Questões de Concursos Marketing Na Comunicação Social

Resolva questões de Marketing Na Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1035029 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Recentemente, Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o conceito de Marketing 6.0 em mais um livro da série Marketing X.0, que explora as mudanças no cenário dos negócios e seus impactos no marketing. Correlacione cada uma das eras a seguir com seu principal foco
1. Marketing 1.0; 2. Marketing 2.0; 3. Marketing 3.0; 4. Marketing 4.0; 5. Marketing 5.0; 6. Marketing 6.0.
( ) Aposta no metamarketing, uma abordagem do marketing que transcende as fronteiras entre os mundos físico e digital, proporcionando uma experiência imersiva aos clientes;

( ) Ações baseadas nos produtos, relativamente básicos, produzidos em escala visando a redução de preço, para atender à sociedade de massa;

( ) Ações focadas na sustentabilidade, pois os consumidores são vistos como seres mais culturais, colaborativos e voltados para o espírito;

( ) Ações orientadas para o cliente, pois na Era da Informação é preciso segmentar o mercado e buscar abordagens capazes de emocionar para cada segmento;

( ) Propõe que as tecnologias devem servir para o bem da humanidade e que a Inteligência Artificial pode auxiliar os profissionais de marketing na relação direta com o cliente;

( ) Marca a passagem do marketing tradicional para o digital e defende uma abordagem onicanal para as ações de marketing, pois há fosso digital entre os que têm acesso à internet e os que não têm.

A correspondência correta, na ordem dada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1045021 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A análise de postagens em redes sociais digitais tem sido utilizada por organizações e pesquisadores para compreender sentimentos e emoções expressas pelos usuários em torno de algum tópico de interesse.
Sobre a análise de sentimentos, avalie as afirmativas a seguir.

I. A análise de sentimentos é fundamental para a gestão de crises, pois durante eventos negativos o monitoramento de sentimentos facilita respostas rápidas e direcionadas, podendo minimizar danos à imagem da instituição.
II. A análise de sentimentos é aplicada às interações em texto, pois, apesar dos desenvolvimentos tecnológicos e do uso de inteligência artificial, não pode ser aplicada a dados multimodais, como voz e imagem.
III. A análise de sentimentos é pouco utilizada na área de marketing, devido aos desafios éticos ligados à privacidade dos dados dos perfis dos usuários pesquisados e ao viés do algoritmo no uso de inteligência artificial.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1012646 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximos item, relativo às notas oficiais, ao marketing institucional e à responsabilidade social nas organizações.

O marketing institucional contempla as atividades realizadas a fim de criar, manter ou modificar atitudes e comportamentos do público-alvo com relação à organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1012971 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximos item, relativo às notas oficiais, ao marketing institucional e à responsabilidade social nas organizações.

O marketing institucional pode abranger toda e qualquer atividade estratégica de marketing que aplique suas técnicas no fortalecimento das ideias da instituição e da sua imagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1042698 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

As pesquisas de marketing podem ter diversas classificações de acordo com as variáveis escolhidas. MATTAR (2013) nos apresenta algumas possibilidades de classificação:

1. Pesquisas qualitativas e pesquisas quantitativas; 2. Pesquisas descritivas e pesquisas explicativas; 3. Pesquisa exploratória e pesquisa conclusiva; 4. Pesquisa por comunicação e pesquisa por observação; 5. Estudos de casos, estudos de campo e levantamentos amostrais; 6. Pesquisas ocasionais e pesquisas evolutivas.

Cada uma delas diferenciam suas variáveis quanto

( ) à dimensão da pesquisa no tempo. ( ) ao escopo da pesquisa em termos de amplitude e profundidade. ( ) à natureza do relacionamento entre as variáveis estudadas. ( ) à natureza das variáveis pesquisadas. ( ) ao objetivo e ao grau em que o problema de pesquisa está cristalizado. ( ) à forma utilizada para a coleta de dados primários.

Assinale a opção que apresenta a correlação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1036834 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

No passado, os consumidores ouviam com atenção a transmissão de conteúdos pela mídia tradicional, inclusive a publicidade. Eles simplesmente não tinham escolha. A mídia social mudou isso. Agora, os consumidores têm à disposição um grande volume de conteúdo gerado por outros usuários, o qual eles consideram mais confiável e bem mais atraente do que aquele oferecido pela mídia tradicional.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Para atrair a atenção e o engajamento do público, as empresas investem cada vez mais no marketing de conteúdo em suas redes sociais.
Caracteriza-se marketing de conteúdo quando há o uso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1036837 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Nas pesquisas qualitativas, os tipos de coleta de dados mais utilizados e tradicionais são presenciais, envolvendo contato pessoal entre pesquisadores e participantes. Um dos métodos qualitativos presenciais e pessoais utiliza técnicas de observação adaptadas da Antropologia Social, em que os pesquisadores acompanham as pessoas em sua rotina.
Esse método é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1063002 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

Imagine que determinada assessoria de instituição pública brasileira resolveu veicular peças de comunicação única e exclusivamente em redes sociais. A decisão foi tomada partindo-se do pressuposto de que os usuários de mercados emergentes têm no aparelho celular sua primeira e única fonte de acesso (mobile-first e mobile-only). No entanto, a proposta sofreu críticas e não foi adiante.

