença de ovos nos grãos, galerias de larvas, orifícios de emergência de adultos e insetos mortos afetam a qualidade do produto. A descrição apresentada indica que, o inseto que ataca estes grãos armazenados é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q870955 | Agricultura e Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Jardineiro, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O controle das pragas pode ser tanto preventivo quanto de ação direta, através da aplicação de defensivos agrícolas. Em relação aos ácaros, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q917827 | Agricultura e Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Técnico em Atividades Agropecuárias, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025

Complete a frase:
As(os) _____________ são classificadas em não econômicas, ocasionais, _________ e _____________, sendo que, nas perenes, a densidade populacional atinge o NDE com frequência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q876362 | Agricultura e Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Ourizona PR, UNIVIDA, 2024

É um tipo de veneno que pode ser usado em jardins que contém grama esmeralda, apresentado na formulação de suspensão concentrada, para controle de ciperáceas (Tiriricas) em pós-inicial e é recomendado para gramados de pátios domésticos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q917147 | Agricultura e Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A resistência em pragas de grãos armazenadas no Brasil tem assumido grande importância nos últimos anos. Já foram detectadas raças resistentes aos inseticidas químicos usados para seu controle, evidenciando a necessidade urgente de fazer manejo integrado de pragas no armazenamento. Nesse contexto, as principais pragas de grãos armazenados são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q917141 | Agricultura e Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A qualidade das sementes de plantas cultivadas está atrelada a diversos fatores, relacionados desde sua produção, passando pelo processamento e armazenamento. Vários testes são realizados a fim de definir a qualidade de lotes de sementes a serem utilizadas para novos plantios. O teste de pureza tem como objetivo determinar a composição percentual por peso, a identidade das diferentes espécies de sementes, do material inerte da amostra e, por inferência, do lote de sementes. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - São consideradas puras todas as sementes e/ou unidades de dispersão pertencentes à espécie em exame.
II - Na classificação de outras sementes devem ser incluídas as unidades de dispersão de qualquer outra espécie de planta que não aquela da semente pura.
III - Classificados como material inerte deve incluir todos os outros materiais e estruturas não definidas como semente pura ou outras sementes.

A partir do texto é CORRETO concluir o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q952871 | Agricultura e Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Técnico em Agropecuária, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

No manejo integrado de doenças em hortaliças cultivadas de forma orgânica, qual prática abaixo é classificada como método de controle de doenças no pré-plantio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q951932 | Agricultura e Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Assistente de Serviço Agropecuário, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Considerando as normas de segurança no trabalho agropecuário, marque a alternativa que apresenta uma prática correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q952880 | Agricultura e Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Técnico em Agropecuária, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

No contexto do manejo sustentável de pastagens em Mato Grosso, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) tem sido amplamente promovida como uma alternativa para aumentar a produtividade e preservar o meio ambiente. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente um benefício direto da implementação da ILPF para o manejo de pastagens na região?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q952870 | Agricultura e Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Técnico em Agropecuária, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Assinale a alternativa que corresponde a uma prática vegetativa de combate à erosão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.