Em 28 de fevereiro de 2024, o presidente da Caixa
Econômica Federal, Carlos Vieira, afirmou que o banco
está reorientando sua atuação para colocar os clientes
no centro das decisões e, para tanto, está mudando
suas estruturas internas em busca de um maior foco
nos clientes.
Disponível em: https://exame.com/brasil/estamos-trazendo-o-
-cliente-para-a-centralidade-das-nossas-decisoes-diz-presidente-
-da-caixa/. Acesso em: 8 abr. 2024. Adaptado.
As organizações que adotam o clientecentrismo podem
usufruir de vários benefícios, mas também precisam gerenciar desafios.
Na criação de um mindset clientocêntrico, o maior desafio
é a
✂️ a) coleta de dados demográficos para o entendimento
das necessidades e dos desejos do cliente. ✂️ b) falta de uma cultura organizacional centrada no cliente e de líderes que estimulem essa cultura e a disseminem. ✂️ c) personalização e a customização de soluções mediante gatilhos de incentivo na primeira compra, para
que o consumidor queira fornecer seus dados de cadastro. ✂️ d) cocriação de valor com os clientes, para criar serviços
ou experiências que ofereçam valor adicional. ✂️ e) medição da satisfação e da fidelização do cliente, com o
intuito de destacar áreas que necessitam de melhorias.