Questões de Concursos Manual de Redação da Presidência da República

Resolva questões de Manual de Redação da Presidência da República comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1013000 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação à conceituação e aos objetivos da redação oficial, bem como às suas características linguísticas e textuais, julgue o seguinte item com base no Manual de Redação da Presidência da República.

É importante que a produção de documentos oficiais se atenha ao padrão oficial de linguagem e ao jargão burocrático.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1013001 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação à conceituação e aos objetivos da redação oficial, bem como às suas características linguísticas e textuais, julgue o seguinte item com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Na comunicação oficial, o emissor é sempre o serviço público, representado por seus órgãos.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1013002 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação à conceituação e aos objetivos da redação oficial, bem como às suas características linguísticas e textuais, julgue o seguinte item com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Coesão, coerência, padronização e formalidade são atributos da redação oficial.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1013003 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação à conceituação e aos objetivos da redação oficial, bem como às suas características linguísticas e textuais, julgue o seguinte item com base no Manual de Redação da Presidência da República.

O destinatário da comunicação oficial é sempre o cidadão considerado em sua individualidade, sujeito de direitos e deveres.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1013004 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação à conceituação e aos objetivos da redação oficial, bem como às suas características linguísticas e textuais, julgue o seguinte item com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Recomenda-se que, na redação oficial, quando houver necessidade de tornar mais acessível a comunicação, sejam adotadas características próprias da linguagem literária ou jornalística.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1017928 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o próximo item.

O vocativo adequado a ser empregado em comunicação oficial cujo destinatário seja ministro de tribunal superior é Senhor Ministro.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1017929 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base noManual de Redação da Presidência da República, julgue o próximo item.

Nas comunicações oficiais, não cabe qualquer tom particular ou pessoal, porque o seu universo temático se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1017930 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base noManual de Redação da Presidência da República, julgue o próximo item.

São atributos da redação oficial expressamente previstos no referido manual: clareza e precisão; objetividade; concisão e isenção.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1028427 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Sem Especialidade Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a objetividade é uma das marcas de um texto de redação oficial. Para que essa objetividade seja atingida, é aconselhável, entre outras coisas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1016418 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior Especialidade Cooperação Internacional, AEB, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, são atributos da redação oficial, entre outros,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1038710 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Área Administração de Banco de Dados, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República acerca do atributo da clareza, requisito básico de todo texto oficial, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1035147 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente em Gestão Municipal, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.


(Manual de Redação da Presidência da República, 3ª Ed, 2018, pg 17)



Avalie se as seguintes sugestões para se obter um texto claro estão corretas:

I. Utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área.

II. Usar frases longas e bem estruturadas.

III. Buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto.

IV. Utilizar regionalismos e neologismos.

Estão corretas as sugestões

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1061778 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Área 1 Contábil Financeira, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o seguinte item.

Respeitosamente e Atenciosamente são os dois fechos indicados para as comunicações oficiais, sendo o seu uso regulado pela relação de hierarquia entre emissor e destinatário da comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q1061779 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Área 1 Contábil Financeira, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base noManual de Redação da Presidência da República,julgue o seguinte item.

Exposição de motivos é o expediente oficial a ser elaborado para se submeter projeto de ato normativo à consideração do presidente ou vice-presidente da República.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q1061780 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Área 1 Contábil Financeira, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base noManual de Redação da Presidência da República,julgue o seguinte item.

Em expedientes oficiais que tenham mais de uma página, todas as páginas devem conter cabeçalho que apresente o brasão de Armas da República, o nome do órgão principal e, se necessário, o nome de órgãos secundários.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q1061781 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Área 1 Contábil Financeira, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base noManual de Redação da Presidência da República,julgue o seguinte item.

Com vistas a garantir o caráter público e a finalidade das comunicações oficiais, nelas deve ser empregado o padrão oficial de linguagem, que, desenvolvido a partir da norma padrão da língua portuguesa, é o modelo reconhecido como regra para os documentos oficiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q1062558 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Técnico Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o seguinte item de acordo com oManual de Redação da Presidência da República.

Redação oficial é a maneira pela qual a população deve redigir comunicações para se dirigir formalmente à administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q1061861 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Agente de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir com base no Manual de Redação da Presidência da República.



Os assuntos objetos dos expedientes oficiais devem ser tratados de forma estritamente impessoal, uma vez que a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e em atendimento ao interesse geral dos cidadãos.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1061862 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Agente de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir com base noManual de Redação da Presidência da República.


Na redação oficial, os pronomes de tratamento são empregados em três contextos: endereçamento, vocativo e corpo do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.