Daí se infere que tais críticas se justificam na medida em que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1003030 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Ao explorar a Comunicação Integrada de Marketing a e Construção de Marcas, considere a seguinte situação:

Uma empresa de bebidas está planejando uma campanha publicitária abrangente para promover seu novo produto, um refrigerante sabor kiwi, sem açúcar. A equipe de marketing decidiu utilizar o conceito de storytelling como parte fundamental da estratégia. Desejam contar a história da marca e do produto de maneira envolvente, integrando-a em todos os pontos de contato com o cliente, desde anúncios impressos até interações nas redes sociais.

Diante desse contexto, assinale a alternativa que melhor descreve a função do storytelling nessa campanha.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1036399 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

O professor Everardo Rocha, ao estudar o consumo nas mais diversas instâncias, procura classificá-lo em quatro perspectivas:
1. hedonista 2. moralista 3. naturalista 4. utilitária
De acordo com cada uma delas, o conceito pode ser assim entendido
( ) Característico do espírito humano, o consumo, de acordo com essa perspectiva, é visto como biologicamente necessário e universalmente experimentado.
( ) Com grande carga apocalíptica, essa perspectiva considera o consumo o responsável pelas mazelas sociais e que, portanto, deve ser alvo de severas críticas.
( ) Predominante no marketing, as pesquisas, sob essa perspectiva de consumo, buscam identificar os comportamentos dos consumidores para melhor atendê-los e vender mais.
( ) Característica do discurso publicitário e considerada a mais famosa ideologia aplicada ao consumo, essa perspectiva baseia-se na ideia de que o ato de consumir traz felicidade.
As características citadas correspondem, respectivamente, às perspectivas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1036405 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Ao apresentar a noção de Marketing 5.0, Philip Kotler propõe:
“É hora de as empresas liberarem plenamente a força das tecnologias avançadas em suas estratégias, táticas e operações de marketing. A tecnologia deve ser alavancada para o bem da humanidade.”
Nessa nova perspectiva, as ações de marketing superam as anteriores ao se centrarem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1025860 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao trabalho de relações públicas e marketing.

Cabe às relações públicas administrar estrategicamente a comunicação das organizações com seus públicos, atuando de forma isolada, em sinergia com algumas modalidades organizacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q1025866 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao trabalho de relações públicas emarketing.

O marketing institucional foca o comportamento dos públicos, podendo, por exemplo, ajudar a transformar uma percepção negativa sobre a marca em uma visão mais favorável.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q843776 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Twitter não mede bem a opinião pública, revela pesquisa:
[...] Para se ter uma ideia do que determinada faixa etária ou região do planeta pensa sobre um assunto, o Twitter pode parecer inicialmente um bom começo. Porém, quem depende somente do sistema de microblogs para ver a reação a assuntos delicados pode estar obtendo uma versão deturpada da opinião pública em geral. Segundo uma pesquisa feita pelo Pew Research Center, as opiniões divulgadas no site diferem muito daquelas expressas em outros meios. O relatório mostra que quem participa do serviço tende a ser mais liberal do que a média ? exemplo disso foi a última eleição presidencial norte-americana, na qual Barack Obama aparecia de forma mais positiva no Twitter do que em outros veículos. (Tecmundo, 5 de março de 2013. Disponível em: <https://www.tecmundo.com. br)
A aparente inviabilidade de medição da opinião pública pelas tendências apresentadas numa rede social como o Twitter, no momento em que a matéria acima foi escrita, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q840707 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

No Brasil, toda pesquisa envolvendo seres humanos, desde intervenção clínica a entrevistas e observações etnográficas, devem passar por análise ética do seu protocolo, da metodologia proposta para obtenção de dados a partir de participantes, realizado por um comitê local, vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Antes de realizar uma entrevista semiestruturada com uma pessoa maior de idade, na plenitude de suas condições físicas e mentais, o pesquisador precisa ainda assim obter a assinatura num documento previamente aprovado no sistema CEP-CONEP, o qual é chamado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q846852 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

A transmissão de conteúdos complementares em vários meios, de modo que o público terá a mensagem completa se consumir em todos os canais, ou terá apenas uma mensagem parcial (por exemplo, um anúncio na TV que indica informações complementares e interativas em um aplicativo para smartphone), é o que se chama de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1049130 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

A transformação digital que encaramos durante os últimos anos trouxe mudanças significativas na forma como as pessoas descobrem as empresas, se relacionam com elas e consomem seus produtos e serviços.

Sendo assim, novos conceitos estão surgindo. Entre os quais o inbound e outbound marketing. Assinale a alternativa que apresenta a diferença entre eles.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1049133 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

“Não investir em publicidade para economizar dinheiro é o mesmo que parar o relógio para economizar tempo”.

Assinale a alternativa que apresenta por quem foi dita esta frase

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1049136 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

_____ é uma curta mensagem utilizada em publicidade como uma identificação de fácil memorização, agregando a um produto ou serviço. Curto(a) e direto(a) expressando a história, a psicologia, o conceito da marca, empresa ou produto e/ou serviços.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q844390 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
I. O marketing das instituições é afetado pelos novos hábitos e comportamentos do público conectado às redes sociais digitais.
PORQUE
II. Com o desenvolvimento tecnológico, os usuários estão cada vez mais conectados às redes sociais digitais, aplicativos e gadgets, compartilhando suas opiniões sobre produtos e serviços entre seu círculo de convívio, o que torna o usuário uma forma de mídia.
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.