Questões de Concursos Marketing em Conhecimentos Bancários

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1Q894469 | Conhecimentos Bancários, Marketing em Conhecimentos Bancários, Técnico Bancário Novo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Em 28 de fevereiro de 2024, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, afirmou que o banco está reorientando sua atuação para colocar os clientes no centro das decisões e, para tanto, está mudando suas estruturas internas em busca de um maior foco nos clientes.
Disponível em: https://exame.com/brasil/estamos-trazendo-o- -cliente-para-a-centralidade-das-nossas-decisoes-diz-presidente- -da-caixa/. Acesso em: 8 abr. 2024. Adaptado.


As organizações que adotam o clientecentrismo podem usufruir de vários benefícios, mas também precisam gerenciar desafios.
Na criação de um mindset clientocêntrico, o maior desafio é a
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2Q894470 | Conhecimentos Bancários, Marketing em Conhecimentos Bancários, Técnico Bancário Novo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O marketing de relacionamento percebe o grau de lealdade do cliente como uma escada, que demonstra a progressão dos graus da relação que os clientes podem estabelecer com uma organização. Considerando esse modelo, imagine dois clientes com os seguintes perfis:

Cliente P: alguém que a organização acredita que pode ser persuadido a negociar com a instituição; e

Cliente Q: alguém que recomenda ativamente a organização para terceiros, mas não tem um relacionamento de parceria.

Considerando-se a escala de lealdade de Payne, os clientes P e Q são respectivamente denominados
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3Q965468 | Conhecimentos Bancários, Marketing em Conhecimentos Bancários, Técnico Bancário Novo, Caixa, CESGRANRIO, 2024

Para implementar uma estratégia de Inbound Marketing, o vendedor de uma empresa oferece um material rico disponibilizado pela sua empresa ao cliente, esperando que o consumidor que recebeu o serviço sinta-se comovido com tal gentileza, a ponto de querer fechar negócio ou priorizar a empresa na contratação de um serviço só pelo sentimento de benevolência que foi criado com a ação.
Essa situação exemplifica a aplicação de um gatilho mental denominado
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4Q965470 | Conhecimentos Bancários, Marketing em Conhecimentos Bancários, Técnico Bancário Novo, Caixa, CESGRANRIO, 2024

A população de clientes de um banco certamente contém indivíduos que podem não estar satisfeitos ou que nunca serão lucrativos, considerando seu uso de recursos em relação à receita que propiciam. Assim sendo, uma instituição bancária que visava apenas os clientes cujas necessidades ela poderia atender melhor do que seus concorrentes optou, na aplicação do Marketing Digital, pela personalização de conteúdo e pela publicidade direcionada, gerando um aumento da relevância da mensagem para públicos específicos.
Esse banco aplicou ao Marketing Digital o conceito de
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5Q893811 | Conhecimentos Bancários, Marketing em Conhecimentos Bancários, Simulado, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]Arnaldo Antônio estava realizando pesquisas na internet para definir qual ocartão de crédito melhor se adapta às suas necessidades. Percebido pelo algoritmo, contudo, passou a receber diversas propagandas que utilizavam diversos gatilhos mentais para direcionar sua escolha. Entre as mensagens que selecionou, uma despertou em especial sua atenção, pois se referia a um cartão com benefício exclusivo aos primeiros 1000 clientes que realizarem a proposta de adesão. A hipótese representa o gatilho mental da
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6Q964840 | Conhecimentos Bancários, Marketing em Conhecimentos Bancários, Técnico Bancário Novo, Caixa, CESGRANRIO, 2021

Um banco decidiu criar um departamento on-line específico para atender a clientes pessoa física com grandes volumes de investimento. Esse departamento foi nomeado Agência VIP. A estratégia de atração de novos clientes envolveu o lançamento de uma campanha publicitária, que apresentava a seguinte mensagem: “Focado nos melhores negócios, o Banco Z criou as agências VIP. Somente para 100 clientes.” A ideia, claramente, era gerar a sensação de perda para aqueles que não se tornassem clientes da Agência VIP e, nesse caso, utilizar o gatilho mental da
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7Q964842 | Conhecimentos Bancários, Marketing em Conhecimentos Bancários, Técnico Bancário Novo, Caixa, CESGRANRIO, 2021

Os diretores de um banco procuraram influenciadores digitais para lhes apresentar os fundos de investimento do banco. Eles sabem que os influenciadores digitais divulgam informalmente produtos bancários e oferecem conselhos ou informações sobre investimentos financeiros, dizendo, por exemplo, quais, dentre as diversas opções de aplicações financeiras, são as melhores para o tipo de audiência que o acompanha. Os influenciadores digitais, portanto, funcionam como
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