Questões de Concursos Materiais de construção em Edificações

Resolva questões de Materiais de construção em Edificações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

4Q880117 | Edificações, Materiais de construção em Edificações, Pedreiro I, Prefeitura de Floraí PR, UNIVIDA, 2024

Brita, um componente dos concretos, é um agregado graúdo, isto é, materiais que resultam da quebra de pedaços pequenos de rochas através do britamento de pedras nas pedreiras. Uma brita com dimensões entre 2,0 a 5,0 cm, é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q877913 | Edificações, Materiais de construção em Edificações, Agente de Obras e Construções, Prefeitura de Enéas Marques PR, FAU, 2024

Finalidade da Sika quando adicionada ao concreto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q874795 | Edificações, Materiais de construção em Edificações, Pedreiro, Prefeitura de Nova Laranjeiras PR, FAU, 2024

As pedras encontradas no solo quando do corte da terra para que um alicerce seja implantado no local podem ser deslocadas com mais facilidade com a utilização de qual ferramenta a seguir?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q880122 | Edificações, Materiais de construção em Edificações, Pedreiro I, Prefeitura de Floraí PR, UNIVIDA, 2024

Dos tijolos listados abaixo, assinale àquele que, por tem uma alta resistência, consequentemente, isso faz com que haja um melhor isolamento térmico e acústico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q880175 | Edificações, Materiais de construção em Edificações, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Floraí PR, UNIVIDA, 2024

As lixas são papeis com grãos “areia” colados em um dos seus lados e quando esses grãos abrasivos são esfregados contra uma superfície, a areia se move e desgasta o material alvo, removendo matérias e revelando uma nova superfície mais lisa. As lixas grossas são as de número:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q877647 | Edificações, Materiais de construção em Edificações, Agente de Serviços e Obras Públicas, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Qual é a função principal da areia na argamassa de assentamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q880114 | Edificações, Materiais de construção em Edificações, Pedreiro I, Prefeitura de Floraí PR, UNIVIDA, 2024

O traço, ou seja, a proporção entre os ingredientes (cimento, cal e areia) para produção de argamassa de assentamento, varia conforme o tipo de alvenaria utilizada. Para blocos de concreto, o traço utilizado é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q880160 | Edificações, Materiais de construção em Edificações, Auxiliar de Serviços Gerais Feminino, Prefeitura de Floraí PR, UNIVIDA, 2024

A madeira é uma matéria prima durável, no entanto, alguns cuidados são necessários para garantir que os móveis se mantenham com aparência de novos e durem ainda mais tempo. Dentro desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q880120 | Edificações, Materiais de construção em Edificações, Pedreiro I, Prefeitura de Floraí PR, UNIVIDA, 2024

O cimento é, basicamente, um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes que enrijecem em contato com a água. Assinale a alternativa que se refere ao tipo de cimento caracterizado abaixo:
Composto de 35% a 70% de escória de altoforno. Apresenta maior impermeabilidade edurabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como elevada resistência à expansão devido à reação álcali-agregado. Resistente a sulfatos, é menos poroso e mais durável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q979456 | Edificações, Materiais de construção em Edificações, Marceneiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As chapas de fibra de média densidade (MDF), o painel de partículas de média densidade (MDP) e os aglomerados são obtidos, principalmente, a partir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q880153 | Edificações, Materiais de construção em Edificações, Auxiliar de Serviços Gerais Feminino, Prefeitura de Floraí PR, UNIVIDA, 2024

Quando compramos um vaso ou vamos cuidar do jardim, muitas vezes a terra está compacta e um tanto dura. Nesse caso, é necessária a utilização da seguinte ferramenta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q877910 | Edificações, Materiais de construção em Edificações, Agente de Obras e Construções, Prefeitura de Enéas Marques PR, FAU, 2024

Antes de iniciar qualquer obra o trabalhador da construção civil deve conferir se o material existente será necessário para a execução de toda tarefa. A seguir estão listados alguns materiais, qual deles NÃO tem sua quantidade aferida em metros cúbicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.