Questões de Concurso Matricialidade Sociofamiliar

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q159349 | Serviço Social, Matricialidade Sociofamiliar, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

O(a) Assistente Social, no desenvolvimento das suas atividades junto à Política de Assistência Social atual, tem a incumbência de realizar o trabalho com famílias. Essa prática é anterior à Política de Assistência Social de 2004. Independente do espaço sócio-ocupacional, é importante que o profissional tenha a compreensão do trabalho ofertado pela rede de serviços, para que haja um fortalecimento das ações realizadas junto às famílias. Nesse sentido, assinale a alternativa correta acerca do trabalho com famílias.

3 Q896261 | Serviço Social, Matricialidade Sociofamiliar, Assistente Social, Prefeitura de Acreúna GO, Itame, 2024

Acerca das concepções e modalidades de família, marque a alternativa que contêm o nome correto daquele cujo grupo familiar não possui pais, mas apenas parentes colaterais (como irmãos).

4 Q907173 | Serviço Social, Matricialidade Sociofamiliar, Assistente Social, CELESC, ACAFE, 2024

A família, independentemente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o público e o privado, bem como geradora de modalidades comunitárias de vida. Todavia, não se pode desconsiderar que ela se caracteriza como um espaço ________________, cuja dinâmica cotidiana de convivência é marcada por _____________ e geralmente, também, por ______________, além de que nas sociedades capitalistas a família é fundamental no âmbito da proteção social. (Política Nacional de Assistência Social – Matricialidade Sociofamiliar, 2009, p. 41).

As palavras que completam, CORRETAMENTE, essas lacunas são:

5 Q955160 | Serviço Social, Matricialidade Sociofamiliar, Cuidador Social, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

“A crescente diversidade das famílias brasileiras as faz lidarem de maneiras distintas com os efeitos das várias “crises”, que vão desde a dos jovens, do envelhecimento, da pobreza e do déficit de cuidado até a gerada pela recente pandemia provocada pelo vírus da covid-19. A forma de lidar com elas depende dos recursos humanos, financeiros e de tempo disponíveis dentro de cada arranjo familiar”. (IPEA, 2023)
Sobre os arranjos familiares no Brasil é INCORRETO afirmar que:

6 Q955175 | Serviço Social, Matricialidade Sociofamiliar, Cuidador Social, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Família é uma estrutura que se altera segundo o contexto social, cultural e histórico. Assinale os itens que melhor representam a concepção de família adotada pelas políticas públicas atuais:

I - Grupo de pessoas com vínculos afetivos de consanguinidade ou de convivência.
II - Grupo de pessoas somente com vínculos afetivos de consanguinidade.
III - As famílias são formadas exclusivamente por mãe, pai e filhos ou filhas.
IV - Existem vários arranjos familiares.
V - Primeiro núcleo de socialização dos indivíduos.

7 Q969044 | Serviço Social, Matricialidade Sociofamiliar, Assistente Social, TJPE, IBFC, 2017

O trabalho do Assistente Social, de acordo com Mioto (2010), nos remete a um entendimento de um determinado conceito de família. Ancorada em uma perspectiva crítica, a autora nos apresenta uma conceituação de família. Derivando da concepção da autora, analise as afirmativas abaixo:

I. A família, além de produzir subjetividades também é uma unidade de cuidado e de redistribuição interna de recursos.

II. A família é construída e reconstruída histórica e cotidianamente e é um espaço altamente complexo.

III. A família precisa ser compreendida a partir de uma determinada estrutura tomada como ideal (casal com seus filhos) e com papéis pré-definidos.

IV. A família tem um papel importante na estruturação da sociedade em seus aspectos sociais, políticos e econômicos.

V. Na família, as relações familiares estão circunscritas apenas às relações estabelecidas no âmbito de seu domicílio, portanto, aspectos sociais e econômicos não condicionam a vivência familiar, unidade privada de relacionamentos.

Estão corretas as afirmativas:

8 Q984690 | Serviço Social, Matricialidade Sociofamiliar, Orientador Social, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

A respeito do vínculo familiar, assinalar a alternativa CORRETA.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.